Nova remessa de caças F-39 Gripen rumo ao Brasil
Está em andamento mais uma operação de entrega de caças F-39 Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com informações exclusivas do site Aviação em Floripa, o navio holandês MV “Heerengracht” partiu na manhã desta segunda-feira (2/9), horário de Brasília, do porto sueco de Norrköping com destino à cidade de Navegantes, no litoral norte de Santa Catarina.
A jornada de aproximadamente três semanas deverá cobrir cerca de 12 mil quilômetros, com a chegada ao Brasil prevista para o dia 23 de setembro, conforme indicam os sites de monitoramento de navegação.
O último caça Gripen entregue à FAB foi o FAB 4107, que chegou ao Brasil em 11 de dezembro de 2023 no Porto de Navegantes (SC), no navio MV Florijngracht de bandeira holandesa.
O primeiro caça Gripen, FAB 4100, chegou em setembro de 2020 e foi vinculado ao GFCT (Gripen Flight Test Centre), em Gavião Peixoto (SP).
Os demais caças Gripen, FAB 4101 a 4107, foram incorporados ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás.
SAIBA MAIS:
VÍDEO: Decolagem dos caças F-39 Gripen do Aeroporto de Navegantes (SC) para Anápolis (GO)
IMAGENS: Desembarque dos caças F-39E Gripen FAB 4105 e 4106 no Porto de Navegantes (SC)
Segundo o cronograma seriam três aeronaves entregues em 2023 e 2024. Esperar a confirmação da quantidade enviada.
Seriam 4 aeronaves em 2023 e 3 em 2024.
O problema é que ficou faltando uma em 2023, pois no ano passado só vieram 3.
Na melhor das hipóteses, virão 2 neste navio e 2 num próximo, ainda neste ano, pra zerar o atraso.
Na pior das hipóteses, virá apenas a que está atrasada desde o ano passado, e ficarão faltando as 3 aeronaves deste ano.
Faltou a ‘na surreal das hipóteses’, na qual viriam 6 aviões, 4 do modelo E, um do modelo F (que só voa ano que vem, mas surrealidade tem time-warp), e um protótipo do SAAB JAS-39EX-Wing com as asas e canards em cruz, stealth e hyperdrive.
Ainda torço por isso.
Pelo que fiquei sabendo a versão brasileira do F-39EX-Wing vai vim sem hyperdrive, mas poderá ser atualizado no futuro
Quais as chances de um hyperdrive de tecnologia nacional ser acrescentado no lugar do importado? Hmmm….
Se vier com o hyperdrive ou com naceles de dobra não virá com o IRST nem com o Phalanx. Tem que escolher, senão vira casa da mãe Joana.
Mas aí é economia porca. Eu entendo substituir o Hyperdrive pelas nasceles de dobra, afinal de contas, dobra é muito mais eficiente, mas Phalanx sem IRST é como desenvolver Phalanx no Civilization I. Logo logo fica obsoleto.
Assim como teve transferência de tecnologia reversa com as telas do Gripen sendo desenvolvidas aqui no Brasil e acabaram por equipar também os Gripen Suecos, eu sugiro usarmos as naceles de dobra desenvolvidas aqui no Brasil:
Pra quem não sabe do que estou falando, elas são até comuns no dia a dia das cidades brasileiras, elas tem a forma de escada e costumam ser instaladas sobre as Fiat Uno.
Kkkkkkkk… a melhor!!!
Poderiam incluir tambem escudos e uns torpedos fotônicos.
EStamos falando de um cruzador imperial ou da corveta voadora atomica? kkkkkk
Pelo amor de Deus!!!!! Naceles de dobra!!!????
Que sentido faz depois do motor de Esporos viajando na rede micelial instantaneamente!!!!???
Sempre o Brasil não perdendo uma oportunidade de perder uma oportunidade!!!!
Francamente!!!!
Não faz isso caro editor, nem fala desse IRST…vai lembrar os caras disso e daqui a pouco começa o bombardeio de perguntas, com aqueles boatos infinitos surgidos não se sabe de onde…vira um verdadeiro Wlaking Dead de dessoas indignadas com a “(suposta) ausência de IRST” kkk
Vão vir os 4 (1 + 3), mas como o pagamento está atrasado virão sem o IRST. KKKKKKK
Se eu fosse o Cmdt da FAB na época, chamaria um subordinado e diria: vai lá na AFA e me traz uns 3 cadetes nerd que entendam de impressora 3d. Manda fazerem umas carenagens pra colocar nessa joça pra esses manicacas de Internet pararem de encher o saco.
