F-15J da JASDF

Na segunda-feira (26/8), o Japão mobilizou jatos de combate após uma violação sem precedentes de seu espaço aéreo territorial por uma aeronave militar chinesa. O Ministério da Defesa em Tóquio informou que, entre 11h29 e 11h31, um avião chinês de coleta de inteligência Y-9 entrou brevemente no espaço aéreo japonês nas proximidades das Ilhas Danjo, localizadas na Prefeitura de Nagasaki.

Em resposta à intrusão, jatos de combate das Forças de Autodefesa Aérea do Japão foram rapidamente despachados para interceptar a aeronave e emitir avisos. Embora a China frequentemente desloque aeronaves para o espaço aéreo internacional sobre o Mar da China Oriental, este incidente marca a primeira violação do espaço aéreo japonês reconhecida publicamente.

Especialistas acreditam que essas incursões chinesas têm o objetivo de testar os tempos de resposta do Japão e desafiar as capacidades da sua frota de jatos de combate, colocando à prova a prontidão das Forças de Autodefesa Aérea do país.

Shaanxi Y-9JB de SIGINT/ELINT
Avião espião chinês Shaanxi Y-9JB de SIGINT/ELINT
Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jaguar

Enquanto a china não se resolver com Taiwan (província rebelde) ela não bota medo em ninguém na área. Como uma potência em ascensão pode influenciar o mundo com um “problema” regional. Vamos observar os próximos capítulos.

Emmanuel

Não é porque a China é uma potência nuclear, tem a maior marinha de guerra do mundo (em quantitativo de navios), desenvolve e fabrica seus próprios caças, blindados e navios, numa quantidade assombrosa, que ela vai colocar medo em alguém.

Quem coloca é o Brasil com quatro fragatas e submarinos novos mais meia dúzia de Gripen.

Bigliazzi

Você fez um retrato maravilhoso da situação… fechei os olhos e pude ver o tamanho da potencia militar que eles são… parecem até a Rússia no inicio de 2022… “Kiev em três dias… Paris em três semanas”… e já são quase três anos de vergonha e incompetência absoluta.

Paulo

Por favor, descreva uma guerra que os EUA tenha travado depois da II Guerra que tenham vencido um bom exército regular como o ucraniano. Sua admiração é________________________________________ dos EUA. Os EUA só batem em bêbado em guerras assimétricos, e mesmo assim sem muito sucesso, foram humilhados no Vietnã, só conseguiram meia Coreia e falam fino com o gordinho Kin. Passaram vergonha contra os cabeças de fralda no Afeganistão, saíram a tapa do Irã, tentaram matar Fidel mais de uma centena de vezes e são obrigados a aturar Cuba. Dão do bom e do melhor a Israel e não conseguem derrotar… Read more »

Rinaldo Nery

Não sou fã de ninguém, mas o abandono do Afeganistão realmente foi uma vergonha. Similar à retirada do Vietnã.

Fabricio

Não fala do Brasil… nós optamos por esse destaque mais ofuscado… nós sabemos brigar e qnd nos metemos em brigas destruímos o solo e até os seus herdeiros… vide o país vizinho e até em conflito interno… e garanto que esse estigma está na nossa genética, se algum dia os BRs entrarem em confronto armado não é para sair perdedor e se ver que vai perder, por onde passar vai destruir tudo… nós não deveríamos nunca ter o poderio nuclear, pq nós usaríamos, infelizmente. O blindado cascavel foi muito bem empregado contra o exercito do Egito e os Egpcios possuíam… Read more »

Bigliazzi

A China, assistindo a Guerra da Ucrânia, tomou consciência que o buraco será “bem mais embaixo” quanto as suas intenções malévolas em relação a Taiwan; que defende apenas a sua liberdade. Acho que a China descobriu que seus pneus são uma porcaria, que os equipamentos são ineficientes (copias de traquitanas russas) e que o seu exército é como o da Rússia… invencível em paradas militares… resumo da ópera… difícil atacar Taiwan… porque não dizer impossível atingir uma expectativa de vitória como a que tinham no final de 2021… Fico apenas a imaginar os “lanchões de desembarque” sendo destroçados por uma… Read more »

Paulo

Já vi que o senhor é um ______
_________

COMENTÁRIO EDITADO. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS.

É VERGONHOSO QUE MESMO APÓS MILHARES DE AVISOS MUITOS COMENTARISTAS AINDA IGNOREM E DESRESPEITEM AS REGRAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Jacinto

Para ser justo com os chineses, eu acho que os militares chineses sempre compreenderam que invadir Taiwan não é um passeio no parque – motivo pelo qual nunca sequer tentaram. O que mudou com a Guerra de Ucrânia é a percepção dos civis, de ambos os lados. Para os chineses continentais, ficou claro que a invasão cobraria um preço alto em vidas humanas; e para os taiwaneses, que é possível repelir uma invasão. Esta mudança na percepção dos civis pode ter mudado o curso que as coisas estavam tomando.

Jacinto

Em julho deste ano o Contratorpedeiro Suzutsuki, do Japão, invadiu as águas territoriais da China por 20 minutos. Isso ai é a resposta chinesa.

Sérgio Santana

Essa é, ao mesmo tempo, a resposta tradicional e a pior resposta, a essas situações, pois dá ao inimigo informações sobre a reação típica a uma invasão: vetor utilizado, armamento, frequências de comunicação ativadas, tempo de reação, etc…Melhor seria um aviso seguido de radares de controle de fogo “traqueando” o intruso…

Cristiano GR

Em matéria de aviões espiões, a China é que tem mais Shaanxi de espionar.

kkkk