WASHINGTON, 13 de agosto de 2024

O Secretário de Estado dos EUA aprovou uma possível Venda Militar Estrangeira ao Governo de Israel de aeronaves F-15IA e F-15I+ e equipamentos relacionados, com um custo estimado de US$ 18,82 bilhões. A Agência de Cooperação de Segurança e Defesa entregou hoje a certificação necessária notificando o Congresso sobre essa possível venda.

O Governo de Israel solicitou a compra de até cinquenta (50) novas aeronaves de combate multifuncionais F-15IA, bem como kits de modificação para Atualização de Meio de Vida para suas atuais vinte e cinco (25) aeronaves de combate multifuncionais F-15I; cento e vinte (120) motores F110-GE-129; noventa (90) Processadores Centrais de Exibição Avançada II; setenta e cinco (75) radares APG-82(V)1 de Varredura Eletrônica Ativa; cinquenta (50) pods de navegação AN/AAQ-13 LANTIRN com contêineres; trezentos e vinte (320) lançadores de mísseis LAU-128 de médio alcance ar-ar; vinte e cinco (25) canhões M61A Vulcan; e cento e oitenta (180) dispositivos de Sistema Global de Posicionamento Incorporado/Sistema de Navegação Inercial com Código M. Também estão incluídos Dispositivos de Ação por Cartucho e Dispositivos de Ação por Propelente; Sistemas de Pontaria de Capacete Conjunto; sistemas de Identificação Amigo ou Inimigo (IFF) APX-119; dispositivos criptográficos KIV-77 Modo 4/5 IFF; Carregadores de Chave Simples AN/PYQ-10; cartuchos de impulso, chaffs e sinalizadores; suporte e equipamentos de integração e teste; suporte e equipamentos de apoio a aeronaves e munições; equipamentos de comunicações seguras, navegação de precisão e dispositivos criptográficos; desenvolvimento, entrega e suporte de software classificado; peças sobressalentes, consumíveis e acessórios, e suporte de reparo e retorno; modificações maiores e menores, manutenção e suporte de manutenção; suporte a instalações e construção; suporte de transporte e transporte aéreo; publicações e documentação técnica classificadas; treinamento de pessoal e equipamentos de treinamento; garantias; estudos e pesquisas; serviços de suporte técnico, de engenharia e logístico do governo dos EUA e contratados; e outros elementos relacionados de suporte logístico e ao programa. O custo total estimado é de US$ 18,82 bilhões. As entregas estão estimadas para começar em 2029.

Os Estados Unidos estão comprometidos com a segurança de Israel, e é vital para os interesses nacionais dos EUA ajudar Israel a desenvolver e manter uma capacidade de autodefesa forte e pronta. Esta venda proposta é consistente com esses objetivos.

Incorporar os F-15IA na frota de aeronaves de combate da Força Aérea de Israel aumentará a interoperabilidade de Israel com os sistemas dos EUA e fortalecerá as capacidades aéreas de Israel para enfrentar ameaças inimigas atuais e futuras, reforçar sua defesa territorial e servir como um fator de dissuasão contra ameaças regionais. Israel não terá dificuldade em absorver esses artigos e serviços em suas forças armadas.

A venda proposta desse equipamento e suporte não alterará o equilíbrio militar básico na região.

O principal contratante será a The Boeing Corporation, localizada em St. Louis, MO. O comprador normalmente solicita compensações. Qualquer acordo de compensação será definido nas negociações entre o comprador e o contratante.

A implementação desta venda proposta exigirá a designação de cinco representantes adicionais do Governo dos EUA e um representante contratado dos EUA para Israel por uma duração de aproximadamente oito anos, para apoiar a modificação do F-15I+, fornecer segurança para equipamentos classificados e fornecer assistência técnica, familiarização e treinamento para os programas F-15IA e F-15I+ de Israel.

Não haverá impacto adverso na prontidão de defesa dos EUA como resultado desta venda proposta.

A descrição e o valor em dólares são para a quantidade estimada mais alta e o valor em dólares com base nos requisitos iniciais. O valor real em dólares será menor, dependendo dos requisitos finais, autoridade orçamentária e acordos de venda assinados, se e quando forem concluídos.

