Reportagem e fotos de Simão Pedro Ferreira Gonçalves – Natal-RN

Nesta quarta-feira, 7 de agosto, a Base Aérea de Natal (BANT) comemora seu 82º aniversário com uma solenidade militar no Pátio da Organização Militar. O evento será marcado pela entrega de medalhas e títulos honoríficos a militares e personalidades do Rio Grande do Norte.

Cerca de 60 militares da Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT) serão agraciados com a Medalha Militar, uma distinção que reconhece os bons serviços prestados à Força Aérea Brasileira. Além disso, a cerimônia contará com a entrega do título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira a várias personalidades do estado.

O Comandante da Base Aérea de Natal, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, presidirá a solenidade, que contará com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares dos homenageados. Este evento ressalta a importância histórica e estratégica da base na defesa e na aviação do Brasil.

Fundada em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, a Base Aérea de Natal desempenhou um papel crucial como uma das principais bases aéreas das Forças Aliadas no Atlântico Sul.

Servindo como ponto de apoio para operações aéreas de patrulha marítima, escolta de comboios navais e apoio logístico às tropas aliadas na África e Europa, a base teve uma localização estratégica que permitia voos de longo alcance sobre o oceano Atlântico.

Aproximadamente 19 mil grandes aeronaves, principalmente dos Estados Unidos e do Reino Unido, passaram pela base durante o conflito.


AGRADECIMENTOS: Ao Comandante Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra REZENDE, Serviço de Comunicação Social da BANT e Historiador Prof. Fred Nicolau.


NOTA DA REDAÇÃO: Durante a visita do nosso correspondente à BANT, não permitiram fotografias dos A-29 Super Tucano.

Durante a Segunda Guerra Mundial – Base Aérea de Parnamirim

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A.Victor

O que fizeram do Terminal do Aeroporto Augusto Severo, junto a BANT? Que finalidade deram as instalações?

Simão Pedro

Atualmente a antiga estação de passageiros sedia o Centro Cultural Trampolim da Vitória, que mostra a importância da Base Aérea de Parnamirim para os aliados na Segunda Guerra Mundial

Fernando Vieira

Estive em Natal em maio. Se eu soubesse disso teria ido lá. Acho que nada na cidade para os turistas te diz que isso existe.

Last edited 3 meses atrás by Fernando Vieira
Simão Pedro

Pois é meu amigo infelizmente os governantes não divulga, tem o centro cultural trampolim da Vitória que conta a parte histórica norte-americana aqui em Natal na base aérea e em Natal tem o memorial da RAMPA do conta da vinda de Roosevelt a Natal e o tratado é acordo assinado com Getúlio Vargas nas água do Rio Potengi

Ivana Gonçalves Soares

O terreo é ocupado pelo Centro Cultural Trampolim da Vitória, um museu. As instalações superiores seguem abandonadas, com os vestígios das antigas lojas e lanchonetes. É de dar dó o descaso com o patrimônio das pessoas que investiram ali e perderam tudo.

Rinaldo Nery

Tem que cobrar do Garibaldi Alves que inventou esse elefante branco chamado aeroporto de São Gonçalo do Amarante. A FAB não tem NADA a ver com isso.

Jorgemateus77

Quem diria que um político desse “espectro poĺitico” faria um “lobby” para construirem um aeroporto internacional em sua fazenda.

BLACKRIVER

Digamos que faltou gestão em ambos os lados ao longo dos últimos trinta e cinco anos… E pior de tudo, vai continuar faltando. SBSG começou seu projeto embrionário no início da década de mil novecentos e noventa; visava o desenvolvimento daquela região, foi um aeroporto concebido para a carga, visando atender a indústria. Resultado, faltou gestão do governo tanto no âmbito civil como militar, faltou gestão do governos em todas as esferas federal, estadual e municipal… Nos dias atuais éramos para ter uma excelente infraestrutura a disposição na FAB em Natal, bem como um grande polo industrial na região de… Read more »

Rinaldo Nery

Quanta bobagem… Quando foi batido o martelo de SBSG já era ANAC. Na CRUZEX 2004 eu ficava em órbita na área Watch, exatamente sobre as obras da construção da pista. 2004. O que deputados e senadores têm a ver com a BANT, exceto os da CRDEN? E existe uma cadeia de comando a ser seguida: o cmt da BANT encaminha seus projetos pro COMPREP, que manda pro COMGAP, que manda pra DIRINFRA. Com certeza já enviou todas as suas necessidades. Ter recursos é outra história. E a BANT não precisa do terminal. Podem demolir. Mas óbvio que o forista, velho… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Rinaldo Nery
BLACKRIVER

Histórico1996-2014 – Viabilização do projeto
Com o intuito de separar a aviação civil da militar (o Aeroporto Augusto Severo está contíguo à Base Aérea de Natal), as primeiras desapropriações dos terrenos começaram em 1996. Entre 1997 e 2000, o terreno foi cercado, terraplanado e desmatado.

