Embraer assina contrato com DECEA para modernização do Sistema de Controle do Tráfego Aéreo Brasileiro

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A Atech, do grupo Embraer, celebra dois novos contratos que visam implantar o SAGITARIO e modernizar o SIGMA, soluções críticas para o gerenciamento do tráfego aéreo no Brasil, que são referência global

Farnborough, Reino Unido, 24 de julho de 2024 – A Embraer anunciou hoje durante o Farnborough Airshow um marco importante para o futuro do tráfego aéreo brasileiro. A Atech, uma empresa do Grupo Embraer especialista em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio a tomada de decisão, assinou contratos com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Os dois novos contratos totalizam 17 milhões de dólares e têm como foco a modernização de centros de controles e modernização das soluções estratégicas para o gerenciamento do fluxo do espaço aéreo Nacional: SAGITÁRIO e SIGMA, ambas desenvolvidas pela Atech em parceria com a Comissão de Implantação Sistema Controle Espaço Aéreo (CISCEA/DECEA).

O SAGITARIO é um sistema essencial para o gerenciamento do tráfego aéreo em todo o Brasil. Através de sua confiabilidade e eficiência comprovadas, o sistema processa dados de diversas fontes, como radares e satélites, consolidando-os em uma única interface visual para os controladores de voo. Essa visão integrada do espaço aéreo permite tomada de decisão mais rápida e precisa, garantindo a segurança e fluidez do tráfego aéreo.

O SIGMA é uma solução completa para gerenciamento de fluxo aéreo, que otimiza a gestão de informações de tráfego aéreo, planos de voo, capacidade das aerovias e aeroportos, além da distribuição do tráfego aéreo de forma mais eficiente.

A assinatura desses novos contratos reforça a parceria de longa data entre a Atech e o DECEA, consolidando a posição da empresa como líder no desenvolvimento de soluções tecnológicas de ponta para o setor aéreo brasileiro.

O CEO da Atech, Rodrigo Persico, destaca a grande satisfação com a celebração destes novos contratos: “Nos sentimos honrados e compromissados com o DECEA/CISCEA. Esses contratos representam um marco importante para a Atech e para o desenvolvimento da tecnologia aeroespacial no Brasil. Acreditamos que as soluções modernizadas contribuirão significativamente para a otimização do tráfego aéreo brasileiro, beneficiando passageiros, companhias aéreas e o setor aéreo como um todo.”

Sobre a Atech

Reconhecida como uma “System House” brasileira, a Atech sempre se pautou pela inovação com o objetivo de ajudar a transformar o país. Com uma expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio a tomada de decisão, a Atech trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de tráfego aéreo, gestão de ativos, segurança digital, conexões Inteligentes, logística, sistemas de comando e controle, de instrumentação e controle, embarcados e simuladores. Mais informações em www.atech.com.br.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Gabriel

Mais uma da Embraer, não tem pra ninguém

Como deve ser triste a vida de quem não tem um colosso intelectual desses pra chamar de seu 🤭

Se escutarmos com atenção, dá pra ouvir mais um 737 Max dando problema e mais um whistleblower batendo as botas…

Willber Rodrigues

Tinha perguntado dia desses se o software usado no monitoramento era BR. Tá aí a resposta.
Bom saber que é uma empresa nacional a responsável por isso. Pelo menos é uma área aonde temos domínio próprio.

Rinaldo Nery

Não entendi bem a matéria. O SAGITARIO já é utilizado há anos. Substituiu o X-4000.

Leandro Costa

Acredito ser uma nova versão.

Nilo

O acordo visa modernizar o sistema ‘Sigma’ e implantar o novo sistema ‘Sagitário’.

Augusto

Trata-se de “modernização de centros de controles e modernização das soluções estratégicas para o gerenciamento do fluxo do espaço aéreo Nacional: SAGITÁRIO e SIGMA”.

Rinaldo Nery

Grato.

Jefferson Henrique

Coronel, boa tarde. Desculpe a pergunta off Topic. Mas eu estava passando em frente ao aeroporto salgado filho uma noite dessas com meu irmão de carro e olhamos para a pista, que está toda apagada por ainda não estar operando. Olhando me lembrei do meu ano de serviço na BACO, onde ao observar a pista a noite muitas das vezes ela estava totalmente apagada, sem nenhuma luz de balizamento ligada, mas as vezes quando haviam voos noturnos ela estava iluminada. A pergunta é, manter as luzes da pista apagadas é para gerar algum tipo de economia, ou é alguma precaução… Read more »

Rinaldo Nery

Economia.

Fabio Araujo

Em termos de controle de tráfego aéreo o sistema CISCEA/DECEA não deixa nada a dever em relação as grandes potências e quiça não chega a ser melhor que alguns deles, e estamos sempre procurando melhorar e atualizar! Parabéns FAB, Atech e Embraer!