FONTE: DSCA

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Rinaldo Nery

Difícil combater contra esse ¨pacote tecnológico¨. Aeronave formidável.

elias

f15 tem tanta versão, qual delas é a mais supertrumfo??

trim

Su 27 de convidado na casa do F 15 deu um baile na aguia
poxa individuos como estes podia procura se informar antes de falar ! faria o blog melhor

João Moita Jr

É aquela que tem a estrelinha de Israel…

Bigliazzi

Todas nas últimos 50 anos

juggerbr

Boeing rindo de orelha a orelha… Tivesse os EUA mantido a linha de produção do F-22 e permitido a exportação, o F-15 já teria se tornado uma aeronave sem produção ativa..
No mais, bela aeronave, projetando poder onde estiver voando.

Willber Rodrigues

Olha, considerando-se a situação geral da Boeing, nas áreas do KC, aeroespacial e aviação civil, a Boeing não tem motivos ultimamente pra “sorrir de orelha a orelha” não, ein…

Essa venda foi um “alívio” bem vindo pra eles.

RenanZ

Contento que eles entreguem dentro do prazo e sem defeitos, coisas que a Boeing tem deixado a desejar

Willber Rodrigues

Considerando-se a situação da Boeing, tô apostando comigo mesmo que vai atrasar…

Rodolfo

A Boeing estava com tudo na mao pra ganhar o NGAD depois que Northrop pulou fora e Lockheed enrolada com F35 TR3/Block4, tanto que ja tinha selecionado espaço para nova fabrica e ja estava levantando predio pro projeto de sexta. Com todos os problemas atuais de administração, aviacao civil, starliner, acredito que um dos motivos na pausa do NGAD foi justamente falta de confiança na Boeing.

Marcelo M

De jeito nenhum. F22 para carregar essa quantidade de armamento para ataque ao solo contra inimigo que representa baixa letalidade contra meios aéreos simplesmente não faria sentido. O caça usado por Israel para a superioridade aérea e intervenções em áreas contestadas é o F35.

Bigliazzi

Ganha de qualquer coisa do lado de lá… Isso basta

Rodrigo LD

“Não alterará o equilíbrio na região????” Colocará mais algumas toneladas de desequilíbrio a favor de Israel, isso sim. Desses 18,82 Bi, quanto realmente será desembolsado por Israel???

juggerbr

Mas quem seriam as ameaças à Israel, fora Irã? Esses F-15 não mudam muita coisa num conflito entre os dois países, já é bem desiquilibrado pra Israel.
Agora se Egito, Jordânia e principalmente Arábia Saudita entrassem nessa guerra, esse pacote novo poderia fazer a diferença entre a derrota e a vitória.
Como ninguém acha que isso vai acontecer, nada muda de verdade…

leonidas

Excelente notícia, Israel deve mesmo estar bem acima da capacidade bélica desses países do Oriente Médio…

Heli

Mesmo que Israel cubra 20% da compra, o contribuinte americano é alienado demais pra se importar com isso. Principalmente se ele for do cinturão bíblico do centro-sul.

Ozawa

“As entregas estão estimadas para começar em 2029…”

E o Eagle vai acabar operando por uns 80 anos desde a sua introdução!

Dos “teens” só o “fourteen” foi precoce e lamentavelmente desativado … Com todos os demais “teens” prolongando suas vidas úteis em versões +++++++++++ …

Dos caças da guerra fria o “fiveteen” fecha o pódio, com o “fourteen” no topo e o MiG31 entre eles …

juggerbr

Acho que mais ‘velho’ que ele, caças ainda na ativa tem o F-4 e Mig-21, ambos em processo de aposentadoria. Entre as demais aeronaves tem mais variedade, Hércules, KC-135, B-52 e vários outros…

Underground

Temos A4, F5, T25 e P3 (nossos fabricados na época que Matusalém ainda não usava barba).

Frank Willians

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Flight_Falcon

Para ver que nem sempre aeronaves de 5ª geração vão dominar os céus pelos próximos 40 anos, ainda vamos ver os de 3ª e 4ª gerações voando por muitos anos, como o F-15/F-16, dentre outros. Projetos que foram além da expectativa inicial de serem operados.

