A Força Aérea Brasileira (FAB) congratula a Real Força Aérea Tailandesa (RFAT) pela escolha da aeronave Gripen E/F da Saab.

Este é um marco significativo para a cooperação internacional e o fortalecimento das capacidades aéreas.

O Gripen E/F cada vez mais se consolida como um importante vetor para a aviação de caça no Brasil. O incremento no número de operadores representa um fator bastante positivo, com possíveis reflexos para a indústria aeronáutica.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Dudu

A Tailândia opera um porta-avioes. Por que não a cotar para investir em futura variante naval do Gripen E/F?

Franz A. Neeracher

Na realidade a Tailândia possue um porta-helicópteros.

Apesar de no início da carreira, ele ter operado uns poucos AV-8S Matador.

Willber Rodrigues

Os próprios tailandeses falam que aquele NaE deles serve mais como iate da família real do que como nave de guerra…

Fabio Araujo

O Atlântico é um porta-helicópteros e a MB mudou a classificação dele já que ele vai operar drones além dos helicópteros. Não é como o Japão que pegou seus porta-helicópteros e fez uma reforma para operarem caças F-35 transformando os navios em porta-aviões.

Rodolfo

O Izumo e o Kaga irao operar F35B vertical lift.

Rodolfo

CATOBAR hoje só 3 marinhas: USNAVY, França e China. Tailândia não teria condições de operar um Gripen naval.

Edmundo Teixeira

Por que não me permitem excluir meu comentário?

Last edited 2 meses atrás by Edmundo Teixeira
Franz A. Neeracher

Ao qual comentário você está se referindo??

Moriah

Declaração da FAB reforça a ideia de promoção do Gripen em outros países como parte do programa. Acho isso muito válido, especialmente se a Embraer participar atrelando KC390 e, dependendo do país, o Super Tucano também.

Antunes 1980

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Versão biplace é linda demais !

Last edited 2 meses atrás by Antunes 1980
Renato

Concordo, mas não com essa pintura.

Heinz

Já eu quero ver ao menos um gripen com essa pintura hehe

adriano Madureira

Essa pintura do F-5 lembra os P-47…

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adriano Madureira

Essa pintura do F-5 lembra os P-47…

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Fernando Vidal

Pois eu prefiro essa pintura. Gostaria de ver o Esquadrão Pampa recebendo caças Gripens com esse padrão de pintura quando substituir os seus F5… Quem sabe lá em 2030…

Antonio Palhares

Pá de cá, pá de lá. Pá daqui. Pá dali. Sei lá entende ? Não é tão feia. Ou é ?

DSC

Essa imagem é antiga.
E é uma CGI de um Gripen D nas cores da FAB.

Felipe

Setembro chegou… a FAB receberá algum Gripen? Li num comentário que o porto de Navegantes já tá se preparando pra em setembro receber novos caças.

Marcos Silva

Sim. Um dia,talvez…

Santamariense

Se vierem em setembro está mais do que na hora!! Pelo cronograma atual, que esra bem atrasado, devemos receber 4 unidades até o final desse ano.

Last edited 2 meses atrás by Santamariense
Murillo

Esse ano só mais 1 vai chegar.

Bernardo Santos

Era pra ser 4, já que só veio 1 em dezembro do ano passado + 3 desse ano, mais aqui é o Brasil onde nada sai como o planejado, talvez se não planejar e improvisar sai melhor.

Bernardo

Pra chegar em setembro não já deveria ter saído da fábrica de lá não? (pelo menos da porta)
Pq aí demora uma eternidade no desembaraço e dps ainda toma um tempo até chegar aqui. Se sair pela Alemanha, pode colocar um tempinho na liberação (não tanto quando a última dos Centauro, que foi fora do normal). Mas imagino que pelo menos uma ou duas semanas pro governo alemão liberar?

Funcionário da Petrobras

Tem um navio ancorado em Norrkoping, com o nome Heerengracht.
Talvez será este o navio que trará mais Gripens.

Alberto

Sim no final de setembro receberá pelo menos confirmado 1 gripen.

cerberosph

Obrigado Tailândia por não me deixar segurando sozinho essa alça de caixão.

Jorgemateus77

Assim como apenas Brasil e Itália seguraram as alças do caixão AMX

Já é um avanço, 3 para segurarem

Fernando

Alça de caixão que dá pau em qualquer versão de F-16, que voces veneram.

Wilson

O problema não é o avião, mas de custos fixos (MLU por exemplo) serem rateados por poucos aviões. Já tivemos o exemplo do AMX/A-1 que é um ótimo avião mas com custos de operação comprometidos pelas poucas unidades.

