O objetivo foi consolidar os detalhes finais e a logística para a realização do CRUZEX em novembro deste ano

A Base Aérea de Natal (BANT), sediou, entre os dias 9 e 15/08, a 7ª Pre-Planning Conference (PPC) e a Final Planning Conference (FPC) do Cruzeiro do Sul Exercise 2024 (CRUZEX 2024), um dos mais relevantes exercícios aéreos internacionais promovidos pela Força Aérea Brasileira (FAB). O evento, que envolveu a participação de representantes de várias nações, teve como objetivo consolidar os detalhes finais e a logística para a realização do CRUZEX em novembro deste ano.

Na sexta-feira (09/08), as atividades da 7ª PPC foram iniciadas com a revisão da 6ª edição do planejamento, seguida por debates sobre temas específicos conduzidos pelos Grupos Temáticos (Thematic Working Groups). Na segunda-feira (12/08), a FPC avançou com apresentações e discussões envolvendo militares do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Estados Unidos da América, Paraguai, Peru e Portugal, direcionando os preparativos finais para o Exercício.

A programação estendeu até o dia 15/08 e incluiu visitas técnicas à BANT, além de uma série de workshops e reuniões operacionais, logísticas e de segurança. Os encontros garantiram que todos os aspectos do exercício estivessem alinhados com os padrões de interoperabilidade e segurança exigidos pela FAB e pelas forças participantes.

O Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, destacou a importância da PPC e da FPC como etapas cruciais na preparação do Exercício. “Este é um momento fundamental para alinharmos nossas operações e garantirmos que todos os participantes estejam preparados para os desafios que o CRUZEX 2024 trará. A Base Aérea de Natal está pronta para receber e apoiar todas as nações envolvidas”, informou.

O coordenador do CRUZEX, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, ressaltou as discussões realizadas na Conferência Final com as nações participantes. “A última reunião foi fundamental para alinhar estratégias e garantir que todos os detalhes estivessem perfeitamente planejados. O sucesso do Exercício depende de um planejamento meticuloso, e essa etapa final foi essencial para assegurar a integração e a eficácia das operações conjuntas”, afirmou.

CRUZEX

O Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) é um Exercício Operacional multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002, que visa ao treinamento conjunto de cenários de conflito, promovendo trocas de experiências entre as nações-amigas participantes. Nesta edição, o Exercício será realizado na BANT, de 03 a 15/11, e reunirá mais de dez países, incluindo o Brasil, e cerca de 100 aeronaves militares brasileiras e estrangeiras.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Ansioso para ver a futura matéria do PA com a foto de família de 2024 tendo o Eagle na imagem …

Simao pedro

Equipe de reportagem e redação Poder Aéreo já contando os dias.

Rinaldo Nery

Eu e Bevilaqua servimos juntos em Anápolis. BEQ é Jaguar, e foi um dos oito que fizeram o curso do Mirage 2000 em Orange.

Rinaldo Nery

Toda a estrutura da FAC, dados e voz, será montada pelo 1° GCC. Inclusive a do COAT, com recepção da visualização radar do CINDACTA 3 e dos E-99M. Bem como recepção de informações de Guerra Eletrônica. Será confeccionado (se já não estiver pronto) o “manning”, a relação de todos os membros do Estado Maior e do COAT, com nome, ramal e e-mail. A CRUZEX terá uma rede interna, operacionalizada pelo DECEA/1° GCC. Faculdades de jornalismo da região serão convidadas a participar do PIO (Public Informations Office) da FAC, como correspondentes de guerra.

luciano torres

ok, to tentando dar minha participacao. posso pesquisar, talvez seja mais facil, mas o numero de paises desde a cruzez 2018 diminui bastante , nao?