Decisão sobre substituição do C-130H Hercules na Força Aérea Sueca será política
A Força Aérea da Suécia em breve saberá qual aeronave substituirá sua frota antiga de C-130H Hercules, conforme informou o Major General Jonas Wikman à Flight Global.
Wikman revelou que a análise dos dois candidatos, o Lockheed Martin C-130J Super Hercules e o Embraer C-390 Millennium, foi apresentada ao governo sueco. Ambos os modelos foram avaliados como aptos para atender aos requisitos necessários.
“Essa será uma decisão política,” afirmou Wikman, indicando que o governo sueco pode considerar uma negociação mais ampla ao fechar o acordo.
Com o Brasil tem o contrato dos Gripen, com os EUA tem o contrato dos Boeing T-7 Red Wing, além de muitos contratos de fornecimento de peças, equipamentos e armamentos de lado a lado.
Tendo a achar que os EUA tem mais peso nesta escolha…
Concordo.
porem , o maior negocio de venda ate agora em defesa que eles já fizeram foi com o Brasil , conforme fala do MD da Suécia, e pode ser ampliado.. depende deles
Os. Dois países dependem da tecnologia ocidental, diga-se EUA, no quesito Gripen, e Embraer com seu KC 390, portanto, no que diz respeito a peso político sueco, vamos lembrar que a Suécia entrou na OTAN como fator estratégico importante na questão Segurança Nacional Sueca, se o Brasil tiver bala na agulha para uma aliança de proteção as fronteiras suecas pode cantar de galo, mas com Piu de pintinho se conseguir estar incluso no fator político a ponto de ser escolhido o KC390, acho bom priorizar sua parceria estratégica com a os Suecos via Saab, afinal a sorte dificilmente bate duas… Read more »
Bem lembrado! O KC390 usa uma infinidade de componentes americanos. Nessa questão, acho que os americanos não irão fazer tanta pressão pela escolha do C-130. De qualquer jeito, eles vão sair ganhando . . .
Se eu fosse uma empresa americana e fornecedora somente do KC390, faria lobby para os suecos aprovarem. Afinal, por que só a Lockheed pode sair ganhando se outras americanas também podem?
Olhando por este prisma é Complicado para galináceos cantar em terreno de Falcões… No meu ponto de vista o negocio com o Brasil relacionado com o Gripen é muito vantajoso para a Suécia, se fecharem com o KC e conseguir uma boa negociação para um segundo lote de Gripem para a FAB, vai ser excelente para os dois países. O Brasil é um cliente de longo prazo e um potencial parceiro para um caça de próxima geração , sem contar a possibilidade de ampliar os negocios com as outras forças e outras áreas, eles tem a, Lancha de combate CB90HMS,… Read more »
Lembrando que os EUA ganham muito, mesmo se o C-390 for o vencedor, dado os equipamentos e sistemas embarcados na aeronave. Idem ao Gripen. – Os EUA já deveriam ter adotado o C-390 “como seu”.
Sim, os caras não entram para brincar, é o verdadeiro ganha ganha.
Meu caro, fala baixinho para os suecos não houverem, quanto a possibilidade de Brasil adquirir mais equipamentos suecos rsrs, pois apesar do grande potencial de parcerias através da três Forcas, seja o CB90HMS, o navio caça minas, os blindados do exército, os submarinos, e lembrando o projeto de torpedo parceria que entrou água rsrsr,
A depender do Brasil, bem, só Deus na causa.
Tudo verdade… ate pode acontecer que a EMBRARER instale uma linha de montagem do KC-390 nos EUA para garantir a venda por lá… realmente é uma aeronave melhor do que o C-130 em todos os aspectos .. isso dito, na minha opinião o maior problema da escolha pelo KC-390 é a turma com que o Brasil anda… Rússia, China… Iran… ou vocês acham que o ocidente não esta observando isso? Tipo: fala Gringo nº 1 “Vamos comprar o KC-390 é um excelente equipamento, e tem muito produto nosso…” gringo nº2 ” Sei não, eles são amigos de nossos maiores inimigos,… Read more »
E de nós! Afinal ao invés da aquisição de sua segundo lote F-39, aventa-se a possibilidade de aquisição de F-16…
“…depende deles…”
Errado! Depende de nós!
