Ucrânia procura pilotos veteranos de F-16
Em 13 de agosto, após a visita dos senadores norte-americanos Richard Blumenthal e Lindsey Graham a Kiev, surgiu a ideia de recrutar pilotos aposentados de F-16 da OTAN para ajudar a Ucrânia a utilizar esses jatos imediatamente, enquanto os pilotos ucranianos ainda estão em treinamento. A visita dos senadores ocorreu em meio à incursão surpresa da Ucrânia na região de Kursk, na Rússia, onde capturou dezenas de vilarejos que poderiam ser trocados por territórios ucranianos ocupados.
A proposta de usar pilotos aposentados já havia sido sugerida por alguns veteranos de guerra americanos, como o coronel aposentado Dan Hampton, que em entrevista à Voice of America ofereceu-se para defender os céus da Ucrânia, citando sua experiência com F-16s e sua disposição para defender a democracia.
Jeffrey Fisher, coronel aposentado da Força Aérea dos EUA com 30 anos de experiência militar, afirmou que “centenas, senão milhares” de pilotos de F-16 bem treinados poderiam se voluntariar para servir na Ucrânia. Ele conhece pessoalmente alguns americanos que estão ativamente fazendo lobby junto ao governo dos EUA para permitir a participação de pilotos estrangeiros na Ucrânia.
Países ao redor do mundo operam F-16 há décadas, incluindo Bélgica, Países Baixos, Dinamarca, Turquia, Israel, Egito, Coreia do Sul, Polônia e Romênia. Por isso, Fisher acredita que uma possível legião de pilotos estrangeiros na Ucrânia poderia ser um esforço internacional, e não apenas americano.
No entanto, a decisão final ainda cabe ao governo dos EUA e aos aliados da OTAN. Embora a administração Biden inicialmente não tenha demonstrado receptividade à ideia, agora eles estão pelo menos dispostos a discutir a possibilidade, especialmente após as declarações dos senadores americanos.
Fisher acredita que essa mudança de postura pode ter sido influenciada pela recente incursão ucraniana em Kursk, que desafiou as percepções sobre a força militar da Rússia e a defesa de sua fronteira.
FONTE: Euromaidan
Voar um F-16 recém-treinado é uma coisa, colocar um cara que conhece o caça como a palma da mão é outra totalmente diferente… Aquele piloto turco que abateu um Flanker russo não deve ser um novato.
Foi um Su 24, não um Flanker.
ah sim, valeu pela correção.
Velhos pilotando caças? Gente, pilotos habituais de caças são jovens, até capitão.
Pouquíssimos são majores, para comandarem esquadrilhas ou tenentes-coronéis para comandarem esquadrões .
Na USAF não.
Não adianta Rinaldo… a torcida fica cega pela vermelhidão da paixão… segue o jogo… alguns milhares de pilotos americanos estão disponíveis… seria muito engraçado. O que vemos hoje na região de Kursk é uma versão remixada da Ofensiva do Tet na longínqua guerra do Vietnan… um verdadeiro tapa na cara do Putin… as Mães russas devem estar felizonas de verem os seus filhos serem vaporizados nas belas pradarias ucranianas dentro de veículos de transporte e em tanques com suas torres ejetáveis.
Isso já está acontecendo todos os dias com muitos mais ucranianos do que russos. A ofensiva em Kursk também está fadada ao fracasso.
Nery, uma duvida que tenho. Existe uma idade de limite para pilotar um caça. Por exemplo, no futebol o sujeito joga até uns 40 anos quando é muito bom, normalmente com uns 38 já esta “velho” pra coisa. Na aviação de caça existe algo parecido?
Não. Existe é falta de horas para todos voarem. Na USAF, o Lt Gen Charles Horner (3 estrelas) voava combate dissimilar, no F-16, com seu Chefe de Estado Maior (Cel) como ala.
Obrigado
Existe uma coisa chamada reflexo, visão apurada, movimentação rapida de tomada de decisão, etc , que perdemos com o tempo, só pilotos tenentes, capitães, no máximo Major, Tenente Coronel no máximo Comandante do Esquadrão, depois disso, vão para outros cargos na Força. Abraço 👍
Eu falei sobre isso quando ainda estavam treinando, claramente os Russos teriam uma vantagem operacional nesse sentido.
Pilotos experientes “gourmet”, veremos como se sairão no mundo real.
Esses “pilotos veteranos” irão encontrar ameaças exponencialmente maiores, que voar sobre “camelos” , errou , caixão.
Acredito que os maioria dos F-16 serão destruídos em solo.
Se fosse desse jeito a Ucrânia nao teria mais força aérea, essa sua expectativa tem mais cara de torcida do que qualquer outra coisa!
