Desde o dia 28/06, Força Aérea fez 44 voos de apoio ao bioma

A Força Aérea Brasileira (FAB) atua, sob coordenação do Comando Conjunto da Operação Pantanal II, no combate aos incêndios no bioma sul-mato-grossense desde o dia 28/06 e, nesta terça-feira (23/07), atingiu a marca de 528 mil litros de água lançados na região de Corumbá.

Nesta operação, a aeronave KC-390 Millennium, operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN), foi equipada, pela primeira vez, com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System) para contribuir na contenção das chamas. O equipamento conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 12 mil litros em 7 segundos em áreas de incêndio.

O Comandante da missão, Major Aviador Rafael Portella Santos, explicou que a operação com o sistema MAFFS é realizada em etapas. A primeira ocorre com a coordenação em solo do ponto onde há a necessidade de se conter as chamas. Na sequência, é preciso fazer a visualização do local, o desconflito de aeronaves que atuam de forma semelhante e o contato com a equipe em solo. “A partir de então, ocorre uma primeira passagem, objetivando a precisão e a segurança da operação e, depois, o sobrevoo para o lançamento da água”, explicou.

”Além da importante e diferenciada capacidade operacional da Força Aérea Brasileira em combater incêndios, essa marca alcançada também reflete a interoperabilidade das três Forças Armadas, uma vez que o abastecimento de água das duas piscinas, um total de 48 mil litros, é realizado por caminhões da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Há de se destacar também todo o trabalho de coordenação do espaço aéreo para a realização dessa ação, visto que existem várias aeronaves, civis e militares, envolvidas no operação”, enfatizou o Coronel Aviador Leonardo Venancio Mangrich, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Componente (FAC) da Operação Pantanal II.

Saiba mais sobre o MAFFS

O Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios pesa em torno de seis toneladas, sem inserção de água, e a instalação no KC-390 Millennium exige de seis a oito horas de trabalho. Para adequar a aeronave, é necessária uma equipe que envolve militares das especialidades de Elétrica e Mecânica.

Quando ocorre o acionamento para uma missão como a realizada no Pantanal, o MAFFS do KC-390 Millennium é abastecido de água a partir de duas piscinas dispostas próximas à aeronave. Cada uma delas comporta 24 mil litros. Além da água, o sistema conta com ar comprimido para que o líquido seja pressurizado durante o lançamento sobre os focos de incêndio. Todo o processo de abastecimento demora, em média, 30 minutos, possibilitando uma nova decolagem focada no combate às chamas.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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Samuca cobre

Tinha que ter pelo menos dois KC dando combate aos incêndios…

dretor

mas são 2x que estão combatendo

Marcelo Bardo

“Blastoise! Jato d’água!”

Desculpem. Mas me veio esta nostalgia.

Sensato

Essa matéria me lembrou a matéria recente que vi em outro site no qual a Lockheed se vangloria de ter entregue C130 com capacidade de combater mosquitos

Bueno

Os 2 Últimos C130 da FAB que fizeram voos de despedida em Fevereiro , voltou aos céus, indo de SP para o Rj no dia 11/06/24 e 12/06/2024…

Será que voltarão a a voar em outra força área ou este é o verdadeiro voo final?

FAB2462 -E40096

Mode-S Hex Code E400A2 – 2476 – Lockheed C-130H Hercules – RadarBox Flight Tracker

FAB2476 – E400A2

Mode-S Hex Code E400A2 – 2476 – Lockheed C-130H Hercules – RadarBox Flight Tracker

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Santamariense

Pelo que li, o 2462 vai ser incorporado ao acervo do MUSAL. Já o 2476, eu não sei.

Leandro Costa

Tomara!

Santamariense

Exato!🙌

Equilibrium

Talvez seja mais uma cerimonia de desincorporação simbólica, creio que é agora em agosto que eles completam 60 anos de incorporação na FAB

Bueno

EXTRA EXTRA
FAB2859 fez voo de teste para entrega a FAB!!

https://www.flightradar24.com/data/aircraft/fab2859#364adadb

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Santamariense

Bueno, desde 08/07 , pelo menos, vem ocorrendo voos de teste dessa aeronave.

Bueno

Bacana!! não tinha abrir os sites de rastreio nestes dias…

Dudu

Alguém tem notícias de como andam as tratativas para a venda do KC 390 para Angola?

Bueno

Pra angola não sei , mas tem um KC390 O PT-ZNG em voo na Irlanda , saiu da Feira na UK e esta em demonstração na Irlanda.

O PT-ZNG é o FAB2852 emprestado pela FAB que ainda não foi devolvido! 😉

PT-ZNG – E390 – Embraer KC-390 – RadarBox Flight Tracker

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Fabio Araujo

Demoraram a mandar o KC-390, mas apesar da demora quando chegou logo mostrou sua competência fazendo um excelente serviço. Quantos kits de combate a incêndios a FAB possui para equipar o KC-390?

