O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não forneceu uma razão para a demissão do general, apenas afirmando que “precisamos proteger a vida de todos os nossos militares”

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, demitiu o General da Força Aérea, Nikolay Oleshchuk, após uma disputa pública com o partido Servidor do Povo, liderado por Zelensky, depois da queda de um caça F-16.

O líder assinou um decreto dispensando o general de seu comando e de suas funções, com efeito imediato. Zelensky não forneceu uma justificativa para a demissão, afirmando em uma mensagem de vídeo que “precisamos proteger a vida de todos os nossos militares.”

Na noite de sexta-feira, o presidente ucraniano anunciou que o Tenente-General Anatoly Krivonozhko foi nomeado comandante interino da força militar.

A queda do F-16 matou seu piloto, Aleksey ‘Moonfish’ Mes, fato que Kiev revelou apenas na quinta-feira, acrescentando que o acidente estava sob investigação. A deputada Mariana Bezuglaya então afirmou que Mes foi abatido por um dos sistemas de defesa aérea “Patriot” doados pelos EUA, o que gerou indignação por parte de Oleshchuk.

“Mariana, o tempo chegará em que você se desculpará com todo o exército pelo que fez, espero que em tribunal!” escreveu Oleshchuk nas redes sociais na sexta-feira, acusando Bezuglaya de “traição” e de ser “um instrumento para desacreditar a liderança militar de alto escalão.”

“Você não só jogou lama em mim pessoalmente e na Força Aérea, como também desacreditou os fabricantes de armas americanas – o principal aliado da Ucrânia – os EUA!” declarou o comandante, acusando a deputada de ser uma estrela da “propaganda russa.”

Declarações oficiais de Kiev revelaram que o piloto falecido foi morto em uma missão de defesa aérea durante ataque de três mísseis de cruzeiro russos e um drone, enquanto Bezuglaya declarou que o jato de Mes foi atingido por um sistema antiaéreo Patriot devido à “falta de coordenação entre as unidades.”

“Guerra é guerra, tais episódios são possíveis,” escreveu ela. “Mas uma cultura de mentiras… leva a um sistema de gestão para decisões militares que não melhora com base em análises verídicas e consistentemente coletadas, mas piora e até colapsa, como visto na direção de Pokrovsk,” disse ela, referindo-se ao recente avanço da Rússia no Donbass.

O Pentágono foi questionado sobre as alegações da deputada ucraniana de que o jato fabricado nos EUA foi abatido por um míssil também fabricado nos EUA, ao que a porta-voz adjunta Sabrina Singh afirmou que isso seria “algo para os ucranianos abordarem.”

“Os EUA não foram convidados a participar de qualquer investigação sobre este incidente,” disse ela. “Portanto, em termos de saber se este piloto foi morto como resultado de fogo amigo, simplesmente não posso falar sobre isso.”

FONTE: almayadeen.net

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

““Você não só jogou lama em mim pessoalmente e na Força Aérea, como também desacreditou os fabricantes de armas americanas – o principal aliado da Ucrânia – os EUA!” declarou o comandante, acusando a deputada de ser uma estrela da “propaganda russa.” Quando algo dá errado, o “estagiário” leva a culpa…e nada de “difamar” seus “mecenas”, ein? “Declarações oficiais de Kiev revelaram que o piloto falecido foi morto em um ataque de defesa aérea por três mísseis de cruzeiro russos e um drone, enquanto Bezuglaya declarou que o jato de Mes foi atingido por um sistema antiaéreo Patriot devido à… Read more »

LUIZ

“Qual da opções acima seria a pior, se for verdade?”

Será que não foi abatido pelos russos? Claro os russos não vão dizer como abateram pra os ucranianos saberem se defender.

Willber Rodrigues

Nesse caso, acredito que não, por 2 motivos: 1- esses F-16 não vão chegar nem perto da “linha de frente”, pois, além de seu pouco número, eles sabem que do “outro lado” a VVS e todos os sistemas de defesa AA russas estão loucas pra abater esse caça, inclusive com direito a prêmio em dinheiro e medalha pra quem fizer isso primeiro; 2- se fossem mesmo abate ar-ar, a Rússia já teria dito isso pra Deus e o mundo, e a Ucrânia sabe que isso seria um golpe midiático tremendo contra eles. Aposto mais em “abate” em solo via FAB… Read more »

Sergio Machado

Creio que a questão é a seguinte: o que o governo ucraniano prefere.
Admitir um suposto erro interno ou entregar aos russos a destruição da aeronave.
Outra questão é como deseja os americanos que seja a versão oficial.
Acredito na primeira opção e ainda creio que essa aeronave levou mecha no solo. A base dele foi alvo e simples assim.

