Vietnã recebe primeiras seis aeronaves de treinamento L-39NG
O primeiro cliente, o Vietnã, concluiu com sucesso o SAT (Teste de Aceitação no Local) da aeronave de treinamento L-39NG. As seis aeronaves L-39NG passaram com sucesso pelo teste final de aceitação com a Força Aérea Vietnamita, durante o qual foram totalmente montadas, todas as suas funções foram verificadas e foram pilotadas por um piloto de fábrica no local. O Vietnã é o primeiro usuário da aeronave L-39NG a receber a aeronave em parceria com o acionista da Aero, Omnipol.
“A etapa final da entrega da aeronave, chamada SAT, ocorre diretamente no local do cliente e é conduzida por uma equipe conjunta de cerca de dez especialistas da Aero e Omnipol”, diz Victor Sotona, CEO e Presidente do Conselho da Aero, acrescentando: “Estou extremamente satisfeito que a montagem final e o voo dos seis L-39NGs tenham ocorrido bem, e que nossas aeronaves possam agora servir plenamente como uma plataforma de treinamento para pilotos de caça, bem como uma plataforma tática que cumpre uma ampla gama de missões para a Força Aérea Vietnamita.”
A entrega das aeronaves L-39NG concluídas ao cliente envolve várias fases e etapas prescritas. Uma vez que todos os requisitos especificados são cumpridos no chamado FAT (Teste de Aceitação de Fábrica), que é o teste de aceitação em nível de fábrica na planta da Aero, a aeronave pode ser entregue ao seu destino. Lá, é realizado o chamado SAT (Teste de Aceitação no Local), que é o processo pelo qual a máquina é testada e aceita pelo cliente. O objetivo do SAT é garantir que a aeronave esteja corretamente instalada e configurada e pronta para operação.
O cliente também recebe um kit de treinamento teórico e prático adequado com a aeronave L-39NG, que inclui um sistema de treinamento por simulação e manuais para pilotos e mecânicos. O manual do L-39NG tem dezenas de milhares de páginas e serve como um guia para os técnicos durante reparos, incluindo informações sobre as ferramentas necessárias e seu uso. Os pilotos têm um manual igualmente abrangente que detalha os procedimentos para várias manobras de voo e situações.
Aproximadamente 400 empresas fornecedoras estão envolvidas na produção do L-39NG, com cerca de 65% dos fornecedores vindos da República Tcheca. A montagem de uma aeronave L-39NG requer aproximadamente 14.000 peças, 17.500 rebites e 31.000 horas de trabalho.
A plataforma L-39NG, que combina sistemas de aviônicos modernos, um motor a jato eficiente e excelentes características de voo, atualmente permite configurações tanto ocidentais quanto orientais e atende aos requisitos para treinamento abrangente e econômico de futuros pilotos de aeronaves de quarta e quinta geração, como o F-16 e o F-35. Além do treinamento de pilotos, o L-39NG também é adequado para missões de combate leve e reconhecimento. O contrato para a compra de 12 L-39NGs foi concedido pela Omnipol, que coproprietária da Aero, ao Vietnã em 2021, tornando-o o primeiro cliente.
A AERO Vodochody AEROSPACE a.s. se concentra no desenvolvimento, produção, manutenção e modernização de aeronaves militares e civis e é o maior fabricante de aeronaves da República Tcheca e um dos mais antigos fabricantes de aeronaves do mundo. No campo de suas próprias aeronaves, a Aero é um parceiro permanente de várias forças aéreas militares e tem uma posição forte no mercado de treinadores militares e aeronaves de combate leve. Com 11.000 aeronaves produzidas em seus 100 anos de existência, centenas de aeronaves L-39 Albatros ainda em serviço com dezenas de operadores militares e várias equipes de demonstração, e especialmente com sua nova aeronave L-39NG, a Aero se estabeleceu como líder no mercado global de treinadores a jato. No setor de aviação civil, a Aero trabalha com grandes fabricantes de aeronaves em uma ampla gama de projetos e é parceira em vários programas de compartilhamento de riscos, onde é responsável não apenas pela fabricação e montagem de conjuntos de aeronaves, mas também por seu desenvolvimento.
