O primeiro cliente, o Vietnã, concluiu com sucesso o SAT (Teste de Aceitação no Local) da aeronave de treinamento L-39NG. As seis aeronaves L-39NG passaram com sucesso pelo teste final de aceitação com a Força Aérea Vietnamita, durante o qual foram totalmente montadas, todas as suas funções foram verificadas e foram pilotadas por um piloto de fábrica no local. O Vietnã é o primeiro usuário da aeronave L-39NG a receber a aeronave em parceria com o acionista da Aero, Omnipol.

“A etapa final da entrega da aeronave, chamada SAT, ocorre diretamente no local do cliente e é conduzida por uma equipe conjunta de cerca de dez especialistas da Aero e Omnipol”, diz Victor Sotona, CEO e Presidente do Conselho da Aero, acrescentando: “Estou extremamente satisfeito que a montagem final e o voo dos seis L-39NGs tenham ocorrido bem, e que nossas aeronaves possam agora servir plenamente como uma plataforma de treinamento para pilotos de caça, bem como uma plataforma tática que cumpre uma ampla gama de missões para a Força Aérea Vietnamita.”

A entrega das aeronaves L-39NG concluídas ao cliente envolve várias fases e etapas prescritas. Uma vez que todos os requisitos especificados são cumpridos no chamado FAT (Teste de Aceitação de Fábrica), que é o teste de aceitação em nível de fábrica na planta da Aero, a aeronave pode ser entregue ao seu destino. Lá, é realizado o chamado SAT (Teste de Aceitação no Local), que é o processo pelo qual a máquina é testada e aceita pelo cliente. O objetivo do SAT é garantir que a aeronave esteja corretamente instalada e configurada e pronta para operação.

O cliente também recebe um kit de treinamento teórico e prático adequado com a aeronave L-39NG, que inclui um sistema de treinamento por simulação e manuais para pilotos e mecânicos. O manual do L-39NG tem dezenas de milhares de páginas e serve como um guia para os técnicos durante reparos, incluindo informações sobre as ferramentas necessárias e seu uso. Os pilotos têm um manual igualmente abrangente que detalha os procedimentos para várias manobras de voo e situações.

Cockpit do L-39NG

Aproximadamente 400 empresas fornecedoras estão envolvidas na produção do L-39NG, com cerca de 65% dos fornecedores vindos da República Tcheca. A montagem de uma aeronave L-39NG requer aproximadamente 14.000 peças, 17.500 rebites e 31.000 horas de trabalho.

A plataforma L-39NG, que combina sistemas de aviônicos modernos, um motor a jato eficiente e excelentes características de voo, atualmente permite configurações tanto ocidentais quanto orientais e atende aos requisitos para treinamento abrangente e econômico de futuros pilotos de aeronaves de quarta e quinta geração, como o F-16 e o F-35. Além do treinamento de pilotos, o L-39NG também é adequado para missões de combate leve e reconhecimento. O contrato para a compra de 12 L-39NGs foi concedido pela Omnipol, que coproprietária da Aero, ao Vietnã em 2021, tornando-o o primeiro cliente.

A AERO Vodochody AEROSPACE a.s. se concentra no desenvolvimento, produção, manutenção e modernização de aeronaves militares e civis e é o maior fabricante de aeronaves da República Tcheca e um dos mais antigos fabricantes de aeronaves do mundo. No campo de suas próprias aeronaves, a Aero é um parceiro permanente de várias forças aéreas militares e tem uma posição forte no mercado de treinadores militares e aeronaves de combate leve. Com 11.000 aeronaves produzidas em seus 100 anos de existência, centenas de aeronaves L-39 Albatros ainda em serviço com dezenas de operadores militares e várias equipes de demonstração, e especialmente com sua nova aeronave L-39NG, a Aero se estabeleceu como líder no mercado global de treinadores a jato. No setor de aviação civil, a Aero trabalha com grandes fabricantes de aeronaves em uma ampla gama de projetos e é parceira em vários programas de compartilhamento de riscos, onde é responsável não apenas pela fabricação e montagem de conjuntos de aeronaves, mas também por seu desenvolvimento.

FONTE: AERO Vodochody Aerospace

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