Kyiv recebeu recentemente seis desses aviões para fortalecer sua luta contra a Rússia, um símbolo chave do apoio dos EUA

Um caça F-16 ucraniano foi destruído em um acidente na segunda-feira, segundo um oficial dos EUA, apenas semanas após a chegada das primeiras aeronaves fabricadas nos Estados Unidos à Ucrânia.

Relatos iniciais indicam que o jato não foi abatido por fogo inimigo, embora o incidente tenha ocorrido durante um grande ataque de mísseis russos em todo o país na segunda-feira, disse o oficial. Em vez disso, a queda provavelmente foi resultado de erro do piloto.

A Ucrânia usou os jatos pela primeira vez em combate para abater mísseis russos durante os ataques desta semana, de acordo com o presidente Volodymyr Zelensky.

A Força Aérea Ucraniana não confirmou a queda ou o status do piloto. O Pentágono encaminhou perguntas à Força Aérea Ucraniana para comentários.

Oleksiy Mes

No entanto, Ihor Polishchuk, prefeito de Lutsk, uma cidade no noroeste da Ucrânia, disse nesta semana que o piloto da Força Aérea Ucraniana, Oleksiy Mes, morreu na segunda-feira durante uma missão de combate. Mes foi um dos primeiros pilotos ucranianos a ser treinado no F-16. Seu codinome era “Moonfish” e ele frequentemente aparecia na mídia e visitava Washington para fazer lobby junto aos EUA para enviar os caças à Ucrânia.

A notícia de que um dos poucos F-16 da Ucrânia foi destruído é um grande golpe para Kyiv, que havia implorado por esses jatos durante meses antes de o presidente Biden finalmente dar o sinal verde para que países europeus transferissem as aeronaves no ano passado.

Kyiv espera que as avançadas aeronaves ocidentais dêem às suas forças uma vantagem no campo de batalha, particularmente para abater mísseis russos e ajudar a proteger as tropas na linha de frente. No entanto, elas também são vulneráveis aos mísseis de defesa aérea russos e representam um alvo de alto valor para as forças de Moscou.

Zelensky anunciou em 4 de agosto que os primeiros 80 F-16 prometidos chegaram à Ucrânia. A Força Aérea Ucraniana não forneceu números, mas um segundo oficial dos EUA disse que um total de seis aeronaves chegaram e que a Ucrânia tem seis pilotos treinados para pilotá-las.

FONTE: The Wall Street Journal

Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Aires

Deu ruim!

Renato

Foi toco! kkk

Nilton L Junior

Foi toco KH.

Toca fogo

Quem mais lembrou do Mig 21 Indiano?

Gustavo

Coincidentemente ele caiu durante um ataque russo.
Meus sentimentos a família do Piloto.

Last edited 18 dias atrás by Gustavo
Sérgio Santana

Arpoaram o “Peixe Lua”…Glub Glub…

Nilo

O piloto ucraniano no seu F-16 entrou em que um dogfight com um Shahed-136. 🥱🥱

Underground

É bom lembrar que a Rússia perdeu duas aeronaves A-50 de rastreamento de longo alcance com toda a tripulação dentro.

Mirade1969

Só não perde quem não luta e a Ucrânia perdeu muitos caças. Este foi acidente ele tentou desviar de um míssel e foi atingido, mais um acidente….

Nilo

Os F-16 só tem utilidade, em solo ucraniano para uso pelos EUA via Zé, não para jogar bombas, mísseis ou confronto aéreo na região de Donbass, mas para uso em solo Russo, em que momento serão usados em solo Russo e com que finalidade vamos esperar, mas certamente irá acontecer em algum momento.
O Zé assina embaixo e assume a autoria rsrsr
Os F-16, são para o Zé um Totem, uma divindade sagrada, pseudo protetora.

