• A frota terá como base Perth, na Austrália
  • O jato da Embraer oferece conforto, desempenho, menores emissões de ruído e consumo de combustível
  • Entregas começam no segundo semestre de 2025

Perth, Austrália, 13 de agosto de 2024 – A Virgin Australia fez um pedido firme à Embraer de oito jatos small narrowbody E190-E2, como parte de seu plano de renovação de frota. Por meio desta encomenda o E190-E2, a aeronave de corredor único mais eficiente em termos de combustível do mundo e com as menores emissões de ruído, irá complementar a frota de jatos narrowbodies maiores da companhia aérea australiana, substituindo os modelos Fokker atualmente em serviço. O pedido será adicionado à carteira de pedidos do terceiro trimestre da Embraer e as entregas estão previstas para começar no segundo semestre de 2025.

O anúncio contou com a presença de Rita Saffioti, Vice-Primeira-Ministra e Tesoureira, Ministra dos Transportes e Ministra do Turismo da Austrália Ocidental. A frota de E190-E2 da Virgin Australia terá como base a cidade de Perth e será operada pela Virgin Australia Regional Airlines. A aeronave tem autonomia de voo de cerca de seis horas e é equipada com motores PW1900G da Pratt & Whitney.

“Quando o E190-E2 entrar em serviço, em outubro de 2025, ele se tornará a primeira aeronave nova no mercado de charter da Austrália Ocidental neste século”, disse Jayne Hrdlicka, CEO do Virgin Australia Group. “O E190-E2 é a aeronave com maior eficiência de combustível em seu segmento e reduzirá as emissões em cerca de 30% em comparação com o F100 anterior. Esses jatos também são muito mais silenciosos e oferecem maior conforto aos passageiros.”

“Quando o E190-E2 se juntar à frota no final do próximo ano, ele operará predominantemente voos charter para a Virgin Australia Regional Airlines, reforçando sua posição como a maior operadora no mercado charter da Austrália Ocidental. Este é um importante voto de confiança do Virgin Australia Group em nosso negócio de fretamento e no mercado da Austrália Ocidental”, completa o CEO do Virgin Australia Group.

“O E2 é um divisor de águas. Estamos entusiasmados em receber a Virgin Australia na família Embraer e ansiosos para ver o E2 – o melhor jato da categoria, reconhecido pelo conforto, baixo nível de ruído e emissões reduzidas – levar a companhia aérea a patamares ainda mais altos”, destaca Martyn Holmes, Diretor Comercial da Embraer Aviação Comercial.

Concebido a partir de 20 anos de excelência operacional dos E-Jets de primeira geração, o E190-E2 apresenta aerodinâmica aprimorada, uma nova asa e novas tecnologias que proporcionam melhorias significativas na redução das emissões de carbono e no consumo de combustível. O jato foi certificado para voar com misturas de até 50% de combustível de aviação sustentável (SAF) e demonstrou a capacidade de operação em voos de teste com 100% de SAF.

A Embraer está comprometida em desenvolver produtos, soluções e tecnologias para contribuir com a meta da indústria da aviação de alcançar zero emissões até 2050. A companhia tem o objetivo de ser neutra em carbono até 2040 e atingir um crescimento neutro em carbono a partir de 2022. A companhia planeja implementar 25% de uso de combustível de aviação sustentável (SAF) em suas operações até 2040 e 100% de fontes de energia renováveis até 2030.

Desde que o primeiro Bandeirante decolou nos céus da Austrália em 1978, a Embraer estabeleceu firmemente sua presença no país com cerca de 50 aeronaves atualmente em operação, tornando-se uma das maiores frotas de E-Jets da região Ásia-Pacífico.

Visite newsroom.virginaustralia.com para ler o anúncio da Virgin Australia.

Sobre a Virgin Australia Regional Airlines e o Grupo Virgin Australia

A Virgin Australia Regional Airlines, anteriormente conhecida como Skywest, é uma orgulhosa integrante da paisagem da Austrália Ocidental há mais de seis décadas. A companhia aérea juntou-se ao Grupo Virgin Australia em 2013 e opera atualmente mais de 250 voos semanais.

O Grupo foi fundado em 2000 por Sir Richard Branson e é atualmente uma das maiores companhias aéreas australianas, operando uma extensa malha aérea doméstica, além de serviços internacionais de curta distância, operações de charter e carga, e de seu programa de fidelidade, Velocity Frequent Flyer. O Grupo emprega mais de 7.800 pessoas e conta com mais de 12 milhões de membros Velocity, que podem usar seus Pontos para resgatar voos para mais de 600 destinos ao redor do mundo através da Virgin Australia e de sua extensa lista de companhias aéreas parceiras internacionais.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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FernandoEMB

Ótimo… antigo operador dos Ejets de primeira geração, retomando compras na Embraer!!!

