Embraer realiza primeira venda de avião agrícola movido a etanol por meio do Programa Fundo Clima do BNDES

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Botucatu-SP, 01 de agosto de 2024 – A divisão de aviação agrícola da Embraer realizou no mês de julho a primeira venda do Ipanema 203 movido a etanol por meio do Programa Fundo Clima, na modalidade “Fundo Clima Automático”, que prevê apoio à aquisição de máquinas e equipamentos relacionados à redução de emissões de gases do efeito estufa e à adaptação às mudanças do clima e aos seus efeitos. A entrega da aeronave está prevista para o terceiro trimestre de 2024.

Com taxas mais atrativas se comparadas a outras linhas de financiamento disponíveis no mercado, em torno de 10% ao ano, o incentivo do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) busca garantir recursos para apoiar projetos, estudos e financiamento de máquinas, equipamento e empreendimentos que estejam relacionados à redução de emissões de gases do efeito estufa e à adaptação às mudanças do clima e aos seus efeitos.

“É uma imensa satisfação ver que nossa solução para uma agricultura de baixo carbono conta com uma opção estratégica de financiamento dedicada a este fim. Seguimos trabalhando incansavelmente para oferecermos sempre as melhores opções para os nossos clientes”, ressalta Sany Onofre, líder da Aviação Agrícola da Embraer.

“O Fundo Clima é um importante instrumento de financiamento da transição energética e da descarbonização no Brasil que foi resgatado e fortalecido no governo do presidente Lula. Com ele, o BNDES financia e fortalece a inovação na indústria nacional, gerando empregos qualificados e renda”, explica o presidente da instituição, Aloizio Mercadante.

A forte atividade comercial nos últimos anos exalta a altíssima confiança que os clientes e operadores têm no Ipanema 203, que combina alta tecnologia e tradição, mantendo-se como referência em termos de alta produtividade e baixo custo operacional. A Embraer detém cerca de 60% de participação no mercado de aviação agrícola do Brasil.

Movido a etanol, o Ipanema 203 tem ampla utilização para pulverização de produtos sólidos ou líquidos, químicos ou biológicos, como lançamento de sementes, água e defensivos. A aeronave também tem realizado uma série de testes para homologar a primeira metodologia de aplicação aérea de defensivos biológicos do Brasil. O projeto pioneiro para promover a sustentabilidade no agronegócio nacional é coordenado pela Koppert, líder global no desenvolvimento e produção de bioinsumos para agricultura.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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André Sávio Craveiro Bueno

Há muito tempo ouço falar no Ipanema a etanol e fico surpreso que somente agora tenham vendido a primeira unidade do tipo.

BLACKRIVER

Já faz vinte anos que essa jaca tá voado com etanol…

E também faz duas décadas que vem perdendo mercado por aviões de fabricação norte americana movidos a querosene coque entregam um melhor custo benefício e rendimento, além de serem mais aerodinâmicos e terem uma relação peso X potência bem melhor que o IPANEMA

Infelizmente a EMB opotou por não investir muito ne

Underground

O problema é o custo de uma aeronave turbo hélice. Eventualmente alguém pode comprar alguma aeronave assim, mas a grande maioria no país ainda aí comprar Ipanema. Questão de custo. O que pode mudar eventualmente, são aeronaves autônomas, ou drones remotamente controlados.

Chris

Bom… Eu não compraria este aviao !

Maior problema do Etanol… É que ate possui 5% de agua… Detonando carburadores, bicos injetores, escapes, etc… Resultando em gasto bem maior com manutenção.

Mundo afora…. Ninguém se interessou pelo biocombustível… Pois requer imensas áreas para sua produção e pode inflacionar os alimentos. Pouquíssimos paises no mundo podem se dar a esse luxo.

Fernando "Nunão" De Martini

Meu carro tem mais de 10 anos e uso praticamente só etanol, manutenção de rotina nos bicos injetores, nada de corrosão no sistema de combustível, escapamento original.

Também já foi mais do que provado que produção de biocombustíveis no Brasil não tira espaço de plantio de alimentos.

Você precisa rever suas fontes.

André Sávio Craveiro Bueno

Idem

Chris

Todo mundo sabe que o álcool é corrosivo. Se reclama ate da porcentagem de etanol na gasolina pelo mesmo motivo. Não é novidade pra ninguém que nem a gasolina brasileira não presta !

