Em 1º de setembro de 1974, dois homens realizaram a viagem mais rápida entre Nova York e Londres a bordo de um jato Lockheed Blackbird SR-71 da Força Aérea dos EUA.

A jornada, que levou menos de duas horas e alcançou três vezes a velocidade do som, estabeleceu um recorde que permanece imbatível 50 anos depois. Os pilotos James Sullivan e Noel Widdifield completaram a viagem em 1 hora, 54 minutos e 56 segundos, pousando triunfantemente no show aéreo de Farnborough, no Reino Unido.

Widdifield, agora com 83 anos, lembra que a missão, apesar de rotineira em termos de operação, foi carregada de significado político, especialmente em um momento em que os EUA enfrentavam uma crise de imagem após o escândalo de Watergate. Além de um triunfo militar, a missão também teve implicações diplomáticas, facilitando a negociação para basear os SR-71 no Reino Unido, apesar das preocupações iniciais.

A preparação para o voo incluiu desafios técnicos, como o reabastecimento em pleno ar e uma pane momentânea que causou perda de empuxo em um dos motores, mas que foi rapidamente resolvida pelos sistemas automáticos da aeronave. A jornada culminou com uma recepção entusiasmada em Farnborough e ampla cobertura da mídia, destacando o feito como um marco da aviação.

Widdifield, que posteriormente trabalhou no programa espacial dos EUA, recorda com saudade tanto seu co-piloto, falecido em 2021, quanto o próprio SR-71, aposentado em 1998. Ele acredita que o recorde permanece intacto porque, desde então, não houve desenvolvimento de uma aeronave capaz de superá-lo.

Noel Widdifield, à direita, e Jim Sullivan com suas esposas depois que os aviadores fizeram seu voo recorde em 1974. Fotografia: Central Press/Getty Images

FONTE: The Guardian

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André Macedo

Se falasse pra alguém dos anos 70 que esse avião seria aposentado e não teria um substituto propriamente dito, mas que o U-2 continua operacional até hoje, acho que ia queimar uns circuitos… Com certeza achavam que o Blackbird seria o futuro e fazia total sentido pensar assim.

JHF

A LM tinha o projeto pronto para um bombardeiro supersônico estratosférico baseado no SR71 mas isso foi enterrado no exato momento em que o (governo?, congresso? Alguém sabe quem?) obrigaram a empresa a destruir as ferramentas da linha de montagem do SR. Alguém da Skank Works pisou no pé errado superior e o SR71 foi deixado no buraco alegando sigilo de projeto. Suspeito teve trabalho político da concorrência junto com neuroses de espionagem industrial por parte dos russos e dos chineses. Alguém vai contar as claras na hora que terminar o sigilo da documentação.

Andrigo

Creio que mais chocante ainda seria falar pra alguém da época que o B-52 ainda está na ativa, sem previsão de aposentadoria e que provavelmente vai completar 1 século no ar…

BLACKRIVER

EUA não era um país, eles eram outro planeta.

Hoje em dia eles são um país que vive uma outra realidade.

BRASIL 1974
Estávamos comemorado a abertura de estradas de chão, muitas até hoje não pavimentadas.

Flight_Falcon

Blackriver,
Tens razão, evoluímos, mas ainda temos muito o que fazer para colocar nosso país em outro patamar de desenvolvimento e riqueza (no geral para todos), creio que não será na nossa geração que vamos ter essa visão. Mas se de repente, iniciem logo, nossos filhos já vão usufruir um pouco disso tudo.

Rinaldo Nery

Li que somente 93 pilotos na USAF voaram o SR-71. Confere?

BLACKRIVER

http://www.sr71.us/Supp_BBook.htm

Nesse link tem uma lista “completa” de todas as pessoas que voaram no avião.

Quando se pensa no tamanho do mundo, percebe-se que foram poucos os eleitos.

Franz A. Neeracher

Um grande achado; obrigado por compartilhar!!

Rinaldo Nery

Obrigado! Pouco mais de 400. É bem mais.

Mazzeo

Pilotos – 155
RSO´s – 117
Staff – 35
VIP´s -80
Engenheiros – 10
FCO´s – 8 (Flight Control Officer)
FE´s -2 (Engenheiros de voo da NASA)

Bastante gente voou de “saco” mas só 155 Pilotos, entre USAF e CIA realmente tocaram o Habu.

BLACKRIVER

Muito obrigado pelas contas.

Rafael Coimbra

80 VIP´s ….. e pessoas achando estranho um piloto de F-35 em um Apache.

Alecs

Obrigado pelo link.

Mazzeo

Valeu pelo Link !!!

Sergio

Excelente!!!!

BLACKRIVER

A verdade é só uma!

Atualmente existe em torno de 8,2 milhões de pessoas no mundo, sendo que em torno de 60% tem idade entre 15 e 65 anos…

Desses 60% pouquíssimas pessoas tem ideia do que foi o SR71, imagina o quanto privilegiados foram os que voaram nesse avião.

Santamariense

8,2 bilhões

BLACKRIVER

Obrigado pela correção

Rafael Santos

Olha o que os caras projetaram na década de 1960!
“Ah, mais cumé qui o home foi na Lua naquelis tempo se os computadô deles era pior qui um celular di hoje?” Diz o fulano que também tem dúvidas quanto ao formato da Terra

Last edited 12 dias atrás by Rafael Santos
Ozawa

Sei que a matéria é sobre o Lockheed Blackbird SR-71, o qual, aliás, tenho um diecast em 1:72, e mesmo nessa escala o bicho é grande! E lindo! Mas com todas as venias à memória do copiloto e ao piloto octogenário, os “aviões” ao lado deles na foto de rodapé! Que superfícies aerodinâmicas! Que motores!

Os 3 aviões dessa matéria são icônicos …

Rodrigo Maçolla

Se em 1974 ja tinha este “UFO” então o que emos hoje ?

Bispo de Guerra

Pensando no futuro…

Avião hipersônico(militar), o gasto para desenvolver e manter seria hiper astronômico..rs.

Pior, com os misseis hipersônicos evoluindo , radares via satélites , lasers de altíssima potencia, tal arma(o avião) é um gasto que não se justifica.

A tecnologia criou o SR-71 e o aposentou.. ficou a lição.

Agora um “Concorde Hipersônico” tem muito ultra rico que pagaria a passagem… Londres x NY em 54 minutos, com direito a Wagyu Beef.

Last edited 10 dias atrás by Bispo de Guerra
Luiz Gustavo

Qual a duração do voo?

Nota da moderação:
Recomendamos ler a matéria na íntegra.