Maurício.

Quem ia imaginar, ao ler as revistas de aviação do início dos anos 2000, que em pleno 2024, a USAF quer modernizar mais de 600 F-16, e que o F-15 estaria vendendo até para quem tem F-35!

Rodolfo

A verdade é que com os novos radares e IA, a tecnologia stealth vai ser cada vez mais “inutilizada” e nao vai valer o custo e tempo extra de manutenção. A tendência é que o custo benefício vai ser pro investir mais em drones, guerra eletronica e menos em stealth.

Willber Rodrigues

Curiosamente, os israelenses compraram o “caminhão de mísseis” alado, e não o F-16 ou o F-35….

Fernando "Nunão" De Martini

F-35 eles já compraram há pouco tempo e repetiram a dose.

Tuxedo

Israel é pancada mesmo, comprou 84 F-35, muito top!!!

Carlos Campos

Será que é pq eles já tem esses caças? e ao invés de um lutador, quer um caminhão de mísseis?

Rodolfo

Correçao, Israel nao compra nada, eles recebem uma ajuda de 3.5 bi dolares anuais americana pra gastar na indústria de defesa americana. Foi assim que “compraram” o Sufa e o Adir.
E desde 7 de Outubro de 2023, receberam muito mais do que isso em ajuda militar e re estocagem de munições.

Cristiano GR

Só para reflexão, se o Brasil fosse premiado com uma ajuda de Us$ 3,5 bi anuais para gastar em defesa, por uns 10 anos que fosse, imaginem como poderia ser nossa Marinha ou FA.
Claro que isso é totalmente impossível e fora da realidade, ainda mais quando se tem governantes aliados de ditadores e aproximações com os principais inimigos do país que faz a contribuição.

DanielJr

Se nossas FFAA recebessem 3.5 Bi USD por ano para gastar com produtos dos Estados Unidos, teríamos dois cenários:

1- Seríamos a maior catapulta que a indústria alimentícia daquele país já viu, vendendo milhões de canapés, petiscos, bebidas finas e demais itens para um bom coquetel de inauguração de alguma coisa.

2- Se comprássemos realmente produtos de defesa, imagina a quantidade de contratações, concursos e demais coisas fariam. Se hoje, com alguns navios, tanques e jatos a estrutura já é do jeito que é, com mais equipamentos seria muito maior.

PS. Perdão, eu não aguentei, precisei escrever isso.

José de Souza

Para (sua) reflexão (vazia). Para quê? Conter a ameaça uruguaia? Ou os belicosos guianenses? Talvez os terríveis pinguins antárticos? Cada uma… Tem muita fome e emprego pra resolver, muita saúde pra cuidar, dever de casa que Israel já praticamente resolveu.
E, ah, só pra esclarecer, o ditador é o da Arábia Saudita, do Catar, da Hungria ou da Rússia?

Plinio Jr

Eles já tem lotes de F-35s encomendados e devem encomendar mais , justamente para substituir os F-16s em operação , nao fazendo sentido comprar mais F-16s

Iran

Os atuais inimigos de Israel não tem capacidade de derrubar um F-15, os israelenses lutam contra milicias praticamente, então a robustez faz muito mais diferença que tecnologia stealth. Agora, se hipoteticamente Israel viesse a entrar em guerra contra os egípcios ou turcos, por exemplo, o F-35 é pesaria mais.

Wilson

Enquanto isso… mais ao sul… parece que o conta gotas da SAAB entupiu de vez! Alguém tem informações?

Carlos Campos

o que tá entupido é o orçamento da FAB

francisco

Muita s pensões e aposentdorias.

Cristiano GR

Nada a ver.
O problema é o atual governo gastão.

José de Souza

O problema são as suas parcas informações. Triste.

Tuxedo

A atual gestão liberou poucos recursos para as FAAs, sem contar o desinteresse absurdo das autoridades congressistas em injetar recursos nas FAAs.

