• Demanda mundial será de 10.500 jatos e turboélices no segmento de até 150 assentos
  • Valor dos novos pedidos estimado em US$ 640 bilhões
  • América do Norte e Ásia-Pacífico liderarão as entregas de jatos

Farnborough Airshow, Reino Unido, 23 de julho de 2024 – A Embraer divulgou hoje suas perspectivas de mercado (Market Outlook) dos próximos 20 anos para as entregas de aeronaves comerciais no segmento de até 150 assentos. O documento foi divulgado durante a Conferência de Imprensa da Embraer no Farnborough Airshow.

O Market Outlook 2024 estima 10.500 pedidos de novos jatos e turboélices até 2043, além de apresentar análises de variáveis e tendências globais em seis regiões do mundo, que impactam a demanda por novas aeronaves.

A importância da categoria small narrowbody está crescendo. Aviões maiores nem sempre são economicamente ou operacionalmente ideais para mercados de média e baixa densidade, especialmente quando frequências diárias múltiplas são essenciais para que cidades de menor porte permaneçam bem conectadas.

Frotas com aeronaves maiores são beneficiadas quando complementadas por small narrowbodies no segmento abaixo de 150 assentos. Esse tipo de modelo opera que não são possíveis para jatos maiores. Além disso, os small narrowbodies conseguem operar com mais frequência nessas rotas e, geralmente, de forma mais lucrativa. À medida que o tamanho médio das aeronaves nas principais regiões do mundo aumenta, o que reflete a forte carteira de pedidos para narrowbodies de 200 assentos, fica claro que uma frota mista de narrowbodies pequenos e grandes é a melhor maneira de atender às diversas características da malha de uma companhia aérea.

“Uma estratégia de frota bem-sucedida para os próximos 20 anos será uma combinação de jatos com menos de 150 assentos e de narrowbodies maiores. O ambiente pós-pandemia é diferente em muitos aspectos. O mercado voltado para passageiros de negócios e de lazer mudou e os padrões de demanda são diferentes. O ambiente corporativo de trabalho é diferente e o comércio eletrônico está crescendo. As companhias aéreas estão adicionando capacidade em grandes mercados, mas as cidades menores ainda precisam permanecer bem conectadas às malhas aéreas com voos frequentes. Acreditamos que aeronaves no segmento abaixo de 150 assentos sejam as mais eficientes e econômicas para atender a essa necessidade”, diz Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

O Market Outlook também contém análises do mercado para aeronaves de carga e cita novas oportunidades resultantes do crescimento, projetado no comércio online para os small narrowbodies cargueiros.

Destaques das perspectivas do mercado comercial em 20 anos – em números

O tráfego mundial de passageiros, medido em receita por passageiros por quilômetros (RPK), retomou aos níveis de 2019, exceto na região Ásia-Pacífico/China. A previsão é de que os RPKs cresçam 4% anualmente até 2043.

Ranking da taxa de crescimento regional anual da RPK

  • 5,0% Ásia-Pacífico (inclui China)
  • 4,9% América Latina
  • 4,4% África
  • 4,4% Oriente Médio
  • 3,3% Europa
  • 2,4% América do Norte

Participação da RPK até o final de 2043

  • 38% Ásia-Pacífico
  • 38% Europa + América do Norte

Demanda global por novas aeronaves de até 150 assentos

  • 10.500 unidades
  • 8.470 jatos
  • 2.030 turboélices

Valor de mercado de todas as novas aeronaves

  • US$ 640 bilhões

Entrega de jatos – 8.470

(% de participação) – por região

  • 2.610 América do Norte (30,8%)
  • 2.260 China/Ásia-Pacífico (26,7%)
  • 2.110 Europa/CIS (24,9%)
  • 770 América Latina (9,1%)
  • 380 África (4,5%)
  • 340 Oriente Médio (4,0%)

Entregas de turboélices – 2.210

(% de participação) – por região

  • 980 China/Ásia-Pacífico (48,3%)
  • 350 América do Norte (17,2%)
  • 290 Europa/CIS (14,3%)
  • 220 África (10,8%)
  • 160 América Latina (7,9%)
  • 30 Oriente Médio (1,5%)

Para obter a versão completa do Market Outlook 2024 acesse: www.embraercommercialaviation.com/marketoutlook

Sobre a Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para clientes da aviação comercial e executiva, defesa e segurança e agrícola. A empresa também fornece serviços pós-venda e suporte por meio de uma rede mundial de entidades de propriedade integral e agentes autorizados.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de distribuição de serviços e peças nas Américas, África, Ásia e Europa. A sede da APAC da Embraer está localizada em Singapura e a sede na China está em Pequim.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Fabio

Buito bom, conseguiram dar mais um up nos E2, com essa autonomia ele poderia fazer rotas transcontinental atravessando o Atlântico?

Filipe Prestes

Uma versão ER do E2 seria ótimo e melhor ainda se a scope clause finalmente for alterada