Cazaquistão recebe mais seis caças Sukhoi Su-30SM
As Forças de Defesa Aérea do Cazaquistão receberam seis novos caças Su-30SM adicionais da Rússia. Os aviões têm matrículas 51 a 56 vermelhas.
Este caça multifuncional de dois lugares foi entregue à unidade 55652 para operar ao lado dos Su-25 na Base Aérea 602, Shymkent.
A base abrigava os últimos quinze MiG-29 pertencentes às Forças de Defesa Aérea, mas as aeronaves foram vendidas como sucata em novembro de 2023.
Na região da Ásia Central, que consiste no Cazaquistão, na República do Quirguistão, no Tajiquistão, no Turquemenistão e no Uzbequistão, a Força Aérea do Cazaquistão é a mais forte.
Atualmente, o Cazaquistão é equipado com 24 Su-27, 43 Su-30SM e 31 MiG-31. Também opera 14 Su-25 para missões de ataque ao solo.
Em abril de 2024 foi relatado que os EUA adquiriram 81 caças obsoletos da era soviética do Cazaquistão, incluindo o MiG-31, MiG-27 e MiG-29, bem como o Su-24 por US$ 2,26 milhões, provavelmentepara serem reformadas ou utilizadas como fonte de peças de reposição pela Ucrânia.
Entretantao, numa declaração subsequente, o importador e exportador estatal de armas do Cazaquistão, Kazspetexport, negou as acusações, dizendo que as empresas estrangeiras não estavam autorizadas a adquirir as aeronaves.
FONTE: Airspace Review
Uma pergunta: Pq os caças russos sempre tem na lateral, perto do canhão, o material sem pintura? Mesmo os aviões sendo novos? Muito curioso.
A chama do canhão danifica a pintura. Deixar dessa forma torna desnecessário uma nova pintura, reduzindo os custos. Parece ser uma chapa de inox nessa parte da fuselagem.
Mas pela forma retangular… Realmente parece uma chapa recem-colocada.
Talvez seja uma proteção a mais !
Não é. Isso é normal nos jatos dessa família. Todos tem esse desenho/aparência.
É uma peça de titânio, resistente ao calor emanado dos disparos.
Até a força aérea do Cazaquistão tem mais poder de fogo que a nossa.
Bósnia, Iugoslávia, Afeganistão, Iraque… Com uma nova visão da OTAN, que não anda agindo mais, como faziam antes.
Coincidencia ou não… Com uma nova era de invasões e ameaças de invasões pelo mundo. Como as que deu início à 2a guerra mundial.
Nicarágua, Venezuela… Com ditaduras se tornando fortes, ate na América Latina.
Não existe essa “nova era de invasões”, o que existe é o estopim de crises que duram anos, o cenário atual não tem nada a ver com o começo da Segunda Guerra.
E isso que o Cazaquistão tem um grande parque industrial, a maior reserva de silício do mundo,a maior reserva de água doce e o maior aquífero do mundo, tem a maior reserva de nióbio tem ouro em grande parte de seu território, tem petróleo no pré-sal, na bacia de Campos, na região Norte e no Nordeste, tem a maior floresta do mundo e a maior biodiversidade, é um dos 4 países que alimentam o mundo com o agro, tem o maior rebanho de gado do mundo. É um dos 5 maiores países e um dos mais populosos do mundo. E… Read more »
Que tristeza ler isso e perceber que o país que vc descreve é onde eu vivo…
Pois é cristiano, é uma situação incompreensível, lamentável.
De longe.
O Brasil está próximo da posição 50 em quantidade de caças. Ou seja, existem quase 50 países que possuem mais caças que o Brasil.
E levando em conta que Mirage 2000, F-16, MiG-29, F-15, F-18 e Su-27 são da década de 80 e foram exportados para dezenas de países, e o nosso principal caça é até hoje o F-5, no qualitativo é muitíssimo provável que existam mais de 50 países melhores do que nós.
Só depois da entrada em serviço dos novos Gripen E é que ficaremos bem na questão qualitativa, porém ainda muito ruim no quantitativo.
A Força Aérea do Cazaquistão tem caças pesados.
Aqui sempre foi opção caça leve, mal armado e com coleiras dos EUA/OTAN até o talo.
Mal armado, o Grippen E??!!!??
E quais são as coleiras dos EUA e Otan???
Quantas peças e armas dos países membros da OTAN tem no gripen?
Lembrae da argentina e das Malvinas, e sempre bom se lembrar!
Amigo, sério isso ou vc esta fazendo este tipo de questionamento so para lacrar? A partir de quando o Gripen foi incorporado na FAB? E antes disso, qual caça o Brasil tinha? Desde a desativacao dos Mirage, só o F5 e alguns poucos A-4. Mesmo que ele pudesse estar “bem armado”, vc acha mesmo que o F5 faria frente a outros caças como F18, F16, F15, Rafale, Eurofighter, Sukkoi? E como o outro comentarista abaixo bem disse: “Lembra da Guerra das Malvinas”? Entao ele esta certo quando fala da coleira dos EUA/OTAN pq foi justamente isso que aconteceu nessa guerra… Read more »
Triste verdade!