Last edited 3 meses atrás by BLACKRIVER
Rinaldo Nery

E daí? Não foi a FAB quem solicitou isso.

BLACKRIVER

Concebido sob o conceito de “aeroporto-cidade”,o objetivo é, conjuntamente com a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Macaíba, polo de atração de empresas exportadoras, elevar o grau de competitividade do transporte de cargas e passageiros no Estado devido a sua proximidade com o continente europeu.O complexo é visto pelas autoridades políticas como uma das alavancas para a economia potiguar nos próximos anos.

Rinaldo Nery

Você acreditou? Tolinho… O mundo sabe que foi pra valorizar a fazenda do Garibaldi Alves. Já foi a Natal? Vá lá e pergunte.

BLACKRIVER

E não é martelada, são só fatos…

”Não precisamos do terminal, vamos demolir”

Se precisar construir de novo, tem dinheiro de impostos

Rinaldo Nery

Se precisar construir de novo será a prova que São Gonçalo do Amarante não obedeceu NENHUMA necessidade. O problema não é nosso.

Gustavo Cortez

Matéria muito boa e deveras importante para conhecermos um pouco mais sobre a história de Natal! Parabéns, meu querido primo Simão Pedro!

Simão Pedro

Obrigado

Simão Pedro

Edição do “Poder Aéreo”agradecer ao comentário

Maurício.

“Durante a visita do nosso correspondente à BANT, não permitiram fotografias dos A-29 Super Tucano.”

É isso aí FAB, tem que guardar muito bem o segredo de uma aeronave stealth de última geração!

Camargoer.

Bem… proibiram as fotos mas acho que quem esteve lá pode contar o que viu…

Charle

Pois é… daqui a 40 anos ou 50, lá pelo início dos estudos do programa “FX 2¹⁰”, o programa que escolherá o caça que substituirá os sete caças “grippen” em operação – apostaria em F-16 -, os segredos desse super-caça de combate ainda estarão muito bem guardados.
Que venham os ETs!!! Pois já temos mantido em segredo secretíssimo a arma aérea definitiva que será utilizada para combatê-los e vencê-los.

Last edited 3 meses atrás by Charle
JuggerBR

Esse Fx será conquistado por alguma futura versão do A-29, porque será só o que vai dar pra comprar…

Santamariense

Por incrível que pareça, concordo contigo. Proibir fotos do A-29 é patético.

Rinaldo Nery

Concordo.

Renato

Certa feita, lá pelo final dos anos 90 ou inicio dos anos 2000, eu fui impedido de tirar uma foto da cabine de um Mirage III (próximo de sua desativação inclusive) em um evento de “Portões Abertos” da BAAN em Anápolis.
Tinha uma fila para subir uma escada e entrar no cockpit enquanto alguém do lado de fora tirava sua foto.
Provavelmente os militares estavam preocupados em resguardar a tecnologia tão avançada para a época.. Ahaha

Fernando Vieira

Tem um colega que disse ter ido ao Centro Cultural da Marinha e visitado o Riachuelo. Ele foi perguntado por um militar da Marinha porque estava tirando tantas fotos de um submarino… Museu.

Santamariense

Seria de rir…se não fosse de chorar…situação surreal!!

BLACKRIVER

É por esse nível de atitude e posicionamento que da para ter uma boa ideia do conhecimento e do ego dos militares Brasileiros, alias, conhecimento e ego são duas variáveis que que crescem de maneira inversamente proporcional.

Rinaldo Nery

Deus do céu… Ele não cansa. Deve ser o transtorno.

Last edited 3 meses atrás by Rinaldo Nery
Groosp

Nunca falta dinheiro pra solenidades.

Charle

Isso jamais!

Rinaldo Nery

Você também.

Rinaldo Nery

É um gasto absurdo colocar a tropa em forma, fazer um discurso e desfilar. Gasto absurdo de sola das botas e do couro do bumbo da banda. Faça-me o favor, vai marretar outra coisa!

Renato

É aquilo, tem que reclamar de alguma coisa, sempre falar mal de qualquer coisa/alguém, para passar aquela imagem de um cidadão com alto senso critico, consciente.. (sou pagadô de impostu sinhô, tenhu direituuu)
Se não tem nada para falar, nada para acrescentar, tem que inventar..
O importante é sempre marretar, parece uma carência sei lá..

