MOSCOU, 5 de agosto/ Rádio Sputnik. Os caças americanos F-16 fornecidos à Ucrânia não poderão competir com os Su-35S russos e, especialmente, com o Su-57, afirmou a Rostec.

“Os caças americanos F-16 que Kiev recebeu recentemente não são concorrentes para os Su-35S russos e, muito menos, para o Su-57. Em combate aéreo direto, nossas aeronaves são superiores aos caças americanos”, disse a corporação estatal em uma mensagem em seu canal no Telegram.

A Rostec enfatizou que o F-16 não é a aeronave mais moderna, embora possa carregar sistemas de mísseis modernos.

“O resultado final para eles, assim como para o resto da tecnologia ocidental, será um só – destruição”, assegurou a corporação estatal.

VÍDEO: Simulação de combate: F-16 da Ucrânia versus Su-35 da Rússia

Volodymyr Zelensky confirmou anteriormente que Kiev havia recebido o primeiro lote de caças americanos de aliados ocidentais. No entanto, o chefe do regime de Kiev não especificou o número exato de aeronaves entregues à Ucrânia ou sua localização.

Su-35S totalmente armado
Subscribe
Notify of
guest

250 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jaguar

Definitivamente o SU35 é um tanque voador, projetado para superioridade aerea. E lógico que o F-16 multi missão não tem as características necessárias para fazer frente a frente.

Não sou russete, mas tenho que concordar. O Su35 é lindo !

KarlBonfim

Gente numa boa, essa discussão é muito 5ª série, existem um milhão de variáveis que podem influir para um lado e para o outro, o treinamento é um dos principais itens que influi neste momento…

Chris

E é tanta reclamação e ameaça… Que so entendo que a Rússia esta sim preocupada.

Antonio

Guerra só deixa os americanos mais rico

Palpiteiro

Coréia do Norte e Irã também

Carlos

Não esqueça dos chineses… Talvez os mais favorecidos até aqui, com descontos nos combustíveis e no lucro com a venda de armas e equipamentos.

Chris

Estão comprando petróleo e gas da Rússia, por preço bem menor…

Fora venderem tudo que a Rússia precisa, ate celulares. Heheh.

Literalmente, um negócio da China !

MMerlin

Quanto mais tempo a guerra mas, principalmente, as sanções durarem, mais feliz a China fica. Ela está fornecendo serviços, bens de consumo, alimentação e equipamentos militares. Em paralelo, está pagando por barril de petróleo 20% a menos do que ele vale no mercado mundial.

Danilo Marcelo Nery da Silva

Quem atacou a Ucrânia foi a Rússia, não foi a Ucrânia que começou a guerra.

bjj

“o treinamento é um dos principais itens que influi neste momento…” Esse é outro problema. Supomos que daqui uns dias ocorra o primeiro combate ar-ar entre um F-16 ucraniano contra um SU-35 russo. Neste momento, entre o piloto russo e o piloto ucraniano, qual terá mais horas de voo e experiência na sua respectiva aeronave? Não adianta dourarmos a pílula. Eu torço para que a Ucrânia vença essa guerra e consiga recuperar seu território, mas o SU-35 é sim bem superior ao F-16 que os ucranianos estão recebendo. Além disso, serão pilotos russos experientes em seus Sukhois contra pilotos ucranianos… Read more »

José Airton da costa

Será que o Su35 ou o Su57 contra os F22 raptor , quem ganharia esse embate ???

Anderson cortes

Eles só tem 20 SU 57 ainda é um protótipo.

Chris

Acho que depende da situação… No mano-a-mano… A briga seria boa e o fator piloto faria toda diferença.

Distantes… Teoricamente o F-22 tende a poder atirar primeiro.. Pelo radar mais potente e ser mais stealth (Exatamente a nova ideologia americana).

Em termos de piloto… Por mais bem treinados que os americanos sejam, eu não brincaria com os russos… São bem mais “doidos”.

Last edited 3 meses atrás by Chris
Alexandre

O Raptor é monstruoso esses Russos ai não aguentam

Redfox

Robison Farinazzo sempre coloca uma análise excelente disso tudo ai. Ukranianos ainda tao ai pq 44 países ainda manten eles!, ate agarrando adolescente e velho e doente mental nas ruas tao no desespero para servi de bucha de canhão na frente de linha . F 16 nao vai ser a piula magica

Jacinto

É o mesmo que dizer que os russos estão ai porque estão recebendo drones do Irã e equipamentos da Coreia do Norte….

Felipe

Irã e CN estão aproveitando a oportunidade de testar seus equipamentos em cenário real (contra armas ocidentais ainda)

Jacinto

Ok, mas a situação é a mesma: os russos estão usando os equipamentos. Se o argumento é o de que a Ucrânia subsiste porque recebe equipamento de outros países, o mesmo argumento deve valer para a Rússia, porque o pau que bate em Chico também bate em Francisco.

Carvalho2008

Mas Mestre Jacinto….o peso é o mesmo por conta das duas potências industriais Irã + CN?……?

Jacinto

A questão não é ser potência industrial, mas ter estoque (emprego imediato) de munições. A CN e o Irã não fizeram um contrato de fornecimento futuro, eles simplesmente entregaram o que tinham estocados. E você pode ter certeza de que a Coreia do Norte tem muito mais munição de artilharia estocada do que, por exemplo, a Alemanha; e que o Irã tem muito mais drone estocado do que, novamente, a Alemanha. E numa guerra como esta, o que você acha ter mais valor: 1 milhão de projeteis de artilharia, que a Coreia do Norte pode fornecer imediatamente porque está estocada… Read more »

Bosco

Já testaram e o resultado foi lamentável.

Rogério Loureiro Dhierio

Para ambos os lados na verdade.

Não tem mágica.

Entrou na linha de tiro… vacilou..levou no nariz.

Mas que o Sukhoi é lindo é.

Além de ser tbm do tamanho de um Zepelim iluminado por um radar inimigo.

Akhinos

Que falsa simetria sem sentido. Comparar o poderio de Irã e da famérica CN com o do Ocidente é basicamente dizer que um labrador ajudaria equilibrar uma luta contra um oponente que tem um leão de aliado.

É cada coisa que leio nesse blog.

Jacinto

A simetria é perfeita, o problema é que o argumento é errado. Guerras são lutadas por pessoas e não por equipamentos. Se equipamentos decidissem guerras, os EUA teriam vencido no Vietnam, no Iraque, no Afeganistão – e mesmo tendo uma avassaladora vantagem em equipamento não venceu. Porque o que vence guerras não são equipamentos, são as pessoas.

Carvalho

Ótimos exemplos de como invasões não se sustentam no longo prazo. Talvez os russos tenham que recorrer as técnicas descritas por Maquiavel em O Principe.

Jacinto

Invasões não se sustentam mais em virtude da sociedade da nação invasora se cansar do conflito (War-weariness) do que de sua capacidade de mantê-lo. Em termos estritamente militares os EUA poderiam permanecer em guerra nos três exemplos, mas felizmente, a sociedade americana se cansou de mandar seus filhos para morrerem em locais distantes e sem justificativa. E este “felizmente” serve inclusive para os próprios EUA: o maior recurso que um país tem não são os recursos minerais, mas seu capital humano e desperdiçá-lo numa guerra desnecessária é o maior erro que um país comete.

Akhinos

Então denovo sua falsa simetria falhou, camarada. É sábido que há dezenas de milhares de voluntários da OTAN trabalhando diretamente em campo como soldados mercenarios ou prestando auxílio logístico e de inteligência. Qtos iranianos e norte coreanos estão desempenhando essa função?