Eu acho que poderiam substituir por um carburador Quadrijet.
Dá pra por um blower nisso aí? Vai ficar o bicho…
No aguardo.
Para que isso meu Deus!, já estão querendo, provocar uma guerra? O povo que querem mudar o mundo , querem destruí tudo.
Qual é esse idioma?🤔😄👍♥️🇧🇷⛴️🙏
Absurdo em 1 ano chegar apenas 1 caça.
Brasil-sil-sil-sil
Verdade, uma força aérea de um país como o Brasil, e muito pouco, quase nada.
O Brasil nunca terá uma força aérea comparável às maiores potências européias, nem asiáticas, muito menos americanas, leia-se EUA e Canadá.
Essas novas aquisições servirá apenas para latirmos um pouco mais alto em relação a qualquer ameaça sul e central americana.
Pela relevância do Brasil no mundo, realmente muito pouco.
Se não paga, não recebe.
Disse tudo! A questão toda é financeira.
Culpa de quem não paga
Não. Absurdo é assinar um contrato e na hora de pagar não ter a verba reservada pra honrar o compromisso
No hay Plata.
Pelo jeito não informaram qtas unidades estão vindo…
Talvez seja apenas uma !
Recebi a informação que é apenas um exemplar que está a bordo do navio.
Espero que esteja errado e venha ao menos 2
Tomara que venham todas as 04 aeronaves.
Faltou a visão cética. Se o Brasil não efetuar os pagamentos atrasados, não viram mais nenhum.
Virão.
Boa noite amigo Rinaldo o senhor sabe quantos Gripen vão chegar nessa remessa?
Não
Falei…tá vendo….!?
Coronel, tivemos uma conversa alguns meses atrás sobre Mounir Naoum, o senhor me perguntou como ele estava, venho lhe informar que ele faleceu semana passada, aos 93 anos.
Ohhh dor….ohhh azar….quando vi, pensei ser informação privilegiada….
Faz isto não Coronel….deixa o português com o professor Napoleão….rRrzrz
O que eu realmente queria entender… É que na compra, haviam dito que os pagamentos só começariam após a chegada de todos…
Colocaram isso, como um dos fatores de escolha do Gripen.
Não. Os pagamentos começariam X anos após o contrato de empréstimo assinado com o banco Sueco (ou algo assim), e dentro desses dez anos, caso não houvessem atrasos, o repagamento seria feito já com todos os caças aqui.
Como houveram atrasos… aí já viu, né?
Leia que você vai entender:
https://www.aereo.jor.br/2024/07/15/financiamento-do-gripen-apos-quase-9-anos-de-carencia-hoje-so-faltam-9-meses-para-comecar-a-pagar/
O navio ainda pode girar 180o!!!
Não viram? Quem não viu o que?
Era para entregar 3 em 2024. Eu vou ser conservador e direi que vem 2 unidades nesse navio aí.
Último cronograma publicado:
Saberia dizer quando esse cronograma foi publicado?
Em 2023.
Alguém em sã consciência ainda acredita nesse cronograma? Ainda mais olhando para os anos de 2026 e 2027, com 10 e 11 aeronaves, respectivamente, sendo entregues em cada ano. Acredito que esse cronograma se estenda até 2032/2033, com a entrega de 3 a 4 unidades por ano e sendo otimista.
Era pra chegar 4 esse ano. Seria 1 do ano passado+3 desse ano, totalizando assim 4 unidades em 2024.
Opa. Boa notícia… quem venham muitos
Que bom. Apesar dos lotes serem iguais os russos, rss pelo menos estamos chegando lá.
Em breve serão 10 Gripen E no Brasil.
Creio que haverá uma mudança deste panorama a partir do momento que a Embraer começar a entregar os aviões fabricados em Gavião Peixoto.
Tomara… Mas seria estranho uma linha menor e provisória entregar mais caças que a “matriz”…
A linha da Embraer é equivalente á sueca.. a Saab vai fazer os aviões para a força aérea suéca.. que encomendou 60 e a Embraer vai produzir para a FAB..
Mas não são equivalentes no sentido da quantidade produzida.
A linha sueca vai produzir 60 para a Suécia + 21 para o Brasil e talvez mais 12 para Tailândia, já totalizando 93 unidades e a expectativa deste número aumentar conseguindo mais contratos, já a linha brasileira até agora só tem 15 unidades para produzir.