E não me venha com essa histórinha de troca de KC-390 por Gripen…
Sério. Serã..agora conta a do psittacidae
Perdemo… heheh
Se a decisão for política então já perdemos pq os suecos vende muita coisas para os americanos aviões,radares,mísseis portátil e etc….
Ambos sao aptos. Essa eh uma declaracao para nivelar o jogo e nao mostrar as cartas ainda. Por certo uma mensagem ao Gov brasileiro: “se quiser que a a gente considere de fato a sua oferta do KC-390, seja serio com os compromissos financeiros assumidos no Gripen e de preferencia se comprometa com um aditivo do contrato presente.”
Jogaram para os Políticos.
Acho que foi assim o FX2 , a FAB apresentou 3 finalistas que eram aptos ,porem o Gripen obteve maior nota em relação as vantagens de custo de operação , TOT etc
.. e pare de apoiar Rússia, China, Iran, Cuba, Venezuela…. inimigos das Democracias do ocidente .. PROVE que é um Pais Democrático que compartilha os princípios do mundo ocidental… para começar ajudaria MUITO se vende-se armamentos para a UCRANIA tipo algumas centenas de blindados GUARANIS bem como munição de 155mm para obuses ..etc 🙂 quer brincar com a turminha da OTAN? … faça por merecer a confiança deles! AVISO DOS EDITORES: 4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários… Read more »
Então vai dar C-130J.
Por a decisão ser política e não técnica, provavelmente sim. Devem ter oferecido muitas e muitas vantagens para escolherem o pior avião, assim como no caso da Austrália. Enquanto isso o Brasil pena pra conseguir pagar pelos 36 Gripens.
Mais um motivo pros Suecos irem de C130J.
“Esta será uma decisão política” = Embraer, muito obrigado por participar, mas eu vou prestigiar o meu parceiro da OTAN.
Compras de armamentos sempre envolve vários fatores….financeiros, políticos, ToT, estratégicos e até mesmo simpatia entre as partes envolvidas.
Mas sem saber exatamente o quê os americanos estão oferecendo no pacote deles, fica difícil julgar…..creio que as chances estão meio a meio.
Portugal, Áustria e Noruega são parceiros da OTAN e pedem bença ao Tio Sam todos os dias e adquiriram o KC. Portanto, sua conclusão não me parece muito alinhada com a questão.
Holanda, não Noruega. E Hungria.
Acho que o Glauco ta sabendo de algo …. Noruega vai comprar o KC-390 🙂 EBA!
Bom, eu só posso dar a minha opinião, sem postular que é a verdade absoluta.
Se o sueco dissesse que a decisão seria técnica, eu concluiria que o KC-390 era o favorito.
Como ele disse que a decisão será política, eu acho que o C-130 é favorito.
Mas é apenas a minha opinião, que pode coincidir ou não com o que a Suécia vier a decidir.
Lamento EDS, mas essa aí a LM já venceu.
sabem a data de anuncio do certame , ou nao tem prazo fixado?:
Acho que a Embraer apesar das aparências, possue boas chances.
Portugal, Holanda e Hungria por exemplo, mesmo sendo membras da OTAN decidiram-se pelo KC-390.
Penso que se o interesse político sueco se referir ao tecnológico industrial sim já que os Suecos prezam e teem uma longa história de priorizar sua capacidade de produção local para equipamentos estratégicos. Os KC390 podem vir para eles com um conteúdo nacional sueco abrangente rsrs.
“Essa será uma decisão política,” afirmou Wikman.
Alguém ainda tem dúvida que a decisão de cancelar a produção do Gripen F no Brasil pela EDS, também foi política?
Meu caro para não te contrariar rsrs:
A decisão foi “política-Financeira”.
Pode postar a fonte dessa informação? Não o fez noutra matéria.
Já sei a fonte, jornal…… Organizações Tabajara
Não adianta, Rinaldo. Ele repete isso ad nauseam … apenas com argumentos da cabeça dele.