Pare de comparar esses paísecos com a OTAN é até feio.

Jacinto

A simetria não é falsa, são argumentos é que são ruins. Porque se há voluntários ou mercenários da estrangeiros lutando pela Ucrânia também os há no lado russo. Há até brasileiros lutando como mercenários russos. Um deles é o Rafael Lusvarghi.

Agora o que é mais feio: precisar de ajuda da OTAN para lutar contra o que seria a segunda maior força militar do mundo, ou precisar da ajuda de – nas suas palavras – “paisecos” – para lutar contra um país que da periferia da Europa?

Akhinos

Eu não fiz em momento algum juizo de valor em favor da Rússia. Você não entendeu meu ponto e claramente não sabe o que é uma falsa simetria. Mas não perderei mais meu tempo.

PauloFernandoBarbosa

Mais buscaram lá

BraZil

Pensando assim, Irã e Coréia do Norte estão valendo por 43 países? estão bem então.

Jacinto

O que importa não é a quantidade de países mas o que fornecem e o emprego do que é fornecido. O que você acha mais útil no cenário ucraniano: 1 milhão de projeteis de artilharia, que a Coreia do Norte fornece na hora, centenas de drones que o Irã fornece imediatamente, ou 16 caças F-16 (como os doados pela Holanda) para serem entregues daqui 1 ano e para o qual a Ucrânia não tem pilotos treinados?

Hanibal

Não é esse o ponto, o ponto é que mesmo a “poderosa” Ru$$ia também precisou (e precisa) de apoio externo para se manter nessa guerra. E, por isso, não há demérito para a Ucr@nia em receber ajuda, como alguns pró-ru$$os alegam.

Santamariense

Que bobagem, independente de quem tenha falado!! E as aulas de português básico te mandam lembranças.

Jairo

Nada é mágico na guerra, as capacidades e seus resultados são alcançados por um conjunto de coisas e suas variáveis, quanto a Ucrânia me surpreendeu em sua tenacidade e resistência lutando contra um país que herdou o espólio soviético, quanto a Rússia parece que está aprendendo a lutar, sem a ajuda do Irã e da Coreia do Norte corria o risco de perder a guerra, confesso que espera mais da Rússia e fiquei bastante decepcionado com fraco desempenho das forças armadas russas, vendo o exército escondido em buraco cheio de lama e tendo como linha de defesa estruturas de concreto… Read more »

Heinz

Verdade, os ucranianos estão expulsando os russos do centro de volchansk, há relatos que as tropas ucranianas são compostas de idosos de 70+ adolecentes e cadeirantes, além de soldados mutilados.

MMerlin

EDITADO

Críticas e/ou elogios a outros sites; por favor utilizar os devidos canais.

Last edited 3 meses atrás by MMerlin
Fernando

Pior, é ser EUA demais também

João Miguel

Sim… é lindo mas os russos têm um medo danado de perder algum. Será por isso que eles não aparecem nos céus da Ucrânia?

Leandro Costa

Os Su-35 já apareceram e já foram abatidos inclusive.

PauloFernandoBarbosa

Ja caiu 6 na Ucrânia antes dos F16 chegar

Antunes 1980

As capacidades dos F-16 deve estar incomodando bastante a Rússia, para uma empresa como a Rostec ter que ficar falando que seus caças são superiores.
Pois falar, até papagaio fala !
A melhor resposta deveria ser as imagens destes F-16 abatidos.
Assim como tem sido, os ucranianos irão dar muito trabalho para os russos.
Em 2 anos e meio de conflito, os russos avançaram pouco em relação ao início da invasão. Já foram mais de 3.500 blindados perdidos, e uma estimativa de mais de 200.00 mil baixas. Fora as perdas aéreas.

Last edited 3 meses atrás by Antunes 1980
Kornet

Sem contar que a Rússia continua onde está e a Ucrânia só perdeu 50 mil soldados e todos os equipamentos da OTAN destruídos são maquetes ou iscas.
Quanto aos F 16 se forem para o combate serão abatidos.
Fala sobre o mig 29 abatido por um R37 M a 213 km,ou é mais um fake russo.

Antunes 1980

A segunda potência militar e nuclear do planeta não consegue passar a régua na pobre e sucateada Ucrânia. Deveriam ter vergonha do que estão passando lá. Milhares de vídeos mostrando a destruição em massa de equipamentos russos e aeronaves.
As doutrinas soviéticas estão mostrando sua ineficiência. E a reputação do eixo multipolar já foi pela ralo faz tempo.

Last edited 3 meses atrás by Antunes 1980
Tiago

Será que o Tio Sam passaria o rodo na Ucrânia? Se está fosse apoiada por Rússia e China?

Jacinto

O apoio da OTAN só chegou em peso após os fracasso russo em tomar Kiev no começo da guerra. Nas primeiras semanas os ucranianos resistiram com o que tinham: tanques, aviões, artilharia que eram legados da URSS.

LUIZ

Eles tinham milhares de armas anti tanques e defesa antiaérea portátil deles e dos países ocidentais.

Jacinto

E 2º exército do mundo foi parado por ATGM´s? A segunda força aérea foi parada por Manpads?

Bosco

Eita exercício de contorcionismo escatológico .
Não existe o “se” nessa história.

Last edited 3 meses atrás by Bosco
Guilherme Lins

Sem dúvidas passaria, amigo!

Fernando Rodrigues Martins

É… estamos vendo! Mais de 20% da Ucrânia são agora Russos. Grande ineficiência!

José Airton da costa

Eu acho que foi grande eficiência, de uma gigante superpotência mundial bater de frente com um pequeno país sem expressão militar e não ter tomado tudo logo nos primeiros dias, se a Ucrânia tivesse o mesmo aparato da Rússia que tempo essa guerra teria acabado e aí a Rússia se tornaria Ruscrania

Renato

“..bater de frente com um pequeno país..”

Só para te dar uma ajudinha, a Ucrânia é o segundo maior país da Europa, bem maior que a França por exemplo, só perdendo para a própria Rússia.

“..não ter tomado tudo logo nos primeiros dias..”

Isso só mesmo ai no seu vídeo game.

Jacinto

Na verdade, quem dizia ser capaz de ocupar Kiev em duas semanas era o Putin.
Link, para o Poder Terrestre

BraZil

kkkkk

Fernando Rodrigues Martins

Kkkkk pequeno país?? A Rússia está lutando contra a OTAN. E ganhando!!!

Jairo

A Ucrânia está contra a Rússia, Iran e Coreia do Norte

Santamariense

Vou te dizer o mesmo que escrevi para outro cidadão em outro tópico:
Quantas tropas da OTAN estão lutando na Ucrânia? Quantos F-22, F-35, F-15, A-10, V-2, B-1, B-52, F-16 block 50 para cima, Hornet, Super Hornet, Rafale, Mirage 2000, Gripen, etc, estão envolvidos nos combates? Os maiores envios foram, e são, de equipamentos em vias de desativação ou de versões mais antigas. Armas de ponta são casos pontuais ou em menor quantidade, com raras exceções, como o Javelin, por exemplo. Então, por mais que vocês repitam isso, não é verdade. A OTAN não está lutando na Ucrânia.