FONTE: AERO Vodochody Aerospace
Falamos do Brasil em perder oportunidades, mas quem “comeu bola” nesse segmento foi a Argentina, com a FAdeA e seu Pampa…
Por quê?
Em que você baseia esse seu comentário de que a Argentina comeu bola?
Até porque o L-39 e o Pampa são aviões totalmente diferentes na sua utilização, caso não tenha percebido.
Explica pra gente, por favor.
Só esse cockpit que poderia receber um wide area display que vem se mostrando como o futuro dos caças modernos
Se você coloca essa tela você aumenta o custo do avião e perde competitividade $$$$ no mercado já muito disputado.
Boa opção para o Uruguai se não optar pelos A-29.
Segundo um pessoal aí na internet, a FAB está buscando um substituto para o AMX, em torno de 24 aeronaves, se a FAB quer algo barato para tacar bomba burra e de vez enquanto umas bombas guiadas, esse L-39 dá conta do recado.
Melhor tentar fazer um L159 NG
se for para usar um L-39, melhor ficar com o A-29 ST mesmo…
Ele acrescenta pouco diante do A29….então quem tem A29…Melhor com ele…. Carrega menos armas que o Supertucano, tem por natureza custo operacional maior e menor autonomia e tempo de voo…carrega apenas 1,2 ton e o A29 1,5….apenas ganha na velocidade final limpo… Mas é sim um baita avião barato e eficaz….gosto dele…. Na verdade, o que detesto nestes conceitos de treinadores jatinhos cacinhas é a teimosia de tentar parecer um caça…lógico ele tem simular um caça para treinamento, mas não precisa se parecer com um apenas para ser charmoso…eu quando vejo um, lembro logo do Boeing skyfox…e neste nicho, acho… Read more »
Isto era um projeto de 1982 de kit de conversão do T-33
900km/h
Rate off clima 45 m/seg
2.700 de armamento nas asas
Voo de 4 horas exclusivamente com combustivel interno podendo chegar até 6 horas
Então imagine um L39NG redesenhado com este conceito???
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Carvalho,
O jato de ataque e treinamento mais recente que eu creio ter se aproximado do conceito do Skyfox foi o Scorpion, também com fuselagem espaçosa para combustível (e até baia interna para armas e, se não me engano, para mais combustível) e motores nas laterais da fuselagem.
https://www.aereo.jor.br/2013/09/17/scorpion-jato-de-ataque-de-baixo-custo/
https://www.aereo.jor.br/2017/01/03/voa-o-primeiro-jato-scorpion-na-configuracao-de-producao/
A capacidade de carga, somando a baia interna e as estações das asas, ultrapassaria 4 toneladas, o que considero excelente para um jato de ataque leve.
Mas já se passaram mais de 10 anos desde o lançamento e não foi o sucesso que esperavam.
Ahhh…sim, o Skorpion tranquilamente é um fiel representante…mas veja que ele é quase o dobro de peso…bem mais complexo…ao tempo que um L39 seria 70% treinamento 30% ataque….um Scorpion é 80% ataque e ISR e marginalmente treinamento….
eu realmente queria ver este conceito extremo aplicado a um Gnat de airframe achatado diamantado e motor dorsal com baias internas….
Os argentinos devian ter pensado nisto para o Pampa….de um lado, todo mundo quer um treinador barato, mas como a grana é curta, querem um treinador que possa realizar alguma missões de ataque…ai, faltam nestes modelos autonomia e carga de armas…
Se for para pegar esse aí é melhor encomendar Super Tucanos novos e atualizados
Parabéns Aero pelos seus mais de 11.000 aeronaves produzidas e mais de 100 anos. Importante fornecedora de estrutura aeronáutica no setor.
Parabéns, mas pense num bichinho feio,kkkk