Provavelmente um adicional de 12 a 14 será montado na Embraer.
Do jeito que a coisa vai, as unidades adicionais serão fornecidas pela Revell.
Tomara que seja Revell,ou Italeri.
Porquê se for Airfix..kkk
De que país é a empresa Revell. A empresa Italeri?.
De que país é a empresa Revell
Sim… quando escrevi “equivalente” pensei em termos de qualidade e produtividade, por isso comentei dos 60 aviẽos para a Suécia fabricados pela Saab e dos aviões para a FAB feitos pela Embraer..
como o tamanho da frota da FAB a médio e longo prazo pode mudar, deixei em aberto. Creio que a Suécia ficará com 60 aviões.
Pelas plantas e reportagens mostradas aqui… Nem chega perto de ser igual.
É menor… certamente, mas equivalente em termos de qualidade e produtividade. Talvez ficou pouco claro o sentido de “equivalente” em meu comentário.
valeu pelo alerta.
Por que? Só porque vai ser montado na Embraer os atrasos de pagamento por descumprimento do orçamento vão deixar de existir e, milagrosamente, tudo vai ficar em dia?
Foi o que pensei… So faltava terem aprendido com os russos… Heheh
Rss mas os russos entregam as vezes 3, as vezes 4 e até 5 lotes por ano.
Então um lote de 2 ou 3 caças acaba totalizando 7 ou 10 ou 15 no ano.
E os russos não recebem um único modelo de caça mas pelo menos 4 ou 5. E se quiser incluir o Yak-130 que é um lift mas também um caça leve, então pode chegar a 6 modelos.
Minhas apostas então em 03 aeronaves nesta remessa.
Tomara que sim. Não sei se caberia no navio mas se desse pra vim os 4 que estão pendente era melhor ainda, mais vai saber se pagou.
Se desse pra vir…
Uma vez vi uma foto de entrega para a Africa do Sul tinha mais que 2.
No navio tecnicamente cabem até seis, mas a logística em Navegantes suporta no máximo, dois por remessa.
Uma só.
Fala isso não, só 1 não paga nem O frete kkkk
Eles têm Amazon Prime, encomenda livre de frete 😀
Foi muito emocionante para mim ver o Gripen F39, fazendo varias passagens ontem 01/09 na Academia da Força Aérea em Pirassununga no evento “Portões Abertos”, eu nunca tinha ouvido o barulho da turbina de um avião de caça, para mim foi um dia inesquecível, o avião é muito bonito e barulhento, imagino um esquadrão sobrevoando juntos, deve ser ensurdecedor. O reator GE F414G deu um salto de potência na família Gripen.
Avião bonito demais…
Aleluia ! Que excelente Notícia!
MinDef ou FA não podem divulgar a quantidade enviada? É por vergonha de serem tão poucas?
Apenas uma comunicação social mequetrefe.. a FAB espera o MinDef.. o MInDef espera a FAB.. e o cachorro morre de fome
Isso é resultado de uma transferência de tecnologia da seção de relações públicas da Força Aérea Russa. Se fica constrangedor receber apenas uma aeronave, melhor divulgar que se trata de “um lote”, cuja quantidade é indefinida.
Uma só.
Devem ser uns 2 caças, se fosse mais com certeza falariam.
Sonho de criança…. Um caça de última geração todo nosso… Aos entendidos será no meu caso 6.1 só sonho?
Sonho nada!
Delírio!
Para quem está beirando os 50 anos (como eu) ou mais, e conhecendo nossa realidade, talvez esta seja a última vez que veja um caça zero Km sendo recebido pela FAB.
Pra quem quiser seguir o transporte:
https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/shipid:758866/zoom:9
A passo de tartaruga mas vem 😂😂🤪
É como aquela música ” é devagar, é devagar, é devagar,devagarinho”.
O 4100 é o meu favorito.
4100 é o bicho! Tive um Opalão 6 caneco. Bebia até desligado….kkk
Vai, confessa. Bebia desligado, bebia em sonho, bebia feito bêbado de botequim pé sujo…
Mas te arrancava sorriso, né? Opala é assim mesmo heheheheheh
Exato! kkkk. Como dizem por aí,cada acelerada era só criança chorando!
Taxa de entrega: um por ano.
Não se preocupem, quando a Embraer passar a fabricar passaremos a produzir um por mês.