Leandro Costa

Sem falar no treinamento e doutrina operacional. Boa parte desses equipamentos sendo usados pelos Ucranianos, nunca nem foram desenvolvidos para serem usados da forma como estão sendo, o que os torna mais vulneráveis. O mesmo vale para os F-16, mesmo as versões mais antigas com MLU. Essa é a parte mais difícil. Fazer o conjunto funcionar como deveria, mas ao mesmo tempo sem diversos elementos que deveriam dentro da doutrina, como AWACS, datalinks e outras aeronaves em funções específicas de EW, SEAD, etc. Esse pessoal ou não sabe disso (duvido), não entendem (provável), ou simplesmente querem passar a narrativa da… Read more »

Santamariense

Exatamente, Leandro.

Fernando Rodrigues Martins

Não adianta passar pano. A OTAN aplica BILHOES de dólares, envia equipamento, envia recursos humanos, treinamento, inteligência, armas para a Ucrânia. Negue o quanto quiser, a OTAN é quem está enfrentando a Rússia. E está perdendo!!

Leandro Costa

Fernando, não exagera. Não tem um único país membro da OTAN com a economia voltada apenas para a Guerra. Mas a Rússia está.

Apoio é uma coisa. Lutar junto é outra completamente diferente.

Fernando Rodrigues Martins

Se a economia de alguns países está voltada exclusivamente para a guerra eu não sei (embora suspeite que alguns, mesmo silenciosamente, estão mesmo), mas qu as cifras aplicadas na Ucrânia pela OTAN dão dignas de esforço de guerra… ah, isso sâo!

Jacinto

Se você pensa assim, então os EUA não foram derrotados pelo Vietnam, mas pelo Pacto de Varsóvia. Porque foi Pacto de Varsóvia que forneceu centenas de MIG-21 e le milhares de SAM para o Vietnam abater centenas de caças e bombardeiros dos EUA, foi o Pacto de Varsóvia que forneceu RPG, fuzis, artilharia, munições etc, etc etc. para o Vietnam.

Santamariense

Hehehehe…tá bom. Continua negando o óbvio. Se isso te deixa mais confortável, por mim não muda nada. Tu estás errado. Ponto.

BraZil

A OTAN está sim em guerra com a Rússia, só não admite quem não quer. Stoltemberg já o disse e as potências europeias provavelmente já empregaram contra a Rússia recursos em valor imprecedente desde a segunda guerra. falta apenas uma declaração formal de estado de guerra, que não ocorrerá, quanto aos armamentos citados que ainda não foram enviados para o front, é apenas questão de tempo. F35 já opera, F22, B1 e B52 não deverão ir, mas o resto em breve estará lá. A não ser que Trump ganhe e encerre essa insanidade ou que os EEUU entrem em recessão… Read more »

Leandro Costa

O que você postou só faz sentido em realidade paralela.

Santamariense

F-35 já opera? Onde? O resto nem vou te responder…faço minhas as palavras do Leandro para ti.

JHF

” uma gigante superpotência mundial bater de frente com um pequeno país sem expressão militar e não ter tomado tudo logo nos primeiros dias”. Estamos falando do Afeganistão? Casa esteja se referindo a Ukrania, segundo maior exército na Europa e o mais casca-grossa de todo eles, errou por muito.

Vitor

Brevemente vamos ter notícias de recrutamento de jovens acima de 18 anos pelo regime do Zelensky

Santamariense

Mais de 20%, não. São 18%…e isso passados 2 anos e meio.

LUIZ

“segunda potência militar e nuclear do planeta não consegue passar a régua na pobre e sucateada Ucrânia.”

Se isso significasse algo os EUA teriam vencido no Vietnã e no Afeganistão. A guerra Ucrânia/Rússia tá se desenrolando no terreno minado e drones assassinos voando pra todo lado. Como um cara como vc que sempre tá aqui tem comentários tão rasos? Guerra não é vídeo game.

Jacinto

Mas era o Putin quem dizia ‘Se eu quiser, ocupo Kiev em duas semanas’Link

Drácula

Para adiantar: não apoio a Rússia, antes que algum analfabeto funcional venha berrar “russete”. Em verdade, não apoio nenhum dos dois lados, mas é uma discussão muito mais complexa. Vc quis dizer, no caso, a segunda potência militar do planeta vs o arsenal e treinamento da OTAN*. Principalmente o arsenal, este inclusive moderno e de qualidade, com gastos diluídos entre, basicamente, o ocidente todo. É no mínimo injusto dizer que os russos estão guerreando apenas contra a Ucrânia. As armas ucranianas já acabaram faz tempo e não teriam segurado o avanço russo por 4-5 semanas, caso não houvesse ajuda. É… Read more »

Jacinto

Mas os russos também recebem equipamentos militares do Irã e da Coreia do Norte. Neste caso, seria justo dizer que a Ucrânia luta contra a Rússia, o Irã e a Coreia do Norte?

Alecs

Se a China invadir, Taiwan vai receber muito mais que a Ucrânia recebeu.

Maurício.

Primeiro os EUA e seus aliados poderiam começar a reconhecer Taiwan como um país livre e soberano, né? Se nem isso fazem, tem um pessoal que vive em uma realidade paralela que acha que os EUA vão se meter diretamente com suas tropas contra a China, se não estão fazendo contra a “falida” Rússia, o que dirá contra a China!

Sensato

Por onde? Não esquece que é uma ilha a meros 200km do continente que a atacará. Ressuprir a Ucrânia pela Polônia que não pode ser atacada é uma coisa mas fazer isso em Taiwan será outra completamente diferente.

Bosco

Vc com certeza além de não ser pró Putin também deve ser isentão em relação à dicotomia direia/esquerda.
Acertei?

Edison

Drácula. Esta reportagem está falando do F16. Equipamento de segunda mão, como grande parte do equipamento enviado pelo ocidente. Cito leo 1A5, M1A1, e por aí vai. Não é moderno e de qualidade como você disse. Quanto ao apoio que os dois lados recebem, são questões políticas. Não é somente o Irã e a Coréia do Norte estão auxiliando a Rússia. A China e a Índia estão dando suporte econômico fundamental. Senão os embargos já teriam causado um enorme estrago. Porém esta situação não é sustentável, e no futuro, se não houver alguma negociação a respeito, a Russia pagará um… Read more »

Santamariense

“… Principalmente o arsenal, este inclusive moderno e de qualidade…”

Tu estás muito enganado.

jailtonsantos

Ha tá qual o tamanho da diferença USA X Vietnã ???? O que aconteceu lá kkkkkkk. Quem teve que apelar pra bomba nuclear devido a vergonha ????

Jacinto

Bomba nuclear no Vietnam?

Hcosta

deve estar a confundir com a Coreia e MacArthur…

Santamariense

Nem tem como conversar quando um sujeito usa um argumento desses….desconsidera e nem responde…

Aurelio Barreto

O Vietnã está para os EUA o q o Afeganistão está para para os russos. E a bomba atômica foi contra o Japão pra passar o rodo na 2a guerra. E passou

Jacinto

O Vietnam também derrotou a China em 1979. A última guerra do Vietnam não foi contra os EUA, mas contra a China em 1979.

Maurício.

Então se a Rússia quiser “passar o rodo” contra a Ucrânia, que está recebendo ajuda de mais de 30 países, ela está liberada? 🤔

Jacinto

Os russos também estão recebendo ajuda do Irã da Coreia do Norte. Se você quer destacar o fato e que a Ucrânia recebe ajuda, precisa destacar que a Rússia também a recebe.

Jacinto

Na verdade, no Afeganistão não era a Rússia, mas a URSS. E precisamos lembrar que a URSS era muito mais poderosa do que a Rússia porque era a Rússia + Ucrânia + várias repúblicas.

