A administração Biden está “aberta” a enviar mísseis de cruzeiro de longo alcance para a Ucrânia, o que aumentaria significativamente o poder de combate dos F-16s de Kyiv. Essa disposição ocorre em um momento em que a ofensiva terrestre ucraniana contra a Rússia está ganhando impulso, embaraçando Vladimir Putin e forçando-o a redirecionar tropas. Embora nenhuma decisão final tenha sido tomada, o governo dos EUA está analisando os detalhes complexos da transferência, incluindo revisões de tecnologias sensíveis e adaptações necessárias para que os jatos ucranianos possam lançar os mísseis.

Os mísseis Joint Air-to-Surface Standoff Missile (JASSM) dariam à força aérea ucraniana uma capacidade que poucos países possuem: lançar mísseis de cruzeiro a mais de 320 km de distância de um caça de quarta geração fabricado nos EUA. No entanto, há um longo caminho pela frente antes que os mísseis cheguem à Ucrânia, incluindo a adaptação dos jatos existentes para lançá-los. O Pentágono já está trabalhando com a Ucrânia nesses aspectos técnicos.

O JASSM, desenvolvido pela Lockheed Martin, foi utilizado pelos EUA de forma limitada em combate e compartilhado apenas com alguns aliados próximos. Atualmente, a Ucrânia já possui mísseis lançados por ar e terra fornecidos pelos EUA, Reino Unido e França, com alcance de quase 320 km, mas enfrenta restrições no uso desses mísseis dentro da Rússia. Tais restrições têm frustrado Kyiv, que deseja mais liberdade para atacar alvos russos.

Os parlamentares ucranianos e conselheiros do presidente Volodymyr Zelenskyy têm pressionado a administração Biden e o Congresso para o envio do JASSM, especialmente após uma visita de uma delegação ucraniana a Washington em julho. A pressão tem crescido à medida que a Ucrânia busca aumentar seu arsenal com mísseis de maior alcance.

Países como Polônia, Austrália e Finlândia já possuem o JASSM, enquanto Japão e Holanda assinaram acordos para compra dos mísseis com entregas previstas para os próximos anos. O fornecimento desses mísseis à Ucrânia daria um impulso significativo em termos de alcance, permitindo que os F-16s evitassem voar perto das linhas russas, onde correm risco de serem abatidos.

Os EUA e seus aliados já se comprometeram a enviar uma variedade de munições ar-ar e ar-terra para os F-16s ucranianos, mas a entrega dos JASSM forneceria à Ucrânia a arma mais poderosa e de maior alcance em seu arsenal aéreo. Enquanto isso, um grupo de legisladores pró-Ucrânia nos EUA tem pressionado a administração para flexibilizar as restrições ao uso dessas armas em território russo.

O Pentágono tem se mostrado receptivo à sugestão do Congresso de fornecer os mísseis, especialmente diante do sucesso da Rússia em bloquear algumas das armas guiadas de precisão fabricadas nos EUA. O chefe do Estado-Maior Conjunto, General C.Q. Brown, não descartou o envio dos mísseis, afirmando que o armamento dos F-16s será parte das discussões com os aliados do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia.

FONTE: politico.com

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
José001

Quanto tempo leva pra entregar e treinar os pilotos para uso dessas armas?

Até lá o Trump já assumiu a presidência e a história vai ser outra.

O velório do Biden chega antes que esses mísseis.

Bosco

Quem diria, a Rússia precisando que um republicano ganhe a eleição nos EUA para tirar ela do atoleiro em que se meteu por pura incompetência.
Me lembra a música daquele cxmunistx que dizia: chame o ladrão, chame o ladrão…

JHF

Realmente se as fontes de espionagem USA passaram as informações corretas, seria a segunda vez q isso acontece. Nada de novo no front de tentar engambelar eleitores para eleger o Trump. Aparentemente já aconteceu da vez passada…..

Henrique

vez imagina não conta…

José001

Pra variar distorceu o que eu disse.