Chris

Sinceramente? Acho que já está na hora da Embraer entrar no maior filão da aviação comercial.

Lançar seu concorrente para Boeing 737 e Airbus A320 ! Basta 10% deste mercado, e ela ja triplica suas vendas.

Franz A. Neeracher

Creio que se a Embraer não tentar essa faixa de mercado, em breve os chineses tentarão entrar.

Filipe Prestes

Os chineses já entraram nela com o C-919

Franz A. Neeracher

Verdade…..mas por enquanto o C-919 ainda não tem nenhum cliente no exterior.

A Embraer tem uma excelente reputação, escritórios, representações ao redor do mundo e produtos já comprovados.

Ainda há tempo de entrar nesse mercado….expectativa de mais de 6.000 encomendas nesse segmento nos proximos anos…

Mas se for como vc mesmo falou….se a própria Embraer não quer arriscar, aí já era.

Last edited 1 mês atrás by Franz A. Neeracher
Filipe Prestes

A própria Embraer afirmou recentemente que não fará isso

Victor

E vamos que vamos! As linhas de produção não param! Orgulho dessa empresa

Artur

Fui de férias a Amsterdam, tendo regressado ontem. Fiz a viagem de ida e volta num E 195 – E2, da KLM. Gostei bastante do avião, achei bastante confortável. Então comparando com o B737 da Ryanair, nem há comparação possível.

Jose Pereira

Como a Embraer consegue prosperar no país dos impostos, clt, taxas e cartórios ?
Impressionante esta empresa.
Parabéns para os gestores desta empresa.

Disparado a empresa melhor administrada do Brasil.

Ozires

A administração da empresa é muito competente. Sem dúvida alguma.

Matheus

Talvez porque é uma empresa gerida por gente genuinamente inteligentes e não uns “banuinos” que se acham elite?

Camargoer.

Porque este não é o problema. A carga tributária no Brasil é cerca de 33%, sendo que a média nos países da OCDE é 34%. A França e as democracias escandinavas possuem carga tributária maior que a brasileira Por outro lado, existe inúmeros países, principalmente na África, que tem carga tributária baixa em razão de serem países não industrializados e sem qualquer serviço social oferido pelo Estado. O problema da estrutura tributária no Brasil é o foco na produção e no consumo, coisa herdadas da época do Império e nunca enfrentada, ao contrário da maioria dos páises industrializados que foca… Read more »

Franz A. Neeracher

Oi Camargo

Bom comentário, mas eu discordo nesse ponto:

 ao contrário da maioria dos páises industrializados que foca a carga tributária na renda e no patrimônio”

Eu considero a carga tributária, imposto de renda para pessoas físicas no Brasil bastante alta para os serviços que o cidadão recebe do Estado.

Ou seja, a carga tributária tanto para produção e no consumo é alta assim como para renda e patrimônio.

Camargoer.

Olá Franz. Correndo o risco de sair do tema. A maior parte da receita tributária no Brasil é sobre produção e consumo. ao contrário da maioria dos países industrializados, nos quais a maior parte da receita tributária vem de impostos sobre patrimônio e renda. Talvez fosse importante lembrar que a classe média no Brasil é pequena quando comparada com os países industrializados. O salário médio no Brasil é da ordem de R$ 3 mil, para um salário mínimo de R$ 1,4 mil. Como há uma enorme concentração de renda, os impostos sobre a renda da classe média é alta, enquanto… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Camargoer.
Franz A. Neeracher

Realmente é uma boa discussão. Entendo seus pontos de vista, concordo que uma reforma se faz necessária, pois além de simplificar é necessário haver um maior combate a sonegação. Mas sou da opinião que de no Brasil de uma maneira geral, paga-se muito imposto e pouco recebe-se do Estado….o que gera uma grande frustação por parte da população (compreensível). Nos países escandinavos, ricos e classe-média pagam até 50% do que recebem em impostos….mas por outro lado, possuem boas escolas, transportes, segurança e etc. É uma discussão infindável, mas vou parar por aqui para não ter que puxar as suas e… Read more »

JuggerBR

Trocar Fokker por E-Jets é uma bela evolução.

Maurício.

Tadinha da Embraer, sem a parceria carac* com a Boeing, com certeza vai falir!
Ainda bem que o tempo passa, e mostra algumas verdades…

Last edited 1 mês atrás by Maurício.
Carlos Pietro

Parabéns Embraer.

Fabio

Por que preferiram o 190-E2 ao 195-E2 que é o mais vendido, só por curiosidade