Renato

A maior potência militar e nuclear do planeta não conseguiu “passar a régua” no pobre Vietnã, no pobre Afeganistão, na pobre Síria (e detalhe, todos esses sem ajuda de uma coalizão de amiguinhos entregando armas por atacado..)
Guerra não é vídeo game não jovem.

Last edited 3 meses atrás by Renato
Marcos Silva

Mas a sua amada russia tomou um cacete dos afegãos,não esqueça.

Bosco

A doutrina soviética/ russa pode ser resumida em duas frases: Tá vendo o inimigo ali? Pega!
*Só que esqueceram de combinar com o inimigo.

Jack

Sim prezado Bosco! Porem a a recíproca é verdadeira, fando do passado dos EUA. No auge da guerra, os EUA tinham mais de meio milhão de soldados no Vietnã. Também esqueceram de combinar com os vietnamitas? E agora mais recentemente…que retirada desesperada, cinematografica e vergonhosa dos EUA no Afeganistão. Também esqueceram de combinar? Hoje em dia nenhum pais está 100% seguro de não levar uma “lapada” em um conflito de alta intensidade. O resto…é torcida.

Last edited 3 meses atrás by Jack
Bosco

Vc está certo.

João Olders

Faço minha as suas palavras…Rússia está desgastada…e levando porrada de todos os lados…teve oportunidade de vencer no inicio..que eles os Ucranianos eram + fracos sem a ajuda Ocidental. Agora vai sofrer muito + devido a arrogância e prepotência do Putin kkkk. Vergonha…global….estará a Rússia…escanteada para 1918..sem fôlego pra resistir uma guerra bem elaborada da Ucrânia juntamente com a Otan..

PauloFernandoBarbosa

Os russos tem mais armas mais os ucranianos são de longe o melhor exército da atualidade treinamento coragem principalmente

Joao

Vou lhe contar um segredo:
É guerra… vai cair gente dos dois lados….

jailtonsantos

Vc deve estar assistindo muito filme de ficção kkkkk . A Rússia ocupa hoje 19% do território ukraniano está lutando contra ukrania, Otan e mesmo sofrendo embargos monstruosos está avançando no campo de batalha e olha que quem fala isso é o zelenski . Da uma olhada na economia dos países que estão na Otan fornecendo armamento pra ukrania e volta aqui pra corrigir seu comentário.

Marcos Silva

Sim,sim,filhão! A russia está avançando,até às 17h de hoje toma Kiev e o resto da Ucrânia…
Senta e confia.

Hcosta

Dei uma olhada nas várias economias da OTAN e nenhuma caiu para o nível da economia Russa…
A Alemanha tem de cair mais de 50% do PIB…
E com previsões de 1,3% de crescimento em 2025…

Jacinto

Só a economia dos EUA cresceu, entre 2021 e 2023 algo em torno de US$ 4 trilhões (foi de US$ 23,5 tri a 27,4 tri); a economia russa é de US$ 2 trilhões. Ou seja a cada ano, os EUA crescem o equivalente a toda economia russa.

Artur Elias Valentim

Os f-16 não são tão fracos assim..são bons e eficazes,sou favor da Ucrânia detonar os Russos..

Jack

Sim e conquistaram quase 20% das terras mais ricas da Ucrânia e nem a própria Ucrânia e nem a OTAN na sua grande majestade “ainda” não conseguiram se provar a Grande aliaça do Ocidente para correr com a Rússia dos territórios ocupados. E de fato! Não há previsão. E sim infelizmente milhares e milhares dos dois lados morreram…se contar os inocentes.

José paulo

Aí teu comentário e uma sarro. A Rússia ocupou uma parte da Ucrânia isso e lógico,mas vc esqueceu que o invasor não está preocupado em matar civil então e claro que a Ucrânia não consegue expulsar eles porque só quem tem aprender e a Ucrânia.imagina algum invadir uma casa com toda família dentro o dono da casa não pode jogar uma bomba para matar o invasor…

José paulo

Vc pode ver que a capacidade da Rússia e só relatada pela própria Rússia kkkkk …

Fernando Rodrigues Martins

E a Rússia continua detendo mais de 20% da Ucrânia.

Santamariense

Não são mais que 20%. São 18%.

Neoras

Mas ainda assim a Ucrânia não tem êxito em nada. cada novo equipamento que recebe do ocidente, é a luz no fim do túnel, ai vem a Russia e perde mais 3500 blindados e mais de 200 mil baixas e ainda consegue mais território.

Comte. Nogueira

Tenho dúvidas se os pilotos dos F16 serão mesmo ucranianos… Da mesma forma que os operadores dos complexos sistemas de armas ocidentais, tipo Patriots, Himars, Atacms, etc…

Rodrigo Maçolla

Deram uma apelada na nota o equivalente ao Su-57 seria o F-22…, Penso que os F-16 na Ucrãnia serão usados defensivamente, Su-35S e Su-57 (deste último quantos estão mesmo operando por lá?) são sim mais avançados que estes F-16, mas vamos esperar porque quero ver agora os caças russos lançarem bombas impunemente nas linhas ucranianas. os Russos devem considerar que os Ucranianos vão usar os F-16 com táticas ocidentais e não com a velha doutrina que aprenderam com os próprios russos.

Luís Henrique

As “doutrinas” aprendidas com os ocidentais são novas, modernas e melhores ?? E as doutrinas utilizadas pelos ucranianos são velhas, ineficientes e aprendidas com os russos ??

Não entendi. Que eu saiba a Ucrânia conseguiu abater muitas aeronaves russas e manter seus caças voando durante muito tempo, apesar da superioridade da força aérea russa e justamente as “doutrinas” utilizadas são muito elogiadas por isso.

Rodrigo Maçolla

Não estou criticando as táticas e ou doutrinas usadas pelos ucranianos até então… quem sou eu pra isso?… comentando aqui sentado na cadeira enquanto os cara tão levando chumbo la por todos os lados para defender o que sobrou do seu pais , Só estou fazendo uma ponderação que os F-16 serão usados de forma diferente, são aviões ocidentais vão ser usados como tal.

Luís Henrique

Ok, entendido. Mas acho que vão ser usados da mesma maneira. Se voarem alto serão alvos dos sistemas antiaéreos S-400 e outros e também dos caças russos com radares e mísseis de maior alcance.
Vão continuar voando bem baixo, bem agressivo para pegar algumas aeronaves russas de surpresa e também para realizar alguns ataques evitando a detecção.
Os F-16 não são furtivos e também ficam muito atrás dos principais caças russos em termos de alcance de radar e alcance dos mísseis BVR.

Amaury

Muito boa colocação, comparar F-16 de modelo antigos, sendo aposentados pelos atuais operadores, com aeronaves mais novas e de categoria diferente é injusto, teriam que comparar esses F-16 com Mig-29 mais antigos… mas papel aceita qualquer coisa, de qualquer forma acredito que os F-16 não vão mudar muito o jogo, serão apenas mais uma arma como todas as demais.

BraZil

Não vejo muito sentido em usar o F16 defensivamente, seria o que? PAC ou escoltando outros bombardeiros? o F16 é um bombardeiro tático. Creio que será usado em bombardeios cirúrgicos, vetorado pela OTAN, tentando evitar os SAM e interceptadores Russos, que agora sim, terão que proteger os SU34, pois os mesmos F16 também terão tarefas subsidiárias de abate BVR. Mas, todas as opções são válidas

Rodrigo Silveira

Sou o mais bonito do mundo segundo minha mãe…

Maurício.

