Hoje, quinta-feira – 1 de agosto de 2024, às 19h de Brasília, teremos a LIVE “A Base Industrial de Defesa e o futuro da Avibras”, com o Prof. Dr. Marcos José Barbieri Ferreira, no canal de YouTube Forças de Defesa.

Marcos José Barbieri Ferreira é Doutor em Teoria Econômica pelo Instituto de Economia (IE) da UNICAMP com tese voltada para o estudo da Dinâmica da Inovação na Indústria Aeroespacial.

É especialista em Organização Industrial pelo Institut Aéronautic et Spatial (IAS), Toulouse, França; Professor de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA); Pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) do IE/UNICAMP; Fundador e coordenador do Laboratório de Estudos das Indústrias Aeroespaciais e de Defesa (LabA&D) da FCA/UNICAMP: Especialista em indústria aeroespacial e defesa, desde 2003 tem participado de diversas pesquisas para instituições públicas, dentre as quais, ABDI, CGEE, BNDES, Ministério da Defesa (MD), IPEA e OIT; Coordenador do Programa Pró defesa IV Economia de Defesa (CAPES/MD), com participação: EGN, ESG, UNIFA, ITA e UFF e Membro da Ordem do Mérito Militar (Exército Brasileiro), no grau de Cavaleiro.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Quilherme

Bem, não e diretamente relacionada ao assunto.
Pelo que vi, a Embraer está oferecendo o Kc-390/c-390 a força aérea do México.
Será que vai? Lobby americano no México e tenso, afinal de contas… Eles são países fronteristicos!

Last edited 1 mês atrás by Quilherme
Dudu

Esse ai já perdeu. Os mexicanos foram de C 130 Hércules. Agora pelo desconto de US $ 450 milhões de dólares que foi dado em 20 E 190 e E 195 E2’s, eles deveriam considerar comprar no mínimo uns 12 Gripens.

Rodolfo

450 mi de dolares da pra comprar no maximo 5 gripens.
A FA Mexicana opera alguns F5 velhos, mas qual a logica de investir em aviação de caça no caso deles? Se proteger contra a USAF?? Ou da poderosa FA Guatelmateca? Qualquer país louco que invadir o espaço aereo Mexicano seria enxotado pela USAF.

Cristiano GR

Exatamente o que eu pensava antes de ler seu comentário.

Fabio

Esses cargueiros seriam muito uteis para o narcoestado do México

Dudu

Me corrigindo. A EDS tentou uma vez vender o KC 390 para o México, mas não conseguiu. Abriu outra oportunidade, vi agora. Vamos vê no que vai dar.

Esteves

Corrigindo fatos históricos. No período militar a despesa pública com Defesa chegou a 2/3 do orçamento se é que podemos chamar aquilo disso. Motivos: guerra fria, ameaça vermelha no Atlântico Sul, alinhamento com os EUA ainda que o acordo militar tenha sido rompido em 1978, anseios e expectativas de crescimento sustentados por petróleo e aço baratos, juros internacionais irrisórios, crédito farto em dólar, economia controlada artificialmente por reservas de mercados, proibição de importações e consumo interno. Após sucessivas crises do petróleo que começaram em 1973 e Tiveram apogeu no início dos anos 1980, o dólar disparou e sumiu, os juros… Read more »

BLACKRIVER

Parabéns pela sua colocação

Esteves

corrigindo…

Sobram 45% para despesas com operações e investimentos. A OTAN pressiona os países membros a gastarem até 40% dos orçamentos com pessoal. Várias matérias no PN mostraram a dificuldade com mão de obra no RU, Itália, Alemanha, França. Salários não atrativos, carreira curta, terceirização e riscos.

Bom dia.

Last edited 1 mês atrás by Esteves
Leonardo Cardeal

Tô contigo. Penso exatamente o mesmo. E não mudou e não vai mudar justamente por isso que vc comentou. Simples.

Esteves

Mudança requer patrocínio. A municipalização trouxe o SUS, a educação. Mas trouxe também despesas incontroláveis mantidas e alargadas por prefeituras sabidas vivendo de merendas e obras.

Os maiores desvios e corrupções acontecem em obras…de prefeituras. Dizem que 70% do uso criminoso dos recursos públicos. Dizem.

Eu digo que o Brasil não deu certo.

