Embraer entrega o primeiro C-390 Millennium à Força Aérea Húngara
Hungria se torna o segundo operador C-390 da OTAN. Aeronave será equipada pela primeira vez com Unidade de Terapia Intensiva
Budapeste, Hungria, 5 de setembro de 2024 – A Embraer entregou hoje a primeira aeronave multimissão C-390 Millennium para a Força Aérea Húngara. A aeronave será a primeira do mundo equipada com uma Unidade de Terapia Intensiva roll-on/roll-off, estando ainda mais bem equipada para realizar missões humanitárias e Missões de Evacuação Médica. O C-390 húngaro é totalmente adequado com os requisitos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), não apenas em termos de hardware, mas também em sua aviônica e de comunicações.
A aeronave atende plenamente aos requisitos das Forças de Defesa Húngaras, sendo capaz de realizar diferentes tipos de missões militares e civis, incluindo Evacuação Médica, Apoio Humanitário, Busca e Salvamento, Transporte de Carga e Tropas, Lançamento Aéreo de Carga de Precisão, Operações de Paraquedistas e Reabastecimento Ar-Ar (AAR).
“A chegada dessa aeronave representa um verdadeiro marco para a Força Aérea Húngara, pois dará às Forças de Defesa Húngaras uma capacidade sem precedentes no transporte aéreo militar. É do interesse da segurança da Hungria ter forças de defesa fortes, bem equipadas e modernas, e estamos trabalhando para isso. A Embraer é uma excelente parceira nesse sentido”, disse Kristóf Szalay-Bobrovniczky, Ministro da Defesa da Hungria.
“Este é um momento muito especial para a Embraer, pois entregamos o primeiro C-390 Millennium à Força Aérea Húngara. Esta aeronave oferece uma combinação imbatível de desempenho, flexibilidade e custos reduzidos do ciclo de vida, tornando-se o transporte aéreo preferido na Europa”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Estamos confiantes de que o C-390 adicionará capacidades importantes à Hungria e esperamos apoiar a entrada em serviço da aeronave.”
O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho. A aeronave configurada para reabastecimento aéreo, com a designação KC-390, já comprovou sua capacidade tanto como tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 utilizando cápsulas (pods) instalados sob as asas.
Desde a entrada em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, e na Força Aérea Portuguesa, em 2023, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 14.000 horas de voo, disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Mais uma vez a Embraer fazendo história, Mais uma vez Parabéns! para a Embraer.
Uma duvida essa UTI “roll-on/roll-off” quer dize que pode ser instalada / desistalada rapidamente no comportimento de carga quando necessário certo? Não seria interessante a FAB ter pelo menos uma desta ? e por falar nisso e as entregas para a FAB como estão?
Pena a Hungria comprou somente 2 aeronaves. Esperemos que, com o uso, comprem ao menos mais uma unidade.
A notícia é muito boa para a Embraer, dando visibilidade ao seu principal produto de defesa. Creio que não o vejamos tão ativo quanto os KC-390 portugueses em operações conjuntas devido a preferência política de de Orbán de se aproximar mais de Putin do que de seus pares europeus.
Não creio….a Hungria é um país membro da OTAN.
Na base aérea de Pápa é que fica baseado um esquadrão de C-17 da OTAN, o Strategic Airlift Capability (SAC).
Um esquadrão financiado por 12 países membros da OTAN.
Como se não bastasse esta aeronave ter toda a qualidade que sabemos e a superioridade em relação ao principal concorrente em todos os aspectos, ainda consegue ser linda!
Sei que beleza se relaciona com questões pessoais, e que o KC-390 pode ser um ótimo avião, mas achar bonito pode ser um exagero. Ele tem um visual um tanto desengonçado com raiz da asa muito alta dando uma aparência estranha, até porque foi projetado para ser eficiente. Mas parabéns à Embraer, conseguindo fazer com que o KC-390 não seja um Kawasaki C-2 do século 21, que venham muitos outros pedidos.
taloco irmao, o aviao é lindo.
Então,não lembro se foi Marcel Dassault ou Sir Sidney Camm que disse: se um avião é belo,voa bem!
Mas sim,beleza é subjetiva.