Qualquer pessoa que conheça os bastidores da indústria de Defesa, sabe que foi geopolítica. A versão oficial é uma mera etiqueta.
Só digo uma coisa: Se a EDS quiser fabricar o Gripen F, ela pode fazer com ou SEM permissão da Saab, pois a EDS é coproprietaria intelectual da aeronave.
Você não conhece os bastidores e não tem fonte alguma pra provar isso. Acho que já pode parar de afirmar o que não sabe.
Está enganado. Foi uma decisão técnica e também financeira. Não faz sentido nenhum montar toda uma estrutura dedicada para fabricar míseras 8 aeronaves. Apesar de serem PRATICAMENTE iguais, há algumas diferenças que fazem com que seja mais barato fabricar na Suécia com as instalações já prontas.
Prezado Daniel, como já tive a oportunidade de pontuar, infelizmente a versão F é muito mais cara, entre outros motivos pelo fato de requerer a fabricaçao de pelo menos um protótipo de desenvolvimento que não poderia, acredito, ser utilizável operacionalmente. Uma pena, pois no caso entendo que a principal influência na decisão foi financeira.
O preco do Gripen F é 20% maior que o do E. Todos sempre souberam. A decisão de cancelar a produção no Brasil foi geopolítica devido às potencialidades da aeronave.
Nisso eu concordo. Todo mundo sabe da terrível capacidade na produção e desenvolvimento de um biplace em tandem.
Se estivéssemos mais ligados nisso a FAB teria tido uma História diferente, já que AT-26, AT-27, A-1 e A-29 teriam o quíntuplo da capacidade! O A-1 então, se tivesse biplace dele seria imbatível!
Tem até concepção artística de um “A-1BM” rolando solta na internet.
O bicho ficaria até bonitasso com dois assentos! Além de super letal, claro. Teria bem para o Tornado IDS…
Mas existe A-1 modernizado biplace, na FAB.
Marcelo, aperta o reset aí cara heheheheh
Ele foi irônico, Marcelo
Boa noite moderação. Já foi pedido a essa pessoa, com nick Dudu, para apresentar a fonte dessa história que tem repetido, a cada postagem sobre o KC390, Gripen ou Embraer, de que o cancelamento da produção do Gripen F se deu por decisão da Embraer (ou por rompimento unilateral do contrato por parte da SAAB, como ele também já alegou). Como sempre, ele vem, solta a afirmação dele, sem nenhum tipo de fonte, e some ao ser questionado. Seria bom que ficassem de olho nisso, pois essa pessoa está usando esse espaço, reiteradamente, para difundir algo que pode ser uma… Read more »
Boa.
” a fonte dessa história que tem repetido, a cada postagem sobre o KC390, Gripen ou Embraer, de que o cancelamento da produção do Gripen F se deu por decisão da Embraer (ou por rompimento unilateral do contrato por parte da SAAB, como ele também já alegou). ” Quando foi que eu disse isso? Você não sabe interpretar um texto, não ou propositalmente está distorcendo um fato por receio de admitir uma verdade feia? Eu disse e digo que o cancelamento da produção do Gripen F no Brasil é por interferência geopolítica e não por questões financeiras e orçamentárias do… Read more »
De onde você tirou que o Gripen N seria de propriedade intelectual total da EDS e que seria baseado no Gripen F?
https://www.cavok.com.br/se-desenvolvido-sea-gripen-sera-baseado-no-gripen-f-versao-nao-tripulada-do-caca-tambem-esta-nos-planos-da-saab A propriedade intelectual do Gripen F é da Saab e da EDS. Esta é tão dona da aeronave quanto aquela. A variante naval também seria desenvolvida a pedido do governo brasileiro. Receberia reforço nas aeroestruturas, trem de pouso reforçado, gancho para segurar em cabo de aço e asas dobráveis. As alterações seriam feitas por consultores ingleses, pagos pela EDS. Externamente, ele aparentaria ser um Gripen F, mas de fato seria outra aeronave, mais capaz, robusta e flexível. Isso obrigaria o registro de propriedade de patente em nome da empresa que o desenvolveria, a EDS e consequentemente a totalidade de… Read more »
Da mesma matéria: “Segundo Håkan Buskhe, CEO do Grupo Saab, estudos preliminares para o desenvolvimento do caça embarcado já haviam sido realizados no passado, com a ajuda de especialistas do Reino Unido, de forma que a empresa tem o pleno domínio do que é preciso para se construir uma aeronave capaz de ser operada a partir de porta-aviões.” Tua narrativa de que a propriedade intelectual seria toda da EDS vai pro espaço nessa frase, isso se as fotos dos Gripen navais no deck do São Paulo, expostos no stand da SAAB durante a LAAD, que inclusive presenciei ao vivo, já… Read more »
“Baseado”, porque seriam mais longo, só isso. Mas o Gripem M seria monoposto.