“Jeffrey Fisher, coronel aposentado da Força Aérea dos EUA com 30 anos de experiência militar, afirmou que “centenas, senão milhares” de pilotos de F-16 bem treinados poderiam se voluntariar para servir na Ucrânia…” Ele, com seus “30 anos de experiência”, seria um desses “milhares de voluntários”? Não ficou claro isso… Nem me parece possível esse numeral superlativo de voluntários que, a mim, não passariam de dezenas, a depender da percepção coletiva dos rumos da guerra. A possibilidade de vitória atrai voluntários, mas, ao contrário, para quê perder a vida por uma causa perdida? A mim, essa guerra por procuração entre… Read more »
Concordo.
Acho que milhares é correto, F-16 ta voando há 40 anos, EUA sempre teve centenas deles em atividade, imagino que sempre existam mais de um piloto treinado pra cada avião em serviço. Se colocar a Otan esse numero fica ainda maior. Daí a algum deles querer sentar num avião já antigo e enfrentar as baterias AA russas, é outra conversa.
Ao contrário dos milhares de ex-PM’s, ex-bombeiros, ex-militares e a galera do paint-ball que foram pra lá acreditando na conversa mole de “a vitória é logo alí” e “filme de Hollywood”, duvido muito que pilotos, tudo “macaco-velho” com mais de 2.000 horas de voo, vão cair nessa conversa fiada…
E, se forem, vão cobrar, e vão cobrar muito. Nada de “dar calote” neles, igual deram nos milhares de mercenários que morreram ou ficaram feridos.
A hora que o primeiro for pelos ares , os demais vão pensar 2 X. Porque esses ex pilotos devem ter uma.pela aposentadoria e família formada . Diferente dos mercenários aventureiros .
“a vitória é logo ali…” isso foram os Russos que disseram, aliás até diziam que iam passear até Kiev, em poucos dias, que pouca resistência iam ter e tal, os Ucranianos sempre disseram que sem ajuda perdiam, que o adversário era fortíssimo, até pediram ajuda á NATO, para pelo menos interditarem o espaço aéreo Ucraniano.
Isso de dizer a vitória é já ali, atribuindo essa tirada aos Ucranianos, é só a velha táctica dos Russos e dos seus proxys, mentindo como sempre.
Principalmente quando se sabe de ante mão que o adversário pode matar eles facilmente e não adiantará muito experiencia quando vc luta contra um Su-35 ou MiG-31 bem armado.
Sem dúvida. O que causa estranheza é brasileiro na torcida de um lado ou de outro.
Do lado Ucraniano, não deve causar estranheza, visto apoiar um país invadido, um país onde o agressor, além da invasão, ataca os civis, como estratégia de terror.
Se tocasse á nossa porta, o mesmo, aí todos gostavam de ter apoio.
Serio? Justamente tu falando isso?!?!?!
Melhor uma liberdade hipócrita, do que um despotismo mafioso, na Rússia.
“Dan Hampton, que em entrevista à Voice of America ofereceu-se para defender os céus da Ucrânia, citando sua experiência com F-16s e sua disposição para defender a democracia.”
Falar é tão fácil, se esse tal Dan queria mesmo ajudar a Ucrânia, por que ele já não está na Ucrânia!? 🤷🏻♂️ Rsrsrs.
Agora, que deve ter muito piloto de F-16 dando sopa por aí, eu não tenho a menor dúvida, resta saber se tem algum voluntário ou mercenário com disposição.
Curioso.. comentei há algumas semanas, naquela matéria sobre as vagas de treinamento, que o próximo gargalo seriam os pilotos.
Quanto custaria um bom piloto de F-16? U$ 1milhõe ao mês?
1 milháo de Bidens por mês + todo tipo de adicional, mais um cheque de milhões de Bidens pra família caso o pior aconteça.
Piloto não é barato, e nada de dar calote, igual fizeram com todos os milhares de mercenários que morreram, ein?
15k por mês( livre de impostos) fecha essa conta para um voluntário Americano , e caso essa possibilidade ocarra serão milhares …
e o plano funeral?
Isso você paga a parte, com 15k por mês dá e sobra…
1- bem, considerando-se que o F-16 é um dos caças mais populares do mundo, ter pilotos com experiência pra isso não “deve ser problema”, eu acho…
2- o problema é a barreira linguística;
3- nunca acreditei que a maior parte desses F-16 seriam pilotados por ucranianos mesmo. Se tiver 10 pilotos ucranianos realmente prontos pra essas aeronaves, é muito.
4- se esse Senador deu essa idéia, é porque ela já está sendo implementada a tempos.
Neste caso: defender a democracia = contrato de milhões de dólares.