Willber Rodrigues

Concordo totalmente contigo. Mas o problema de admitir que esse caça foi “abatido” por FAB traz as seguintes questões: 1- porque as defesas AA ucranianas ( e, consequentemente, ocidentais ) não impediram isso? 2- se suas defesas AA não conseguem proteger um ativo valioso como um F-16, imagine as situações na frente de batalha; 3- consequentemente, poderíamos por em dúvida a eficácia dos sistemas AA ocidentais enviados pra lá ( coisa que desagradaria aos “mecenas” dos ucranianos ); 4- poderíamos então por em dúvida as declarações do MoD ucraniano, que toda vez que tem ataque russo, diz que abateu 99%… Read more »

Tutor

Típica ação populista que um líder faz para não fazer nada e fingir que está fazendo algo.

JHF

Se perde um avião e generais são demitidos…. Além de acusar o golpe, a Ukrania demonstra uma instabilidade interna que deve ser considerada preocupante. A guerra sempre foi midiática mas, aparentemente o circo está saindo do controle.

LUIZ

O Putin deveria ter demitido o Gerasimov pela negligência em Kursk? Sim deveria tê-lo demitido. Só que não fez pois geraria uma crise nas forças armadas russas. Zelenski não sabe lidar com percas.

Renato de Mello Machado

É possível que Putin soubesse da brecha em Kursk. Não dá para lacrar a fronteira e atacar ao mesmo tempo.O cobertor é curto.

Rinaldo Nery

Talvez com “perdas” ele possa…

Augusto

O Putin tinha que ter demitido o Gerasimov faz tempo, alias desde aquele papelão daquela operação mequetrefe para se tentar conquistar Kiev, o chefe do estado maior russo já deveria ter caído. Quanto ao comandante da força aérea ucraniana, na minha opinião um pouco injusto, não conheço profundamente o militar e nem sei se ele já comanda a força desde a invasão russa, mas e digno de nota que a força aérea ucraniana está dando uma baita dor de cabeça na segunda maior força aérea do mundo. Não se e justo por causa de uma falha demitir o comandante. Parece… Read more »

LUIZ

“O Putin tinha que ter demitido o Gerasimov faz tempo, alias desde aquele papelão daquela operação mequetrefe para se tentar conquistar Kiev,” Concordo plenamente! Um mal planejamento com uma arcaica doutrina militar concentrando num único local(Kiev)um comboio com mais de uma centena de equipamentos e soldados pra conquistar uma cidade de 2 milhões de habitantes. Vários comboios russos foram destruídos no início da guerra. “mas e digno de nota que a força aérea ucraniana está dando uma baita dor de cabeça na segunda maior força aérea do mundo” A força aérea ucraniana hj tem vantagem sobre a Rússia nas operações… Read more »

Bille

Achei meio pesada a decisão da demissão do comandante pela perda de 1 avião na guerra. Com ctz tem mais coisa.

Eromaster

Podem ter perdido mais de um. Além disso, teve a perda do piloto, e possivelmente o pessoal técnico de manutenção.

Underground

Para fazer frente a Rommel, uma infinidade de Generais foram afastados.

Rommelqe

Como assim?

Emmanuel

O que esperar de um presidente fraco que está perdendo a guerra mas precisa salvar a sua imagem de herói nacional?
Jogar a culpa de sua incompetência em alguém.

Esse foi o primeiro dos F-16 a serem perdidos nessa guerra. Não é se vai acontecer, mas quando. Assim como a Rússia perdeu vetores que até outrora eram imbatíveis, assim será com os F-16 também.

Quem perde é o povo, massacrado dia após dia.

profyler

Verdade, Putin precisa ser chutado o quanto antes !!

Fernando

Mas… quem vai lá chutar ele?

Underground

Se tivesse fugido ao primeiro tiro, seria o quê?

Rafael Costa

Desta forma terá que demitir muitos comandantes, porque esse F-16 foi só o primeiro de muitos. Assim como a Rússia já perdeu muitas aeronaves, com a FAU não é diferente. E todos sabem que os F-16 ucranianos em combate aéreo contra SU-30/35 vetorados por AWACS dificilmente terão chances de vitória. Sem contar a defesa anti-aérea russa no espaço aéreo contestado.

Saudações a todos!

Augusto

Se o Zelenski for nesse ritmo de demitir um comandante a cada abate de F-16, a força aérea ucraniana vai ficar sem oficiais generais.

Camargoer.

Temo que Zelensky decida demitir o ministro da educação após seu filho ficar de recuperação….