“Se a EDS quiser fabricar o Gripen F no Brasil, com ou SEM a permissão da Saab, ela pode fabricar porque é coproprietaria intelectual da aeronave.”
E desde quando a EDS tem capacidade para produzir uma aeronave com as capacidades do Gripen?
Fora isto, tem noção da quantidade de acordos, complexidade e restrições dos contratos com todos os fornecedores de materiais e equipamentos que compõem a aeronave?
A vida real não é Disneylandia colega. Pra produzir um modelo militar como o F-39 é preciso muita bala na agulha. Relacionamento internacional construído em décadas e, principalmente, alinhamento político.
” E desde quando a EDS tem capacidade para produzir uma aeronave com as capacidades do Gripen? ”
Desde que a aeronave começou a ser desenvolvida, que aliás o plano inicial era que fosse desenvolvida no Brasil pela EDS, mas depois “mudou” para ser desenvolvida na Suécia pela Saab e EDS, até a situação atual. Em Gavião Peixoto existem todas as condicoes técnicas e industriais para o Gripen F ser fabricado.
O desenvolvimento foi tanto em Linköping quanto em Gavião Peixoto, pois ambas as instalações estão conectadas para as equipes trocarem informações.
Publicamos mais de uma série sobre o desenvolvimento do Gripen E/F, incluindo publicações recentes (pouco mais de um mês). Sugiro a leitura.
Colega, você tem uma visão bem superficial da complexidade do desenvolvimento e produção de uma aeronave militar.
Bom. Pra quem disse em outro artigo que o Brasil tem atualmente capacidade e tecnologia de desenvolver e produzir uma aeronave de 5a geração, não dá para esperar muito.
De 5° não: De 6° geração. Metade das tecnologias necessárias, já estão patenteadas. Temos capital humano para desenvolver a outra metade. O que falta são os recursos para investir e o esforço dos estrelas para convencer os políticos de tais necessidades.
Blá blá blá.
Zero fontes. Só conversa fiada de um __________
Apresente suas fontes e pare de ladainha.
EDITADO
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
E de onde tirou a ideia de que o Gripen F seria base para o desenvolvimento da versão naval do Gripen NG? Nunca vi isso em lugar algum!
A boa notícia: “Wikman revelou que a análise dos dois candidatos, o Lockheed Martin C-130J Super Hercules e o Embraer C-390 Millennium, foi apresentada ao governo sueco. Ambos os modelos foram avaliados como aptos para atender aos requisitos necessários.” A má notícia: “Essa será uma decisão política,” afirmou Wikman, indicando que o governo sueco pode considerar uma negociação mais ampla ao fechar o acordo.” Pra quem esse recado foi dado, é óbvio. Ou a gente “arruma a casa” e começa a honrar os pagamentos das parcelas do programa Gripen e, de preferência, começa-mos a conversar seriamente sobre um segunto lote,… Read more »
Outra má notícia é que, segundo a matéria, o reultado sairá em breve, ou seja, não dará tempo de “arrumar a casa”. Se não pode com 36, não pode com novo lote.
“sairá em breve”
Em se tratando de comprar de material militar dessa importância, “em breve” pode ser final desse ano, ou no primeiro semestre do ano que vem.
Mas concordo que o fator “tempo” talvez não esteja a nosso favor nisso.
posso esta errado , ma vejo que são coisas diferente, não esta atrelado KC390 com Gripen , mesmo que seja compra de estado, os governos que pagarão pelo produto.. ok.