Nunes Neto

Pena serem poucos, tomara que venham mais pedidos,inclusive de outros paises, o Gripen deveria vender pelo menos umas 250 /300 unidades para sustentar a linha de produção um pouco mais de tempo. Sueçia (90), Brasil (36), Tailândia (12).Uma compra da Índia salvaria a linha de produção,mas já compraram o Rafalle e devem investir no monomotor nacional.

Rafael Coimbra

Em 30 anos (óbvio que vamos ficar 30 anos com essa encrenca) vamos ter o mesmo problema que estamos tendo com o A-1… com menos de 300 células voando, vai ser caro e quase impossível manter a draga… e a “transferência” de tecnologia não vai servir para nada… só o brasileiro para acreditar que pagamos caro p kct em um avião que ninguém quer, por conta da tal transferência. Vamos projetar um caça de alto desempenho??? Não… Vamos usar o conhecimento para ficar independentes na produção de peças de reposição e manutenção da aeronave? Não! Então compra logo 150 f-16… Read more »

Maiko de Andrade

Interessante essa visão de vira lata. Vamos comprar usado, não precisamos de tecnologia, vamos sempre depender dos outros países para tudo.
Transferência de tecnologia não simplesmente fabricar um caça ou o mesmo caça. Mas aproveitar anos de conhecimento para desenvolver algo novo, inclusive na aviação civil. No qual a Embraer é a terceira no mundo e 3% do nosso PIB. Mas só é porque acreditaram em desenvolver. Anos de investimento estatal para hoje ser uma referência.
Brasileiro continua com esse pensamento pequeno sem pensar nas consequências reais ou possibilidades positivas. São só as negativas.

Rafael Coimbra

“Transferência de tecnologia não simplesmente fabricar um caça ou o mesmo caça. Mas aproveitar anos de conhecimento para desenvolver algo novo, inclusive na aviação civil.” E temos 8 A-1M voando…. pq não temos como manter o caça… serviu muito mesmo essa tecnologia toda..

Fernando

Interessante… Pois pelo seu raciocinio, os USA tambem nao deveriam ter introduzido F-4, F14, etc…, pois agora nao tem quase nenhum voando. Raciocinio interessante!

Afonso Bebiano

O F-4 foi exportado em grandes quantidades. O F-14 só teve um comprador, que depois se tornou uma dor de cabeça, mas rendeu muitos dividendos no cinema.

Marcelo Baptista

Procure se informar um pouco mais, a ToT do A-1 foi sim absorvida, pela Embraer e usada para desenvolver nossa indústria. É a mesma coisa com o Gripen, fora que temos empresas brasileiras fornecendo partes estruturais e ganhando expertise.
Não podermos mais manter o A-1M em operação não tem nada haver com incapacidade, é apenas obsolescência dele chegando. Tudo na vida envelhece.

Fernando

Gripen dá pau em qualquer versão de F-16, xepa do grande irmão do norte.

Bernardo Santos

O caiafa postou uma foto no X dando a entender que um certo navio estar indo na Suécia buscar mais gripens, ele se referiu a “griffo” então só pode ser a vinda de mais gripens.

Funcionário da Petrobras

Navio Heerengracht ancorado agora em Norrkoping.
Talvez será este o navio.

Binho

Se for pelo tempo que estão fabricando os Gripen BR

Vão receber em 2195 a primeira unidade

Bernardo Santos

Problema é os pagamentos que não estão sendo feitos como deveria. Esse programa pra mim vai ser um fiasco, porque não adianta ter TOT e toda uma estrutura pra ter apenas 36 ou pensando positivo 50 caças gripens, é pífio.

Nunes Neto

Rapaz, 50 só se for muito milagre, nem os 4 do aditivo foram confirmados até hoje, míseros “4”.Para salvar os demais esquadrões vão ter que dividir esses 36 entre uns 3 grupos, alocar todos em Anápolis é nesse momento matar os demais grupos de Caça/ataque, têm que enviar um punhado para Santa Cruz e Santa Maria.A ________ é que só temos 7 até agora…

EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.

Nunes Neto

Ok, pensei que não era baixo calão, já tá tão normalizada kkkkk, tém até emojin

Camargoer.

Nuines. A ideia dos “quatro” era por meio do cancelamento de sensores, peças de reposição e armamento.. a ideia foi avaliada e abandonada depois.

Nunes-Neto

Cancelar Peças de reposição não dá, a falta de grana tá pegando mesmo, para sermos lógicos, sem sonhos, temos que rezar pelos 36 + 24 F16 usados, e dar graças a Deus! Não caio mais nesses sonhos de 72 Gripens, M-346 da Itália, Fragata da Índia, míssil BrahMos, não têm feijão com arroz no quartel, se pagar o que já contratou, estamos no lucro.

Rinaldo Nery

Exato. As novas “corvetas” não passarão de duas.