Segundo a SAAB, o Gripen é um “faixa preta” “matador de Sukhois”, mesmo sem nunca ter abatido nada, nem um simples balão como o F-22.

Afonso Bebiano

“O resultado final para eles, assim como para o resto da tecnologia ocidental, será um só – destruição”, assegurou a corporação estatal.

Mais uma narrativa triunfalista, carregada de teatralidade, que serve apenas para alvoroçar a própria torcida.

Marco

Os caras se acham né?

Maurício.

É só os russos que se acham, né? 🤷🏻‍♂️

https://pbs.twimg.com/media/FxCX-XJWYAE7kAP?format=jpg&name=medium

Marco

“Nossos caças (russos) são superiores”
“O resultado final para eles será um só – destruição”

Maurício.

Ué, e isso não é um fato? O Su-35 e o Su-57 não são superiores aos F-16 que a Ucrânia está recebendo?
E outra, me diz aí um “game changer” que não foi destruído na Ucrânia, começando lá atrás com os M777, passando pelos Leopard, Challenger 2, Abrams, himars e tantos outros. Isso tudo é um fato, o pessoal gostando ou não.

Joanderson

A França também mandou o lecrec a Ucrânia ?

Maurício.

“A França também mandou o lecrec a Ucrânia ?”

Que eu saiba, não, só o blindado amx-10.

Joanderson

Obrigado pela resposta amigo.

Magalhaes

Esse lance de game changer é um saco hein meu amigo. Pelo amor….

Maurício.

Reclama com quem começou, como a mídia ocidental, parte da mídia dita “especializada” em defesa, os “especialistas”, “professores”, “cientistas políticos” e tantos outros pró-EUA/OTAN. Aliás, aqui no Brasil está cheio desses “entendidos”, alguns com milhões de seguidores!

Sensato

Meu irmão usava muito esse “argumento” de “foi ele quem começou”.

Quando tinha 5 anos…

Maurício.

“Sensato”, volto a repetir, eu constatei um fato, se tu não gostou, paciência.

Leandro Costa

Não sei de nenhum especialista ter falado que qualquer equipamento é game changer. Se viu algum, pare de ler o que essa pessoa escreve, ou veja se não falou em ‘game changer’ em relação ao nível de apoio prestado. Aí pode se ter algum tipo de verdade, mas jamais em relação à guerra em si.

Magalhaes

Foi o que comentei agora Leandro. Ninguem tocou nisso. E pelo que venho acompanhando é o mesmo papo de torcida de sempre nos comentários do forista. O objeto do tópico em si não relaciona um ponto….infelizmente.

Magalhaes

Ninguém tocou no assunto de “game changer” a não ser você amigo. Toda vez. Já deu ne. Que tal falar das aeronaves ? Do equipamento ? Das características ?
Melhor que esse super trunfo de palavras de torcida que praticas aqui.

Maurício.

“Já deu ne.”

Só lamento, mas não é tu que vai pautar o que eu comento ou deixo de comentar.

Santamariense

Trollando, como sempre…

Santamariense

Eu tu continua repetindo, igual papagaio, termos com os quais não concorda? Que “inteligente” …

Maurício.

Flanker, se for chorar, manda áudio!

Santamariense

Continua trollando….hehehehe

Last edited 3 meses atrás by Santamariense
Palpiteiro

O F16 é melhor que os Su24 e Su25 que a Ucrânia não tem mais.

Magalhaes

Não tem mais ? Derrubaram toda frota ?

mictan

“Nossos caças (russos) são superiores”
“O resultado final para eles será um só – destruição”
“Vão mergulhar num mar de fogo”
“Em 3 dias tomamos Kiev”

O blábláblá russo não conhece limites

Magalhaes

É dai pra pior. Você tem que ver no Forte…

Falando da plataforma em si e foco do tópico, acho o SU-35 pode ser sim superior ao F-16, com um radar e armamento ( R-37 como exemplo ) com maior alcance.
Acho meio lógico, mas no teatro de operações somente a plataforma em si não diz nada.

Renato

“Acho meio lógico, mas no teatro de operações somente a plataforma em si não diz nada.”

Pois é, troque as palavras SU-35 por F-22/F-35 e F-16 por qualquer outro caça Russo/Chines que dá o mesmo.

Ronaldo

Tem 2 anos que estão tomando kiev…

Fernando Rodrigues Martins

Tem 2 anos que tentam expulsar os russos.

Emmanuel

Até agora, o caça usado para derrubar caça russo foi outro caça de origem russa. Vamos ver como irão se sair os F-16. Uma coisa é ter. Outra, operar. Nós temos o F-39 e nem por isso a FAB pode sair por aí dizendo que está com o melhor caça por um motivo óbvio: doutrina. Sem doutrina você não faz nada. Se a Ucrânia colocar esses caças já na linha de frente será loucura. Por mais que os pilotos sejam experientes, a plataforma é outra. É preciso tempo para se adaptar. Até na Segunda Guerra Mundial se levava um tempo… Read more »

Iran

Até onde eu sei, nenhum caça ucraniano teve vitórias contra caças russos como os flankers, já os MiG-31 e SU-35S da Rússia fizeram alguns abates consideráveis, principalmente de MiGs-29.

737-800RJ

A marinha russa também supera, e muito, a ucraniana. E mesmo assim quase 40% da frota do Mar Negro foi destruída ou tirada de combate com grandes danos estruturais.

Na teoria o Barcelona do Ronaldinho Gaúcho era MUITO superior ao Internacional no Mundial de 2006. Perdeu tomando gol do cabeça de bagre Adriano Gabiru!

Tiago

Assim como a marinha americana enfrentando os houthis. E não deu conta ainda

Alecs

Chega a ser uma piada a sua postagem kkkkk. A US Navy nem tentou ainda. É Engraçado falarem que os Estados Unidos perderam a Guerra no Vietnã e, principalmente, no Afeganistão. A política americana perdeu a guerra no Vietnã. Já no Afeganistão, todos os objetivos foram plenamente alcançados e eles saíram de lá porque não tinham mais o que fazer. Quem perdeu a guerra no Afeganistão foram os afegãos que deixaram o Talibã voltar ao poder. Agora, sinceramente, você acha que se os americanos e a OTAN, junto com os sauditas e outros aliados do Oriente Médio quiserem eles não… Read more »

Mig25

“Já no Afeganistão, todos os objetivos foram plenamente alcançados”. Sim, claro…o principal objetivo era acabar com o Talibã, que, nesse momento, domina o país mais uma vez…
A saída estadunidense do Afeganistão se pareceu demais com a saída deles do Vietnã. Vexaminosa…

Exo7

A maioria esquece que os americanos lutaram com as mãos amarradas nas costas por causa da ingerência politica, tanto que os alvos estratégicos no Vietnã eram aprovados ou não diretamente pela Casa Branca, não pelo estado maior na linha de frente, mas ainda assim conseguiram levar os VC para mesa de negociações em Paris. Mas os VC canalhas como são, atacaram o Vietnã do Sul ao fim da retirada americana. Fatos são fatos.

Iran

A Ucrânia botou a frota do Mar Negro pra correr com uma tática semelhante a dos houthis, usaram munição ociosa e mísseis baratos contra alvos grandes e caros. Mas no ar acho que a coisa é diferente, realmente é muito difícil, pra não dizer impossível, que um F-16MLU desses se sobressaia a um SU-35S ou MiG-31.