Ora ora se não temos mais um AlgumacoisaGracht a caminho
Marsgracht, Minervagracht, Florijngracht, agora Heerengracht. Quando completar 5 Gracht’s será que ganha desconto fidelidade no frete? rsrsrsrs
Espero que não esteja vindo só um avião.
Obrigracht por trazer os aviões..
Boa! Kkk
Caro Camargoer, será que a Saab deu frete Gracht’s?
De graça nem beijinho da Grachten no auge (Se é que houve!)
Acho que o Van Damme discorda, caro Leandro rsrsrss
Todos os nomes dos navios dessa Companhia terminam com gracht, que significa canal, curso d’água, em holandês.
Interessante, caro Marcelo. Obrigado!
Fica a sugestão belorizontina para o próximo patrulha da MB: Arrudas Maru rsrsrsrs
Arrudas Maru não, ArrudasGracht.
Confundi rsrsrs
Se os navios fossem japoneses seriam “qualquercoisa Maru” Como o mais famoso deles, o Kobayashi Maru.
O Kobayashi Maru não foi aquele quase apreendido pelos Klingons, mas liberado pelo Capitão Kirk?
Belo exemplo, caro Fernando. Estão quase me convencendo a ver Star Trek.
De “Maru” eu conheco o “Nisshin Maru“.
“Despite all my rage, I’m still just a rat in a cage“
Eu,zzzzzzz, o que está acontecendo.
Esta vindo um ou dois dessa vez?
Boa-noite forista.
Espero que a FAB distribua as aeronaves do 1° lote entre Anápolis, Santa Cruz e Santa Maria.
Com um aditivo dá para dividir 14 aeronaves entre dois esquadrões até a chegada do segundo lote.
E, por que não, um pequeno lote para Marinha? Integrado com mísseis anti-navio podem ajudar a compor uma ameaça real a forças navais no Atlântico Sul.
2o Lote????
Tomara, mas não creio….
Que tal navios pra Marinha?
Bom dia Rinaldo.
Até onde sei Marinhas são constituídas de Força de Fuzileiros, Forca de Superfície, Força Aeronaval e Força de Submarinos.
Tentar equilibrar esses meios torna a Marinha capaz de aumentar o número de ameaças a uma força naval adversária no Atlântico Sul.
E ajudar a manter a linha de produção da Embraer funcionando, aumentando a economia de escala.
Bons voos.
Dos três ramos das forças armadas, de longe a MB apresenta o maior desequilibro entre o que é almejado e o que é realidade possível.
Agora justifique a compra (e desenvolvimento) de uma versão naval do Gripen, bancado com o orçamento da MB, sem que está já possui déficit para continuar projetos como o PROSUB e Tamandaré.
Sem falar que ouvimos a mais de década a respeito do PRONAPA e agora que vão começar a surgiu numa cadência pinga pinga.
Boa tarde MMerlin.
Refiro-me a versão exatamente igual a operada pela FAB, baseada em terra, sem porta-aviões. Uma plataforma para mísseis antinavio.
Boa tarde Eduardo.
Eu penso da outra forma. Se não existe condições para a MB ter um NAe, essa plataforma e proteção por ar de nossa ZEE deveria ser da FAB.
Assim, a Marinha pode se dedicar ao básico, que são os meios de superfície (e abaixo dela).
Respeitosamente, penso ser completamente desprovido de lógica. Se a MB quer tanto voar asa fixa, faz assim, se livra dos A4, compra VANTs para patrulha marítima, absorve os P3, compra Harpoon pra usar nele, investe em uma variante do C390 ou E190 naval e no projeto do Manaer para equipa-lo. Isso tudo DEPOIS de se reequipar minimamente com navios.
Parte do problema da MB e também da FAB é o subfinanciamento em relação ao EB.
Você não percebe que a Marinha nem cumpre sua missão porque não tem meios de superfície em número adequado, e você vem falar de Gripen com míssil antinavio, uma missão que qualquer Esquadrão de Caça da FAB faz.
Aviação Naval não é o tema desse tópico mas o Gripen é, então acho válido a troca de idéias. Compreendo a escassez de meios nas Forças Armadas, concordamos que a Marinha não cumpre sua missão por falta de meios adequados. Lembrei-me das palavras do comandante da Marinha no Senado, algo como “A Marinha precisa ser capaz de infligir danos…” O Gripen armado com mísseis antinavio é capaz de infligir danos. Uma unidade subordinada a Força Aeronaval permite a Marinha liberar a FAB para outras tarefas, até porque a escassez de meios também é uma realidade na FAB. Mas para além… Read more »
Esses supostos caças navais vão sair a esmo mar afora, catando alvos de ocasião? Será que não vai fazer falta ter vetores tripulados e não tripulados para achar os alvos? Tipo aeronaves de patrulha e VANTs?