Mas você pode vir morar aqui no Japão… Onde tem gasolina que nem sequer deixa o óleo escuro… Mesmo apos 250.000 km rodados.

Ai vai entender o qto um motor poderia realmente durar !

Last edited 3 meses atrás by Chris
Fernando "Nunão" De Martini

Prefiro rodar 250.000 km aqui pela América do Sul mesmo. Dá pra curtir a viagem por muito mais tempo antes da pista acabar na água.

Cristiano GR

Não comente com tanta autoridade.

“Mundo afora…. Ninguém se interessou pelo biocombustível…” Não mesmo, né? Só um pequeno país chamado EUA.

Chris

Uso do E85 nos EUA não passa de 12% e o investimento futuro la, é o carro elétrico. Uma das primeiras atitudes do Brasil… Após o programa Pro-álcool nos anos 80… Foi levar a “opção” na ONU… E nem se falava em redução de poluentes ainda (Que o Etanol não resolve). E saiu de la ouvindo isso… Sabe onde esse “patriotismo”, que acha ate que seremos uma potência aerea com metade dos aviões que os EUA possuem num unico PA, nos leva? 35 anos atrás éramos mais ricos que a China. Hoje eles possuem mais de 100 marcas próprias de… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Chris
ln(0)

Bom, aqui tem 200 milhões de pessoas e o mercado não é fechado então acho meio difícil as montadoras pararem de vender no Brasil. Segundo, para um país continental (Brasil, EUA, Canadá) o carro elétrico não é isso tudo não, ele por enquanto não tem autonomia e pontos de abastecimento disponívieis para rodar grandes distâncias. Terceiro não são todas as montadoras que vão para elétricos, a Toyota, por exemplo, está explorando o motor de hidrogênio. Quarto, essa é a terceira vez (nos últimos 100 anos) que o motor elétrico tenta se estabelecer como uma alternativa para o automóvel, não sabemos… Read more »

Carlos

Guria, gasolina comum pode ter o mesmo efeito, caso não mantenha os devidos cuidados.

André Sávio Craveiro Bueno

Em todo avião com motor a pistão você precisa drenar a água do tanque, caso contrário pode ocorrer uma pane. Se esta ocorrer na decolagem, haverá sério problema. Com o álcool esse problema é reduzido.

Chris

Rapaz… Esses aviões usam até carburadores ate hoje.. Vão ter problemas ate pra dar a partida.

Mas parabéns… Finalmente a Embraer vendeu 1. Ja podemos concluir que o Etanol é o combustível do futuro.

Last edited 3 meses atrás by Chris
Fernando "Nunão" De Martini

Finalmente a Embraer vendeu 1

Nem vou sugerir que você leia a matéria ou pesquise um pouco mais (aqui no site mesmo) pra ver que escreveu besteira. Bastaria ler apenas a chamada com mais atenção.

Camargoer.

Olá Cris. O etanol obtido pela destilação sempre vai ter algo em torno de 2% de água. Para fazer álcool anidro tem que fazer um segundo tratamento por isso ele é mais caro. No caso da gasolina, a adição de álcool anidro melhora muito o processo de combustão. As moléculas da gasolina são hidrocarbonetos (tem apenas carbono e hidrogênio). Precisa de gás oxigẽnio para a queima. O etanol tem um átomo de oxigênio, então ele é parcialmente oxidado. Isso melhora muito a combustão da gasolina. Por isso a gasolina tem entre 25~30% de álcool anidro. No caso do álcool hidratado… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Só complementando: e ainda tem o etanol de segunda geração, em que o bagaço de cana, que antes já tinha aproveitamento por queima para alimentar caldeiras e turbogeradores de energia elétrica, alternativamente é aproveitado para extração de mais etanol por quebra da celulose. Com isso, há um incremento de 50% em produtividade para a mesma tonelada de cana.

Camargoer.