Jacinto

Com a diferença, substancial, que os ucranianos estão atacando navios militares que são armados e, em tese, protegidos. Os houthis atacam navios civis.

Renato

Com a diferença, substancial, que os houthis estão atacando navios militares (us navy) que são armados e, em tese protegidos. A marinha americana ataca civis houthis (e não consegue vencer..)

Jacinto

Até agora, tudo o que os houthis atacaram com sucesso são navios civis.

Iran

Os ucranianos atacaram também navios desarmados de logística e desembarque anfíbio, da mesma forma os houthis atacaram muitos navios armados da marinha americana, italiana, holandesa, britânica, etc. Creio inclusive que as maiores perdas da frota do mar negro em sentido quantitativo tenha sido navios de logística.

Jacinto

Se os russos deixam seus navios de logística militar e de desembarque anfíbio sem proteção, isso diz muito sobre as suas reais capacidades.

Jacinto

Os russos estão usando bombas planadoras porque estão operando longe das áreas cobertas pela defesa anti-aérea da Ucrânia e os ucranianos também operam longe da defesa anti-aerea russa. Estes F-16 vão ser usados mais nas missões de ataque do que de superioridade aérea.

A verdadeira função destes caças é afastar de vez a marinha e a força aérea russa da parte ocidental do Mar Negro (onde está o acesso ao Mar Mediterrâneo) confinando-os à parte oriental deste Mar.

Hcosta

E a lógica dos ataques às bases aéreas e baterias AA na Crimeia.
O que permitiria, também, ataques à imensa área ocupada da província de Kherson.

Não deve ser por acaso as fotos dos f-16 voando em Odessa, no mar Negro.

Bispo de Guerra

Tudo se resume ao contexto.

Não adianta ter o caça “pik@das@galaxias” em um cenário cuja a sobrevivência é zero.

F-16 estará num cenário caótico, N sistemas russos o tendo como alvo prioritário.

Prefiro pilotar drones…rs

Sturmgewehrstgde

O russo tá dizendo “em combate aéreo direto”.
Acho que ele esqueceu que hoje, a grande maioria dos combates é fora do alcance visual.
O que vai importar mesmo é o alcance do radar, e pelo informado o radar do F16 é muito mais potente.
Os F16 vão lançar seus mísseis e os SU-30, SU-34 e SU-35 só vão perceber quando sentirem a explosão da sua aeronave.

Alexandre Galante

comment image

Carlos Campos

Assim o F16 poderia mandar AIM 120 bem de longe no SU35, o melhor seria o SU35 deixar o trambolho dele desligado e usar o IRST

Pieter

O que adianta detectar um f22 e f35 chegando? Vai ser pior pq vai ver a morte chegando sem poder fazer nada.

Maurício.

“O que adianta detectar um f22 e f35 chegando?”

F-22 e F-35 chegando aonde? Na Ucrânia é que não é!

Santamariense

Que, falou em Ucrânia? Olha a imagem que o Galante colocou.

Bispo de Guerra

Pelo que dizem .. as chances de sobrevivência dos F-16 são “voar muito baixo” o que aumenta o consumo de combustível…e para dispara algo, terá que “subir” um dia ..rs

Curioso para saber o que a Ucrânia..sic…OTAN , planejou para as incursões dos F-16 …vai ser “ao ataque” ou “fantasma de Kiev” (nem os ucranianos os vê, estão na Romênia..rs).

DSC

Essa imagem embora dê uma boa ideia de como e quando o Su-35S é capaz de detectar alguns caças ocidentais tem alguns erros e simplificações: 1) A designação do Su-35S na OTAN não é Flanker-E mas sim Flanker-M. 2) O alcance de deteção do IRBIS contra o F-35 está exagerado, mesmo nesse modo de operação com campo de busca estreito e mais focado (10 por 15 se bem me lembro) pois segundo várias declarações de oficiais da USAF, o F-35 tem RCS ainda mais baixo que o do F-22 de certos ângulos e contra algumas frequências de radar. 3) Os… Read more »

Last edited 3 meses atrás by DSC
Luís Henrique

Segundo os russos o Su-35S detecta caças furtivos a cerca de 90 km de distância.
Está achando 58 km para detectar um F-35 exagerado, o que me diz de 90 ? rss

Quem diz a verdade??

Maurício.

“e pelo informado o radar do F16 é muito mais potente.”

Eu até posso imaginar por onde tu está se “informando”…😂🤣

Bispo de Guerra

Da mesma fonte “os russos estão lutando com pás” e “usam chips de geladeiras” 😆

Vitor

Então contra um F-16 sozinho claro…não se tem nem o que contestar. A considerar a versão dos misseis empregados nesse F-16. Porém com apoio de aeronaves de alerta antecipado, o guiamento desses misseis poder ser letal às aeronaves Russas.

Kleber Peters

A Ucrânia tem tais aeronaves? Os suecos já entregaram os Saab 340?

Santamariense

Bah, que novidade os russos falaram!!! Se o caça mais avançado deles não fosse superior à uma das versões mais antigas do F-16, algo de muito errado estaria ocorrendo. Resumindo: retórica teatral russa.

Hcosta

a lógica de sempre: Anúncio do seu envio: Russos: Inaceitável, os países que os enviarem vão se arrepender, etc… Anúncio da sua chegada: Russos: Insignificante, não vão ter qualquer efeito por serem obsoletos e as nossas defesas vão os abater de imediato E, agora, eu especulo (baseado em situações semelhantes)… Anúncio de alvos atingidos: Russos: Fake News, é somente colocar umas telhas novas, acidente de trabalho, renovações, etc… Anúncio da confirmação do ataque: Russos: Os sistemas AA funcionaram na perfeição num primeiro momento e depois vem a história de pessoal da OTAN com sistemas avançados para justificar o seu falhanço.… Read more »

Marcelo M

Acho que a Rostec está confundindo ambiente de guerra com “supertrunfo”. Não era isso que não poderia se fazer?

Heinz

Isso ai todo mundo sabe, até os ucranianos sabem. Esse F16 não é o mais moderno, pelo contrario é uma variante antiga. MAs, melhor tê-lo do que não ter nada, apesar dos russos continuarem superiores neste quesito, os F16 vem para incomodar mais ainda a campanha russa.

José paulo

O grande problema da Rússia e falar tanto nos caças su 35 e su 57 e até agora não conseguiram mostrar suas capacidade. Eles nem motor devem ter. Se a Rússia tivesse fazendo uma guerra limpa contra a Ucrânia sem atacar hospitais e escola já teria perdido a guerra a tempo, seria muinto bom para o mundo se Putin levasse um tiro na cabeça…..

Renato

“uma guerra limpa..”

Que ideia Sensacional.. Agora poderia nos dar um exemplo dessa tal “guerra limpa” ?

Seria por exemplo a II WW? do Vietnã? Síria? Iraque talvez?? Essas foram limpinhas?

Last edited 3 meses atrás by Renato
Padofull

Segundo qualquer russo, chinês e norte coreano, qualquer teco-teco deles é melhor que a estrela da morte, a USS Enterprise-E e a Battlestar Galática juntos.

Iran

E você realmente acha que F-16C/D é superior a um SU-35S?

João Prado

Ucrânia deve negociar a paz ou vão esperar mais destruições e prejuízos econômicos, estão com grande dívida para os EUA é isso que interessa ao EUA porque o império está ruindo.

