Missão histórica para o Beluga!
Missão histórica para o Beluga! O super transportador da Airbus entregou, pela primeira vez, não apenas um, mas dois helicópteros H175 em Qingdao, China, vindo diretamente de Toulouse. Essa também foi a primeira operação da Airbus Beluga Transport (AiBT).
O Beluga, uma das aeronaves mais icônicas da Airbus, é um super transportador projetado especificamente para transportar grandes cargas volumosas, principalmente componentes de aeronaves. Oficialmente conhecido como Airbus A300-600ST (Super Transporter), o Beluga ganhou seu apelido devido à sua semelhança com a baleia beluga, com seu formato distinto e fuselagem ampliada.
Lançado em 1994, o Beluga foi desenvolvido para substituir os antigos transportadores Super Guppy, que eram utilizados para transportar peças entre as diversas fábricas da Airbus espalhadas pela Europa. Com sua capacidade de carga única, o Beluga permite que asas, seções de fuselagem e outras partes cruciais das aeronaves sejam transportadas com rapidez e eficiência entre as instalações de produção e montagem final.
A versão mais recente, conhecida como BelugaXL, foi lançada em 2019 e oferece 30% mais capacidade de carga do que seu antecessor. Equipado com uma cabine de carga ainda maior, o BelugaXL pode transportar até dois conjuntos completos de asas do A350 XWB, reforçando ainda mais a eficiência logística da Airbus.
Além de sua função principal dentro da Airbus, o Beluga também tem sido utilizado para missões especiais, como o transporte de satélites, helicópteros e outros equipamentos industriais volumosos. Em 2024, a Airbus lançou a Airbus Beluga Transport (AiBT), uma companhia aérea de carga autônoma dedicada a aproveitar a capacidade única do Beluga para serviços de transporte comercial em todo o mundo.
FOTOS: Airbus
Tenho a impressão de que isso vai roubar contratos de operadores de 747F, para cargas que precisariam de um Jumbo apenas por causa do volume. Como a aeronave é baseada num A330, o custo de operação é bem menor e portanto, o custo do frete.
A conta não se faz desta maneira.
E o Beluga é baseado no A300-600.
Já o novo Beluga XL é que é baseado no A330.
Esse daí da foto é no A330.
Sim, correto….os novos BelugaXL baseados no A330 estão substituindo o Beluga mais antigos que são baeados no A300.
Olá Brasil,
Este avião com a sua forma original é sempre agradável de ver voar. Eu nunca me canso disso lol.
Quando estou na Vendée e o tempo está bom vejo muito claramente este “peixe grande” sobrevoando a Vendée a baixa altitude durante a sua viagem para Toulouse –>/<– Saint Nazaire ou aeroporto de Nantes e a uma altitude média é rota para Chester (Reino Unido) como hoje por volta das 16h30, horário da França (Airbus A330-743L Beluga XL/F-GXLO/BGA 2140).
Pergunta de leigo. O dispositivo para auxiliar na retirada do volume transportado é normalmente usado em outros tipos de cargueiros ou tiveram que levar o mesmo junto com a carga? Refiro-me ao dispositivo posicionado a frente do cargueiro, na ante-penúltima foto.
ótima pergunta, talvez não seja tão simples fazer uma contratação desse serviço como ocorre com os cargueiros russos que a aeronave faz a inclinação para usar sua própria rampa no acesso
Pessoal, qual a possibilidade da FAB operar o BelugaXL como cargueiro estratégico?
Ele não tem a rampa traseira embutida, o que deve piorar a operação em solo, mas termos de custo deve ser BEM mais barato que um C-17 por exemplo.
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Se fosse para levar de uma só vez a galera do Congresso e alguns repórteres e despejar no índico eu apoiaria, mas não sendo para essa carga, não vejo em que mais poderia ser útil para nós…não temos esse volume de carga a justificar sua contratação
Olá. Creio que a FAB nunca operar o Beluga… lembe que nenhuma outra empresa, além da própria Airbus, opera este avião… ele deve ter um custo acima do razoável para uma empresa comercial… a Airbus usa o avião porque precisa mesmo fazer o transporte de enormes cargas entre suas fábricas
Sobre o transporte estratégico da FAB, ela adotou o A330.