Caças F-16 da Força Aérea Ucraniana

Caças F-16AM da Força Aérea Ucraniana com os seriais UA 80-3596 e UA 80-3599. Ambos ex-jatos dinamarqueses.

Note-se que os mísseis AIM-9 estão nos pilones sob as asas e dos AIM-120s nas pontas das asas.

Até o final de 2024, a Ucrânia deverá ter 20 F-16s em operação. O restante, que faz parte do compromisso assumido pela coalizão de F-16 liderada pela Dinamarca e pelos Países Baixos, será entregue em lotes ao longo de 2025.

Segundo fontes, o número total de caças esperado para ser entregue em 2024 e 2025 é de 79  unidades.

IMAGENS: via @Fighterman_FFRC

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Willber Rodrigues

Pra efeito de comparação, esses F-16 são da versão mais nova, ou mais antiga, do que os F-16 chilenos e aqueles que a Argentia pretende ter um dia?
Eles só virão com mísseis ar-ar “perna curta” mesmo?

Jacinto

Na foto dá para ver um amraam…

Jacinto

Lendo melhor… “eles só virão com misseis ar-ar “perna curta””” você se refere ao F-16 argentino ou ao F-16 ucraniano? Eu entendi inicialmente que a sua pergunta seria sobre o ucraniano.

Willber Rodrigues

Sim, refiro-me ao armamento dos F-16 ucranianos, minha pergunta ficou ambígua mesmo…

Marcelo

Pra efeito de comparação vamos para com esse super trunfo e pega o aviao logo e vai la na fronteira russa encarar logo os aviões russo (velharia soviética apelido aqui no blog ) para acabar com duvida da qualidade do material ocidental.
Lembrando quem o Bison MiG-21 já derrubou o F-16 mais moderno que esse fornecido a Ucrânia.

Last edited 3 meses atrás by Marcelo
Santamariense

Os F-16 chilenos são ex-Holanda e o argentinos ex-Dinamarca, portanto, da mesma origem desses ucranianos. O que pode sifwtenciar uns dos outros são modernizações de software.

Victor

O chile também adquiriu, além dos MLU ex-Holanda, 10 F-16 Block-50 novos de fábrica.

Santamariense

Sim, claro. Eu me referi apenas aos 36 adquiridos usados da Holanda.

Sergio Machado

Circula a informação já há alguns dias um abate de Mig29 a 213 km de distância por um Su35 com um R37M.
Convenientemente ao momento, mas não procedendo a info seria contraproducente aos russos visto que os ucranianos refutariam de pronto o abate, o que não ocorreu.
O relato afirma que o Mig29 foi travado a 250 km.

ERIVELTON

Então, mas naquele incidente sobre a Caxemira, os F16 é que travaram e atiraram nos SU 30MKI primeiro, embora na teoria diziam o contrario. Por outro lado, um MIG 21Bis, vetorado por radar, subindo rapidamente, conseguiu abater um F16.

Sergio Machado

os F16 é que travaram e atiraram nos SU 30MKI primeiro”
De onde surgiu essa teoria? Não faz muito sentido, nem físico, essa afirmação, uma vez que os MKI ficaram na retaguarda naquela situação. É meio que os mísseis “ignoraram” os MIG21 para acertarem os que faziam a superioridade aérea na retaguarda.
Ilógico é pouco.

ERIVELTON

Não faz sentido. Mas foi isto que aconteceu.

Leandro Costa

As distâncias envolvidas estão muito suspeitas para esse relato ser verdade.

Bosco

Concordo plenamente.

Bosco

Ainda que o MiG 29 ucraniano seja completamente despojado de um RWR minimamente eficiente, capaz de informar que o caça esta sendo rastreado por vários minutos , é duvidoso que ele seja detectado e rastreado a essa distância por um Su-35, principalmente se não tiver um “AWACS” na equação.

Sergio Machado

Não menciono suspeita, mas impressionante demais a ponto de depender de mais info. Muito embora a distancia esteja dentro do alcance do radar Irbis do SU35, segundo o fabricante, esses abates extremos de ambos os lados merecem cautela.
Contudo, é um conflito de extremos. Caso não existisse, inclusive um vídeo, provas, duvidaríamos do abate do Su27 sobre Kiev por um S400 postado na Bielorrússia.
Penso que é ausência de negativa de Kiev quanto à reivindicação do abate deixa tudo no ar.
https://www.vietnam.vn/en/tiem-kich-su-35s-nga-ha-guc-mig-29-ukraine-tu-khoang-cach-hiem-co/

