País se tornará o sexto operador da aeronave na América do Sul junto com Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai

Montevidéu, Uruguai, 26 de agosto de 2024 – A Embraer anunciou hoje a venda de até seis aeronaves A-29 Super Tucano para a Força Aérea Uruguaia (FAU). O contrato, que faz parte do programa de renovação da frota e expansão da capacidade operacional da FAU, prevê a aquisição de uma aeronave e compromisso para aquisição de cinco unidades adicionais, com entregas previstas a partir de 2025, incluindo equipamentos de missão, pacote logístico integrado e um simulador de voo.

Com essa encomenda, o Uruguai se torna a sexta nação a operar o A-29 Super Tucano na América do Sul junto com Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai. Devido a sua flexibilidade operacional na região sul-americana, a aeronave é utilizada para diversas missões, principalmente para controle de atividades ilícitas, monitoramento de fronteiras, reconhecimento e treinamento avançado. Uma frota regional de mais de 160 Super Tucano opera nos mais austeros e exigentes ambientes da América do Sul, desde a úmida e calorosa floresta amazônica, as regiões frias do sul do Chile até o calor do deserto mais ao norte, regiões montanhosas da Colômbia e Equador até as costas litorâneas do Atlântico e Pacífico.

“Estamos honrados com a decisão da Força Aérea Uruguaia, mais uma nação sul-americana a escolher o A-29 Super Tucano, aeronave que é referência em seu segmento no mercado internacional. Com essa aquisição, o Uruguai passará a contar com capacidades diferenciadas que contribuirão sobremaneira para a vigilância de suas fronteiras e aumento da prontidão operacional da FAU”, afirma Bosco da Costa Jr, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

“Uruguai busca reforçar a capacidade de vigilância de seu espaço aéreo e de resposta frente as ameaças, e o faz confiando na tecnologia brasileira, que propõe uma plataforma muito adequada para esses efeitos, com são os A-29 Super Tucanos”, disse o Chanceler uruguaio Omar Paganini.

“Com essa incorporação estamos dando um grande salto na melhoria das nossas capacidades de defesa e dando resposta as necessidades de controle de nossa soberania territorial e combate ao crime em todas as suas formas”, disse o Ministro de Defesa Nacional uruguaio Armando Castaingdebat.

“Cabe ressaltar que desde 1981 nosso país não adquire aeronaves novas de combate. E justamente por esse motivo que a mencionada compra de aeronaves gerará uma grande motivação e satisfação profissional dentro da Força Aérea”, disse o Comandante em Chefe da Força Aérea Uruguaia, General do Ar Luis H. De León.

O A-29 Super Tucano é líder mundial em sua categoria, com mais de 260 aeronaves entregues, mais de 570.000 horas de voo e 60 mil horas em combate. Atualmente, 18 forças aéreas já adquiriram o A-29 Super Tucano e o interesse pela plataforma tem crescido continuamente devido à combinação de características como confiabilidade, disponibilidade e robustez e baixos custos de operação.

Para Forças Aéreas que precisam de uma solução comprovada, abrangente, eficiente, confiável e econômica em uma única plataforma, somada a grande flexibilidade operacional, o A-29 Super Tucano oferece uma ampla gama de missões tais como suporte aéreo aproximado, patrulha aérea, operações especiais, interdição aérea, JTAC, controlador aéreo avançado (FAC), coordenador aéreo e tático (TAC), ISR Armado, vigilância de fronteiras, reconhecimento, escolta aérea, treinamento básico, operacional e avançado, transição para caças de superioridade aérea, treinamento JTAC /LIFT e FAC.

O A-29 Super Tucano é a aeronave multimissão mais eficaz de sua categoria, equipada com tecnologia de última geração na identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações. A capacidade é aprimorada ainda por sistemas aviônicos HMI avançados integrados a uma fuselagem robusta capaz de operar em pistas não pavimentadas, em ambientes austeros e sem infraestrutura. Além disso, a aeronave possui o conceito de manutenção simples, que oferece altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e resistência estrutural com baixos custos de ciclo de vida.

