Reportagem e fotos de Jean François Auran*

A Boeing exibiu a mais recente iteração do F-15 Eagle no Farnborough International Airshow e no Royal International Air Tattoo (RIAT). Quatro aeronaves F-15QA foram enviadas ao Reino Unido pela Boeing de sua fábrica em St. Louis.

Uma aeronave estava em exposição estática, duas foram usadas para demonstrações acrobáticas e uma serviu como reserva. Para se preparar para as exibições de voo no RIAT e Farnborough, eles primeiro voaram para a RAF Lakenheath, sede dos caças das Forças Aéreas dos EUA na Europa. Uma aeronave realizou demonstrações sem armamento, enquanto uma segunda aeronave realizou manobras com carga de mísseis ar-ar.

Depois que os pilotos da Boeing concluírem as exibições de voo do F-15QA em Farnborough, as aeronaves serão entregues ao pessoal da Força Aérea Emiri do Catar (QEAF) para que eles possam voar até a base no Catar.

Em 17 de novembro de 2016, os Estados Unidos concordaram em vender 72 F-15QA para a Força Aérea do Catar. Inicialmente, o país comprou 36 caças Boeing em 2017 sob um contrato de US$6,2 bilhões, com os primeiros F-15QA entregues à QEAF em 2021.

Doha adicionou posteriormente mais 12 aeronaves ao seu programa de aquisição, dos quais os quatro jatos em Farnborough são a primeira parte. O F-15QA completou o seu voo inaugural em 13 de abril de 2020.

O F-15QA é membro da família de aeronaves F-15 Advanced Eagle, um desenvolvimento adicional do ‘design’ do F-15E que começou com o F-15SA (Saudi Advanced). O modelo QA é equipado com um moderno cockpit com grandes telas sensíveis ao toque, proporcionando uma ‘interface’ de utilizador intuitiva e melhorando a consciência situacional do piloto.

O F-15QA possui o radar Active Electronically Scanned Array (AESA) AN/APG-82(V)1 de última geração com alcance de mais de 400 quilômetros e sistema de visão noturna AN/AVS-9 com alcance de 27 quilômetros, além do sistema de alerta de radar e guerra eletrônica AN/ALR-56C.

Especificamente, os caças têm dois “hardpoints” adicionais de armas sub alares (aumentando de nove para 11). Com os seus 11 hardpoints, o F-15QA pode transportar uma grande variedade de armas, como os mísseis AMRAAM dedicados à intercepção aérea ou um conjunto integrado de mísseis de diversos tipos e missões, o que aumentará significativamente a sua capacidade de combate. Cada um dos dois turbofans General Electric F110-GE-129 pode produzir quase 30.000 libras (aprox. 14 t) de empuxo em pós-combustão total.

O F-15QA começou a substituir a frota Mirage 2000-5. Eles serão chamados ‘Ababil’. O caça serao operado pela Flying Wing 5, que consiste nos Esquadrões 51, 52 e 53. Os registros da aeronave (QA535, QA536, QA538) estavam visíveis. Especulamos que o QA537 possa ser a aeronave sobressalente.


*É militar reformado do Exército Francês. Faz reportagens e escreve artigos para revistas e sites de defesa

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