O Gripen é um negocio maior , comprou um Caça que envolve a transferência de tecnologia , uma linha de produção fora da Suécia etc, ja o KC390 é uma compra de prateleira..
Pode ocorrer uma pressão diplomatica por parte do Governo sueco, sim ou não ! acho que é mias hipotético do que concreto.
aguardemos..
“posso esta errado , ma vejo que são coisas diferente, não esta atrelado KC390 com Gripen , mesmo que seja compra de estado, os governos que pagarão pelo produto.. ok”
Concordo que um segundo lote de Gripens não deva ser atrelado a obrigação dos suecos em comprar o 390. Isso é contraproducente.
“Ou a gente “arruma a casa” e começa a honrar os pagamentos das parcelas do programa Gripen” Nenhuma parcela do empréstimo foi paga ao banco até hoje, conforme o contrato assinado. Até hoje, fizemos o repagamento normal dos juros e comissão (garantias). O primeiro repagamento da dívida (principal) será em abril do ano que vem, após quase 10 anos de carência. O fato de estarmos desembolsando anualmente menos do que o necessário do empréstimo (devido a limites de gastos nos orçamentos anuais), e com isso esticando cronograma físico-financeiro do contrato original acordado com a Saab, não muda nada pro governo… Read more »
Mas a compra do KC-390 pela Suécia não estava atrelada a um aditivo no contrato dos Gripens para compra de mais algumas unidades? Você ainda acha isso possível?
Não tinha nada atrelado ou entendimento assinado sobre isso especificamente. Apenas colocaram entre as possibilidades de negociação.
Você pode olhar as matérias do ano passado com as declarações do ministro da Defesa a respeito (dica: digitar Múcio no campo busca).
Da matéria de 27/09/2023:
“Segundo informações obtidas pela Folha de São Paulo de fontes envolvidas nas negociações, a estratégia brasileira envolve a utilização de uma cláusula presente no contrato firmado entre os dois países em 2015.
Essa cláusula permite ao Brasil aumentar o pedido de caças, que atualmente é de 36 unidades, dentro de certos parâmetros, incluindo um aditivo de até 25% do valor inicial da compra”
Pelo que li nas matérias sugeridas, essa era a única estratégia de negociação.
https://www.aereo.jor.br/2023/05/08/mucio-quer-negociar-venda-de-cargueiro-kc-390-a-suecia-como-parte-de-acordo-adicional-por-cacas/
“É nessa cota adicional ( de mais Gripens) que estamos tentando negociar o KC-390”, disse o ministro.” “Não estamos condicionando (será?), mas todas nossas conversas digo que nós precisamos de um gesto deles de simpatia com a indústria de defesa brasileira.” Mas isso faz um tempão hein, e ao que parece, como não saiu mais nada a respeito, creio que essa negociação nesses moldes tenha sido abortada, visto a situação orçamentária brasileira (talvez já tivessem previsto que o orçamento seria apertado, e que haveriam cortes). Pior para o Brasil, que deixa de garantir mais Gripens e as vendas de KC-390… Read more »
Faz um tempão quanto? Isso foi no ano passado, e houve até uma viagem no fim do ano marcada pra isso, mas com o início da guerra Israel – Hamas o avião com o comandante da Aeronáutica e o Ministro da Defesa fez meia-volta.
Negociações desse tipo levam tempo, têm idas e vindas. Então não faz sentido dizer que “faz um tempão”.
Você tem um palpite?
Não
Tchau contrato!!!
Sendo o KC390 presumivelmente superior ao C130J a declaração “Ambos os modelos foram avaliados como aptos para atender aos requisitos necessários” se presta, entre outras coisas, a nivelar o jogo e equilibrar a balança a favor do C130J. Já a declaração “Essa será uma decisão política” se presta a inclinar decisivamente essa mesma balança ao americano.
Uma decisão política complicou. Se fosse uma decisão técnica era mais fácil para o KC-390. Mas como a Saab é a parceira da Embraer vamos confiar na força política da Saab!
Se a decisão for política, acho muito difícil o C-390 levar essa, infelizmente.