O que você que é dividir a miséria. Deixe essa missão com a FAB até a miséria acabar. Se acabar!
Concordo plenamente. Quando a FAB for capaz de possuir mais de 100 caças e a MB for capaz de possuir mais de 20 navios de combate, ai sim pode ser hora de pensarmos em um caça para a marinha.
Olá Nery. Pois é… de vez em quando, a discussão sobre aviação naval reaparece.. parece-me que tem muito a ver com a falta de definição sobre o futuro da aviação de patrulha e sobre o modelo de aviação naval.
Boa tarde Camargoer.
Aviação Naval pode operar a partir do litoral e ajudar a compor uma ameaça real a forças navais no Atlântico Sul.
O Gripen, somado ao Scorpene e, por que não, a artilharia de costa, tem capacidade de manter uma força naval a centenas de quilômetros da costa brasileira.
Eduardo acho que a questão é, se é uma aeronave comum, no sentido de não ser navalizada, porque a MB deve opera-la?
Não seria mais lógico do que comprar Gripens para a MB, transferir a equipe do A-4 para a FAB e esta equipe criar um núcleo/procedimento de, não sei o termo correto, de atuação naval, usando os Gripen da FAB?
Um grupo de caça naval na MB só se justifica se houvesse um Nae, coisa que não teremos nos próximos 20 anos (sendo otimista).
Não há nenhuma ciência no emprego sobre o mar. Uma missão de ataque naval consta de uma navegação até o alvo (altante/rasante), com REVO ou não, buscar o alvo com o radar de bordo, entrar na distância de lançamento e apertar o botão. Curvar com 9G e evadir supersônico. Simples assim. O único detalhe é o uso da Guerra Eletrônica, seja para auto defesa contra o armamento antiaéreo do navio, ou para a localização do mesmo, com jamming ou não.
Obrigado pela explicação.
Então tem menos justificativa termos uma unidade de caça naval!
É possível, burocraticamente falando, transferir o Grupamento do A-4 para a FAB?
Sei que vão falar das aeronaves, mas estou falando do pessoal, eles são mais importantes.
Óbvio que sim. Os caçadores navais aprenderam no 2°/5° GAV.
Que bom que fez a ressalva. Sonho em ver os A4…. no Musal!
Tem que colocar a ressalva, senão seria linchado aqui. ehhehe.
Boa noite Marcelo.
A Marinha da Alemanha operou 112 Tornados na versão IDS.
Então não seria a primeira vez que uma Marinha opera caças sem ter porta-aviões.
Eles são a nação mais rica da Europa! Podem ter a Challenger se quiserem.
Obrigado pela resposta Eduardo, minha argumentação vai mais na direção de reorganizar a logística e por consequência custos.
Atualmente a MB tem que focar em Navios e no máximo asas rotativas. Asas fixas são um custo que seria melhor absorvido pela FAB.
Caro Eduardo, existem algumas marinhas que operam caças que não são “navais” em bases em terra. A Marinha chinesa além de 60 J-15 que operam em navios aeródromos, possui também cerca de 50 J-11 que só operam em bases terrestres. A Marinha russa, além dos MiG-29K e Su-33 que operam embarcados também possui cerca de 8 Su-25, 36 Su-24, 53 Su-27, 72 Su-30SM e SM2 e de 32 à 96 MiG-31, todos operam em bases terrestres e não possuem capacidade de operar embarcados. Outros países que operam caças “navais” como França, Estados Unidos, etc parte destes caças também ficam em… Read more »
Pois é… mas precisa definir que vai fazer isso e com qual equipamento.. a Argentina fez bom uso de suas bases continentais…
Já li que a FAB vai largar a aviação de patrulha…
Demorou…
Boa noite Camargoer.
A Marinha já lança mísseis antinavio de helicópteros. Pode fazê-lo a partir de caças também.
E subordinados ao comando da aviação naval fica tudo sob o comando da Marinha.
O Gripen, acredito, com dois tanques subalares e um revo tem alcance de mil quilômetros mar adentro.
É, combinado com outros meios, suficiente para manter uma Força Naval longe da Zona Econômica Exclusiva caso a mesma venha a ser contestada.