Nosso problema é esse que esta escrito no outro post .
Esta venda proposta contribuirá para a política externa e a segurança nacional dos Estados Unidos.
Nao podemos adquirir material de guerra de primeira linha (russo ou chines) porque é visto como ameaça aos americanos.
Interessante é a Rússia manter as entregas e ainda reforçar a própria força aérea. que inveja…e como é bonito o design do SU27 (e seus filhotes)
A Rússia entregando caças para o exterior diante de um conflito de enorme intensidade na Ucrânia. Impressiona muito. Pode ser um sacrifício para garantir a entrada de recursos estrangeiros na economia ao mesmo tempo em que se assegura a manutenção de um aliado importante. Mas não tenho dúvidas que esses caças fariam falta na Kursk agora por exemplo.
Bombardear tropa esparsa não tem muito efeito.
Caças… A Rússia tem ! O que andou faltando é soldados.
No seu território… Devem querer evitar bombardeios aéreos !
Falta alguma , lá os russos só precisam de caças para “enviar as planadoras” Su-34 o faz bem … para incursões usam o Su-25…
Até o presente não há embates aéreos..F-16 ? Ainda não mostrou para que veio.
Alguém sabe explicar o que é essa estrutura preta em cima do piloto?
Faço minha Vossa pergunta, parece algum tipo de proteção sabe Deus para quê… Alguém sabe? Dou uma fatia de bolo de ovos com Chá de Capim Santo (200ml) para quem responder.
Salvo engano, é parte do sistema de cobertura do canopi, que é usado durante treinamento de voo IFR para os pilotos em conversão para o modelo. Abaixo, imagem do sistema instalado, mas não estendido:
O Kazaksthan tem 31 caças MiG-31? E 43 caças Su-30SM? Se Gorbatchev tivesse tido tempo de implementar a sua abertura politica e economica e a URSS nao tivesse colapsado, ela estaria no caminho de ser hoje o que a China é. Nesse caso a Europa e os EUA teriam serissimos problemas, pois a URSS nunca foi uma potencia economica, apesar de ter sido uma Superpotencia Militar. Se a URSS tivesse se tornado uma potencia economica igual a China é hoje, então estariamos a um passo da 3ª Guerra Mundial, pois nesse caso ela teria a força militar e o dinheiro… Read more »
O que faz uma enorme diferença é a população. Esta imagem de os russos terem recursos humanos infindáveis remonta época da URSS. Em 1990, a população da URSS era de 290 milhões enquanto que a dos EUA era de 250 milhões. Hoje, a população russa é de 140 milhões e a dos EUA 330 milhões
E a da UE 450 milhões.
Praticamente a mesma população da América do Sul.
Mas a UE não é um país.
A Índia e a China possuem mais de 1,4 bi cada.
Jacinto, é exatamente isso que voce citou. A URSS não era apenas a Rússia, ela ainda tinha as outras 14 ex-republicas sovieticas e tambem os países do Pacto de Varsóvia para acrescentar poderio militar as suas fileiras, o que não acontece hoje com a Rússia. Se Gorbatchev tivesse tido tempo de implementar a sua abertura politica e economica e tivesse capitalizado a antiga URSS/CCCP nos mesmos moldes da China hoje, então eu vejo que sim, ela teria planos reais de invasao de toda a Europa com uma maquina militar capitalizada. Agora, a Rússia? Duvido muito que ela tenha planos de… Read more »
Jacinto. A qualidade do material humano também conta muito. A geração que os EEUU estão “produzindo” tem arrepiado os estrategas do pentágono a alguns anos…
Não teria como ter dado certo. Se Gorbatchev quisesse mesmo salvar a URSS deveria ter feito igual a China e não aberto politicamente o pais e priorizado apenas na abertura econômica. O que mantinha a URSS unida era a mão de ferro imposta pelo Kremlin, qualquer demonstração de fraqueza de Moscou o império iria desmoronar como um castelo cartas. Se abertura econômica igual aconteceu com o regime Chinês, nunca os soviéticos iriam se manter como uma superpotencia.
