ESPECIAL: Visitamos a Esquadra 506 que opera o Embraer KC-390 na Força Aérea Portuguesa
As mídias brasileiras ‘Poder Aéreo’ e ‘Base Militar Vídeo Magazine’ conheceram a Esquadra 506 ‘Rinocerontes’ na Base Aérea Nº 11
No dia 26 de julho, sexta-feira pela manhã, os editores Alexandre Galante e Felipe Salles, visitaram a Esquadra 506 “Rinocerontes” da Força Aérea Portuguesa (FAP), na Base Aérea Nº11, em Beja.
Durante a visita, pudemos conhecer as instalações da nova unidade e conversar com o seu comandante, o Major Piloto-Aviador Miguel Pousa.
O Major Miguel Pousa, que voou durante 11 anos o Lockheed C-130 Hercules na FAP, não escondeu seu entusiasmo pelo Embraer KC-390, destacando as excelentes qualidades de voo da nova aeronave, seus modernos sistemas embarcados e o simulador (assistir ao vídeo no final da matéria).
Para o comandante, o C-130 Hercules era o melhor avião do mundo, mas acabou redendo-se rapidamente ao KC-390 depois de voá-lo.
A Esquadra 506 – “Rinocerontes”
A Esquadra 506 – “Rinocerontes” foi criada em 20 de maio de 2023, através do Despacho N.º 39/2023 do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA).
Em 11 de julho de 2019, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 120/2019, autorizou a despesa com a aquisição de aeronaves KC-390 e simulador de voo, dando forma mais tarde à criação da Missão de Acompanhamento e Fiscalização (MAF) do Programa KC-390, através do Despacho n.º 11861/2019, de 26 de novembro, do Ministro da Defesa Nacional. A MAF assegurou a execução de todos os contratos associados e, concomitantemente, conduziu as necessárias ações ligadas à edificação desta nova capacidade na Força Aérea, designadamente a Doutrina, Organização, Treino, Material, Liderança, Pessoal, Infraestruturas e Interoperabilidade.
Concluídas essas ações, a Esquadra 506 – “Rinocerontes” foi ativada em 20 de maio de 2023, recordando a chegada ao território português do primeiro rinoceronte-indiano, em 1515, como uma oferta do Vice-Rei da Índia ao Rei D. Manuel I.
“Só pode o que impossível parecia” é o lema dos Rinocerontes, recuperado da Estância 29 do Canto VIII da obra “Os Lusíadas”.
Modernas instalações
A Esquadra 506 é dotada de instalações e infraestrutura de última geração, incluindo sistemas de treinamento e de gerenciamento de operações.
Será recebido em breve o simulador do C-390, que possibilitará o treinamento de tripulações da aeronave, para a FAP e outras forças aéreas.
O simulador de categoria D permitirá o treinamento completo dos pilotos para o voo, emergências e reabastecimento em voo. O simulador terá cockpit integral para os dois pilotos (comandante e copiloto) e mais uma posição para o ACM (Aditional Crew Member), para as missões de reabastecimento em voo.
Segundo o Major Miguel Pousa, a unidade conta hoje com 12 pilotos, com 4 em qualificação e mais de 60 militares no total, incluindo loadmasters, mecânicos e técnicos.
Registramos também a decolagem e o retorno do KC-390 em um voo de qualificação de um piloto que se tornou comandante da aeronave e recebeu o batismo na chegada.
VÍDEO: Entrevista com o Comandante da Esquadra 506 “Rinocerontes”
Gostaríamos de expressar nossa mais sincera gratidão ao Chefe do Gabinete do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa pela autorização concedida para a realização da reportagem e à Esquadra 506 pela afetuosa recepção. E ao amigo João da Cruz Gonçalves pelo apoio logístico.
Vida longa ao KC-390!
Parabéns ao Brasil, a Embraer, a FAB por essa magnífica aeronave e a Portugal e a FAP pela excelente escolha. O (K)C-390 irá demonstrar dentro da OTAN suas capacidades e com certeza irá chamar muita atenção.