E reitero, a EMBRAER precisa de encomendas, escala industrial.
Amém!
Se uma esquadra adversaria hostil chegar a algumas centenas de km da nossa costa, já estaremos na roça pois o país não tem praticamente nenhuma defesa AA e nossa infra mais valiosa está no litoral ou bem perto dele. Como exercício, pesquise o alcance de armas como o Tomahawk ou seus similares pelo mundo afora, aí você vai no Google maps e verifica tudo que está ao alcance deles, caso lançados a 500km da costa.
O caboclo insiste… Não entendeu que NÃO EXISTE DINHEIRO pruma aviação naval de asa fixa, antes de NAVIOS!
Não pode escrever em letras maiúsculas, o que equivale a gritar com os companheiros de blog, mas ou editores tem seus preferidos, se fosse qualquer outro a moderação já teria alertado.
Nota da moderação:
Seria exagero bloquear ou advertir um comentarista por ter usado umas poucas letras maiúsculas num comentário.
E isso acontece com certa frequência, nada a ver com “preferidos”!
O comentarista em questão já teve vários comentários apagados ou editados, mas isso vcs nem ficam sabendo.
Se partirmos para o exagero, vc seria bloqueado por ter usado nomes diferentes no passado, mas nem por isso vc foi bloqueado.
“Seria exagero bloquear ou advertir um comentarista por ter usado umas poucas letras maiúsculas num comentário…”
Sem querer causar polêmica,mas foi bem isso que aconteceu comigo outro dia.
Cada gripem deve custar mais que um NAPA 500, precisamos mais desses para a Marinha, a MB precisa de barcos,vai perder 40% do que têm em pouco tempo
Cada Napa usa uns 25 milhões….por aí….
Um NPa500 deve custar entre US$ 35~40 milhões. Um F39 seco deve custar algo entre US$ 65~75 milhões
Fora ainda o custo de manutenção.
Não existe motivo para incluir o custo de compra dos novos caças, num médio prazo (próximos 20 anos). Principalmente no estado da MB.
Mas como foi comentado acima, referente à uma transferência para a FAB (caso
Complementando…
… ocorresse). Como se daria formalmente tal procedimento? Não no sentido material, mas referente aos oficiais que operam os caças? Reiniciariam para operar aeronaves de asas rotativias?
A MB precisa de tanta coisa…
Acho que a primeira delas seria dar um choque de realidade e bom senso no almirantado.
Pq 2 bases no sul? Porque não dividir entre o centro oeste, Sul e norte? Não vem com papinho de logística que se não tem dinheiro pra mudar a logística para outra região não compra nada então.
Boa tarde Bernardo.
A única base no Sul seria Santa Maria.
Um grande erro ao meu ver tem sido a concentração dos 36 em Anápolis já que estamos com necessidade urgente de mais aviões. Daria pra criar 2 esquadrões de 18 em bases diferentes, Anápolis e Santa Cruz ou Canoas. Vindo os 14 do adicional seriam 50 Gripen, colocaria 18 em Anápolis, 16 em Santa Cruz e outros 16 em Canoas.
Bom dia Felipe.
Prefiro concentrar os.meios em Santa Maria.
A base de Canoas atrapalha o tráfego em Porto Alegre, voei na Webjet e já queimei combustível no ponto de espera da pista 11 enquanto um F5 treinava voo por instrumentos.
Em caso de conflito que se descobre algumas aeronaves para defender a capital mas em tempos de paz acho coerente concentrá-los em Santa Maria.
Estão concentrados lá por conta da infraestrutura e da logística, montadas para o F-39. Difícil entender? Isso custa MUITO dinheiro.
Trabalhando com a realidade atual, 12 para cada
O importante é que estão chegando; apesar dos atrasos.
Seria importante não atrasar. é por causa desse conformismo que o país anda de mau a pior, a população aceita tudo que esses políticos fazem.
Políticos não têm nada a ver com a entrega dos Gripen.
Quem controla o dinheiro? Diretamente, o executivo e , indiretamente, o legislativo.
Quem corta a verba?
Agradeça ao congresso da época da administração Tener por ter limitado o valor de gastos do Governo a uma continha feita somente para amarrar a capacidade de desenvolvimento do Brasil, o tal “limite de gastos”.