Olá Nunão.. bem lembrado. Existem dois caminhos para a produção de etanol de segunda geração, A primera era a reação com uma base forte. È pouco eficiente, ainda que seja usado. O segundo método é mais legal. Estão sendo aprimorados microorganismos capazes de degradar a celulose para açucares menores que poderão ser fermentados por outros microoranismos. Umas das fontes destes microorganismos estão sendo isolados dos excrementos de animais de zoológicos. Como são animais de outros continentes que tiveram uma origem adversa da nossa, alguma deles podem sofrer processos de mutação genética acelerada quando expostas ás condições ambientais brasileiras… é muito… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Camargoer.
Chris

Esse discurso de Etanol ja dura quase 50 anos… E o próprio brasileiro… So voltou a utilizar… Por causa do carro flex ! Temos terra… Podemos produzir ! Detona muito mais os carburadores, bicos injetores, bomba de combustível e escapamentos…. Mas funciona, é verdade! O problema é que ninguém no mundo irá adota-lo… Se fizermos isto, iremos virar uma Cuba… Pois as montadoras já estão cessando os investimentos no carro a combustao (Que sera proibido nas principais economias do mundo, a partir de 2035). Porque acha que a Ford já foi até embora? Simplesmente não compensa desenvolver carros só para… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Chris
Camargoer.

Pois é… durante a crise do petróleo na década de 70, o Brasil tinha uma produção de petroleio que era apenas uma fração da demanda do país. Existiam algumas refinarias projetadas para refinar o petróleo leve importando do oriente médio. O valor do petróleo subiu muito e o Brasil precisou pegar recursos emprestados de bancos europeus e dos EUA para financiar as importações de petroleo e derivados. Todos os países precisaram reduzir as importações, inclusive os EUA. O preço do combustível e o reacionamento nos EUA impactaram na inflação que levou o FED a aumentar os juros. Este efeito combinado… Read more »

Chris

Morei quase a vida toda no Japão… Interesse da Toyota é puramente financeiro… Medo de perder a liderança mundial em vendas (Para a Tesla e chineses, diga-se de passagem). O carro elétrico não esta vendendo no Japão… Pois a enorme maioria dos japoneses moram em apto com estacionamentos praticamente na rua, sem sequer portão ou cobertura. Terão que mexer na infraestrutura do pais todo pra poderem apenas instalar carregadores particulares. So que o próprio governo japonês disse “não” pra Toyota. E avisou que o país vai adotar o elétrico. O problema é que os paises acordaram cotas de redução de… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Chris
ln(0)

A Ford não foi embora por causa disso, foi por ela ter pejuízos milionários para manter uma estrutura ociosa, o Brasil tem capacidade instalada para produzir 5 milhões de carros anualmente, mas só produz 2 milhões. Ao somente importar para cá (os mesmo modelos que ela vende para outros países) ela começou a lucrar. A GM, atualmente, se encontra no mesmo dilema que a Ford tinha antes de sair.

Luciano

Olá, Camargoer! Muito boa a sua contribuição para o debate, a sua e a de Nunão! Valeu!

Camargoer.

Olá meu amigo… obrigado. Como estão as coisas?

Rommelqe

Avião agrícola movido a etanol da Embraer chega à marca de 1.500 unidades entregues17 de maio de 2022
por Gabriel BenevidesAvião agrícola movido a etanol da Embraer chega à marca de 1.500 unidades entregues – Aeroflap

Fernando EMB

Não está perdendo mercado, pois são categorias diferentes. As aeronaves turboélices são bem maiores e mais caras, mais adequadas para lavouras muito grandes.
O Ipanema atende a propriedades médias.
As vendas do Ipanema estão crescendo ano a ano.

Alexandre

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas

Underground

O que o texto diz é que foi vendido o primeiro Ipanema pelo programa Fundo Clima. O que dá em nada. É só um nome novo para dizer que estão fazendo alguma coisa pelo clima.

Camargoer.

Ola André.. é a primeira venda usando o financiamento deste fundo “verde”. Deve ter feito vendas anteriores usando outras linhas de financiamento..

agora, 10% ao ano é um problema. È muito alto para qualquer empresa sustentar este peso financeiro… o país parece estar entrando, com atraso, na discussão sobre as taxas de juros e como elas são definidas pelo BC.

Acho que chegamos a um ponto que esta discussão se tornou central para o país.

André Sávio Craveiro Bueno

Obrigado. Claramente, pelo meu comentário, entendi de outra forma. Até lembro-me de um amigo, atualmente professor no Depto de Eng. Mecânica de UFSCar, ter mencionado a modificação do motor da aeronave, há muitos anos. Ele desenvolveu toda a carreira na EESC-USP na linha de engenharia térmica, sempre trabalhando com motores a álcool.

André Sávio Craveiro Bueno

Pois é, por isso meu espanto. Meu momento de vida não é dos melhores e a mente anda bastante desligada.

Camargoer.