Léo Neves

Fora que há relatos a bastante tempo de pilotos ucranianos reclamando que a maior dificuldade é enfrentar o Mig-31 com r-37m .
Não sei até que ponto o radar do MiG é melhor que do Su-35 .
A respeito da índia os Su-30 indianos não tinham mísseis com alcance para atacar os f-16 que tinham mísseis com maior alcance, mas provavelmente os su-30 estavam detectando os f-16 mas não tinham como atacar sem se expor muito

Leandro Costa

Certamente não é impossível, Sérgio. Só acho estranho a detecção com travamento à 250km. Para isso acho que o MiG-29 teria que estar voando alto, e não é exatamente como sabemos que os Ucranianos operam, já que eles sabem exatamente qual o tamanho (e os alcances) dos problemas. Sem apoio de um AWACS acho que seria muito difícil fazer essa detecção. Ao mesmo tempo, a gente sabe que o R37 pode chegar à Mach 3, mas isso quando a aeronave está muito rápida, de preferência em grande altitude. Se o cara foi travado à 250km, já teria que ter tido… Read more »

Vitor

213 km é um feito impressionante .

Rodolfo

o alcance maximo seria 400 Km na melhor hipótese (ambos aviões voando um em direção ao outro). Os chineses tem também um míssil com o mesmo alcance (PL17). Os americanos responderam adaptando o SM6 pra executar essa mesma função e acabar com esse Gap (AIM174B) ja que o desenvolvimento do AIM260 esta atrasado.

Bosco

Rodolfo,
O alcance máximo de interceptação não varia na dependência do alvo estar afastando ou aproximando.
O que varia é o alcance de lançamento, que no caso do alvo estar se aproximando frontalmente é bem maior que no caso do alvo estar se afastando.
Nos 2 casos o míssil percorrerá os mesmos 400 km (no caso do R-37) a contar do ponto de lançamento.

Rodolfo

Eu coloquei um link YouTube de um engenheiro italiano mais abaixo. A estimação da Max range leva em conta que o alvo é cooperativo e se aproxima da aeronave que faz o disparo.

Bosco

Não há muita diferença entre caças que têm mísseis como um AIM-120C e um que leva o R-37. O combate entre ambos muito provavelmente se dará dentro do envelope do AIM-120C. O R-37 é dedicado a neutralizar alvos como AWACS, transporte, tanques… lentos, pesados e com grande RCS . Se um caça armado com pesados R-37 for enfrentar um moderno caça armado com o AMRAAM pode se ver em maus lençóis. 4 Amraams pesam pouco mais de 600 kg, já 4 R-37 pesam quase 3 t. Mas essa diferença de tamanho/peso não traduz em desempenho no prática tendo em vista… Read more »

Sergio Machado

O problema é que pilotos ucranianos vem sistematicamente relatando os perigos e dificuldades em enfrentar os os binômios Su35/Mig31 com R37M.
Logo, é razoável inferir pelos relatos que os R37M não são tão “duros” assim contra alvos manobráveis, tendo sido citados abates até com certa frequência. Fosse ineficientes, sequer entrariam em evidência pelo lado ucraniano.
A melhor fonte de info é a vítima.

Carvalho2008

Verdade

Léo Neves

Bosco
Mas a velocidade do R-37M sendo consideravelmente maior que do AMRAAM não é uma vantagem?
O su-35 poderia começar se defender antes que o F-16 caso os dois lançarem os mísseis na mesma distância pois o R-37m chegaria na área de usar seu próprio radar primeiro.

E já é dito que o R-37M não perde tanto em capacidade de manobra para outros mísseis já tendo abatido vários caças da Ucrânia, mais até que o R-77.( Segundo os russos).

Bosco

Sim. Sem dúvida a velocidade media maior e a NEZ mais ampliada do R-37 lhe dá uma vantagem, mas não o alcance em si. Por outro lado os gigantescos R-37 prejudicam o vetor até serem lançados, por motivos óbvios. Vale salientar que após desligar o motor o R-37 deve desacelerar mais que um esguio Amraam, e também manobra menos , mas devido ao imenso motor foguete com maior tempo de queima, ainda assim tem uma NEZ maior que a do Amraam. O Amraam C e D adotam um perfil de voo “loft” que lhes permite recuperar no mergulho grande parte… Read more »

Bosco

Outro ponto a se considerar é que alvos a distancias tão grandes exigem que os caças lançadores continuem a atualizar a posição dos alvos para o míssil, o que obriga que o radar do caça se mantenha “travado”.
Nesse caso a capacidade de ECM do inimigo conta muito. Aquele que conseguir quebrar o travamento antes que o míssil adquira o alvo por conta própria leva vantagem.