Em momento algum falei que a Rússia precisava da ajuda de republicanos.

Mas o povo já acostumou com seus argumentos.

Perdeu a credibilidade.

Bons tempos quando você tinha comentários técnicos.

Fique em paz.

Bosco

???
Não me referi a vc em nenhuma parte do meu comentário.
Quanto à sua decepção comigo , só lamento. Quem deve demonstrar isenção nesse espaço são os editores.
Eu só comento aqui.
Eu só um anticomunista convicto e sempre deixei isso claro. Nunca fui imparcial.
Acho que vc está me confundindo com outra pessoa.

Last edited 3 meses atrás by Bosco
Bosco

Eu adoro estar certo e geralmente estou. Rssss No caso o meu preconceito contra os “istas” e seus vassalos, de longa data, nunca me deixou ser seduzido pela retórica deles e por suas narrativas e interpretações da história e dos acontecimentos e esse preconceito e parcialida escancarado de minha parte me fez sempre achar a tecnologia bélica deles algo no mínimo horrível e completamente bizarra, fruto de mentes deturpadas. Não é que eu estava absolutamente certo!! E pior que a tecnologia fanfarrônicas deles, aptas a paradas , nem é o.pior dessa turma. A completa falta de doutrina ,treinamento e coragem… Read more »

Rinaldo Nery

A Rússia ainda é comunista?

Bosco

Rinaldo
O que diferencia a Rússia de hj da Rússia da época da URSS?

Last edited 3 meses atrás by Bosco
Bosco

A diferença da Rússia da URSS e a de hoje é a mesma diferença que existe entre uma garota de programa do cabaré e uma garota do onlyfans que eventualmente presta acessoria presencial e se autodenomina empreendedora.

Rinaldo Nery

Creio que há. Hoje há mais corrupção na Rússia. Mas, bem ou mal, há eleições (fraudadas tbm). Mas há livre mercado.

Bosco

Rinaldo, Eu humildemente discordo. Pra mim (e para vários ) a questão econômica no comunismo é meio e não fim. Os comunistas não tiveram problema algum em fingiram adotar um “capitalismo” esdrúxulo já que o socialismo a lá Marx se mostrou inviável e um completo fracasso levando perigo à manutenção desses regimes totalitários e se tem coisa que os seres iluminados não eleitos gostam é de luxo e de poder. O fim é o controle social total através da relativização dos direitos individuais e do apequenamento do cidadão ante o poder absoluto do Estado de modo a que esses mesmos… Read more »

Bosco

Até o Brasil atual virou um comunistão, ainda mais a Rússia do Putin.

LUIZ

Com a vitória do Trump não vai mudar nada o cenário futuro dessa guerra. Presidente dos EUA é um fantoche na mão das grandes corporações dos EUA.

Chris

Até o Japão acordou… Alterou leis… E começou a investir em armamento !

Depois da era Trump… E suas ameaças de deixar de proteger o pais !

Rodolfo

A retorica do Trump não vai mudar os rumos da ajuda militar a Ucrania, alias foi um dos motivos de um dos dois processos de impeachment contra ele que passaram no congresso americano (nao passaram no senado)… ele chantageou o Zelensky a repassar informaçoes sobre as atividades do filho do Biden na ucrania ou congelaria a ajuda. E nos anos Trump a ajuda passou de 240 milhões para 400 milhoes de dolares por ano… agora ja passou de 100 Bi na forma de emprestimos que a Ucrania vai levar mais de 100 anos pra pagar de volta, saindo da esfera… Read more »

Henrique

“Até lá o Trump já assumiu a presidência e a história vai ser outra.”

a historia vai ser a mes que ta acontecendo agora… se vc acha que EUA é Banania que muda de política como alguém troca de roupa veja de volta a historia do país

vc perdeu a votação na câmara para a provação dos pacotes e ultimas eleições para o Congresso?