Victor

A industria bélica Estadunidense segue feliz da vida com os conflitos e tensões atuais no planeta

juggerbr

Os maiores fãs de Bibi e Putin…

EduardoSP

Não só a indústria americana. A indústria russa também está vendendo adoidado. A europeia também.

Allan Lemos

E pensar que a nossa já esteve no top 10. Imagine se tivéssemos a apoiado, hoje estaríamos fazendo rios de dinheiro.

Santamariense

Depende. A tradição brasileira de se manter neutro ou em cima do muro talvez impedisse esses rios de dinheiro. Vendas aconteceriam, mais do que agora, mas não acho que seriam tantas assim, não.

Heinz

Tivemos a chance de vender o guarani pra Ucrânia, mas deram pra trás

Tuxedo

F-15 eterno…

Underground

Porque não compramos um lote de 76 F15 ao invés de F16 usados?

juggerbr

Porque falta ‘La Plata’….
Outros diriam que falta seriedade mesmo…

Allan Lemos

E estariam certos, a “la plata” nós temos. Nosso orçamento não é muito diferente do de Israel.

GFC_RJ

Não conseguimos dar conta do programa Gripen que não custa nem 5BB USD, e vamos dar conta de outro de mais de 18BB USD?!

Carlos Campos

Pq dar manutenção em dois motores de um caça, se pode dar manutenção em dois motores de 2 caças

Renato

Pois é.. Esses israelenses..
Deveriam ir de Gripen afinal “Pq dar manutenção em dois motores de um caça, se pode dar manutenção em dois motores de 2 caças”?

Ainnn… Mas a realidade de X é diferente de Y.. etc…
Sim, esse pensamento típico explica muito da nossa situação.

Last edited 3 meses atrás by Renato
Carlos Campos

Amigo aprende a ler, ele falou: Pq não compramos, ou seja ele está falando da gente, diferente seria se ele dizesse: Pq eles não compram, presta atenção no sujeito, estava falando da FAB,,, falando de FAB, pra que íamos comprar o F15, se o F16 é tão bom quanto, e mais barato de manter. o AIM120 que o F15 lança é o mesmo que o F16

Last edited 3 meses atrás by Carlos Campos
Renato

Acho que o amigo errou seu direcionamento, veja a quem eu estava respondendo e leia novamente, mas não basta apenas ler, é preciso saber contextualizar e interpretar..

Carlos Campos

teu comentário, Replay to Carlos Campos

Santamariense

Tu tá brincando, né?

José de Souza

Porque você não é um trator? (velha piada mineira).

Antunes 1980

Bruto demais !

Um Mustang “anos 70” com tecnologia 2024 !

juggerbr

F-15 seria o Plymouth Hemi Barracuda… grande e beberrão…
Mustang seria mais o F-5, pequeno e ágil (pra época).

Fernando "Nunão" De Martini

De fato, mas como o Antunes se referiu a um Mustang do início dos anos 70, vale lembrar que nessa época o carro já tinha se afastado da proposta de “pony car” de 1964 e estava bem mais pesado e com motores ainda maiores. Beberrão e pesadão. Só emagreceu de novo na metade da década de 70, com o Mustang II, que voltou a ser mais leve por usar como base o Ford Pinto, equipado agora com um motor econômico (para o padrão americano) 2,3 litros de 4 cilindros que teve parte da demanda de motores fornecida pela Ford do… Read more »

JHF

Prefiro a Sara….

Fernando "Nunão" De Martini

Sara? Não seria Sabrina?

JuggerBR

Vergonha a Ford chamar isso de Mustang, um Ford Pinto com listras…

Fernando "Nunão" De Martini

Na verdade tinha várias mudanças em relação ao Pinto, para ficar com cara de Mustang, por exemplo o balanço dianteiro bem maior para o capô mais longo.

O problema é que essas mudanças agregaram algum peso e pioraram a dirigibilidade. Era melhor negócio, na época, comprar um Ford Pinto mesmo, que andava mais quando equipado com os mesmos motores. Mas ambos eram carros ruins.

Só ficavam bonitos na calçada das Panteras rsrsrsrs
comment image

Rafael Oliveira

Quem diria? Nunão Gearhead.
Parabéns pelo bom gosto!