Talita Borges Vicari, representante do MRE Brasil, Fabio Caparica, Vice-Presidente Comercial para América Latina da Embraer Defesa & Segurança, Armando Castaingdebat, Ministro de Defesa Nacional uruguaio, Omar Paganini, Chanceler uruguaio, Bosco da Costa Jr, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, General do Ar Luis H. De León, Comandante em Chefe da Força Aérea Uruguaia e Alexander Paiva, Diretor de Vendas e Desenvolvimento de Negócios Internacionais América Latina.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Emmanuel

Para o Uruguai pode não é BNDES…

Alejandro Pérez

seria…mas o Uruguai está em período eleitoral e o governo não pode comprometer orçamento futuro, que se realiza no primeiro ano do novo governo para o período de 5 anos.
Então, se compra 1 com fundos proprios e os demais, ano que vem com o novo governo.

Marcelo

Se no Brasil tivesse uma política industrial de estado séria era para todos os países da america do sul comprar o super tucano com financiamento do BNDES com juros mais em conta para ajudar o produto nacional igual
a todos países de primeiro mundo faz para ajudar sua indústria nacional.

Camargoer.

Não entendi. O que pode e não pode para o Uruguai… e o que o BNDES tem a ver? O Banco tem uma linha de financiamento para exportação de produtos de defesa…. já discutimos isso várias vezes.

Eu não sei se esta exportação estaria ou não sendo financiada pelo BNDES, mas nada haveria contra esta opção

Henrique

“Cabe ressaltar que desde 1981 nosso país não adquire aeronaves novas de combate. E justamente por esse motivo que a mencionada compra de aeronaves gerará uma grande motivação e satisfação profissional dentro da Força Aérea”,”

Uruguai entrou no Séc 21, finalmente
pelo menos a força aérea

Alejandro Pérez

rsrsrsrsrsr
Anos luz como sociedade a respeito de todos os países da AL.

EduardoSP

Sem dúvida!
Em muitos aspectos, uma referência em termos de sociedade.

Mcruel

Moro no RS e tenho amigos no Uruguai. Lindo e excelente país que compartilha muita cultura com o povo do sul brasileiro!
Parabéns Uruguai!

José001

Se nada atrapalhar, em alguns anos, o Uruguai pode se tornar o primeiro país de primeiro mundo da América Latina.

Henrique

1º não pq o Chile já levou esse lugar, mas não duvido que eles melhorem economicamente… tem vizinho que não gosta de empresas e comercio, quando um não quer tem quem queira

Roberto

Parabéns EMBRAER orgulho nacional, Super Tucano o melhor em sua classe .

Alejandro Pérez

Orgulho do continente!! Além do mais, para que vejam a qualidade das relações comerciais da Embraer, enviaram um ST domingo para a comemoração do dia da Declaratória da Independência na cidade de Florida.
O pessoal da Embraer, de parabêns!

Willber Rodrigues

Pelo menos pra mim, a única surpresa foi ter descoberto que o Uruguai, só agora, está adquirindo o ST.
Eu jurava que esse país já o operava, já que o ST cai como uma luva pra eles.

chal

Maravilha de notícia… Parabéns a FAU pela escolha…e tornará mais efetivo o combate ao narcotráfico no hemisfério sul e abre inúmeras possibilidades de treinamento com a FAB

juggerbr

Pra um país tão pequeno, é uma aquisição de respeito.

Rodrigo LD

Tem que confiar mesmo no ST… 1 (uma!!!) unidade??? Mais 5 quando??? Até o Paraguai conseguiu catar as moedinhas e adquirir 6 aeronaves…

Alejandro Pérez

Serão 6 ou mais. Mas realmente não estendí esse detalhe.
Esperemos o Ministro expor os detalhes.

Nilo

Devido aos riscos de atividades ilegais de pesca no mar uruguaio, rico em pesca, gostaria de qual o papel a cumprir do Super Tucano pela FAU, se é que terá.

Cristiano GR

O Uruguai não é tão pequeno como tu pensas.

Acontece que o Uruguai está cercado por 2 gigantes, Brasil e Argentina. Que estão entre os 10 maiores países do mundo.

O Uruguai é maior que a Áustria, a Suiça e Israel somados.

Santamariense

Na real, Áustria, Suíça e Israel é que são minúsculos. O Uruguai é 105 mil km² menor que o Rio Grande do Sul.

Bartolomeu

De fato, mas sem dúvida é a sociedade menos desigual e politicamente mais civilizada da América do Sul ou, talvez, da Iberoamérica (há que se considerar a Costa Rica, na América Central). Talvez volte a ser a “Suíça sul-americana”, como o Uruguai era conhecido nos anos 1950 e 1960.