Concordo com vc! Abertura economica e nao politica, igual a China fez. Nesse caso a URSS em pouco tempo, alem de ser uma Superpotencia Militar, tambem se tornaria uma potencia economica. Ate hoje, somente os EUA alcançou o status de Superpotencia Economica e Militar e dificilmente será alcançado. Por enquanto a China esta se tornando uma Superpotencia Economica mas ainda é apenas uma potencia militar, futuramente isso vai mudar, pq os chineses estao trabalhando isso a longo prazo. No mundo atual, somente a Russia mantem a capacidade de destruir totalmente os EUA mas isso só num confronto nuclear. Os EUA… Read more »
Se a URSS tivesse tido um Deng Xiaoping ao invés de um Gorbatechev a historia poderia ter sido diferente. E claro que os chineses se beneficiaram bastante nos anos 70 da sua rivalidade com a URSS auxiliando na sua abertura economica com o Ocidente. Não sei se o Ocidente iria permitir que a URSS se integrasse na economia mundial igual fizeram com os chineses, ainda mais com a mesma mantendo seus estados vassalos na Europa Oriental, a propria Russia que tem uma fração do que foi a União Sovietica enfrentou (e enfrenta) resistencia por parte do Ocidente, imagina então com… Read more »
Perfeito seu comentario. So faço um adendo em relacao ao confronto nuclear. Poderia acontecer o seguinte, num ataque a Russia destruiria duas grandes cidades americanas, em contrapartida, para que isso nao escalasse para um confronto nuclear total, então os EUA destruiria duas grandes cidades russas e depois seriam abertas negociações. Mas isso dependeria muito do tipo de governo de cada país no momento. O provavel é que acontecesse o que voce falou, não daria nem tempo de nada, ou seja, destruição mútua assegurada. OBS.: tem um maluco aqui no site que sai negativando todo mundo. O cara negativa ate postagens… Read more »
Suporte duplo para garrafa de vodka…
A Air Astana, empresa aérea cazaque, tem vindo ao Brasil recrutar pilotos. Mês que vem ocorrerá novo processo seletivo em Guarulhos. Participei ano passado. Amigos voaram lá.
Pena que a empresa esteja se desfazendo dos Emb.190E2.
O país é muito bonito, com uma arquitetura diferenciada e muito rica artisticamente falando. Claro, lá é uma republica que ainda tem em si os antigos moldes soviéticos, mas o país é história pura, com lugares turisticos fantasticos. E lá ainda tem a base de lançamento de foguetes em Baikonur.
Conheço muito bem o Casaquistão…..tém de tudo, desertos, montanhas, estepes, florestas…
País muito grande e escassamente povoado.
Ola Franz… vc tocou num ponto central quando diz: “País muito grande e escassamente povoado”, e isso vai fazer grande diferenca para investimentos no futuro da Asia Central ja que India e China tem populacoes gigantescas que logo vao transbordar pelas fronteiras. E dinheiro, tanto a China quanto a India vao ter para investir, ate mesmo exportando mão de obra. Muitos kazaques mudam para a propria Russia afim de conseguir melhores condicoes de trabalho. Muitos sao motoristas de táxi em Moscow, atendentes e recepcionistas de hotel e restaurantes e por ae vai. E em alguns lugares dentro da propria Russia,… Read more »
Prezado MGNVS Quando a URSS se dissolveu, muitos russos étnicos que moravam há décadas em diferentes países da URSS, voltaram para a Rússia. E isso causou um grande problema em várias dessas repúblicas, pois a maioria dos médicos, dentistas, pilotos, engenheiros, professores e etc eram de origem russa. Nos últimos anos grandes reservas de gás e petróleo foram descobertas no Casaquistão, Azerbaijão e Turcomenistão….esses países de uns 10 anos para cá estão “bombando”, como se diz hoje em dia. Agora estamos vendo um novo fluxo….engenheiros, químicos entre outros profissionais estão indo trabalhar nesses 3 países….não somente russos, mas pessoas de… Read more »
Franz, perfeito seu comentario, exatamente isso.
Obrigado por compartilhar parte do seu conhecimento!
O prazer é de todo o staff da Trilogia 🙂
Interessante teu relato, pilotos brasileiros em seletivas de empresas aéreas de países “exóticos” a nós brasileiros.
Curiosidade: como é a aceitação do mercado de aviação com pessoas que se formam pilotos depois dos 30 anos? É difícil conseguir trabalho? O setor está saturado? Como é?
No exterior não. A maioria dos países põe limite de idade. Entre 54 e 56 anos. Língua inglesa é obrigatório.
É um belíssimo país, coronel. Arquitetura invejável, urbanismo, civilidade e segurança padrão Suíça.
Mas deve ser pauleira adaptar-se à língua e costumes.
Mas com as qualidades acima e dinheiro no bolso é mole para qualquer brasuca.
O inveja que corrói…quem dera
9 mil euros de salário. Mas temperatura-20°C é dureza. E a religião é muçulmana.
Depende muito de qual região do país….nem todos os lugares chega a fazer tanto frio.
Por outro lado, em algumas regiões faz facilmente mais de 40°c no verão.
A religião muçulmana é mais “light”, estilo Emirados Árabes do que países muito conservadores como Arábia Saudita.
Almaty, a principal cidade do país é bem desenvolvida, com bons restaurantes, lojas, vida noturna e etc.
Além de ser limpa e segura.
Eu ficaria baseado às margens do Cáspio.
Então seria provavelmente em Atyrau.
Mas com o phase-out dos Embraer, creio que a empresa agora só tem crew-bases em Astana e Almaty.
Força Aérea impressionante pelos modelos e quantidade de aeronaves que possuem. Belas fotos desse caça.
Será que o Irã recebeu os Su-35?