Last edited 18 dias atrás by Nilo
Diego

Se você for nessa de citar as perdas…vai ficar muito tempo digitando

Raphael

O peixe-lua é considerado um dos animais marinhos mais inúteis que existem. Ao contrário dos outros peixes comuns, esse boomerang aquático não possui uma bexiga natatória, o que o torna incapaz de controlar sua própria flutuabilidade. Ele basicamente fica à mercê das correntes oceânicas, sendo levado de um lado para o outro como um balão solto ao vento. Além disso, o peixe-lua é gigantesco, mas incrivelmente desajeitado. Sua dieta consiste basicamente de águas-vivas, que têm quase nenhuma substância nutritiva, então ele precisa comer toneladas delas só para sobreviver. E o que ele faz para se defender de predadores? Nada! Ele… Read more »

Emmanuel

Aham….foi acidente. Todo mundo acredita.
As duas melhores verdades dessa guerra:
1 – Kiev em questão de dias;
2 – Estamos vencendo os russos.

Esperar pelas próximas verdades verdadeiras.

Fábio CDC

Realmente o Senhor falou e disse, ninguém escreveria melhor. É isso mesmo, para o bem ou para o mal.

Rafael Aires

Quando cai avião da Rússia a Mídia dos EUA anunciam como frito da Ucrânia, quando cai avião da Ucrânia anunciam como acidente. Rsrs

Rafael Aires

Mudar a palavra frito por feito. Rs

Emmanuel

Mas é bem isso mesmo.
Se todos os F-16 ucranianos forem destruídos, serão por acidente. rsrsrs

Willber Rodrigues

“Um caça F-16 ucraniano foi destruído em um acidente na segunda-feira, segundo um oficial dos EUA (…) “Relatos iniciais indicam que o jato não foi abatido por fogo inimigo, embora o incidente tenha ocorrido durante um grande ataque de mísseis russos em todo o país na segunda-feira, disse o oficial.” 🤔🤔🤔🤔 “Kyiv espera que as avançadas aeronaves ocidentais dêem às suas forças uma vantagem no campo de batalha” Sem ofensa, mas sabemos que esses F-16, em sí, não são, nem de longe, a versão mais avançada dessa aeronave. O que provavelmente tem de moderno mesmo são seus armamentos, mas também… Read more »

Matheus R

Talvez seja “os primeiros dos 80 F-16 prometidos”.

Willber Rodrigues

Por motivos lógicos, eu duvido, mas duvido MUITO mesmo, que a Ucrânia terá, a curto e médio prazo, esses 80 caças operando de uma vez, da mesma maneira que duvido MUITO que 100% dos pilotos desse caça sejam ucranianos.
Imagine a logística de manter 80 caças “novos” num país que está ao alcance de mísseia de cruzeiro e drones inimigos. Imagine a logística de mudar essas caças de base a cada 24h pra não serem descobertos.

Diego

Concordo, fora o fato de ter pilotos disponíveis para esses caças.

José001

Só uma pequena correção, são 79 F-16.

Nemo

A expectativa para 2024 é a chegada de 20 F-16 com o restante começando a chegar em 2025.

Pet

Primeiro de muitos que vão perder em solo ou no ar.

Vitor

Primeiro de muitos.

737-800RJ

Faz parte do jogo e mais serão perdidos. A Rússia já perdeu mais de 100 caças, então segue o baile!

Fonte com provas:

https://www.oryxspioenkop.com/2022/03/list-of-aircraft-losses-during-2022.html?m=1

Maurício.

Esse Oryx ainda está ativo ou parou de postar misteriosamente depois que tanques e blindados doados pela OTAN começaram a aparecer destruídos?

Vitor

A farsa tem que existir para que acredita.

Santamariense

Ah, então tu acha que avião russo não cai, não é derrubado e não vira um monte de sucata retorcida como qualquer outro???? Ou que que carro de combate russo não é destruído? Tá esperando as torres dos T-72 voltarem para a terra após entrarem em órbita?? Tudo, qualquer coisa que entra em operação em uma guerra pode, e quase certamente, será destruído!!! O resto é torcida.