Nunes-Neto

Se vierem 2 a mais, Amém Senhor !Já tô é com medo das que foram contratadas virem com armamento e sistemas faltando/cortados, já que são modulares, vão dizer que vão colocar depois. Em relação aos Gripens, é isso mesmo 36 , por um logo período a não ser que um milagre aconteça, acredito que nós próximos dois anos a luta vai ser deixar em dia o pagamento do que já solicitamos, e comemorar a chegada de cada um no porto como se fosse o último ,kkkkk.Abraços

Fernando

Seria o cumulo do non-sense comprar F-16. Ainda mais usado!

Fernando

Sei… E se fossem F-16 nao seria um fiasco, certo? Os pagamentos estariam fluindo e os caças chegando, não é verdade?

Wilson

O programa foi todo financiado e os repagamentos iniciam ano que vem. Essa história de falta de grana é só papo furado. Alguns foristas afirmam que foi a própria FAB que redefiniu o cronograma, o que é bem possível. Mas, como as palavras FAB e Transparência não costumam andar juntas, os motivos (treinamento?infraestrutura?) nunca serão devidamente esclarecidos.

Last edited 2 meses atrás by Wilson
António Rodrigues

Foi dada autorização ao CEMFA negociações com a Embraer, para comprar o super tucano….

https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4895001/portugal-tem-1805-milhes-euros-adquirir-29n-super-tucano-da-embraer

António Rodrigues

Subdelega no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves, os poderes para a prática de todos os atos a realizar no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2024, de 12 de julho.” “A Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2024, de 12 de julho, autoriza, no quadro da cooperação entre República Portuguesa e a República Federativa do Brasil, nos domínios da defesa e segurança, o início das discussões técnicas e negociais, designadamente, com a Embraer, S. A., ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 346.º do Tratado sobre… Read more »

Funcionário da Petrobras

Regra de quê?
Respondi à postagem do colega Bernardo Santos (acima) de que havia um navio ancorado em Norrkoping (Heerengracht) e que ele poderia ser o navio que está vindo à Navegantes. Agora atualizaram a carta de navegação e é ele mesmo que está à caminho do Brasil.
Em qual momento eu violei essa ou aquela regra?

Nota da moderação:

trata-se de um comentário seu do dia 19/05/2024 das 21:55 neste tópico:

https://www.aereo.jor.br/2024/05/17/o-novo-aviao-tanque-transporte-tatico-que-o-corpo-de-fuzileiros-navais-dos-eua-precisa/

Last edited 2 meses atrás by Funcionário da Petrobras
Andromeda1016

No Brasil poucos estão dando importância à notícia de que num treino de dogfight entre o FA-50 Filipino e o Gripen Tailandês realizado neste ano, o primeiro ganhou do segundo contrariando expectativas dos especialistas. Os critérios do exercício são desconhecidos logo muitos preferem da crédito à capacidade dos pilotos filipinos do que ao caça FA-50. Será que o Brasil não deveria considerar o FA-50 também?

https://militarywatchmagazine.com/article/fa50-vs-gripen-engagement-superiority

https://www.reddit.com/r/PhilippineMilitary/comments/1exkocw/leak_philippine_fa50ph_defeated_thailand_jas39cd/?rdt=60578

bjj

Dia desses os filipinos estavam eufóricos em blogs e fóruns porque um FA-50 tinha “vencido” um F-22 num combate simulado de curto alcance. Agora a vitória foi sobre o Gripen. É muito simples “vencer” quando todos abrem mão de suas vantagens para jogar dentro do seu jogo. E nem duvido que não tenham vencido de fato, até porque a combinação de mira no capacete + míssil all aspect acabou realmente com os “reis” do dogfight. A questão é: num combate real, qual seria a chance do FA-50 conseguir evitar o combate BVR a ponto de fechar para o curto alcance… Read more »

Rinaldo Nery

Só se tiver um sistema de contramedidas muito bom pra anular o radar do Gripen.

bjj

Se for o Gripen E então, que além do radar tem o IRST que é imune à interferência, seria quase impossível se aproximar o suficiente para um combate de curto alcance.

Rui Mendes

E mesmo no curto alcance, duvido muito que ganhe.

Rui Mendes

É cada filme.
Esses caças Filipinos venceram F-22, agora vencem o Grippen C, e não têm radar aesa, quer dizer os FA-50PL Polacos vão ter AESA, então esses nem caças de 6G o aguentarão.
Só filmes, os Polacos já estipularam terem o F-35A como principal caça, vão modernizar os F-16C e D B50/52 para F-16V B70/72 para segundo caça e o F/A-50 PL como terceiro caça, devem estar enganados.

Last edited 2 meses atrás by Rui Mendes