Muito bom saber que os portugueses estão gostando do avião!!!
Interessante o Esquadrão ser comandado por um Major…..geralmente é um Tenente-Coronel…..mas talvez ele será promovido em breve.
Tem um provérbio que diz tudo: Primeiro estranha-se depois entranha-se.
Não conhecia esse provérbio 👍😁
Virou provérbio, mas foi um slogan criado por Fernando Pessoa na década 1920 como parte da publicidade para a coca cola.
https://www.quali.pt/blog/2499-primeiro-estranha-se-depois-entranha-se
Major Piloto-Aviador Miguel Pousa.
A parte mais critica de um voo é o pouso, com esse nome não poderia ser outra pessoa. ahahaha
Uma parte mais difícil, com certeza, é o pouso. Porém a parte mais crítica é a descolagem.
Uma das principais máximas da aviação:
– Toda decolagem é opcional, todo pouso é obrigatório.
Que seja sempre em segurança.
Que tipo de doença faz a pessoa dar negativação em um comentário desses?
Parabéns Galante pelo trabalho e que artigos seus frutifique mais em terras lusitanas.
Como o KC-390 fica bonito com essa pintura..
De fato, ficou bonito.
Mas gostaria de ver o KC com as cores da Mauritânia, com aquele amarelo areia. No ST ficou nota dez.
O KC-390 mostrou para o que veio, se a concorrência for só levando em conta questões técnicas ele bate com folga o C-130, só vai perder se oa EUA colocaram sua força política.
Prezados administradores, mandei um link de um video do You tube mostrando um c390 português pousando com vento de través, parece que está preso.
Nota da moderação:
Esse vídeo já foi postado no Poder Aéreo.
Desculpe. Não tinha visto.
Parabéns aos editores pelo trabalho e fico feliz de ver que Portugal está apreciando e usando bem suas aeronaves, a despeito de palavras desairosas escritas aqui por alguns portugueses algum tempo atrás.
Ainda bem que te lembraste, pena que seja só uma parte, “a despeito de palavras desairosas escritas aqui por alguns portugueses” mas que te esqueças que os portugueses são parte interessada e do que foi escrito por brasileiros quando da visita do presidente português à Índia e do que falou à mídia sobre o interesse da Índia nos KC-390 e lembrando que nessa data havia um acordo entre a Embraer e a Boeing para a venda do KC-390. Não vale a pena procurares porque mais de metade desses comentários foram apagados de tão ofensivos que eram. De qualquer forma parece… Read more »
Boa tarde Carlos. Não me lembro de ter lido comentários sobre a situação que citou. Pelo jeito, creio que não perdi nada de útil. Certamente a FAP está ajudando bastante a promover a aeronave e isso é bom para nossos países. Já ser mais que a FAB, já é algo sujeito a debate uma vez que a aeronave de demonstração é da FAB e esta usa militares da FAB para voá-la ao redor do mundo. Também não se pode esquecer que foram as especificações e feedback da FAB que ajudaram a Embraer a refinar o projeto e abandonar aquela ideia… Read more »
Reportagem Top , entrevista muito boa!!
E O HIMARS coube no KC390 ? foi transportador ?
Parabens ao querido Portugal. O melhor avião em sua categoria.
E o C-390 para a Suécia? Decisão será política e não necessariamente pelo melhor avião.
Quando começa assim…
https://www.airway.com.br/c-390-ou-c-130j-suecia-tera-decisao-politica-diz-chefe-da-forca-aerea/
KC390 FAB2857 na Antártida !!
https://www.flightradar24.com/data/aircraft/fab2857#366dda8e
O capitão decola, mas o major “Pousa”.
Desculpem, não resisti. E ele deve estar costumado com essas piadinhas bobas.
O motivo pelo qual Portugal comprou esses aviões é não por terem supremacia sobre a concorrência. O motivo foi outros! Interesses industriais.