GFC_RJ

Grande Farra-Fossa!!!

Carlos Campos

POR FAVOR volte ao tema da matéria, ou poste mais fotos de loiras

Fernando "Nunão" De Martini

Pode ser de morenas também?

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A Sabrina era minha pantera preferida:

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Carlos Campos

ótimas fotoshehehe

Cristiano GR

Eu gostava das 3. 😉

Cristiano GR

Era criança, mas corria para assistir. Outra loira muito linda era a ajundante do Colt Silver, o Duro na Queda. Aquela ganhava.

Iran

Fotos de loiras nunca é demais kkkk

Carlos Campos

sim kkk

brutus

top d+ e ainda com ela com uma gelada ao lado

André Bueno

Farrah Fawcett, belíssima, mas era, e ainda sou, mais a Jaclyn Smith.

Santamariense

Jugger e Nunão, Barracuda e Mustang foram lançados em 1964, com a Plymouth dando uma rasteira na Ford, ao lançar seu modelo pouco mais de duas semanas antes da Ford. Quanto ao tamanho, dimensões e potências de ambos: Plymouth Barracuda Produzido entre 1964 e 1974, com 3 gerações nesse período, sendo a terceira a maior delas, com 4,74 m de comprimento e 1,90 m de largura. Usou durante o período de produção, vários tamanhos de motores V8, indo de 3,2 litros até 7,2 litros. Ford Mustang Produzido desde 1964 até hoje No período entre 1964 e 1974 ( mesmo em… Read more »

Luís Henrique

1) Israel aposentou a frota de F-16 A/B em 2016. Substituiu os F-16 B Biplace usados para treinamento pelos novos M-346 italianos. 2) Recentemente Israel aposentou sua frota de F-16C de cerca de 75 unidades, mantendo apenas os D Biplace (cerca de 47 unidades) para treinamento. O último F-16 C foi aposentado agora em Julho de 2024. 3) Israel possui cerca de 97 F-16 I SUFA para o combate, sendo todos Biplace. E mantém cerca de 47 F-16D para treinamento. Portanto a frota de F-16 que era de cerca de 362 caças, foi reduzida para cerca de 144 caças. Uma… Read more »

Rinaldo Nery

O M346 substituiu os A-4 que Israel utilizava no Curso de Caça.

Plinio Jr

Eles andaram desativando alguns F-16C dos blocks mais antigos, muitos deles ainda continuam em operação e devem ser substituídos pelas novas encomendas de F-35s, com toda certeza estes novos F-15s devem substituir as versões mais antigas do Eagle.

Maurício.

Mesmo com o F-35, Israel também optou por quem de fato carrega o piano!

Alois

O F15 é um baita avião, capacidades e tecnologias de primeira, Israel vai ter um avião pra 30 anos

Everton

O lance todo é a capacidade de carregar mais munições o que o torna o caça bombardeio. Como as batalhas são mais bvrs. A manobrabilidade do f16 é dispensáveis.

Leon, o Laico

Este caça é simplesmente espetacular e versátil…e olha a concorrência de eficiência/história que ele tem : F-14 / F-16 / Mirage / Typhoon / Rafale / MiG 31 / Sukhoi 27-31-57 etc…Long live to the King of fighters…

Carlos Campos

Parece que eles não querem usar o F35 para tudo, pra carregar armas vão usar o F15 até 2050

Maurício.

O F-35 tem a capacidade de transportar armas e o alcance do F-15? Acho que esse é o ponto!

Carlos Campos

Acho que não é esse o ponto, o F15 tem um RCS enorme, o Irã tem S400, o mesmo que derrubou o MIG20 a 150Km de distância, o F15 pra aproximar do S400 precisa de um POD EW potente, alardeando para todo mundo que está em ação um ataque de Israel, Irã despacharia seus caças para a zona onde tá tendo a incursão, a não ser que voe baixo e lance bomba burra, o ponto pra mim é o ataque coloborativo, o F35 protege o F15, e o F15 atira no que vê e no que o F35 vê

Maurício.

“o F35 protege o F15.”