Isso. O correto é abrir a carteira, endividar o país, correr o risco da inflação fugir ao controle. Vamos gastar o que não temos para ver Brasília fingir que o objetivo é investir no “desenvolvimento” do país. Se o foco do Executivo e do Legislativo fosse esse crescimento que espera, você não veria essa legalização de Bets. Um mercado que movimentou no país R$ 100 bilhões apenas em 2023 e não traz retorno algum para a sociedade. Pior, atinge fortemente as classes mais baixas que infelizmente estão deixando de levar até comida para casa para continuar bancando seu vício. É… Read more »
O pessoal mais novo não lembra como era antes do Real!
Crítico.
Minha família e da ex trabalhavam com comércio.
Alteração diária nos preços de produtos e alto nível de inadimplência.
Era crítico mesmo.
A inflação é um dos problemas do aumento galopante da dívida. Quanto maior for a dívida, maior será a parcela do orçamento destinada a pagar juros e menor a capacidade do governo (deste e vários outros que virão depois) de investir. Quem sorri de orelha a orelha com esse processo são os bancos que vão lucrar muito mais.
Lembro quando determinada gestão resolveu movimentar a economia através consumo com a liberação de crédito mais fácil. Demorou um pouco para a bomba estourar mas no fim do primeiro mandato de um segundo gestor a corda de boa parte da população já estava esticada. Principalmente da dívida pública.
Mas nós temos memória curta.
Quem ganha com o endividamento da população são os investidores (PF e PJ).
São estes, além do governo, que disponibilizam crédito (seja para financiamentos seja para “chegue especial”) e lucram com a situação.
A notícia foi mal redigida pois no relato se observa o plural ou seja mais de uma unidade, mas não detalha se 2, 3 ou 238 aviões estão embarcados com destino ao porto de Navegantes. Se não se dispõe da informação sobre a quantidade o melhor é explicitar isto no texto.
Se é nova remessa devem ser pelo menos 2,ou será uma nova remessa de apenas 1rssss
Vamos torcer para virem logo 4 unidades, compensar o anterior que atrasou. Temos quantas atualmente já no Brasil? Em breve chegaremos em 10 não?!
Há 8 caças Gripen E no Brasil atualmente, 1 deles em campanha de testes sob responsabilidade do GDDN e GFTC em Gavião Peixoto (SP) e outros 7 no Esquadrão Jaguar, na Base Aérea de Anápolis (GO).
Que maravilha, 8 caças em 9 anos de contrato.
10 anos.
Senhor, boa parte destes anos foi para desenvolvimento da versão E/F que são bem superiores a versão C/D. O Brasil participou do desenvolvimento e ganhou know-how com isso. Enfim nem sei pq ainda perco meu tempo explicando o óbvio.
Faz a visão do copo meio cheio Nunao!!!! Vai sobrar então estoque de mísseis por avião????!!!! Rzrzrz
Tá é demorando Demais pra estes 36 aviões chegarem…. A previsao anos atrás era de que todos os caças já estivessem no brasil até 2024….
Parece obra de igreja….pq tanta demora pra fabricar os aviões que já está com tudo definido pra montagem
Espero que entreguem logo todos os 40 Gripens encomendados para a FAB assinar logo o segundo lote,precisamos desses caças.
Encomendados só temos 36.
Foram adicionados quatro caças a mais em 2022,já está certo isso.
Não, não está certo! Em 2022 foi liberada a negociação para contratar mais 4 Gripen, mas eles não foram contratados. Portanto, a encomenda se mantém em 36 aeronaves.
Infelizmente não… mas dizem que esta sendo negociado 12 a 15 aviões no contrato de 36
“se” o avião é confiável, por que não virem voando?! Caças Gripen C/D já foram voando da Suécia até os eua para o Red Flag, acho muito excessivo essa segurança quanto a aeronave. Já enviamos Super Tucano para a África , já enviamos super tucanos para o pacífico para serem entregues a Indonésia, na região da Ásia-Pacífico, os aviões percorreram 23.507 quilômetros, fizeram 16 escalas e passaram por 11 países. Recentemente seis A-29 foram entregues as Filipinas,os aviões cruzaram pelo Saara, passaram pelos Emirados Árabes, Índia, Singapura, Malásia e finalmente Filipinas, em cerca de seis dias de viagem. Será que um… Read more »
A velocidade e o modal utilizado para as entregas nada tem a ver com a quantidade de aeronaves em serviço.
Isso já foi debatido amplamente na época das primeiras remessas. O mesmo foi feito em relação à entregas de Gripens para outros países (África do Sul me vem à cabeça agora).