Willber Rodrigues

De 1 ano pra cá, o próprio Zé disse que frustrou 5 tentativas de golpe, sequestro e atentado orquestrados contra ele, e os acusados eram “gente graúda” bem próximo a ele, como seus guarda-costas e o comandante de sua guarda-presidencial.
Partindo-se do princípio de que isso seja mesmo verdade ( ou vai me dizer que a possibilidade dele inventar isso pra fazer “dança das cadeiras” e colocarno lugar pessoal próximo, ou inventar um “boi de piranha” é nula? ), isso me lembra as tentativas de atentado contra um certo cabo da Baviera, nos 2 últimos anos da WWII…

Camargoer.

Acho que a lista de atentados bem e mal sucedidos é enorme… tem o tido no Trump.. teve o drone contra o Maduro.. teve a tentativa contra a Cristina K na Argentina… Castro em Cuba… de Gaule, Reagan… e tem os bem sucedidos, Kennedy, Saddat (cuidado para evitar a confusão com Saddan), Rabin;. até o Abe no Japão.

Willber Rodrigues

Ok.
Só que nenhum líder de seus exemplos acima enfrentava uma guerra em casa no mome to desses atentados, e nenhum desses líderes tinha que sequestrar gente pra enviar pro front, ou fazer de tudo pra que seus refugiados no estrangeiro voltem pra casa pra servir na linha de frente…

Camargoer.

Olá Wilber… vixe.. tem todo tipo de situação… até o Lincoln foi assassinado naquele contexto da derrota do sul na Guerra Civil. Creio que havia um plano para derrubar o avião do Jango que foi frustrado porque o pessoal murchou os pneus dos aviões da FAB (acho que foi o Almino Afonso ou o Darcy Ribeiro que comentou isso). Vargas também sofreu um atentado quando um grupo tentou invadir o Catete armados.. até a filha do Vargas pegou em armas… No caso de Allende, os indícios são mesmo de suicídio.. havia uma dúvida sobre como alguém se mata com uma… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Camargoer.
Atirador

¨ mas isso eu deixo para aqueles que conhecem a operação da AK47.¨ Tirou a pressão ela para

Joao

Pelo menos, não caem da escada ou da varanda….

LUIZ

Ah como é inocente o cidadão.

Renato de Mello Machado

Fogo amigo sempre aconteceu.Se fosse avião russo atacando o sistema antiaéreo Patriot estaria destruído.Só que tem coisa aí.Tanta ginástica feita para não falar o óbvio. Que o F16 foi destruído pelos russos.

Leonardo Bastos

Ele pode demitir a si mesmo…?? 🤔🤭

José001

E parar de embolsar bilhões?

Nunca.

Castelo e mansão de cantor na Inglaterra são alguns dos bens que já comprou com salário de presidente da Ucrânia.

Maurício.

“Ele pode demitir a si mesmo…??” Pela “lei” ucraniana, Zelensky já não é presidente da Ucrânia desde o dia 20 de maio desse ano! Mas como a Ucrânia não é um país totalmente democrático, suas leis não falam nada sobre eleições presidenciais em casos de guerra, só sobre eleições parlamentares. Sendo assim, ele se está se aproveitando dessa brecha na lei, inclusive, ele disse que quem questionasse a sua legitimidade como presidente, seria considerado alguém com “narrativa hostil”. Ou seja, se a guerra durar uns vinte anos, Zelensky vai continuar sendo “presidente” da Ucrânia durante todo esse tempo, e as… Read more »

Camargoer.

Olá Maurício.. pois é. Levantei esta bola ano passado… existe uma tradução da constiuição ucraniana disponível… creio que o Art.86 (ou algo assim) é claro sobre a extensão do mandato parlamentar em caso de guerra… nenhuma menção sobre o mandato presidencial.

Ano passado, comentei que 2024 seria muito interessante, com eleições na Russia, EUA e Ucrãnia.. caso tivesse eleição na Ucrânia.. e que seria curioso ver eleição na Russia mas não na Ucrãnia

Underground

Pessoal aqui não consegue ler a própria Constituição, é quer fazer interpretação da dos outros.

Maurício.

Eu disse alguma mentira? Não são vocês pró-OTAN/EUA que gostam de dar pitaco na política interna de outros países? Por que eu não posso falar o que está acontecendo na política interna ucraniana?🤷🏻‍♂️

Camargoer.