Léo Neves

E levando em conta as capacidades dls radares dos mísseis, o R-37M por ser maior e com maior diâmetro provavelmente tem um radar mais potente conseguindo detectar o alvo em maior distância, pela lógica. Mas aí vai depender da tecnologia russa e a versão do AMRAAM da Ucrânia também. Mas o mig-31bm provavelmente teria mais chances contra o F-16 podendo lançar o R-37M de maiores distâncias e em maior atitude e velocidade. Teoricamente bem longe do alcance do míssil do F-16 . Mas acho difícil a Ucrânia arriscar algum f-16 tão cedo perto da linha de combate, provavelmente vai usar… Read more »

Bosco

Sim. Há vantagens e desvantagens para um AAM ter uma célula grande.
Pra mim a coisa se resume em quem consegue detectar o outro primeiro e manter o outro na mira mais tempo.
O MiG-31 tem um RCS frontal na casa dos 20 m2. Com 4 R-37 deve pular pra casa dos 30 m2.
Um F-16 armado com 2 Amraam e 2 AIM-9 não chega a 2 m2.

Sergio Machado

Essa informação creio que não proceda. O F16 ucraniano é o dinamarquês Block 20, mais antigo, com um RCS na casa de 5 m2, similar ao Mig29. Os F16 mais novos, com uso de compósitos, que possuem RCS por volta de 2 m2, que pode variar para mais em função do armamento. https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2006/st/GE019.pdf Esse link é interessante e mostra um trabalho acadêmico onde traz estudos e resultados da Mig com revestimento absorvente MARE, que reduziram o RCS do Mig 31 a menos de 9 m2. Considerando o F16 monomotor e menor que o Mig 31, a diferença de RCS entre… Read more »

Bosco

Sérgio,
Esses F-16 foram modernizados para o padrão C.
Não há porque acharmos que não houve uma redução do RCS equivalente ao padrão C, sendo que o artigo que vc indicou relata processos de redução do RCS de caças de até da 3°G dos soviéticos.

Sergio Machado

Sim, foram modernizados, contudo não há relatos de alguma modernização envolver substituição de meios estruturais. Esse tipo de procedimento é muito complexo e caro, envolvendo muitas variáveis estruturais na engenharia.
A tendencia natural é substituição apenas do recheio eletrônico e armamento, mantendo os materiais da estrutura original, responsável quase que na totalidade pelo retorno radar.
Em suma, fora a aplicação de algum material absorvente eletromagnético, o RCS tende a manter-se intacto.

Bosco

Vale salientar que no combate BVR o ideal é que o radar do míssil seja ligado no último momento possível para que o inimigo não seja alertado até que haja pouco a se fazer.
O combate BVR pressupõe pegar o inimigo de surpresa.
Espero que os RWRs dos russos estejam bem calibrados porque dos F-16 com certeza estarão.

Léo Neves

Um F-16 com tanques de combustível AMRAAM e Aim-9x tem só 2m2 de rcs frontal?
Mas na equação tem que colocar também o R-77M que dizem ter alcance além dos 110km com boster duplo segundo algumas fontes.

Bosco

Léo, Talvez eu tenha exagerado. Rsss Um aim-9 tem RCS de 0,1 m2. Um Amraam entre 0,1 e 0,5 m2. Tem-se que levar em conta os 2 cabides dos Sidewinders Os tanques externos muito provavelmente seriam ejetados na iminência de um combate. É sabido que o RCS de um caça armado é maior que a soma dos RCSs combinados, num fator de 2x. Num exercício simplificado de raciocínio um F-16 com RCS de 1,2 m2 e dois cabides para os Sidewinders ( chutando terem 0,1 m2 cada) mais 2 Amraams (chutando 0,3 cada) nas pontas e mais dois Sidewinders (0,1… Read more »

Léo Neves

Então provavelmente os dois caças iriam detectar um ao outro praticamente na mesma distância mas essa distância provavelmente seria fora do alcance do AMRAAM e dentro do alcance do R-37M , caso os dois aviões estejam em alta altitude,o que eu duvido muito se tratando daquele cenário.

Santamariense

Se for verdade, sim. Mas, até comprovação, eu tenho sérias dúvidas quanto à veracidade do relato.

Rodolfo

O alcance máximo desse míssil é 400 km dentro da melhor hipótese de engajamento (ambos aviões voando um em direção ao outro), então esse abate não seria exagero. Tanto que os americanos foram obrigados a responder com o AIM174B que apareceu recentemente na RIMPAC num Super Hornet.

https://youtu.be/rhsSlmbnV8I?si=qpq47JZgJi8SKCgw

Magalhaes

Onde podemos ler esse “relato” ?

Recruta Zero

Pode se dizer que agora sim veremos o F16 combatendo em cenário de alta intensidade ,com céus contestados e grande atividade de EW inimiga.

Maurício.

