Farnborough Airshow, 23 de julho de 2024 – A Embraer revelou novos avanços no conceito de aeronaves sustentáveis Energia, durante o Farnborough Airshow. As novidades incluem a expansão das pesquisas para incluir aviões com 50 assentos, em vez do foco anterior de 30 assentos, e ainda a ampliação das análises técnicas para adicionar abordagens de Turbina a Gás Hidrogênio/Combustível Duplo (GT/DF) – que se somam à exploração de tecnologias Híbridas Elétricas e de Células de Combustível.

A origem desses desenvolvimentos está ligada diretamente ao Grupo Consultivo do projeto Energia da Embraer. O Grupo, que se reúne periodicamente, é formado por uma equipe experiente e qualificada de companhias aéreas, empresas de leasing de aeronaves, fornecedores e outros especialistas em aviação que assessoram a Embraer no desenvolvimento de aeronaves sustentáveis.

O Conceito Energia está desenvolvendo aeronaves sustentáveis ​​e comercialmente viáveis ​​para o futuro com essas contribuições, aplicando a expertise em engenharia da Embraer não apenas em novas tecnologias de propulsão, mas em aerodinâmica avançada, projeto estrutural, integração de sistemas, e no oferecimento de silêncio e conforto superior aos passageiros.

“Continuaremos a explorar as necessidades de nossos clientes e da indústria à medida que os potenciais tecnológicos, a infraestrutura e a regulamentação evoluírem. Prevemos uma possível entrada em serviço do Conceito de Energia na próxima década. Gostaria de agradecer aos membros do Grupo Consultivo por dedicarem tão generosamente o seu tempo e conhecimentos a este importante desafio. Os membros também podem ter a certeza de que ouvimos o que disseram sobre a viabilidade – que é tão necessária em todos os níveis, incluindo todos os aspectos técnicos, econômicos, comerciais e de infraestrutura. A mensagem foi clara: este desafio é muito mais do que o desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão”, afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

Os desenvolvimentos do Conceito Energia estão resumidos abaixo. Mais informações e imagens do novo conceito de aeronave estão nos links:

Os principais atributos dos novos conceitos incluem:

  • Design avançado de fuselagem – asa limpa sem PropWash; avanços em aerodinâmica, projeto estrutural e integração de sistemas
  • Conforto superior da cabine
  • Silêncio – propulsão traseira, cabine muito mais silenciosa

Conceitos Híbrido-Elétricos:

  • Central elétrica híbrida paralela, com motores térmicos de próxima geração e pequeno motor elétrico empregado para maximizar a eficiência do motor térmico (fases de decolagem e marcha lenta)
  • Eletrificação da propulsão integrada com mais sistemas elétricos de aeronaves
  • Bateria pequena e de baixo custo

Conceitos de célula de combustível:

  • Sistema de propulsão por célula de combustível, com zero emissões de carbono, baixas emissões de gases de efeito estufa, mais eficiente que pequenas turbinas a gás, mas mais pesado, e requerendo gerenciamento térmico complexo
  • Instalação avançada de propulsão com estratégias de otimização para gerenciamento térmico de células de combustível, reduzindo peso e arrasto

Conceito de hidrogênio/combustível duplo

  • Motor de turbina a gás a hidrogênio ou duplo combustível
  • Se for duplo combustível: hidrogênio usado para missões típicas e tanques de hidrogênio líquido (criogênico) dimensionados para a missão típica, enquanto JetA/SAF usado para extensão de alcance e reservas
  • Se for apenas hidrogênio, tanques de hidrogênio líquido (criogênico) dimensionados para faixa completa
  • Zero emissões de carbono, baixa emissão de gases de efeito estufa.

Mais informações:

Energia – Embraer Commercial Aviation Sustainability

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa. A sede da APAC da Embraer está localizada em Singapura e a sede na China está em Pequim.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Moriah

Reitero novamente, muitos reclamam que o Brasil não tem uma marca de carros, mas é muito mais orgulho termos um fabricante de aviões que não é qualquer um, é uma empresa sempre adiante de seu tempo. Se conseguimos ter uma Embraer, podemos fazer muito mais! Embraer é f…a! (Não editado pelo moderador).

Fábio CDC

E ainda temos a Taurus, uma Super Potência mundial no mercado de Armas & Munições que nunca é sequer lembrada! Temos potencial e muito!

Rinaldo Nery

É verdade. Eu tenho uma Taurus 9mm.

A.Victor

O controle acionário é do mercado, que pode ou não vender a empresa (como tentaram, para a Boeing), mesmo com a suposta “Golden Share”. Sim técnicos e engenheiros brasileiros que criaram e atuam na empresa, todavia pode-se por qualquer mudança de ventos da economia mundial e do mercado de aviação, a empresa parar em mãos estrangeiras. Nos EUA,s.m.j., as empresas estratégicas não podem ter seu controle por estrangeiros, vide o casos recentes das empresas de tecnologia.

Carlito

Mas que tara é essa de que precisamos “ter” uma marca nacional de automóveis?

Willber Rodrigues

Essa configuração de hélice atrás me lembrou aquele projeto que a Embraer tinha com a FAdeA, o Vector.

Filipe Prestes

O Vector era um pusher, com os motores voltados para trás

Rinaldo Nery

Fiz um vôo no Vector, em 1992. Com o falecido Almeida, piloto de provas da EMBRAER, ex FAB, Jaguar.

Filipe Prestes

E como lhe pareceu o avião? Uma pena que não viu a luz do dia para além dos 3 protótipos

curioso

Uma pergunta aos engenheiros e interessados na história aeronáutica: por que a indústria “ocidental” não se interessou em fazer aviões turboélice com asas enflechadas? Estou olhando aqui nesta página uma chamada de matéria com foto de tremendo Tupolev-95, o Urso das forças nucleares estratégicas da finada União Soviética. Um baita avião, com qutro turboélices descomunais espetados em asas enflechadas gigantescas, na ativa há várias décadas (como sua contraparte.gringa, o B-52). Mas os aviões-conceito futuristas da família Energia, mostrados neste informe da Embraer, estão lá com as asinhas retas, como quase todos os turboélices. Não interessa a seus futuros usuários ganhar… Read more »

Fernando EMB

Asas enflechadas são adequadas para aeronaves que voam a velocidades mais altas. Turboélices são aeronaves mais lentas, para as quais uma asa reta se adequa melhor.
E asas retas tendem a ser mais leves a baratas.

EduardoSP

Existe aí uma questão de causalidade. Não são as asas e fechadas que levam à alta velocidade. Esse formato de asa é necessário para que sejam atingidas essas velocidades, mas elas não são a causa da alta velocidade. A alta velocidade é decorrência da relação peso/potência da aeronave. Os TU-95 têm os motores turboélices mais potentes já fabricados. Por isso têm alta velocidade. Se colocarmos uma asa enflechada no EMB-120 Brasília, ele não irá voar mais rápido, pois a potência disponível não permite que ele chegue a velocidades em que esse formato de asa faz alguma diferença na velocidade final.… Read more »

Abymael

Olha, não quero ser o cara do contra, mas esse projeto tem bem a cara daqueles projetos que fazem um monte de propaganda por anos e acaba nunca saindo do papel.