José001

Quando pesquisei sobre esse Oryx vi que era pior que discurso do Zé da Ucrânia na CNN.

Heinz

___________, que a peia que a Rússia ta tomando em perdas de blindados é grande, pra um exército muito mais fraco que o russo.

EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Maurício.

Que o exército russo está perdendo muito, mas muito tanque e blindado, todo mundo sabe, mas a pergunta continua, o Oryx está ativo, contabilizando as perdas de ambos os lados, ou parou de atualizar “misteriosamente” depois que Leopards, Bradleys, Abrams e Challengers começaram a aparecer destruídos?

Felipe

Perderam muito mais tanque do que possuiam…estranho esse Oryx, deve contar o mesmo tanque umas 15x

Dragonfly

Senhores, é uma guerra.
Aviões serão perdidos. Alguém tinha alguma dúvida disso?

Agora vai começar uma chuva de hates e comentários jocosos…
Tem hora que tem que ter paciência por aqui…

Marcos Silva

Verdade. Chega a dar nojo de certos comentaristas.

Maurício.

“Agora vai começar uma chuva de hates e comentários jocosos…
Tem hora que tem que ter paciência por aqui…”

Faz parte do jogo, os pró-OTAN/EUA fazem exatamente o mesmo quando uma arma russa é destruída, é aquele ditado: “Se não sabe brincar, não desce para o play”.

EduardoSP

Fazer o quê?
Adolescentes…

Willber Rodrigues

Que esses caças seriam destruídos uma hora, isso era tão óbvio quanto o nascer do dia.
O que acho curioso são:

1- essa “obviedade” só ficou “aparente” quando o primeiro Abrams, HIMARS, Leopard ou Patriot foram destruídos. Antes disso, não tinha essa de “se está na guerra, será destruído”;
2- se fosse a notícia de que algum F-16 desses derrubou um SU-35 em combate ar-ar, seria uma chuva de comentários jocosos. Vai me dizer que não?

LUIZ

O problema é os game changers ocidentais comemorados a cada arma ocidental. As “armas lixo russas” ditas por um comentarista aqui com um sobrenome de um cantor tá vendo as armas ocidentais sendo destruídas pelos Iskanders,Konets,Lancets e FABs.

Sergio Machado

kkkk acidente.
Segue o jogo, importa não prejudicar as vendas

Felipe

Com certeza erro do piloto….erro do piloto em achar que poderia enfrentar um Su-35 ou MiG-31…
Para não ter nem ejetado, foi abatido…

Marcos Silva

BINGO! Um vidente aqui já decifrou o caso!

Leandro Costa

Esse aí acredita até que o USS Eisenhower está terminal e voltou capenga para os EUA depois de ter sido atingido seriamente pelos Houthis heheheheh

AVISO DOS EDITORES A TODOS: DEBATAM OS TEMAS DAS MATÉRIAS SEM DESVIAR PARA EMBATES PESSOAIS COM SEUS DESAFETOS.

AJUDEM A ELEVAR O NÍVEL DO DEBATE. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Henrique

confia cara kkkkkkkkkk tinha um  Su-35 ou MiG-31 DENTRO da Ucrânia la na capital kkkk

2 anos de guerra que os caras não voam mais la dentro por são derrubados por manpads, mas na segunda tinha um avião russo la kkkk

misteriosamente

Santamariense

Que Su-35 ou Mig-31, o que?? Pelo que divulgaram, foi destruído no solo.

Nereu

Ghost Kyev tem um companheiro agora

Maurício.

O primeiro F-16 já foi de arrasta pra cima! Vou pegar o refri e a pipoca…😂
Desculpas e contenção de danos em 3…2…

Aéreo

Quando se analisa campanhas áreas ao longo da historia, há sim um número grande de acidentes, que são da mesma magnitude das perdas por ação do inimigo. Então é sim factível que a Ucrânia, assim como a Rússia, perca vários aviões por acidentes, eventualmente alguns por fogo amigo.
A questão estratégia mais importante neste evento não é a perda do caça em si, essa pode ser reposta se necessária mais adiante, mas a perda de um dos poucos pilotos ucranianos treinados para operar o F-16.