Victor

Ja tive certeza disso, mas hoje tenho muita dúvida se o Biden vai ganhar viu. Há vários indícios que não

A6MZero

Victor o Biden nem é mais candidato.

Agora entre Trump e Harris só quando os resultados saírem até lá…

Fernando "Nunão" De Martini

Biden não vai ganhar. Não é mais candidato desde 21 de julho.

Bosco

Sem querer ser chato mas já sendo, a primeira foto é de uma bomba JSOW e não do míssil JASSM.

Léo Neves

Mestre Bosco
Hoje o ministério da defesa russo publicou um vídeo da “destruição” de um sistema patriot , claramente é um sistema patriot e claramente foi atingido por munições clister do Skander mas não dá pra ver a extensão dos danos.
No vídeo o patriot faz dois disparos antes de ser atingido.
Qual sua explicação para o Skander conseguir atingir o patriot , sendo que muito provavelmente não foi ataque de saturação, pois os russos não devem ter tantos Skanders e também o patriot aparentemente só lançou dois misses.
Segue o vídeo
https://youtu.be/JHSNaBSYpUg?si=dSD25Q7X5n0TPWW2

Léo Neves

Teve também hoje um Iris-t mas este pode ser uma isca .
https://youtu.be/ryzPecWBkRA?si=c8i2HDPpSoNXUPoN

Bosco

Léo,
Os únicos mísseis infalíveis são dos russos.
Os de origem americana têm um índice de falhas devido às mais diversas variáveis tendo em vista que a ciência de interceptação não é uma ciência exata e a coisa se complica mais ainda no caso de interceptação de ameaças super e hipersônicas.
*No caso do Iskander M ainda tem uma variável a mais que é sua capacidade de lançar iscas quando na fase terminal, simulando um ataque de saturação.

Léo Neves

Obrigado Bosco
E teve outro patriot atingido hoje também mas este não dá pra garantir que ela real.
Segue o vídeo
https://youtu.be/LNy8EUZSfDQ?si=7ZTGLsV84cz_rZGz

Tiago

Essa incursão a kursk , está sendoa destruição de tudo que a Ucrânia tem de melhor .
Patriot
Himars
Chalenger
Abrams
Stryder
Exército capacitado , os .elhores homens .
Daqui uns dias vão se perguntar pra que ? Pois esta sendo tudo destruído.
Será que a selfie é os likes no Instagram vão valer a pena ?

Léo Neves

Mas eu te perguntei também por que a algum tempo no aeroporto de Kiev o Kinzhal só conseguiu atingir o patriot em um ataque de saturação que deu pra ver muitos mísseis sendo lançado do patriot antes de ser atingido e nesses aparentes dois casos de hoje bastou um ou dois mísseis no máximo aparentemente.

Jacinto

Depende do míssil com o qual o lançador estava municiado. O Patriot pode ser municiado com os mísseis da família PAC-2, ou da família PAC-3. Se for o PAC-2, cada lançador tem 4 misseis. Se for o PAC-3, como ele tem diâmetro menor, cada lançador tem 16 misseis. Saturar uma bateria de Patriot, portanto, depende do míssil com o qual o lançados está municiado.

Bosco

Léo,
O que vimos foi o lançador alvo disparando . Não quer dizer que não havia outros lançadores disparando contra um ataque de saturação.
*Não dá para identificar ser um lançador Patriot.

Léo Neves

Mas tem outro sistema que possa ser ? E pra corroborar que era um patriot o segundo patriot atingido era na mesma região , então provavelmente um era isca e outra era real , não faz sentido dois sistemas reais no mesmo local.
Não dá pra ver que era patriot mas S-300 não era pela aparência e pelo modo de lançamento dos mísseis.

Bosco

Mísseis stealth nível VLO têm uma vantagem sobre os mísseis cruise convencionais (nível LO) que é o fato de poderem voar alto e não terem que grudar no solo e contornar o terreno.
Há um ganho substancial no alcance.
Seria interessante vermos o desempenho do JASSM no teatro russo/ ucraniano.

