Kyiv recebeu recentemente seis desses aviões para fortalecer sua luta contra a Rússia, um símbolo chave do apoio dos EUA

Um caça F-16 ucraniano foi destruído em um acidente na segunda-feira, segundo um oficial dos EUA, apenas semanas após a chegada das primeiras aeronaves fabricadas nos Estados Unidos à Ucrânia.

Relatos iniciais indicam que o jato não foi abatido por fogo inimigo, embora o incidente tenha ocorrido durante um grande ataque de mísseis russos em todo o país na segunda-feira, disse o oficial. Em vez disso, a queda provavelmente foi resultado de erro do piloto.

A Ucrânia usou os jatos pela primeira vez em combate para abater mísseis russos durante os ataques desta semana, de acordo com o presidente Volodymyr Zelensky.

A Força Aérea Ucraniana não confirmou a queda ou o status do piloto. O Pentágono encaminhou perguntas à Força Aérea Ucraniana para comentários.

Oleksiy Mes

No entanto, Ihor Polishchuk, prefeito de Lutsk, uma cidade no noroeste da Ucrânia, disse nesta semana que o piloto da Força Aérea Ucraniana, Oleksiy Mes, morreu na segunda-feira durante uma missão de combate. Mes foi um dos primeiros pilotos ucranianos a ser treinado no F-16. Seu codinome era “Moonfish” e ele frequentemente aparecia na mídia e visitava Washington para fazer lobby junto aos EUA para enviar os caças à Ucrânia.

A notícia de que um dos poucos F-16 da Ucrânia foi destruído é um grande golpe para Kyiv, que havia implorado por esses jatos durante meses antes de o presidente Biden finalmente dar o sinal verde para que países europeus transferissem as aeronaves no ano passado.

Kyiv espera que as avançadas aeronaves ocidentais dêem às suas forças uma vantagem no campo de batalha, particularmente para abater mísseis russos e ajudar a proteger as tropas na linha de frente. No entanto, elas também são vulneráveis aos mísseis de defesa aérea russos e representam um alvo de alto valor para as forças de Moscou.

Zelensky anunciou em 4 de agosto que os primeiros 80 F-16 prometidos chegaram à Ucrânia. A Força Aérea Ucraniana não forneceu números, mas um segundo oficial dos EUA disse que um total de seis aeronaves chegaram e que a Ucrânia tem seis pilotos treinados para pilotá-las.

FONTE: The Wall Street Journal

Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments