Iniciando a trajetória de Caçador com o P-47, aos 20 anos de idade, em 1948, o Maj.-Brig.-do-Ar Lauro Ney Menezes foi um dos poucos a voar todos os Caças da Força Aérea Brasileira (FAB) ao longo de seu período ativo (com exceção do P-40), acabando por alcançar a marca de mais de 8.200 horas de voo.

Iniciou com o Thunderbolt e chegou até o F-5, o qual foi buscar nos EUA, em 1975, quando comandava a BASC (Ala 12).Primeiro a voar o Mirage III, em 1967, foi o “Pai da Defesa da Soberania do Espaço Aéreo Nacional”, por ter avaliado e aprovado o Primeiro Interceptador da FAB.

Desempenhou diversas funções, durante sua carreira. Apenas para citar algumas: foi Comandante da Academia da Força Aérea, da Base Aérea de Santa Cruz, do Esquadrão Pacau, e Diretor do Centro Técnico Aeroespacial (CTA). Foi também presidente da Infraero e da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), tendo sido o fundador, primeiro presidente e sócio benemérito.

Um Pioneiro da FAB, que merece ter os seus feitos sempre relembrados.

Disponível para compra na Amazon, neste link.

A seguir, a mensagem que recebemos do autor do livro, Fernando A. Murat Menezes:

Boa noite, prezado Alexandre!

Doei pessoalmente exemplares do livro ao INCAER, como narro nesta passagem:

“Acabei de chegar do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, o INCAER, onde fui lisonjeiramente recepcionado pelos insignes Brigadeiro Roberto Pitrez, Major-Brigadeiro José Roberto Scheer e o Diretor, Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho. Fui calorosamente recebido por todos, e pudemos conversar longamente sobre a FAB, meu pai, e o livro, o qual tive a honra de doar ao Instituto. Este foi folheado e elogiado por todos, trazendo-me uma revigorante sensação de Dever Cumprido! Ao Brig. Pitrez, Maj.-Brig. Scheer e Ten.-Brig. Rodrigues Filho, os meus mais sinceros agradecimentos por este dia que, para mim, se tornou inesquecível! Agradeço em meu nome e em nome de meu saudoso pai!

Senta a Pua! Brasil! À la Chasse!

Fernando A. Murat Menezes”

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Nilo

Fora do tópico:
Erro escandaloso mostra o descaso da nossa grande imprensa com o tema.
Vídeo: Veja a linha de montagem final do avião Embraer KC-399.
https://www.youtube.com/watch?v=eI_6rET9MyE

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Fernando "Nunão" De Martini

Nilo, Tem matérias recentes sobre KC-390 ainda na primeira página do site, pra que publicar esse tema fora de tópico nesta matéria? Seu comentário também era o que inauguraria os comentários desta matéria que não tem nada a ver com isso. Seguramos a publicação do seu comentário até aparecer o primeiro dentro do tópico justamente para não abrir o debate com um “off topic”. Solicitamos a todos mais critério na hora de escreverem um comentário fora de tópico. No mínimo, vejam por favor se há matéria recente que pelo menos tenha assunto relacionado. E nunca abram um debate com tema… Read more »

Pedro I

São sempre interessantes iniciativas que registrem e preservem a história e a memória de um país, principalmente em uma época em que o registro histórico é “relativo”, e sujeito a “interpretações” e “revisionismos”…
Eu gostava muito dos “causos” e histórias dos bastidores da aeronáutica na ABRA-PC… Um registro paralelo da história, do ponto de vista dos que a vivenciaram “ao vivo” e em vários níveis…

Rinaldo Nery

MB Menezes é uma figura icônica na FAB. Em 1983, quando eu era Cadete do 1° ano, levou o primeiro T-27 pra AFA, em vôo, com o TB Delio Jardim de Matos, Ministro da Aeronáutica à época. Tive o privilégio de tomar um single malt com ele, numa RAC na BASC, no Clube dos Oficiais. Acho que em 1997. Disse-me que a marca do whisky (não recordo qual) era a preferida do Brig Nero Moura. Quando houve a oferta do Kfir pra FAB ele era o representante da IAI.

Last edited 1 mês atrás by Rinaldo Nery
Dragonfly

Coronel, será que alguém consegue essa informação do whisky?
Gosto muito e coleciono alguns. Seria um prazer ter o preferido do Brig. Nero Moura na minha coleção.

Pedro I

Se a memória não me trai, há uma referência a ele nas “crônicas” da ABRA-PC…

Rinaldo Nery

Boa pergunta. Talvez o TB Baptista Jr saiba. Ou algum ex cmt do 1° GAVCa. Também gosto, mas o bolso não ajuda muito… Comprei um Dalmore Trio, muito bom. kkkk

Last edited 1 mês atrás by Rinaldo Nery
Carlos I

No Brasil para coleccionar whisky além de dinheiro precisamos de paciência, a diversidade é baixa e quando traz de fora às vezes dá uns enrosco com a receita. Em maio estive em Tóquio, lugar mais barato para comprar que já estive e com diversidade enorme, falando com um indiano lá descobri que eles só podem entrar com 2 garrafas, o mesmo me disse um coreano ( do Sul claro, do Norte não podem viajar, correm o risco de elogiar muito a Coreia do Norte e gerar um fluxo migratório grande para o país) , depois disso diminuí a reclamação dos… Read more »

Leandro

Salvo engano, o whisky era GlenMorangie!

Pedro I

Esse mesmo, pelo que lembro foi o próprio Menezes que o citou em um dos “causos” na ABRA-PC, mas a memória pode estar me traindo…

Rinaldo Nery

Não lembro. Mas é um ótimo single malt.

Rodrigo Maçolla

valeu a dica, Vou comprar !! 🙂

Claudio Moreno

Uma boa noite aos senhores camaradas da Trilogia!

Excelente sugestão Galante. Obrigado.

Senhores Galante, Poggio e Nunão, desculpem-me postar aqui o link da matéria abaixo, sobre o A-Dart (míssil), infelizmente estou com problemas com meu Outlook e não consigo enviar a matéria para análise dos senhores, sobre a veracidade da afirmação de eventual entrada e operação na FAB, do MAA A-Dart.

https://www.sociedademilitar.com.br/2024/07/revelado-o-poderoso-missil-brasileiro-que-vai-entrar-em-operacao-nos-cacas-gripen-com-velocidade-que-chega-a-mach-3-a-darter-supera-qualquer-caca-em-velocidade-e-promete-revolucionar-a-forca-aerea-flc.html

Sgt° Moreno

Fernando "Nunão" De Martini

Claudio, bom dia.

Desconheço as informações novas trazidas na reportagem.

O que sei a respeito é que o chamado “Projeto Sistema Míssil para Combate Aéreo A-Darter”, que desde 2018 era classificado como produto estratégico de defesa (sob responsabilidade da Avibras) deixou de ter essa classificação há poucos meses, em portaria do Ministério da Defesa publicada em maio:

https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-gm-md-n-2.343-de-3-de-maio-de-2024-557736647

Claudio Moreno

Salve Nunão,

Muito obrigado pela prestesa de sempre e paciência.

Pena que não temos uma evolução neste sentido, o A-Dart seria um divisor de águas para a FAB e talvez para uma variante SAM.

Vamos ver o desenrolar da Avibrâs no que vai dar. Tem gente do meio jornalístico dizendo que um tal deputado abraçou a causa é mandou projeto na Câmara dos Deputados pedindo o sequestro da Avibrâs e repasse da mesma para a EMB ou outra empresa, acho que foi dito SIATT.

Seja como for, seria bom o programa A-Dart não morrer.

Sgt Moreno