Leonardo

Lamento pelo piloto e família…

Rodrigo Maçolla

Lamento pelo piloto, assim como por todos os que estão morrendo no conflito… Mais Isso é Guerra , Os EUA não perderam nenhum caça na Corêia ou na Guerra do Vietnã ?? Segue o baile

Tallguiese

Como dizia Ridck “nervosos Tumbs, muito nervosos….”

Comte. Nogueira

Interessante a bolacha no braço esquerdo, com a bandeira dos EUA e da Ucrânia se fundindo… A Ucrânia tem todos os 80 pilotos para tripular os caças? Ou será algum “reserva” aposentado de algum país será “voluntário”?

Neural

Foi destruído em terra por um Iskander, é o que estão falando.

Marcos

Se foi isso esse piloto era azarado demais.

Sergio Machado

Não necessariamente. É normal os pilotos em regime de acionamento ficarem perto das aeronaves, no alojamento do hangar. Arrisco que a aeronave é que poderia estar “errada”. Escondida dentro do hangar a fim de evitar ser localizada pelos russos e não na pista, de prontidão.
É uma possibilidade.

Augusto

E os russos deram muita sorte

Felipe

Ucrânia tem 6 (agora 5) pilotos aptos ao F-16…

Santamariense

_____

COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE DE CARÁTER PESSOAL A OUTRO COMENTARISTA.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

Já que não aceitam provocação, sendo que a maioria aqui faz isso, te pergunto de forma direta: qual a fonte para essa tua informação??

Willber Rodrigues

“A Ucrânia tem todos os 80 pilotos para tripular os caças?”

Se ( ênfase no “se” ) a Ucrânia tiver mesmo 80 F-16 disponíveis, eu duvido, mas duvido MUITO, que todos esses pilotos sejam ucranianos.
Se metade deles for ucraniano, já é muito, mas eu apostaria em algo como 20 ou 30.

JPonte

A Ucrânia necessitada de pilotos americanos e europeus para pilota los … a aeronave e o conceito de uso é distinto das aeronaves russas… o tempo de aprendizado é zero , e a diferença espacial entre teatro de operações e a zona protegida é zero para estes pilotos que decolam e pousam sobre tensão constante ..
Erros técnicos podem ocorrer , erros de bateria anti aérea menos mais podem ocorrer , combates aéreos neste caso não acredito ou os russos teriam reporte e filmagem do combate …

Ronaldo M. Gomes

EDITADO:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados.

Bispo de Guerra

“Moonfish” Mes foi abatido pelo sistema de mísseis antiaéreos Patriot devido à incoordenação entre as unidades. Os relatórios observaram que ele “não lidou com a administração”. O incidente ocorreu durante um dos mais poderosos ataques aéreos russos em 26 de agosto. Guerra é guerra, tais episódios são possíveis. Mas a cultura de mentiras no Comando da Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia, como em outros quarteis militares superiores, leva ao fato de que o sistema de gerenciamento de decisões militares não melhora com base em análises verdadeiras e consistentemente coletadas, mas se deteriora e até desmorona, como acontece na… Read more »

Bispo de Guerra

comment image

Oleksiy “Moonfish” Mes (à direita) junto com o já falecido
Andriy “Juice” Pilshchikov.

Bispo de Guerra

Zelensky , demitiu o comandante das forças de Povitryany, Oleshchuk, após admitir a perda do F-16.

LUIZ

“O general Oleshchuk permanece no cargo.”

Foi demitido.

Bardini

É de um treinamento conjunto, realizado anos atrás, na Ucrânia.
.
https://www.youtube.com/watch?v=XjSbYonpO9I

Bardini

Ao fundo da imagem, você vê o mesmo F-15 do minuto 0:54, operando na Ucrânia.
.
Pode ser que a foto tenha sido tirada nos EUA, em um evento relacionado a preparação para o treinamento que foi realizado em 2018, na Ucrânia.

