UAC da Rússia apresenta aeronave Yak-130M modernizada no Fórum Army 2024
A United Aircraft Corporation (UAC) revelou pela primeira vez no fórum Army 2024 uma versão modernizada da aeronave Yak-130M, destacando significativas melhorias em suas capacidades de combate. Originalmente projetado como uma aeronave de treinamento, o Yak-130M agora se posiciona como uma plataforma multifuncional, pronta para desempenhar papéis em missões de combate.
Entre as principais atualizações, o Yak-130M integra novos sistemas avançados, como o radar aerotransportado BRLS-130R, o sistema óptico-laser de televisão térmica SOLT-130K, o complexo de defesa a bordo “President-S130” e o complexo de equipamentos de comunicação KSS-130.
Além dessas inovações, o Yak-130M agora conta com armamentos aprimorados, incluindo mísseis ar-ar e armas ar-solo de alta precisão, equipados com sistemas de orientação por satélite e laser. Essas melhorias elevam significativamente o potencial ofensivo da aeronave, que passa a ser uma opção versátil tanto para treinamento quanto para operações de combate.
Esse avião tem linhas belas.
Design Italiano.
Errado, o design é russo mesmo. Os italianos herdaram o design quando a Yakovlev precisava de dinheiro para terminar o projeto nos anos de caos após a dissolução da União Sovética e criaram uma joint venture para terminar a aeronave. Posteriormente a joint venture foi desfeita e os italianos continuaram com a sua versão ocidental. Tanto o M-346 quanto o L-15 chines são “filhos’ do Yak-130.
Aeronaves de treinamento sempre foram consideradas uma segunda linha de aeronaves de ataque em caso de conflitos de maior intensidade. Ocorre que na Ucrânia até agora estas aeronaves não apareceram no teatro de operações, pelo simples fato de que até mesmo para as aeronaves de primeira linha de ambos os lados, a coisa não anda nada fácil na batalha contra os sistemas AA.
Uma das diferenças entre o M-346 italiano e o Yak-130 russo, além do trem de pouso, é a existência de portas nas entradas de ar, exatamente como no MiG-29. Por algum motivo acharam necessário isso num treinador, caso único mesmo entre modelos da época da URSS.
O yak parece que ficou bem baixo com esse trem de pouso, talvez por isso as portas nas entradas de ar.
Devem ter pensado na possibilidade de algum operador mais, digamos modesto (ou até mesmo os Russos), ter que operar a aeronave em pistas improvisadas em caso de conflito.
Isso permite que a aeronave decole em pistas “Nevadas” e como você disse não preparadas também evitando assim “FOD” que é o tendão de Aquiles do F16, por exemplo…
Do Flanker também segundo os indianos. Os indianos também reclamavam que no Fulcrum a borracha de vedação dessa porta costumava secar e se desprender, entrando no motor.
Radar Aesa numa aeronave desta categoria é interessante, mas no momento atual da Rússia, dificilmente será visto em FA diferente da Russa, esforço de guerra voltado pro conflito…
Bielorrúsia, Malásia, Indonésia, Vietnã, Venezuela, Irã…??
Irã ja tem Yak130, recebeu a pouco tempo
Game changer russo
Me pergunto se seria um substituto ou complemento aos Su-25, com maior capacidade de lançamento de armamento guiado e sensores melhores. Também me pergunto se os Russos conseguiriam produzir em quantidade suficiente para suprir as necessidades da Guerra.
A Yakovlev/UAC tenta emplacar o Yak-130 já há algum tempo como substituto do Su-25, mas a Força Aérea Russa ainda reluta em adotá-lo nessa função, pois (antes da guerra) ainda contavam com muitas unidades de Su-25 para modernizar (ao padrão Su-25SM3).
E convenhamos, o SU-25 é uma aeronave tão boa e robusta, que vai demorar para ser substituída…
Complemento sim, substituto jamais!!! O Yak130 é menor e menos robusto, sem proteção adequada para áreas contestadas e fortemente protegidas, por isso ainda não entrou em combate na Ukrania, na FAB se a política fosse favorável e com as devidas modificações poderia vir a ser um substituto para o AMX…
Tranquilo, mas no Supertrunfo,que é melhor,Yak ou M-346……………………
Eu ja fui bem específico, uma comparação,”supertrunfo”, alguém não estendeu isso
Interessante, a Rússia não tem munição e toda semana lança uma arma mega-ultra-super arma Propaganda russa em ação…rsrs
Aparentemente, pouco armamento inteligente