Joe Safo

Parece conversa do meu cunhado falando do jeep Renegayde dele…

Rodrigo Maçolla

KKK tenho que admitir essa foi engraçada 🙂

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Se um brigadeiro ou general russo fizesse esta declaração, eu entenderia como ufanismo, mas a partir de uma avaliação técnica. Se um orgão ocidental de imprensa sobre aviação fizesse, eu entenderia como uma constatação técnica, embora desprovida de informações sobre o cenário do conflito. Mas a empresa que produz tais produtos fazer essa declaração, soa apenas a marketing sobre o produto, nenhuma empresa diminui as capacidades do seu produto.

João Moita Jr

Impossivel!!! O F-16 supera até o X Wing!!! Mas está até pior, parece que acaba de aterrisar por lá o Tom Cruise con um F-14 Tomcat!!! 😨 Adeus, Rússia!!! A guerra está perdida. Dizem por ai que o Putin já foi avistado cruzando a fronteira chinesa ..😁

Last edited 3 meses atrás by João Moita Jr
Leonardo

Boa!! Kkkk…

Santamariense

Um brasileiro, que saiu de seu país para morar e trabalhar nos EUA, escrever isso e ser torcedor russo é, no mínimo, estranho…para não dizer outra coisa.

AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PARTIR PARA QUESTÕES PESSOAIS.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

João Moita Jr

Estranho? Porque? Deveremos então ser todos androids sem conciencia? Tanto eu, como inúmeros outros veterans amigos sim, estamos concientes que nosso governo cometeu uma tremenda estupidez lá no quintal da Rússia, e que esse erro fatal nos trará sérias consequencias ainda. Idem o apoio sem limite aos crimes contra a humanidade lá na Palestina. Não, parceiro. A maioria de nós não somos criminosos de guerra, nem traidores da pátria. Acaso não é patriotismo levantar a vóz em elerta quando a pátria está sendo levada a destruição por ineptos???

Abs

Santamariense

Tu serviu no Iraque? Se não, serviu onde?

João Moita Jr

Sim. 2008-2009

Santamariense

Entendi. E tu concordou com as motivações e razões dos EUA para invadirem o Iraque?

Fábio Vargas

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Maurício.

“Caças Su-35S e Su-57 superam os F-16 americanos na Ucrânia, diz Rostec.”

Mas isso a Rostec nem precisa dizer, qualquer leigo que entenda o mínimo de aviação de caça, sabe disso, e nem é questão de super trunfo ou qualquer baboseira do tipo, é a constatação de um fato, simples assim!

Jacinto

Mas é uma comparação equivocada por serem equipamentos de categorias diferentes.
O equivalente do Su-57 não é o F-16, mas o F-22. (5ª geração)
O equivalente do SU-35 não é o F-16, mas o F-15. (“High” de 4º geração)
O equivalente do F-16 é o MIG 29. (“low” de 4ª geração)

Iran

Não é uma comparação equivocada só por serem de categorias diferentes, é uma comparação bem correta tendo em vista o teatro de operações lá, são aviões que irão se enfrentar.

Maurício.

“Mas é uma comparação equivocada por serem equipamentos de categorias diferentes.”

O lado emocional de vocês está falando mais alto, calma, respirem, agora vamos aos fatos:

Ninguém está comparando o Su-35 ou o Su-57 com o F-22.
A comparação é muito simples, é com as aeronaves que a Ucrânia está recebendo, e a versão do F-16, juntamente com seus mísseis ar-ar, são sim inferiores aos Su-35, ponto, isso é um fato que não deveria nem ser discutido.
O que adianta comparar com os F-22 e F-15? Eles foram doados para a Ucrânia?

Paulo Rossi

Garganta não vence batalha. Se vencesse a Rússia teria vencido a guerra em 2 meses, como garganteavam

Joaquim Paulino Leite

A Ucrania pode usar os F16 para atacar os russos na regiao da Crimeia e em Donetsk. Os cacas russos nao sao melhores que o F16, a tecnologia embarcada do F16 é melhor doque a dos caças russos. O negócio é ir devagar, cejam que os propalados misseis hipersonicos dos russos estao sendo derrubsdos prelo Patriot. Por isso, digo, a tecnologia dos russos é uma piada

Leonardo

O que te leva a imaginar que ESSES F-16 tem “tecnologia embarcada” melhor??? Só te lembro que não estamos falando de F-16V Block70, ainda que fosse…

Aurelio Barreto

Aos que dizem que a “poderosa” Rússia tomou 20%, significa q ela invadiu um país do tamanho de Minas Gerais e ocupa um espaço do tamanho de Pernambuco

Leonardo

A Ucrânia é o maior país da Europa. E com as FAA mais apoiadas de toda a história da OTAN…

Joanderson

E vc acha Pernambuco pequeno?

alexandre

Igual o Armata, o S400, botou pra voar e combater, é derrubado ou destruido por Himars

Marcos Silva

Finalmente os russos disseram uma coisa certa: O F-16 NÃO poderá competir com o Su-57!
Su-57? Isso existe???

A C

Por melhores que sejam as capacidades do F16, nao seria prudente nem inteligente por parte de Ucrania em coloca-los em confronto direto com qualquer vetor. Eles seriam mais uteis, inicialmente para funcoes de reconhecimento e ataque ao solo de alvos estrategicos ou suporte relampago as tropas em solo.
Por que? Sao poucas as unidades e seus capazes pilotos ainda precisam sedimentar suas experiencias alem de treinar novos pilotos.

Renato

Se decolou vira alvo independentemente se a missão é dogfight ou jogar flores, estamos na era dos aviões AWACS e misseis BVR.

Last edited 3 meses atrás by Renato
Jacinto

Também podem ser usados para abater misseis de cruzeiro.

Joanderson

O f-16 Block 72 é no msm nível do su-35 ?

Joanderson

Porq tanto tanta deslike?
Eu só fiz uma pergunta na intenção de aprender sobre aviação.

Marcos Silva

Porquê tirando uns poucos aí,97% só escreve abobrinha baseada em achismo e gosto pessoal. Aí fica complicado.

Marcos Silva

Os Block 70/72 são os mais modernos caças da linhagem F-16. Dizer categoricamente que são superiores ao Su-35 não seria correto. São de classes diferentes. O Su-35 é bimotor maior e mais pesado. O F-16 nasceu como um simples caça de combate aéreo,pequeno,leve e muito manobravel. O próprio Su-35 deriva do Su-27,um interceptador que projetado como um rival do F-15. Ambos evoluiram e se tornaram mutifuncionais. A história da guerra aérea mostra que nem sempre o melhor vence. MiG-17/21 deram uma suadeira nos então moderníssimos F-4 Phantom no Vietnã,e nas Falklands os pequenos e limitados Sea Harrier semearam a destruição… Read more »

Joanderson

Obrigado pela resposta amigo.

Santamariense

Comparações desse tipo entre caças de portes diferentes (o Su-35 é bem maior e bimotor, enquanto o F-16 é monomotor) normalmente é bem complexa. Abaixo, uma comparação entre ambos, forma muito resumida: O radar do Su-35 é o Irbis-E, com tecnologia PESA e um alcance de 350 km, ou mais, dependendo do tamanho e RCS do alvo. Seu sistema de guerra eletrônica centra-se no L265M10 Khibiny-M. Possui sensor passivo IRST orgânico, sobre o nariz. O radar do F-16 block 72 é o APG-83, de tecnologia AESA, com um alcance de até 370 km, dependendo do tamanho e RCS do alvo.… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Santamariense
Joanderson

Obrigado.