Josmar Augusto Fonseca Barbosa

Plataforma multi missão. A FAB precisa de mais unidades desta maravilha da engenharia brasileira!

Luis

OFF Topic:
O governo americano está neste momento negociando unidades do C-130 com o Vietnam, ofertando “suporte financeiro” para a compra que poderia ser umas das maiores já realizadas pelo Vietnam. Alô Embraer, governo federal.. hora de usar a embaixada pra negociar.

https://www.reuters.com/business/aerospace-defense/us-vietnam-discuss-supplying-hanoi-with-c-130-military-transport-planes-sources-2024-07-25/

Last edited 1 mês atrás by Luis
Marcelo Andrade

Luis, a Embraer apesar das noticia boas ainda nem decolou esse ano, aguarde que vem muita coisa ai, segundo o Roberto Caiafa!

Jadson S. Cabral

Competir com os EUA no Vietnam? Sei não, me parece perda de tempo, esforço e dinheiro

Rommelqe

Novo possível operador do KC390: EGITO. https://www.youtube.com/watch?v=GM4mgJGU8JY

Cristiano GR

Como é pequeno o reservatório que vai a água! Não é desfazer do C-390, pois acredito que leve a mesma carga que outros aviões de mesmo porte e potência, mas eu pensava que o reservatório de água fosse bem maior. Não li a capacidade em litros, mas me espantou que é apenas uma pequena parte ocupada com a carga principal em missões de combate a incêndios. Penso que o Brasil, com as dimensões que tem de florestas e ate de outros biomas, mas de grande valor, também, para a fauna e flora, deveria possuir umas 3 ou undidades de um… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

São 12 mil litros.
Porém tem o peso do próprio sistema, que de não me engano pesa 6 toneladas.

Somada a carga líquida com a do sistema, são 18 toneladas. A aeronave tem que ser pelo menos da categoria do C-130 para operar o sistema.

Abner

Nunão vendo a questão de incêndios no Pantanal, nos Estados e principalmente na região Norte, séria interessante os bombeiros adquirir o KC390 para combate a incêndios ?

Fernando "Nunão" De Martini

Não vejo muito sentido nisso. Custo muito alto para uso em épocas muito específicas.

Heinz Landgraf

Em termos de desenvolvimento de equipamentos e estabelecimento de padrões operacionais, o uso do KC-390 no combate a incêndios florestais é interessante. Mas o processo como um todo é muito ineficiente, serve apenas de paliativo e peça de propaganda. Canadá e Rússia têm a melhor experiência nessa área e desenvolveu os meios de desempenhar essa missão eficazmente, com emprego de aviões anfíbios. Mas com tantas restrições orçamentárias, dificilmente essa será uma prioridade para a FAB, pois tampouco é uma prioridade real do governo.

Rinaldo Nery

Deveria ser uma prioridade dos governos estaduais que têm problemas recorrentes de queimadas. FAB não é bombeiro.

Demolidor

Se os governos estaduais fossem combater incêndios seria necessário auxílio financeiro do governo federal para estes estados manterem suas aeronaves, e o orçamento da FAB teria que ser reduzido e repassado para estes estados manterem uma frota de aeronaves para combater incêndios.

É função da FAB combater queimadas quando necessário, e também qualquer outra calamidade que ocorrer em tempos de paz, se a FAB não realizar é só repassar o orçamento da FAB para outros órgãos realizarem as missões.

Rinaldo Nery

Discordo totalmente. Primeiro que nenhum recurso vai ser repassado. Não é assim que funciona. O governo federal auxiliará o estado nessa função se quiser. Cada estado têm seu orçamento. Use adequadamente. E, nunca foi nem nunca será missão da FAB apagar queimadas.

Demolidor

Os Estados que sofrem com as queimadas não tem condições financeiras de manter uma frota de aeronaves para combater a incêndios, seria necessário ajuda financeira do governo federal.(E sem dúvida reduziriam o orçamento da FAB se isso acontecer)

Em todos os paises as forças armadas atuam em missões humanitárias.

FernandoEMB

Pode até ser uma atribuição da Força Nacional, por exemplo, mas não da FAB. Enquanto a FAB ficar sendo usada para “quebra-galhos”, mais ela se desvia da sua função principal e menos importância será dada para aeronaves dedicadas a essa função principal que é a defesa do nosso espaço aéreo. Não sou contra na FAB ser chamada para missões humanitárias e etc, mas tem que ser em condições muito extraordinárias. Combater incêndios florestais que ocorrem todos os anos, deveria mesmo ser função de algum outro órgão, provavelmente federal para maximizar uso dos recursos. Na minha opinião missões como Transporte de… Read more »

Rinaldo Nery

Exato. Essa é a crise existencial das FFAA. Já há várias dissertações de alunos da ESG apontando esses exageros de missões subsidiárias. Quando precisamos fazer uma CRUZEX, que faz parte da missão fim, temos que suar a camisa pra bancar.

dretor

Morro em Campo Grande MS . os dois KCs estão voando quase todos os dias, é incrível a disponibilidade e versatilidade desse avião