O F-15 pode ter um RCS enorme, e de fato tem, mas eu colocaria mais fé no F-15 protegendo o F-35 do que o contrário! 😂

Carlos Campos

Mas pq? explica aí, F35A manobra em 9G, Tem mísseis Ar Ar igual aos do F15, tem sistema de inteligencia de sinais melhor, Vários IRST, ou seja mais conciencia situacional, não da para mirar neele de longe

Bispo de Guerra

E se o Irã desenvolver um míssil portátil que possa abater aviões israelenses.. e distribuir geral para seus satélites anti-sionistas.

Leandro Costa

Qualquer míssil antiaéreo portátil pode abatar qualquer avião que esteja voando dentro de seu envelope. Basta fazer negócio com a Rússia para que forneçam Iglas em quantidade, da mesma forma que Egípcios e Sírios usaram SA-7 Grails no passado, em quantidade contra Israel, o que inclusive levou à famosa modificação nos A-4 com um prolongamento na saída do motor para diminuir a assinatura IR.

Rinaldo Nery

Existem dezenas de mísseis portáteis que podem abater qualquer avião, não só os israelenses. Mísseis não selecionam cocar.

Bispo de Guerra

Sim… mais a Rússia até o presente não está no nível armar o Irã nesse nível “anti-Israel”.

Rinaldo Nery

Entendi nada…

Leandro Costa

Foi uma frase em um nível muito acima da nossa compreensão, pelo visto.

Iran

Acho que ele quis dizer que a Rússia não tem o atrito com Israel parar armar o Irã com armas antiaéreas como o Igla

IBZ

No dia que os EUA entrarem em colapso e deixarem de vez de ser a grande potência do ocidente, Israel desaparece.

Daniel

Falando em F-15, será que os americanos não arrumam uns F-15 via FMS bons e baratos para a FAB? Mesmo os que estão em estoques colocariam a FAB em outro patamar e seriam bem melhores do que F-16.

Rinaldo Nery

Americano arruma qualquer coisa se você tiver dinheiro pra pagar.

Everton

Por que estamos produzindo os caças gripens. O investimento do Brasil foi de 5 bilhões apenas em 36 caças aos quais a maior parte vai ser produzida em território nacional. Em comparação com essa aquisição de 18 bilhões em 50 caças. Então você chega a conclusão que é mais econômico fabricar do que comprar pronto. A excessão de alguns modelos

Santamariense

Sem prejuízo do teu argumento, o valor de mais de 18 bilhões de dólares inclui, além de 50 novos F-15IA, kits para a modernização de outros 25 F-15I que Israel já opera, mais um amplo pacote de peças, equipamentos, sobressalentes e canhões Vulcan 20 mm.

Daniel

Você não sabe como funciona o FMS, né?

Last edited 3 meses atrás by Daniel
Rinaldo Nery

Não é um “bolsa família” de armamentos.

Rodolfo

O custo hora/voo desse aviao, mesmo as unidades C mais velhas, provavelmente seria alto demais pra FAB. Entre acumular poeira no deserto ou em Anapolis, deixa la no deserto mesmo

Heinz

Longa vida ao rei do ares, aeronave icônica

Groosp

Equipamentos made in USA mesmo Israel fabricando análogos de excelente qualidade e já integrados aos F-15.

Renato Solon

Mais o futuro não era o F35??? Mais uma situação onde outro operador de F35 (depois da USAF) se volta para uma aeronave de 4a geração para suprir suas necessidades. O “mistério” do sucesso comercial do F35 vs a falta de confiança demonstrada pela FA operadoras em sua capacidade de cumprir as missões necessárias continua.

Fernando "Nunão" De Martini

Renato,

Tanto Israel quanto os EUA continuam com seus pedidos de F-35. As encomendas originais de F-35 de Israel foram também ampliadas há pouco tempo.

Rodolfo

São aviões com funções diferentes. O F15 ainda é o principal caça de superioridade aérea da IAF.

Bigliazzi

Esse é um “avião de guerra”… Não uma Rainha de Hangar…

Maurício.

Concordo, enquanto o F-35 israelense fica no hangar, quem vai para a guerra é o F-15!