Last edited 3 meses atrás by Renato
Rinaldo Nery

É um transtorno psicológico.

Leandro Costa

Interessante a antepenúltima foto, com um Martin Baltimore e um A-20G no fundo. Imaginei que provavelmente uma foto logo do início da operação da Base e, estando à caminho da DAF, e também se bobear financiada pela Irmandade do Fole.

Só que o A-20G só foi introduzido no início de 1943. Realmente uma foto interessante.

Santamariense

Atente para o nome do Baltimore: “Spirit of Belém”. E na foto de cima, o B-24 Liberator “Gallopin Ghost of the Brazilian Coast” , que deu origem até a um livro sobre as operações aeronavais da US Navy no Atlântico SUL durante a 2ª GM.

Last edited 3 meses atrás by Santamariense
Leandro Costa

Pois é. Exatamente por isso que imaginei que esse avião pode ter sido adquirido com doações da Irmandade do Fole, mas sinceramente não achei nada à respeito de algum Baltimore estar no meio dessas aeronaves. Talvez seja apenas uma singela homenagem de uma tripulação que passou por lá à caminho do Norte da África para entregar a aeronave, ou mesmo algum tipo de experiência doida como o B-24 ‘Tubarão’ e os ‘Jose Cariocas’ (um dos quais inclusive foi abatido sobre Ploesti na missão de baixa altitude, onde infelizmente se chocou com uma prisão feminina e causou o maior número de… Read more »

Santamariense

“…Talvez seja apenas uma singela homenagem de uma tripulação que passou por lá à caminho do Norte da África para entregar a aeronave, ..”

Acho que foi isso, mesmo.

Quanto a Ploesti, foi um alvo muito bem defendido pelos alemães e estratégico para os Aliados. Entre 1942 e 1944, a USAAF realizou mais de 20 missões de bombardeio sobre as refinarias e fábricas do complexo de Ploesti, utilizando centenas de B-24, acrescidos mais para o fim, de muitos B-17. Foram lancadas 13.469 t de bombas durante 5.479 incursões, com a perda de 233 aviões.

Leandro Costa

Rapaz… quanto à Ploesti eu penso seriamente em escrever um artigo com o material que tenho sobre. Achei até os after action reports da missão à baixa altitude de 4 dos 5 grupos envolvidos, feitos ainda em formulários da RAF. A primeira missão, que é, digamos, ‘especial,’ executada pelo HALPRO em junho de 1942, tem muito pouca documentação, mas foi a primeira missão de bombardeio estratégico da USAAF sobre a Europa ocupada, mas caiu no esquecimento por causa da máquina de propaganda da 8ª Força Aérea, que atacaria pela primeira vez com seus B-17’s (a missão de 4 de Junho… Read more »

Santamariense

Sim, Leandro. É uma parte muito interessante da 2ª GM.

“… A primeira missão, que é, digamos, ‘especial,’ executada pelo HALPRO em junho de 1942…”

Essa missão foi realizada entre 11 e 12 de junho de 1942, por 13 B-24D Liberator da USAAF.

Leandro Costa

Mas só 12 chegaram até a ‘região’ do alvo. Estava encoberto. Cometeram um erro no planejamento de navegação e chegaram com uma hora de antecedência ao pôr do sol. Um teve problema em um dos motores e alijou as bombas sobre Constanza (que por sinal foi o que causou mais danos) antes de retornar à Fayid. Os outros tiveram que fazer órbitas até o sol nascer, apenas para perceber que Ploesti estava totalmente encoberta. Foi tenso. A USAAF não tinha lá muita experiência em navegação noturna, então basicamente as aeronaves foram meio que em fila, espaçadas por tempo. A parte… Read more »

Santamariense

Excelente, Leandro!! A 2ªGM, mesmo passados 85 anos de seu início, parece uma fonte inesgotável de histórias e relatos. E é impossível sabermos de tudo que ocorreu, cada história particular dos envolvidos, uma infinidade de situações. E tem coisas que talvez nunca fiquemos sabendo. Por mais que a gente leia e assista, sempre será pouco.

Eliana

Parabéns pela Matéria, Meu querido Simão Pedro. Você nos trouxe um conteúdo importante para conhecermos um pouco da base aérea da nossa cidade, e Parabéns pelas imagens ficaram ótimas.

Simão Pedro

Obrigado, a edição do “Poder Aéreo” agradece aos comentários.

Luciana Cortez

Interessante matéria e registros fotográficos antigos e atuais maravilhosos Simão Pedro.

Simão Pedro

Obrigado a edição do “Poder Aéreo” agradecer ao comentário.