Holanda e Áustria se mostraram independentes, pelo jeito a Suécia vai se sujeitar aos EUA.
Ha um aspecto que pode, marginalmente favorecer o KC390, seja considerando os lados político , técnico e financeiro. Entendo que ha um interesse importante dos EUA no KC390, como publicado em diversas fontes distintas. Tecnicamente, de fato, eles não tem duvidas quanto à superioridade do KC390. Financeiramente nosso excelente avião é mais barato e possui uma parcela extremamente expressiva de componentes de fornecimento americano. Mas, politicamente falando, congelar o KC390 na Suecia pode ser muito ruim pra eles no sentido que praticamente impediria que o cacetão seja contemplado nas FFAA americanas e, ainda, causaria um rejeiçao não menosprezavel nos seus… Read more »
🤷🤷🤣🤣🤣🤣🤣
Galera pensa que estamos nos anos 1980 que a palavra dos EUA era lei. Eles perderam varias concorrências para o Brasil para membros da OTAN no caso do KC390. Isso jamais aconteceria à 20 anos atrás. O mundo mudou muito. Essa nota dos suecos é uma óbvia sinalização para o governo brasileiro de que estão dispostos a negociar um contrato de adição dos gripens ou de repente até um segundo lote. Acho que muitos aqui nunca devem ter lido notas diplomáticas, mas esse tipo de linguagem evasiva mas que está repleta de significados sempre é um recadinho pra alguém. No… Read more »
Cheirinho de marmelada sabor C-130.
Creio que a entrada da Suécia na NATO tornou os EUA mais importantes para eles.
São muitos os compromissos e responsabilidades que os países assumem ao entrar na aliança militar.
Isso pode ter muito peso na escolha. Por outro lado, o fato de quatro países da NATO já terem optado pelo 390 torna uma eventual opção brasileira mais fácil de ser “engolida” pelos americanos.
Aguardemos, mas essa fala aí já pôs o gato no telhado.
A parada é simples, e os suecos sabem disso. O Comandante da FAB já deu a deixa: pode ser um aumento de 25%, mais um novo lote, e mais um outro caça. O que vocês entendem disso? Que também por decisão política, só que do Brasil, o incremento de 25%, está atrelado a escolha do KC390 pela Suécia. Decisão soberana deles. Também será nossa decisão soberana, se escolhermos outro avião, além do Gripen. O Brasil não ficará refém de nada e de ninguém. Acho que todos concordam com isso. A tecnologia, já está na mão. E a unidade fabril tem… Read more »
Se for para escolher outro avião, que seja o Rafale.
Acho que essa disputa pode estar 50/50.
Porém penso que o C130J está com vantagem.
Apesar do C390 ser mais eficiente.
Governo Sueco, vendo o Brasil fazer corte de 15 Bilhões do orçamento, vai também ter influência na decisão.
15 bilhões vc quer dizer tudo né, todos os ministério
Só para lembrar que quando falamos nesta empresa dos estados unidos lembro a novela só fazedor de viúvas. Caso Lockheed A Lockheed, hoje Lockheed Martin, é uma das maiores companhias de construção e comercialização de aviões e que teve um crescimento exponencial entre os anos de 1950 e 1970. À época, houve uma investigação parlamentar americana sobre suspeita de propina/suborno em cima de uma concorrente da Lockheed que, por sua vez, afirmou que a Lockheed também pagava propina. A Lookheed passou a ser investigada e levantou-se que a empresa pagou mais U$300 milhões em comissões e propinas, inclusive fora dos… Read more »
Bom, como diz o ditado: “EUA são EUA”. Dispensa explicações.
O ponto positivo para a Embraer (Brasil), nessa concorrência se dá em questão do Gripen, possíveis novas encomendas, blá blá blá…..
Esse “Ponto positivo” seria ainda mais positivo não fosse o balde de água fria dos chamados cortes orçamentários que vai morder a defesa.
Trocando em miúdos: a Embraer já perdeu.
Saiu no canal avgas que o parecer da força aérea sueca é favorável ao KC 390, mas como diz a matéria “A decisão será política”.