AIM-9L e AIM-120B, por enquanto nada de AIM-9X ou AIM-120C5/C7/C8, pelo menos nas imagens divulgadas até aqui.
Para quem dizia que os F-16 da Ucrânia serviriam apenas para ataques ar-terra, por enquanto, pelas fotos, só mísseis ar-ar.
Os Su-34, se não tinham a escolta dos Su-35, agora vão precisar.

Marcos Firmino

Isso é o divulgado. Pra mim está mais parecendo peça de propaganda e por isso não vazaram a possível disponibilidade de mísseis de maior alcance/efetividade.

Maurício.

Simplesmente pegaram os F-16 ex-Dinamarca, com os mísseis que eles usavam e colocaram o cocar da Ucrânia.
Acho que por enquanto vai ser isso, na parte ar-terra, a Dinamarca usava algumas bombas como as JDAM, Paveway II, Paveway III e o míssil Maverick, resta saber se a Dinamarca também vai doar as bombas e mísseis que eles usavam ou se isso vai ficar por conta dos EUA.

Jacinto

Acho que este vídeo é uma novidade – eu pelo menos nunca tinha visto isso. O piloto de um caça faz um vídeo após ejetar-se de um caça abatido.

https://twitter.com/i/status/1820357411149910035

Rinaldo Nery

Interessante. Novidade mesmo.

BARAK

Também tem esse áudio (não é novo, mas agora com legenda em inglês) de um SU-34 evadindo de uma salva de mísseis Patriot: https://www.youtube.com/watch?v=nD_en_xvSvU

Santamariense

Tem ao menos 1 outro, de um Su-25 russo abatido em 2022. O piloto filmou a ejeção. O vídeo começa com o piloto ainda dentro da aeronave.

https://forcaaerea.com.br/video-piloto-russo-de-su-25-filma-sua-propria-ejecao-em-combate/

Leonardo Bastos

Muito provavelmente essas fotos não devem ter sido tiradas em espaço aéreo ucraniano, pois este já se encontra todo mapeado pelos russos…

PY3TO Rudi

“Note-se que os mísseis AIM-9 estão nos pilones sob as asas e dos AIM-120s nas pontas
das asas” isso faz alguma diferença estrategica?

Last edited 3 meses atrás by PY3TO Rudi
Bosco

Faz diferença operacional.
Como norma os mísseis de curto alcance são utilizados depois dos de médio/grande alcance e portanto liberariam as estações nas pontas das asas e as mais externas sob as asas, o que influi positivamente na manobrabilidade no caso ocorrer um dog fight.

Tutor

Torcedores já fizeram seus palpites há tempo; agora veremos a realidade.

Maurício.

Baseado no alcance do radar do Su-35 e no alcance do R37M, só existe uma realidade, o F-16 com o mais antigo AIM-120B, não tem a menor chance, será mandado pelos ares. Claro, isso na teoria e baseado nos radares/mísseis, já na prática, a coisa muda de figura, já que vai depender do piloto, se vai ter aeronaves AEW, se vai ter combates ar-ar e assim por diante. Se eu fosse um piloto russo, eu não daria bobeira, tentaria abater o F-16 da maior distância possível.

Miguel Carvalho

Os F16 ucranianos não vão voar em condições de desvantagem para a aviação russa. Seria suicídio.

Vão operar com cobertura dos sistemas antiaéreos. Os pilotos russos para além de se preocuparem com os F16, vão ter que se preocupar com os sistemas antiaéreos.

E a principal missão do F16 na Ucrânia é providenciar apoio aéreo ás forças no solo, para suprimir os SU25 e helicópteros.

Já dá para equilibrar ou ajudar a equilibrar a desvantagem.

Mint

Alguem tem noticia do pagamentos dos gripens, e o segundo lote ?????????????

Sulamericano

O governo já passou um cheque pré datado pra 60 dias.

Vertigo9

Russia contando os segundos para derrubar os primeiros F-16

Last edited 3 meses atrás by Vertigo9
Fabio Araujo

A princípio eles ficarão só em voos de treinamentos e defesa antiaérea, mas não duvido que em pouco tempo teremos algumas poucas ações ofensivas.

Rinaldo Nery

Defesa antiaérea? Vai atirar do chão?

Rogério Loureiro Dhierio

Caças eles estão recebendo.
O problema vai ser a “garagem” para esses opalas aí.
Vão ter que alugar a vaga do vizinho.

A Rússia mandou umas infraestruturas para os ares recentemente.

Vão ver estão mandando bomba nas pistas com medo de cruzarem seus Sukhoi com os F-16 haja visto, os caças russos são iluminados pelos radares dos F-16 com suas assinatura radar só tamanho de Zepelim.

Last edited 3 meses atrás by Rogério Loureiro Dhierio