Essa frase ilustre é de Marcel Dassault…
Mas voar excepcionalmente bem é uma inegável qualidade do C390 (no caso hungaro, entendo que a designação deveria ser KC390 pois também foi fornecido com capacidade de reabastecimento). O Dassault colocou de forma muito apropriada. A beleza tem que ser entendida, tem que ser interpretada corretamente. A primeira descida do homem na lua foi realizada por meio de uma aeronave linda se for analisada como função, como design adequado para esta finalidade…
Posta uma foto tua aí irmão. Para a galera ver a “belezura” da tua lataria…a turma com certeza ficará com o KC-390. É só uma brincadeira ok, não leva para o coração.
Não dá ideia…kkkk
Não acho ele feio, mas acho ele “curto”! Uma versão alongada, para privilegiar uma maior capacidade de carga, deixaria ele ainda mais lindão!
E o C-390 segue conquistando a Europa e a OTAN, mais um avião entregue e pronto para começar uma carreira de sucesso em mais um cliente!
https://youtu.be/3CbcHwPF7_0?si=6LRMiyqFfHpIHXbH
Essa pintura é muito bonita; a FAB realmente deveria abandonar aquela horrorosa que ela usa hoje.
Verdade. Mas a FAB tem muitos litros de cinza e verde nos estoques…kkk
Primeira aeronave de fabricação brasileira operada pela Hungria. Além disso, Brasil e Hungria passam agora a ser os únicos operadores da dupla Gripen/Millenium (até o momento). Acharia muito interessante iniciar os planejamentos para exercícios multinacionais anuais de operadores do Embraer KC-390. Parabéns Embraer, parabéns Brasil.
Nestas horas que dá orgulho de ser brasileiro!
Diferente dos momentos quando a turma da situação apoia e até visita o que tem de mais errado no mundo, ou canta o hino com linguagem neutra, desrespeitando nossos símbolos nacionais!
A foto do nariz do KC húngaro revela ausência do sensor de EVS (Enhanced Vision System), presente nos aviões da FAB e da FAP.
Alguém saberia informar o porquê do desinteresse da Força Aérea Húngara na instalação do sistema em seus KC?
Redução de custos?
Maravailha!!
A OTAN Esta sendo invadida por KC390!1
Havendo a vitoria de Trump, e nosso alinhamento com Russia e China unida ao precedente de insegurança jurídica no caso da Starlink, prevejo complicação de novas vendas para a Otan.
Porque? Trump tá pouco se lixando pra OTAN.
EUA até o momento “mandam” na OTAN, e o bloqueiro irregular dos ativos de uma empresa americana aqui sem dúvida terá retaliação.
EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
O Tema matéria foi atendido, se não houvesse projeto de país não haveria KC 390, e, portanto, esta matéria não existiria.
Regular em nosso país é a nossa legislação!
Vai fazer inveja pra quem tá usando C130 principalmente os mais velhos
Interessante está escrito , ” Hungarian Air Force”( em inglês) ,não na língua local.
Eu queria um pequeninho daqueles hehe.mas aí acho que tenho que comprar um grande pra ter o pequeno .
Olá, basta fazer uma parceria como a Holanda fez com a Áustria, é só combinar com quem for comprar o próximo ” grande ” que você vai ficar com o “pequeno ” , só não acredito que vá baixar muito o custo com essa compra compartilhada.
Ótima notícia este é o Brasil que dá certo
Parabéns a Embraer e a todas as pessoas envolvidas no projeto do kc-390, que venha mais entregas
Estou ansioso para ver quando o futuro KC-390 da coreia do sul ser apresentado, eles tem ideias para multimissões, como por exemplo usar como aeronave porta-drones…
Eles querem usar o KAI MC-X para essa finalidade, quem saiba o KC-390 não possa ser usado para a mesma finalidade.
Ou quem sabe vermos ele lançando Pallets com mísseis.
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A ideia do “rapid dragon” (que é uma excelente ideia, aliás) pode dar uma vantagem na venda dos Hercules pra outros países (principalmente na OTAN e Pacífico). Se a Embraer entrasse nessa com a Coreia ia anular completamente essa vantagem dos americanos. Mais rápido, mais alto, melhor pra lançar.
E precisa ser desenvolvido com outro país já que nossos mísseis cruise lançados pelo ar…. sem previsão e sem orçamento.
Dito isso, me surpreendeu a velocidade entre a entrega de portugal e da hungria!
Poderiam encomendar mais. Sendo membro da OTAN precisam ter pelo menos 6 unidades