PACRF

Caramba, a Polônia e a Finlândia já possuem esse míssel. Os países muito próximos geograficamente da Rússia se armam cada vez mais.

Henrique

tem que agradecer ao melhor vendedor a OTAN

comment image

Plinio Jr

Normal para um país que vive ameaçando e invadindo seus vizinhos e estes mesmos busquem se armar ….

Maurício.

JASSM, o “Storn Shadow” dos EUA, só que mais leve, e se eu não me engano, com um alcance menor.

Last edited 3 meses atrás by Maurício.
Jacinto

O alcance do Storm Shadow é significativamente maior. Mas é tudo proporcional. O Storm Shadow tem mais alcance, mas é mais pesado e custa mais caro.

Bosco

Jacinto,
O JASSM é dito ter alcance de 360 a 550 km, dependendo da fonte.
Esse alcance é devido a ele ser stealth (nível VLO: muito baixa observabilidade) e por isso poder voar mais alto que os concorrentes europeus que são nível LO (baixa observabilidade) .
Apesar de bem mais leve que o Storm Shadow tem ogiva semelhante e alcance pele menos igual.
Sem falar da versão de longo alcance (ER) que tem alcance na casa de 1000 km praticamente sem alteração da massa total.

Jacinto

Por uma questão de metodologia, eu sempre comparo os alcances “oficiais”. É verdade que os EUA são mais “econômicos” na descrição das capacidades dos seus equipamentos, mas a gente não sabe qual verdadeiro alcance dele. E o mesmo provavelmente ocorre com o Storm Shadow – é provável que ele também tenha um alcance maior do que o da descrição oficial.

Plinio Jr

o russo néh ?

Maurício.

Sinceramente, se o Trump ganhar, acho que essa guerra vai continuar na mesma.

José001

Foi o que eu disse, mas um indivíduo ai distorceu tudo.

lucena

Não ficarei surpreso …. se algum dia veremos a noticia de skanders ou termobáricas estiverem pipocando em bases americanas, e inglesas no oriente médio … em especial no Iraque e na Síria … sendo estas usadas por grupos proxi russas

Leandro Costa

Eu duvido. Baita aparato para esses proxis Russos utilizarem Iskanders e bombas termobáricas.

Carlos Campos

Seria uma arma muito capaz contra a Rússia, tanto que os EUA nao vendem pra qualquer um, nem os aliados da OTAN podem simplesmente comprar

Fabio

Enviaram as águias sem as garras

Marcelo M

Se fosse para mandar, mandava. Sem alarde prévio faria mais estrago no campo de batalha. O aviso só se presta de ameaça à Rússia.

C G

O JASSM seria bom mas o que me deixa curioso mesmo é se esta indo algum HARM!

Maurício.

Mas os EUA já não forneceram o harm para a Ucrânia?

https://mil.in.ua/en/news/ukraine-received-agm-88b-harm-block-iii-missiles/

C G

Eu nem lembrava, acho que deve ter sido uma quantidade parca ou a integração com os migs foi limitante!

Groosp

Sim foram integrados nos Flankers e Fulcruns usando um tablet e o aplicativo ForeFlight como interface com a tripulação.

Marcos

“mas a entrega dos JASSM forneceria à Ucrânia a arma mais poderosa e de maior alcance em seu arsenal aéreo”

Seria a mais poderosa no Arsenal aéreo da Ucrânia? Ou dos EUA?

Leandro Costa

A pergunta é séria?

Diego Lima

A Rússia vai perder essa guerra pelo desgaste em decorrência do tempo como aconteceu com os EUA no Vietnã e Afeganistão.

Nolasco

Vai ser como as outras armas de precisão, vai fazer um estrago por 1-2 semanas, depois os russos vão jammear, e depois de mais um tempo vão conseguir abater.

Marcelo

só que essa primeira foto é de uma munição planadora JSOW e não de um JASSM, snme.