Gabriel Tito

Segundo a mídia Russa, foi derrubado por um orlan 10

José001

Cadê aquele pessoal que fica apenas comentando “Fonte?” toda vez que alguém comenta uma notícia dessas?

Na matéria sobre o uso de F-16 para abater mísseis russos tinha.

Nada como um dia após o outro.

Kkkk

José001

Obs: Os responsáveis pela destruição ainda irão receber uma boa recompensa.

Nilton L Junior

Virou fantasma agora vai de kiev.

adriano Madureira

kkkkkkkkk! Game Changer…

Realista

Fantasma de kiiev kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Diego

A culpa sempre recai no morto

José001

Verdade.

Falam como se fosse o piloto quem decide onde o caça deve ficar armazenado, não seus superiores.

EdsonDiegoPeléMaradona

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

José001

Quem disse armazenar caça com piloto dentro?

Se não concorda com o que escrevi tudo bem, é um direito seu.

Mas mantenha o respeito e não distorça o que escrevo.

Sergio Machado

É do jogo. Porém podiam ter criado uma desculpa melhor. Ou ainda, terem ficado quietos.
Essa balela de abate pelo Patriot ta muito com cara de fake.

Macgaren

Texto está vago, o piloto poderia estar dormindo na cabine quando o missil caiu na cabeça dele kkkk

James

Foi claramente um erro do piloto que não viu a pá que os russos, sem munição, jogaram para cima e acabou pegando em cheio na turbina do caça ocidental de alta tecnologia, não é mesmo.

Melky Cavalcante

Deve ter sido, novamente, fogo amigo.
Tanto a Ucrânia quanto a Rússia já conseguiram derrubar seus próprios aviões umas 3 vezes durante o conflito.

Antunes 1980

Ou a Ucrânia muda sua estratégia de utilização dos caças F-16 ou perderão todos até o final ano.
Esse vetores devem ser usados apenas dentro da zona de segurança, e lançar mísseis de cruzeiro ou mísseis ar-ar de longo alcance.
Se forem diariamente para a zona de atrito, com certeza levarão mecha dos S-300/400 e dos SU-30/35.

BraZil

Talvez tenha sido “acidente” mesmo, já que os Russos não informaram o abate e os boletins do Gerasymov costumam ser bem exattos, mas a verdade é que, quanto mais icônico for o armamento ocidental, mais fortes serão as tentativas de esconder seu fracasso. Imaginem quando o primeiro F35 cair…

James

Foi claramente um erro do piloto que assistiu muito Top Gun e acabou acreditando que o F16, por ser um caça ocidental de alta tecnologia, conseguiria desviar do R-37M lançado pelo SU-35, não é mesmo?

Tuxedo

Somente ter os caças F-16 (ou qualquer outro), não é suficiente. Saber pilotar um caça também não é suficiente. É preciso um tempo considerável para se obter horas de voo e de treinamento pra poder dominar um caça. Como a Ucrânia quis tudo nas pressas, o resultado deu nisso aí.

Se este piloto tivesse total domínio do caça, talvez o acidente não tivesse ocorrido.

Luís Henrique

Algumas fontes indicam que provavelmente foi fogo “amigo” de um Patriot.
É isso mesmo ou esse é outro F-16 perdido?

Marcio

Mas os ucranianos já perderam um F-16C, sem se quer, os terem utilizado direito contra os russos??? O F-16 caiu ou foi abatido??? Na guerra, a informação é uma arma e a verdade é a maior vítima. Os russos tem como abater um F-16 a grandes distâncias – com os mísseis ar-ar e terra-ar russos de longo alcance (e que na verdade, atualmente, são os mísseis de maior alcance e maior velocidade do mundo). E também, se os ucranianos colocarem os F-16 C/D (antigos e defasados), para lutarem contra os superiores caças russos SU-35S Flankers, os ucranianos acabarão perdendo todos… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Não são F-16 C/D.