Segundo o terceiro parágrafo do Art.83 da constituição ucraniana

“…No caso de o mandato da Verkhovna Rada da Ucrânia [que é o parlamento ucraniano] expirar enquanto a lei marcial ou estado de emergência estiver em vigor, sua autoridade [ou seja, a autoridade do parlamento ucraniano] é estendida até o dia da primeira reunião da primeira sessão da Verkhovna Rada da Ucrânia, eleita após o cancelamento da lei marcial ou do estado de emergência.

Em nenhum trecho da constituição ucraniana menciona algo sobre a prorrogação do mandato do presidente ou do cancelamento de eleições presidenciais.

https://jus.com.br/artigos/97841/constituicao-da-ucrania-de-1996-revisada-em-2019#google_vignette

Last edited 3 meses atrás by Camargoer.
Bispo de Guerra

No 1º embate sério dos F-16 na Ucrânia, é derrotado por fogo amigo. A questão é, porque o piloto não ejetou , na certa o caça “avisou” sobre o míssil. Entramos em outra “espiral” a da 𝐞𝐱𝐩𝐞𝐫𝐢ê𝐧𝐜𝐢𝐚 – ok era um piloto experiente “em aviões soviéticos”. Mais em situações críticas certos movimentos são automáticos (nem passam pela sinapse) No livro 𝗧𝗵𝗲 𝗪𝗼𝗿𝗹𝗱𝘀 𝗜 𝗦𝗲𝗲(sobre o nascimento da AI no campo da visão robótica) – pesquisas sobre o tempo de resposta das sinapses em processar e responder a estímulos visuais estimam em algo abaixo de 150 milissegundos(𝐞𝐬𝐬𝐚 𝐫𝐚𝐩𝐢𝐝𝐞𝐳 é 𝐜𝐫𝐮𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐩𝐚𝐫𝐚… Read more »

Willber Rodrigues

Cara, vamos usar o exemplo da própria FAB e o Gripen: Do momento em que o 1° fabiano iniciou seu treinamento no Gripen, quando tempo ele levará pra completar seu treinamento básico, e quanto tempo e horas de voo ele levará pra ser considerado experiente nessa aeronave? Quanto tempo a FAB levará para ter sua turma de pilotos e mecânicos experientes com o Gripen? Quanto tempo levará pro resto da Força “assimilar” totalmente essa aeronave? Quanto tempo a FAB levará pra conhecer as “manhas” dessa aeronave em combate, conhecer totalmente o que ela faz e não faz, saver “de cor”… Read more »

Bispo de Guerra

O principal problema dos pilotos dos F-16 na Ucrânia… não estão treinando, errou, independente do motivo, kill.

Renato de Mello Machado

Tem o sistema de identificação amigo/inimigo.Não sei porque não estava ativo.Ou será que o piloto não confia nos seus?Pode ser por isso que Zé passou o rodo?

Rinaldo Nery

Estava escrito em inglês….

Renato de Mello Machado

Possível hehehehe

Felipe

Pq não foi um Patriot que derrubou o F-16…essa foi a desculpa menos vergonhosa que escolheram pra nao dizer que o F-16 foi abatido.

José001

Igual dirigente de futebol no Brasil.

Se o time perde troca o técnico.

A culpa nunca é dos dirigentes.

Mauricio

Isso faz parte, os russos ja trocaram umas 3 vezes comandantes de sei la o que depois de derrotas ou ataques com destruição de navio, de base, enfim. Nessa guerra ninguém tem mais certeza de nada, nem a Rússia, nem Ucrania, nem UE, EUA, não se sabe como resolver. Está igual Israel e Gaza.

Nilton L Junior

Que situação, os malvados Russos creditaram como abate de 340 para 341 aeronaves.
Parece que o comediante marionete não tem receio de culpar outros por sua responsabilidades.

Maurício.

Os caras fazem uma festa, com apresentação do Zelensky e tudo, todo um blá blá blá midiático, mostram por tabela até a localização da base, e o único responsável é o sujeito demitido! 😂🤣
Zelensky é um fanfarrão, e no mais, é só a corda arrebentando do lado mais fraco, como sempre acontece.

Jefferson Ferreira

Parece que foi fogo amigo mesmo… um grande erro de planejamento na defesa… e também 2 foram destruídos ou danificados em solo no ataque…

Abymael

O comediante fez até festa de apresentação da aeronave, quem via pensava que na semana seguinte teria F16 sobrevoando Moscou.
Aí a realidade veio e estragou a festa.
O cara deixou a guerra de lado pra posar pra capa da Vogue e pra dar entrevista pro Luciano Huck, como a gente vai levar um cara desses a sério?

curisco

Num moedor de carne como está ali quase impossível ainda ter alguém realmente coberto de razão e certo.