Olá André… se precisar de alguma coisa, estamos aqui.. ok?
Tamo sempre juntos…

André Sávio Craveiro Bueno

Valeu!

André Sávio Craveiro Bueno

Ignorem meu comentário, fiz uma leitura rápida e compreendi de forma errônea.

Cristiano GR

Interpretação de texto é uma coisa importante. Antes de comentarmos é importante ter certeza de ter compreendido o texto.

O próprio título da reportagem já explica.

André Sávio Craveiro Bueno

A interpretação foi fruto de uma leitura rápida, apenas isso.

Camargoer.

Olá André.. fica tranquilo.

Fernando EMB

Acho que o tal Chris mora no Japão e já desaprendeu a interpretar textos em português.
O Ipanema a álcool já é vendido a muitos anos e tem muitas centenas voando no Brasil.
São vendidos (pelo menos eram) os dois modelos (álcool e gasolina), e a versão a álcool sempre foi a mais vendida.
E o motor é totalmente adaptado para o uso do álcool.
Operando de modo correto, e fazendo as manutenções de acordo, não tem problema algum.

Felipe M.

O que me incomoda é isso. O cara vem aqui, comenta a ladainha, é refutado e fica por isso mesmo. Não aparece sequer para dizer “foi mal, errei”. Ai, na próxima postagem, ele vai lá e repete a mesma ladainha que postou. E aí a mesma discussão começa. E fica por isso mesmo. O André, acima, viu que errou e teve a consideração de reconhecer. E é isso. Todo mundo erra em alguma interpretação. Reconhecer e deixar claro que o que comentou foi um erro é sinal de respeito com o espaço, com quem o mantém, com quem o frequenta… Read more »

juggerbr

Nos motores flex existe aquela proporção de 70% entre etanol e gasolina pra determinar qual combustível utilizar, conforme o preço na bomba, e nesse motor do Ipanema, qual seria essa diferença na eficiência energética?

Underground

E o que virou aquele Ipanema elétrico, propulsionado por motor WEG?

Fernando EMB

Nada, porque sempre foi uma aeronave para estudo da tecnologia, e não para venda.

Aéreo

A Embraer escolheu outro parceiro para projetos de eletrificação da frota e a WEG foi descartada em parcerias futuras.

Fernando EMB

A Embraer se associou a Nidec, formavam uma parceria para projeto e produção de motores para os Evtol.

Aéreo

A Cessna e Piper já encerraram tem mais de 40 anos a produção de aeronaves agrícolas com motores boxer a pistão. Esse mercado só existe no Brasil e a utilização do etanol foi para reduzir os custos proibitivos da AVGAS.
Não existe nada de ecológico neste avião, é apenas um nicho de mercado que existe no Brasil e sobrevive graças ao credito subsidiado.

Camargoer.

Então…. o combustível fóssil resulta em emissão de CO2 que acumula na atmosfera. O etanol é um combustível renovável que está inserido no ciclo do carbono. As plantas coletam carbono da atmosfera que é transformado em celulose e açúcar (principalmente), além de outros compostos. O açucar é transformado em etanol por fermentação e a biomassa é usada como combustível para gerar vapor que movimenta os maquinário na usina. Por uma lei inexorável da natureza (exceto nos casos de reaçãos nucleares), existe uma conservação de átomos. Os átomos de carbono liberados na queima do etanol haviam sido capturados da própria atmosfera.… Read more »

Aéreo

Sim, o Etanol é carbono neutro a questão é outra. Esta aeronave só é movida a etanol para suprir a sua ineficiência econômica em relação a aeronaves turboélices como o Airtractor. Se for ganhar linha de subsidio do BNDES que sejam projetos realmente inovadores. Senão que lanço uma linha de motocicletas a etanol e tbm quero credito subsidiado.

Camargoer.

Caro. Muitos dos financiamento dos BNDES são para apoiar a venda de produtos industriais feitos no Brasil. O Banco tem várias linhas e uma delas seria este “fundo verde” que tem suas características bem definidas e especifidades. Produtos militares têm outras linhas de financiamento. A ideia de produzir uma motocicleta que usa etanol é uma boa ideia. Vocẽ pode inclusive incluir peças de bioplástico de tal modo que todo o veículo seja fabricado com peças que usam material reciclado, reciclável ou de matéria-prima renovável. Esta linha de financiamento é aberta para todos aqueles que tenham produtos neste contexto. Pode ser… Read more »