Cristiano GR

Eu digo que dá certo. Muito certo. Não que está certo, muito pelo contrário. Mas que pode dar muito certo. E, aos trancos e barrancos, vem dando certo. Sem escolher partido ou candidato, analise criteriosamente o lado econômico do governo anterior e do atual. Com uma pandemia mundial que atingiu a economia das principais potencias mundiais e enormes gastos para combatê-la, que não estavam previstos no PPA, o governo, se preocupando em ter uma máquina desinchada, mais enxuta, na medida do possível, com menos ministérios, conseguiu alcançar níveis de rentabilidade que há muito tempo não se via nas estatais. Foi… Read more »

Rodolfo

A China teve Deng Xiao Ping que percebeu o erro economico da revolução politico cultural do Mao e decidiu copiar o modelo de desenvolvimento de Singapura. Ainda sim a corrupção é sistemica lá, mas a decisão dos tecnocratas em Pequim impulsionou o país pro futuro. Não vejo o sistema político brasileiro capaz de fazer qualquer reforma que altere o destino do país no curto medio prazo. E agora com a progressiva queda de natalidade e o fim do boom populacional (ate 2050 o país passa de 217 pra 230 milhoes apenas), fica ainda mais dificil se industrializar ja que a… Read more »

Esteves

Sim.

Rinaldo Nery

Voto distrital. Primeiro passo.

Rodolfo

Qual a chance do pessoal que está no congresso hoje aprovar isso, zero?

Esteves

– 10

Sensato

Isso até tem chance de acontecer mas dependeria de coisas complexas de acontecer, qual seja, conscientizar gente com grana a investir em campanhas de conscientização da população pra que essa pressione o Congresso a ir nesse sentido. Só existem 3 coisas que põe medo em político, ficar pobre, não ser reeleito e povo na rua.

Rodolfo

Mas o fundo partidário, que cresce a cada alguns anos. permite que o legislativo “trabalhe” sem se preocupar com o que os brasileiros pensam.
Sinceramente, não tenho muita esperança que ocorra grandes mudanças, a não ser que uma catástrofe ocorra. O país vai ficar inviável nas próximas décadas, em 2040 a previdência vai quebrar o país de vez, vai ser muito ruim.

Allan Lemos

O país perdeu indústrias por causa da alta carga tributária que o Estado coloca nos ombros dos empresários, o que implica, logicamente, a perda de competitividade. Aliados a isso temos um mar infindável de burocracias e regulamentações que inibem a atividade industrial, sem falar na insegurança jurídica.

A culpa nāo é da “elite econômica”, é do Estado.

E parabéns ao prefeito da sua cidade pela renúncia de ISS e IPTU, decidiu nāo assaltar a populaçāo e de quebra ainda melhora a economia da cidade.

Rodolfo

Mas enquanto nao houver corte de gastos nao tem como baixar carga tributária, esse é o problema.
Previdencia, rolagem de divida… como sair dessa enrascada?
O futuro do país vai ser ruim, e de 4 em 4 anos a população vai por as esperanças num Dom Sebastião pra salvar o país, a figura
mítica portuguesa que não existe.

Esteves

Esteves awaiting for approval.

Angus

“Marinha do Brasil anuncia venda de sua fábrica de munições para empresas estrangeiras”

Definitivamente, não somos um pais sério.

Fim.

Alexandre Galante

Na verdade a notícia é “Marinha do brasil busca parceria para investir na modernização da fábrica, além de manter a qualidade dos produtos e serviços por um período de 20 anos.”

https://www.naval.com.br/blog/2024/08/01/emgepron-e-marinha-do-brasil-buscam-parcerias-privadas-para-modernizacao-de-fabrica-de-municao/

Jhon Carter

Existe isso?
Indústria nacional, porque a que temos aqui, na melhor das hipóteses, é bi nacional.

Curiango

Parabéns pelo programa! Otimo convidado

Curiango

OnProblema acho que deveria ter civis na carreira de defesa no ministério vídeo Gov dos Usa

Rinaldo Nery

Civis que entendam de defesa.

Franz A. Neeracher

Muitos civis em cargos nos Ministérios de Defesa, da Marinha, do Exército e etc nos EUA são ex-militares.

Assim como governadores, senadores, prefeitos ou deputados.

Curiango

Deve haver um certo ciúmes dos centros tecnológicos das forças com as empresas civis da área de defesa

Curiango

Os militares são nos primeiros a detonar essas empresas

Curiango

Já ouvi o pessoal da Akaer te interesse em ser sócia do governo no Avibras

Curiango

Amare é um baita de uma empresa, o dono é um cara interessado, organizado, competente e Brasileiro