Qual a lógica de ir lutar de graça ou pela “democracia”, uma guerra dos ucranianos e deixar sua família desamparada?
Fez-me lembrar dos tigres voadores na China pilotando seus P40 com tubarão pintado no nariz. A analogia é boa, já que o o F16 é hoje provavelmente equiparável ao que o P40 representava para a aviação em caça em 1941/42. Foi uma experiência muito importante para os EUA e para testar sua doutrina contra aquele inimigo inevitável.
Bela aposentadoria, voar do lado da guerra que está perdida.
Voar e morrer .
Belo futuro.
pergunte isso para as Mães da Rússia…
A guerra tem dois lados a mães ucranianas também estão chorando. Não seja imparcial.
Obviamwnte existem maes, pais e familias inteiras chorando seus parenres mortos, decambos os lados, mas tu, torcedor russo, cobrar imparcialidade, não dá…
Obviamente* mães* famílias* parentes* de ambos*
Você quer que ele não seja imparcial? Então tu queres que ele torça para um dos lados?
Top 9 das “pérolas” do ______________: 1. A Ucrânia está perdendo a guerra. 2. Os ataques ucranianos não têm efeito. 3. As baixas ucranianas são insustentáveis; o país vai capitular nos próximos meses. 4. Milhares de soldados ucranianos estão desertando para o lado russo. 5. A Ucrânia é cheia de neonazistas. 6. Tanques e equipamentos ocidentais não farão diferença. 7. Zelensky é um ator e não sabe conduzir um país. 8. A invasão da Ucrânia ao território russo está sendo um fracasso. 9. Rússia já eliminou mais de 50 generais da OTAN e dos EUA. AVISO DOS EDITORES: NÃO USE… Read more »
Bem a Ucrânia perdeu uma boa parte de seu país e não consegue retomar, esta com muitas dificuldades para repor perdas se isso quer dizer que ela tá ganhando eu não sei o que pode ser considerado uma vitória.
A torneira de dólares fecha depois da eleição, seja quem seja eleito nos EUA.
Cheira a historia para boi dormir. Começou o esquenta para oficializar pilotos da OTAN no conflito.
Logo a Ucrania passará de ainda ator principal a coadjuvante.
Bom se eu fosse um piloto da reserva duvido que eu iria aceitar um convite para voar uma guerra que não é minha.
Acredito que veremos pilotos da Otan nos comandos desses F-16.
Vejo em muitos comentários aqui o pessimismo em suas palavras com relação a pilotos aposentados defenderem a Ucrânia. Independentemente se vão ou não, esse é o espírito guerra da guerra que surge na mente de cada um voluntário. E quer saber? Se for permitido, acredito que vão surgir muitos. Salários altíssimos com certeza vão atrair dezenas deles. O Putin não vai poder fazer nada, a não ser enviar outros dispostos ou forçados a lutar numa guerra que ele criou. Aposto que pilotos americanos vão adorar uma nova aventura derrubando alguns caças russos mostrando assim que mesmo velhos o espírito continua… Read more »
Já assisti este filme na sessão da tarde com Luis Gosset Jr. lá ele ganhava pois era um filme ruim de Hollywood. Mas na vida real não é bem assim.
Num universo de milhares de ex-pilotos de F-16 é bastante provável que tenha pelo menos uns 30 que não tenham família, que não tenham nada a perder, que estejam com vontade de se sentirem úteis e queiram voltar a voar um caça supersônico. E deve ter outro tanto que se pagarem bem vão para lá rapidinho. 50/60 pilotos bem treinados, com milhares de horas de voos e dezenas ou até centenas de horas de missões reais, é uma Força Aérea considerável. Outra coisa. Não se trata de missão suicida. Os vários pilotos ucranianos de Mig 29 que ainda não foram… Read more »
O problema é que se por algum acaso, um F16 pilotado por um Americano ou Europeu, atacar uma instalação dentro de território Russo, como vc acha que a propaganda interna russa ira expor a noticia:
ou:
Qual dessas duas tem mais chance de dar m**** e levar a Europa inteira para a lama? Pois é…. e nesse caso, não importaria nem mesmo jogar trunfo pra saber quem teria chance….. pois no final…. mesmo que um lado ganhe, o mundo inteiro perdeu.
Os Russos já usaram essa cartada até mesmo antes da guerra.