Isso pode simplesmente ser apenas devido ao seguro no envio, que pode muito bem ser uma cláusula de contrato ou algo do gênero. Por mim podem vir de navio, voando, nadando, teletransportados ou desmontados em mil pedaços e enviados pelo correio. Só quero que cheguem.
“Isso pode simplesmente ser apenas devido ao seguro no envio, que pode muito bem ser uma cláusula de contrato ou algo do gênero”..
Então eles vem de navio por certamente o seguro naval ser mais em conta do que o aéreo?
Bem provável. Se vierem voando, não tem seguro. E quem ficou encarregado das entregas? SAAB? FAB? Toda carga em navio tem seguro.
Têm haver com hora manutenção e necessidade também, nao estamos em guerra, o avião está sendo implantando, fora o quando uma travessia dessa iria custar de uso da celula, de navio o carango chega com velocimetro zerado…
Opção da FAB,para não gatar horas de motor , estrutura da celula,combustivel etc… é igual a vc morar em Belém e querer que seu carro zero venha rodando desde a Fabrica no Paraná,ou prefere que venha de Cegonha?
O que seria um esquadrão “parcialmente completo”?
Acho que é um esquadrão completamente incompleto
Se eu não estiver enganado, um esquadrão pode ter de 12 a 25 aeronaves…
Se no momento a FAB tem sete aeronaves Gripen, se vierem realmente quatro, bastaria apenas uma aeronave para completar um esquadrão.
Mas se for 25 aeronaves, estaríamos metade do caminho.
O piloto fica com vontade de mijar sobre o Atlântico. Por isso vem de navio.
ehhe, põe um caninho e mija sobre o atlântico, ehhehe.
Mais barato, muito menos trabalhoso, mais seguro. Precisa mais motivo?
Urinar no assento…
Senhor custava a FAB avisar aos contribuintes que viriam e quantos são???
entregam a conta gotas
No mínimo tem que vir uns 2 caças.
Bom dia a todos
Confirmado que nesta entrega serão duas aeronaves Gripem.
Entrega a conta gotas mesmo…
Confirmado por quem amigo? Não vi essa notícia.
Acredito que sejam duas , mas qual sua fonte?
Quando é que os F-39 Gripen começarão a serem montados aqui no Brasil?
Creio que já estão sendo montados aqui.
Tem uma ótima reportagem aqui no site falando sobre isto.
Ja estão sendo… agora eu não lembro se os primeiros serão entregues no fim de 2025 ou início de 2026
Calma que até 2049 todos os 28 estarão em operação…
Nenhuma fofoca de quantos aviões virão ? Parece que o último gripen chegou no século passado kkk
As assessorias de imprensa da SAAB, da FAB e do MinDef são falhos em informar, dando margem para um monte de interpretação e teorias da conspiração.
Poderiam informar quantos aviões vem agora e como está programado o cronograma atualizado.
Poderiam dizer se esses já veem com as novas asas implementadas.
Poderiam informar a respeito da negociação de um possível novo lote.
Esses pontos já nos facilitaria em mto na discussão.
Eles estão fazendo o que os superiores esperam que eles façam e nós estamos fazendo o que os superiores deles esperam que façamos.
Boa noite foristas.
Alguma chance da FAB distribuir essas 36 aeronaves para além de Anápolis?
Chances totais.
Depois de completada a implantação.
O mais lógico seriam esquadrões de 12 caças, sendo Jaguar e Pacau em Anápolis, e outros 12 no Pampa em Canoas. E os do aditivo iriam para Santa Cruz. Já que faltam caças os esquadrões precisam ser menores, 50 aviões daria uns 4 esquadrões.
O mais curioso é ninguém do país de origem noticiar ou registrar com foto o /os caça (s) , porque o processo para colocar no navio deve ser o mesmo para tirar, ninguém lá tirou uma foto no porto, jornal local nao noticiou? Aqui quando a Embraer vai entregar algum super tucano sempre têm relato da entrega ,pessoal registra com fotos, falando nisso , li que um dos tucanos para o Uruguai seria um do Mali que não foi entregue,alguem sabe pq não foi?
Não estou entendendo mais nada. Era para esse programa de entregas estar paralizado por causa do apoio do governo genocida ao ditador Putin e seu ataque injustificado a Ukrania. Esse vetores deveriam estar sendo enviado diretos para Kyiv. Lamentável atitude da Suécia.