Farnborough Airshow, Reino Unido, 23 de julho de 2024 – O 190F E-Freighter, jato de passageiros da Embraer convertido para cargueiro, foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A aeronave, que estreia publicamente nesta semana no Farnborough Airshow, foi desenvolvida para preencher uma lacuna no mercado de carga aérea e para substituir modelos mais antigos e menos eficientes.

O E-Freighter deverá receber a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) ainda este ano e a certificação do Sistema de Carregamento de Carga deverá acontecer logo em seguida.

O E190F, que realizou seu voo inaugural no início desse ano, é um jato de passageiros convertido para operações de carga, e será conhecido como E-Freighter. O jato foi lançado em 2022 para atender à crescente demanda do e-commerce e do comércio moderno, que requer entregas rápidas e operações descentralizadas, impulsionando a demanda por entregas mais ágeis de remessas para mercados secundários e terciários.

“O E-Freighter marca o primeiro passo da Embraer no mercado de cargas. Depois de comemorar o primeiro voo em abril, temos uma motivação adicional ao receber a certificação de tipo para o nosso mais novo programa. A aeronave foi muito bem recebida esta semana por potenciais clientes que viram nosso E-Freighter pela primeira vez em Farnborough. Este é um segmento de grande potencial e que renova os primeiros E-Jets, que iniciaram a entrada na fase típica de substituição”, afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

“Estamos muito satisfeitos com a certificação da ANAC para o E-Freighter. Este passo importante demonstra que a Embraer possui as competências de Engenharia e MRO necessárias para apresentar produtos e serviços de excelência para os nossos clientes. Estamos prontos para apoiar os operadores interessados em expandir suas atividades no segmento de cargas com o melhor serviço do mercado”, afirma Carlos Naufel, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.

Os E-Jets convertidos em cargueiros terão capacidade de volume 40% maior, alcance três vezes maior dos cargueiros turboélices de grande porte e custos operacionais até 30% mais baixos do que os narrowbodies maiores. Se combinadas a capacidade sob o piso e o convés principal, a carga estrutural máxima é de 13.500 kg para o E190F.

Sobre a Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para clientes da aviação comercial e executiva, defesa e segurança e agrícola. A empresa também fornece serviços pós-venda e suporte por meio de uma rede mundial de entidades de propriedade integral e agentes autorizados.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de distribuição de serviços e peças nas Américas, África, Ásia e Europa. A sede da APAC da Embraer está localizada em Singapura e a sede na China está em Pequim.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Nilo

Segundo Embraer são 380 E190 e 90 E195 com potencial de serem transformados em cargueiros.

Marcos

Existe espaço para uma versão militar?

A C

Me parecem ter um grante potencial na Amazon “Prime Air”.

Thunder

Uma opção para a FAB em uma versão combi, como substituto do C-99.

Camargoer.

Creio que este avião é muito grande comparado ao C99. Talvez faça mais sentido a FAB adquirir novos Emb 135/145 para substuitur os C99 quanto for preciso

Helio

Seria possível fazer uma rampa de carga na traseira? Na minha cabeça pareceria bem mais conveniente para carregar e descarregar