Mesmo que seja dirigida apenas à sua população. Com os generais da OTAN, alemães a tripularem carros de combate, etc… A narrativa da grandiosa Rússia contra os fascistas europeus que a querem destruir…
Gritaram lobo tantas vezes que agora ninguém liga…
O máximo que a Rússia vai dizer é: somos muito bons e matamos os pilotos americanos. Aliás, não sei qual é a grande diferença que há entre fornecer um Himars ou F-16 e alguns cidadãos, voluntários ou mercenários, lutarem ao lado da Ucrânia. Ademais, a Europa está enviando um monte de armamento e treinando os ucranianos e a Rússia continua vendendo gás para ela. Ou seja, ela simplesmente não tem condições de começar uma guerra nuclear ou de atacar um país da Otan porque um americano usou um F-16 para atacar alvos no seu território. Lembre-se que a Turquia derrubou… Read more »
Ucrânia procuram pilotos experientes para morrer na guerra
Existe um perigo exponencial nessa situação. Pilotos, mesmo que aposentados de nações membros da OTAN, caso ataquem território russo em alguma operação (e não digam que isso jamais aconteceria, pois é mentira), podem ser justamente o bode expiatório para o trampolim da guerra que falta, e com isso, arrastar toda a Europa para um novo conflito continental. A Rússia pode ter passado e estar passando vexame em vários momentos, mas ainda é uma nação a ser temida, pois um animal quando fica acuado, é o momento mais perigoso dele. Ele ira revidar com tudo que tem, e ai, se colocar… Read more »
Fique tranquilo não acredito que vai ter uma guerra nuclear por causa de mercenários saindo do asilo, acredito eu que a Rússia não vai fazer a vergonhosa desonra de lançar uma bomba atômica por causa de velhos decrépitos isso só americano faz matar civis com bomba atômica e já fez duas vezes.
Não tenho tanta confiança assim não. Qualquer animal, quando acuado e sem nenhuma outra forma de ter como escapar, passa de uma animal assustado, para um atacante desesperado que se utiliza de quaisquer meios para sobreviver. Com o ser humano não é diferente, e para defender o seu status quo e sobrevivência, a grande maioria será capaz de fazer quaisquer atos (mesmo os mais odiosos). É um dos impulsos básicos de qualquer animal, “SOBREVIVER”. Por isso, não duvido de nada…..a raça humana já realizou milhares de atos cruéis e odiosos em nome de crenças, de poder, de política, tudo isso… Read more »
A Ucrânia está certíssima .
Os F16 pilotados por americanos , istaelenses ,…. seriam uma dor de cabeça fenomenal para a força aérea russa , arrisco dizer que conseguiriam supremacia aérea no campo de batalha pela quantidade do piloto , do radar e dos mísseis confiáveis ….
Sim, mas quem vai? só se for por muito dinheiro, este idealismo não existe no capitalismo, esqueça esta história de defender a democracia que não é verdade. Ninguém é louco de ir lutar por um governo fantoche dos americanos bonzinhos os que foram estão todos arrependidos ou mortos. É a verdade dos fatos.
Acho tão bonito quando um norte americano fala sobre “sua disposição para defender a democracia”. Semana passada a USAF fez uma visita de boas vindas com seus F-22 em Brunei, uma monarquia absolutista, e sultanato islâmico. Boa parte das forças norte-americanas no Oriente Médio estão baseadas na Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes, lugares também nada democráticos. Ditadura boa são as aliadas. Focando no assunto do post. Em conflitos africanos ao longo do tempo, sempre houve em pequena escala pilotos mercenários, o que é absolutamente possível neste conflito também. Assim como não seria surpresa alguma daqui a pouco começaram a aparecer… Read more »
A Ucrânia precisa de pessoal suficiente (pilotos, mecânicos, apoio etc.) para formar os esquadrões de F-16. Ou seja, estamos falando de algumas centenas de veteranos para operar cerca de 80 aeronaves. Independentemente do salário, não faltam ex-pilotos aventureiros, devedores, niilistas ou idealistas dispostos a lutar nessa guerra.
Esqueceu dos imbecis. Não vejo outro adjetivo prum velho querer combater nessa guerra insana.
Uma curiosidade como seria voar o F 16 num ambiente com bons sistemas anti aereo como os que os russos tem e com bons caças como o Su 35 e o Mig 31 sera que vao ter toda superioridade que falam. Que qualquer avião americano e superior ao russo.
É uma tragédia o que esta acontecendo na Ucrânia, 2 ano e meio de guerra e as perspectiva para os ucras não assegura que seu territórios possam ser defendido como era 2014.
A torneira de dólares fecha depois da eleição, seja quem seja eleito nos EUA.
nem democratas nem republcanos vão poder/querer bancar o custo deste moedor de carne que está ali.
Estou com 51 anos e ainda piloto F-16
Kkkk macaco velho com 2 mil hora isto não existe tem que ter mais de 10 horas pra veterano amigo
Recebe 32 mil acha mesmo que vou ser voluntário kkkkkk