Rafael Oliveira

Se o Uruguai era a Suíça sul-americana, o Brasil era os Estados Unidos sul-americano e a Argentina era a Alemanha sul-americana, pois os paradigmas estão igualmente distantes em todos esses casos.

Bartolomeu

Concordo com essas analogias. Bem pensado, mas o Brasil no seculo XX, até as Malvinas, nunca foi mais forte militarmente que a Argentina. Talvez tenha elaborado forcas, graças à ajuda militar norte-americana na II Guerra.

Fabio Araujo

O Paraguai e agora o Uruguai estavam precisando para ontem de algum avião para patrulhamento aéreo, o Super Tucano vai preencher uma lacuna, mas fora o A-29 eles precisam de algum caça lift supersônico para trabalhar de forma complementar ao A-29 dar uma boa proteção ao espaço aéreo deles.

Maurício Veiga

Eles e nós também, aguardando os próximos capítulos…

Eduardo

Também acho que 8 lifts (2 biplace) seria muito bom para eles.

Carvalho

Ao lado do aeroporto de Montevideo fica o museu da FAU. Dá para ir a pé….enquanto não abrem o check-in.
Ali vc pode ver o Pucará….que o ST provavelmente irá recompletar sua capacidade de ataque ao solo.
Também um B-25…além dos mais comuns T33 e T37.

António Rodrigues
JOSE DE PADUA VIEIRA

OFF TOPIC
Tava olhando o PAMA de Lagoa Santa MG pelo google maps

alguem sabe me dizer se a silhueta proximo aos T-27 q estao abaixo da pista são os Mi-35???
Ser for, tem 7 la, acabou o uso desse heli pela FAB?

o link acho q funciona

https://www.google.com/maps/@-19.6633334,-43.8953676,94m/data=!3m1!1e3?entry=ttu&g_ep=EgoyMDI0MDgyMS4wIKXMDSoASAFQAw%3D%3D

Last edited 17 dias atrás by JOSE DE PADUA VIEIRA
Leandro Costa

Sim, acabou.

Tales

Esses T-27 está desativados? Tem uns charutos perto dos helicópteros são de qual aeronaves? Poderiam guardar essas aeronaves em um hangar para não ficar acabando no tempo

Fernando "Nunão" De Martini

Tales,

O que ainda pode ser útil costuma ser armazenado nos galpões.

Há dezenas de células de T-27 desativadas por terem esgotado a vida útil (os primeiros entraram em operação em meados da década de 1980 e voaram muito).

Provavelmente o que você vê armazenado na parte externa está aguardando leilão.

tales

Obrigado pelas informações amigo Nunão.

Néstor

En hora buena por la compra, es el sustituto lógico del Pucara que se desprogramó en el 2017. Se tardaron 7 años en buscar un sustituo. Por otro parte, la Fuerza Aérea Uruguaya seguirá en la lucha por hacerse de reactores. No será ahora, probablemente hasta que no terminen de pagar esta compra no lo hagan, 15 años….veremos

Carvalho

Bom dia 1
Os T-37 ainda estão em operação?

Néstor

Buenas tardes, sí, queda 1 A-37 en vuelo. Se ha hecho una compra reciente de repuestos para poner operativo alguno mas

Carvalho

Obrigado amigo !
Suerte !

Padofull

Com o Super Tucano não tem engano. E olha que nem imaginei que iria rimar.

Camargoer.

“todo problema acabou o Supertiucano chegou”

Padofull

Só acho que a Embraer poderia dar um passo maior, um jato leve de treinamento e combate leve, e tem que super sônico, seria o ideal. O KAI T-50 tá nadando de braçada em um mercado que não para de crescer, se olharmos o RedTail e o m-346 não vendem por que são muito caros, um modelo brasileiro mesmo com muita peça e equipamento estrangeiro seria o mais barato do mercado. E ainda tem o futuro Hurjet, que deve ser mais barato que o sul coreano.

Néstor

Un modelo del estilo Xavante, sería ideal para países como Uruguay Paraguay, Bolivia o Centro América. Algo similar al L159, con radar y posibilidad de llevar Armas guiadas, pero no tan caro como un k50 o M346