Marcos Silva

Sem contar,Santamariense,que pelo porte avantajado do Su-35,ele provavelmente apareça brilhando como uma árvore de natal no radar do F-16.

Santamariense

Sim, Marcos. Certamente.

Carlos Campos

é melhor, Flanker só é superior em distancia voada

Cristiano

O único problema é… A Rússia ter esses su57 kkkkkkkkkkkkkk

Marcos Silva

E tem! A Airfix já mandou 400 kits 1/48 pra Rússia.
A notícia é que vão transformá-los em drones pra combater os F-16!

Leandro Costa

Próxima publicação da Rostec agora vai ser dizendo que a água é molhada e que a água Russa é superior à qualquer água ocidental…

Claudio Medeiros

Comparar um simulador de jogo que seria o DCS ao com até real não tem nada a ver. Na realidade jatos americanos são superiores em combate. Além de várias tecnologias implantadas nas aeronaves. Se fosse tão fácil assim a Rússia com seu imenso poder bélico já teria ganho a guerra. Se a Ucrânia sem os jatos já e uma pedra no caminho dos russos. Imagina agora com a chegada dessas aeronaves na Ucrânia. Minha única preocupação se for ver a história da Rússia e um país que não admite perder guerra. Caso ela perca a guerra pode ter certeza ela… Read more »

RSmith

Talvez os Ukranianos vão usar os F-16 como isca? atraindo os caças russo para dentro do raio de ação das sam’s anti aereos :o)

Claudio

Então… Não sou muito informado sobre esse assunto. Porém analisando algumas informações e comentários eu tenho a seguinte opinião. Os caças f16 definitivamente são de tecnologia ultrapassada. apesar de terem recebido várias atualizações que proporcionam uma certa capacidade de combate contra os caças modernos certamente seriam abatidos. Por esse motivo eu acho que tanto pra defender ou atacar talvez a Ucrânia deva estar pensando na estratégia de superioridade numérica. Tipo se sempre que a Ucrânia se defender ou atacar,eles conseguirrem ter mais f16 do que os caças usados pela Rússia quaisquer que sejam.,acho que os F16 em maiores quantidades trariam… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Claudio
Maurício.

“Os caças f16 definitivamente são de tecnologia ultrapassada.” Também não é assim, esses ex-Dinamarca sim, podem (e de fato são) caças antigos, seus mísseis não são os mais modernos, mas as últimas versões do F-16 ainda são caças respeitáveis, inclusive possuem radar aesa, coisa que o Su-35 ainda não tem, podemos até discutir os prós e contras de cada radar, “aesa vs pesa”, mas o fato é que o aesa é a última geração, o que existe de mais moderno. Os próprios americanos, mesmo com o F-35, vão modernizar mais de 600 caças F-16, o que definitivamente não é pouca… Read more »

Groosp

Sim são superiores mas são um grande salto qualitativo e quantitativo em relação aos Su-27+R-27 ucranianos. As coisas vão ficar mais difíceis para os russos.

Rafael Aires

Chuck Norris detona os dois aviões.

Rodrigo

Su 57nversao desfile ou a versão maquete de combate?

Ismar pereira

Já que os russos e metido a ser o bom invadiu o pobre país quebrado pq não invadiu o Alaska ou a Polônia ou a Finlândia agora que pertence a Otan bater em bêbado e fácil

Ismar pereira

Queria ver essas sucatas da Rússia contra os f35 e raptor f22 de 5 geração furtivo pra ver pra começar esses caças de 5 geração nem entra e combate mais eles abatem outros caças a muitos milhas de distância

Ismar pereira

A ulcrania só foi invadida pela Rússia pq subestimou a inteligência americana que vinha avisando sóbre uma possível invasão russa s tivesse preparado igual a Finlândia que na época não era OTAN não tinha deixado os russos invadir tanto espaço( Vlod zelensk falou que era esteira do ocidente)

Leonardo Bastos

Esse sabe tudo… kkkkk

Rafael

Única verdade lida nesse comunicado: “Em combate aéreo direto, nossas aeronaves são superiores aos caças americanos”

Boa sorte tentando chegar perto!

Marcos Silva

Não sei se dá pra confiar nisso também. Quantos caças ocidentais os russos venceram em combate aéreo?
O Su-35 ficar fazendo piruetas e cobras em frente à qualquer caça moderno durante um combate aéreo à moda antiga vai levar pau.
Essa estórinha dos russos lembra muito o Indiana Jones,quando um guerreiro enorme com uma espada maior ainda ficou lá de bobeira girando a espada tentando amedrontar Jones. Bastou um tiro pra derrubar o alvo.

Jorge Barbosa

O Google está infestado de propaganda russa. A Ucrânia está perdendo a guerra aérea, porque não tem pessoal capacitado nem equipamento para enfrentar o poderio aéreo da Rússia. Mas em terra, a coisa não é bem assim, apesar de ser um elefante contra um rato.

Tuxedo

Caça muito bom…

Niel

Claro, um avião de mais de 30 anos atrás contra um dos mais modernos da Rússia.

Marcos Silva

Claro,vc deve saber,os remontam à década de 1970.

Nickless

Hj saiu um video de um SU-35 caindo pegando fogo, na Crimeia, alguém chuta o que aconteceu?

Bosco

O SU-35 interceptou um AIM-120.

Bosco

O heroico piloto russo viu que o amraam iria errar seu SU-35 e iria cair no solo podendo ferir inocentes e aí ele colocou seu caça na frente.

JHF

Era um SU-35? Donde está esa informação específica? Eu vi um vídeo com um borrão caindo, com aumento estourado. E só.

Bosco

Faz o seguinte para dirimir sua dúvida,
veja o que o Putin falou. Se ele disse que não era um SU-35 é porque esse borrão é um SU-35.

BraZil

Dois pontos, só para reforças o que eu já disse: 1 A OTAN está em guerra com a Rússia e 2 o F35 já opera na Ucrânia, se alguém ainda não sabe não é problema de quem sabe…

Ricardo Torres

Voce sempre repete que os F-35 estão operanfo na Ucrânia.

Voce teria mais informações ou um link?

Nunca ouví ou lí algo a rrspeito.

F-35 de que país? EUA, Reino Unido….

Sapo

Como guerra é matemática, normalmente vence quem tem mais dinheiro, dizer que um Su 35 de 40 milhões de doláres vence um F16 de 14 milhões é fácil. Mas na prática ele tem de abater três por vez para empatar. A Rússia está num caminho sem volta. Foi uma ideia infeliz desde o começo e isso ficará provado quando o PIB russo declinar para custear a conta. O terrinha cara essa! PIB Americano=28 PIB russo=1(hoje).

Fabio

Estão desovando F-16 lá na Ucrânia para renovarem com F-35 novinhos

Fábio Mateus

Vocês gostam de tapar o Sol com a peneira, F-22 é um avião de combate que já passou a história! Se não aguenta travar uma luta de cães com o caça francês Rafael, imaginem contra o SU-57 ou contra Su-35s? Ele não teria mesmo chance até porque o SU-57 também tem um radar excelente e um ótimo sistema de guerra electrónica menos então vamos ser justos e parar com esse fanatismo pelos Americanos.

Nickless

Não existe mais esse tipo de combate. é tudo BVR. o su-57 é um protótipo cheio de problemas e baixas capacidades (quem disse isso foram os indianos). tanto su-57 como su-35s seriam abatidos sem nem saber o que aconteceu.