ATR 72MP

As Filipinas confirmaram a aquisição de duas aeronaves Leonardo ATR-72-600 para desempenhar a função de Aeronave de Patrulha de Longo Alcance (LRPA). Para isso, o país assinou um contrato com a empresa israelense Elbit Systems, com valor estimado em USD 114 milhões. O principal concorrente da Elbit nessa licitação foi a Airbus, com sua plataforma P295MPA/MSA.

A Elbit irá equipar as aeronaves com, entre outros, um Sistema de Gerenciamento de Missões, sistemas Eletro-Ópticos, Radar, SIGINT e sistemas de Comunicação. Não foi especificado se o equipamento de guerra anti-submarina faz parte do acordo, deixando incerto se a Hukbong Himpapawid ng Pilipinas (PHAF, Força Aérea das Filipinas) poderá adicionar capacidades ASW à sua missão.

Essa aquisição é mais um passo no extenso projeto das Filipinas para modernizar e expandir suas forças armadas, em meio ao aumento das tensões no Mar da China Meridional.

Segundo o embaixador de Israel em Manila, a primeira aeronave será entregue já em 2025. Os dois ATRs serão adicionados à 300ª Ala de Inteligência e Segurança Aérea, estacionada na Base Aérea Antonio Bautista, em Palawan.

FONTE: Scramble Magazine

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karlBonfim

Não sou especialista em patrulha aeronaval, mas eu acho a ATR 72MP fraco para lidar com as ameaças e dimensões do Mar do Sul da China e todo o aparato militar chinês na região, um P-3 ou P-8 com sensores mais potentes equipados com mísseis harpoon, seria mais adequado, até porque são só dois, esse avião se presta mais para o policiamento marítimo (contrabando, pirataria, monitoramento de desastres ambientais, pesca e imigração ilegais).

Jadson S. Cabral

É que 140 milhões não deve pagar nem metade de um P8, né? Aliás, 140 milhões não deve pagar nem um 737 novo

Roberto

Cuidado com o gelo

Camargoer.

Olá Roberto. Acho muito triste para fazer piada.. errou a mão

JuggerBR

Sabe aquele conselho da vó, quem não tem nada de útil pra falar que fique de boca fechada… então…

Jaguar

Saudações. Ficou pesado :/

Santamariense

Não tem o que falar, fica quieto. Como tem gente sem noção nesse mundo, pqp…

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Fazer piada com a vida alheia, inclusive de aeronautas, é asqueroso, você devia ser banido deste canal!

Renato

“Patrulha de Longo Alcance (LRPA)” com um ATR-72???
Seriam esses modificados para uma maior autonomia?

Last edited 1 mês atrás by Renato
Rinaldo Nery

O ATR possui 8 horas de autonomia. São 5 mil kg de querosene. 290kt velocidade de cruzeiro.

Renato

Me referia ao alcance, aí entra a equação tempo de voo x baixa velocidade(?).
Em uma região enorme como o mar do sul da China..
Mas provavelmente o mar territorial das Filipinas a ser patrulhado não seja tão extenso assim.

Aéreo

Vai ser um destes dois o provável patrulheiro da FAB em substituição ao P3 no futuro. Quem viver verá.

Pedro

Devia ser da Marinha

Aéreo

Deveria…..mas…..

Filipe Prestes

Que seja o P295 cuja a plataforma a FAB já conhece e cria comunalidade de peças de reposição.

RDX
cipinha

Talvez seja o substituto do Bandeirulha, algo que o ATR-42 também pode fazer

Maurício Veiga

Alô alô Embraer, vamos de 190 pra cima deles?!?! Tá demorando muito para fazer a leitura do mercado, aproveita o embalo do 390, não precisa fazer um avião novo, é só modificar e adaptar…

Jadson S. Cabral

Penso que criar várias versões do C-390 é o melhor cenário. Imagino que países que já compraram o C-390, se fossem escolher uma aeronave de patrulha ou AEW&C, escolheriam a mesma plataforma do C-390, se essa existisse. Seria um ganha-ganha para todos. Os operadores padronizando a frota, economizando custos e a Embraer vendendo mais aeronaves. Seriam mais aeronaves sendo produzidas, e a consolidação definitiva do Kctão. E tem mais, seria um feature e tanto a mais que os concorrentes diretos e indiretos, pois até onde sei, não existem versões de patrulha e AWACS do Hércules ou do Atlas, e quando… Read more »

FernandoEMB

Agora só faltou dizer que mercado é esse que compense tal investimento. Uma versão de patrulhamento custa caro para desenvolver e tem mercado limitado. Acredito que só ser se algum cliente interessado bancar o desenvolvimento.
Normalmente isso é feito pelas forças armadas do país do fabricante. Mas acho que das nossas não vai sair um pedido de desenvolvimento tão cedo.
Para ter investimento próprio, somente se o mercado for muito atraente ou se aparecer algum outro cliente que banque.

Rinaldo Nery

O custo operacional de uma plataforma comercial não é mais baixo?

Maurício Veiga

Com certeza, essa é a ideia!!! A Embraer tem o avião pronto na versão passageiros e agora carga, custo de aquisição, manutenção e operação diluído ao longo de inúmeros operadores mundo afora, toda logística de suprimentos funcionando plenamente!!!
A Embraer precisa pensar nesse segmento de mercado com mais empenho e coragem, seria um projeto ao custo de milhões e não bilhões, em breve nossos P3 vão dar baixa também…

Jadson S. Cabral

Pode até ser, mas se você tem uma linha de produção de uma aeronave militar e quer vender o máximo possível, mantendo a linha de produção aberta por mais tempo, não faria mais sentido utilizar essa plataforma?

FernandoEMB

Com certeza Rinaldo.

Jadson S. Cabral

Ué, foi a própria Embraer que divulgou que existem estudos para p desenvolvimento de uma versão de de patrulha. Se a empresa divulgou isso é porque já está buscando clientes interessados e ela tem noção de que há mercado. Não entendi o seu xilique

FernandoEMB

Ela está estudando, e não desenvolvendo. Está estudando capacidade adicional de missões para o C-390.

Pelo próprio desenho apresentado se vê que seria uma adaptação modular da aeronave. Isso é interessante por ser modular, mas acredito que seja um patrulheiro com limitações.

Acredito que a melhor plataforma para um patrulheiro mais capaz e barato de operar seria os Ejets.