Concepção do A-29 da Força Aérea Paraguaia

Acordo prevê a entrega de seis aeronaves a partir de 2025 para a Força Aérea Paraguaia

Farnborough Airshow, 23 de julho de 2024 – A Embraer anunciou hoje durante o Farnborough International Airshow, maior evento da indústria aeroespacial do ano, a venda de seis aeronaves A-29 Super Tucano para a Força Aérea Paraguaia. Como uma aeronave multimissão, o A-29 fornece às Forças Aéreas, em uma única plataforma, a versatilidade para missões de reconhecimento armado, apoio aéreo aproximado, ataque leve e treinamento avançado, o que aumenta de forma exponencial a utilização e flexibilidade operacional das instituições. A operação, com entregas previstas a partir de 2025, inclui equipamentos de missão e pacote logístico integrado.

“Estamos honrados com a decisão da Força Aérea Paraguaia (FAP) e muito satisfeitos em poder anunciar mais uma venda do A-29 Super Tucano, aeronave que é referência em seu segmento no mercado internacional. Estamos certos de que o A-29 atende às necessidades atuais e futuras da FAP”, afirma Fabio Caparica, Vice-Presidente Comercial para América Latina da Embraer Defesa & Segurança.

“A defesa é um bem público puro, pois presta à sociedade um serviço que contribui única e exclusivamente para a estabilidade da nação como elemento essencial para o desenvolvimento integral de um país. Isto tem um impacto positivo não só nas questões que dizem respeito ao exercício da soberania nacional, mas também em todas as áreas do desenvolvimento. A Força Aérea Paraguaia (FAP) tem a missão constitucional de zelar pela integridade territorial e, no seu âmbito, exercer a soberania efetiva do espaço aéreo, enfrentando novas ameaças, como o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado transnacional. Para fazer frente às ameaças emergentes, estamos em processo de modernização dos nossos meios aéreos e de deteção, e pretendemos estar à altura dos padrões tecnológicos que nos permitam aplicar corretamente as medidas estabelecidas na Lei de Vigilância e Proteção do Espaço Aéreo Paraguaio de forma a contribuir efetivamente para a preservação da paz e da segurança regional e internacional”, disse o General do Ar Júlio Rubén Fullaondo Céspedes, Comandante da Força Aérea Paraguaia.

O A-29 Super Tucano é líder mundial em sua categoria, com mais de 260 aeronaves encomendadas, mais de 550.000 horas de voo com 60 mil em combate. O número de forças aéreas que operam o A-29 Super Tucano cresce continuamente devido à combinação de características únicas que o tornam a escolha de menor risco, acessível e flexível.

Para Forças Aéreas que precisam de uma solução comprovada, abrangente, eficiente, confiável e econômica em uma única plataforma, somada a grande flexibilidade operacional, o A-29 Super Tucano oferece uma ampla gama de missões tais como suporte aéreo aproximado, patrulha aérea, operações especiais, interdição aérea, JTAC, controlador aéreo avançado (FAC), coordenador aéreo e tático (TAC), ISR Armado, vigilância de fronteiras, reconhecimento, escolta aérea, treinamento básico, operacional e avançado, transição para caças de superioridade aérea, treinamento JTAC /LIFT e FAC.

O A-29 Super Tucano é a aeronave multimissão mais eficaz de sua categoria, equipada com tecnologia de última geração na identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações. A capacidade é aprimorada ainda por sistemas aviônicos HMI avançados integrados a uma fuselagem robusta capaz de operar em pistas não pavimentadas, em ambientes austeros e sem infraestrutura. Além disso, a aeronave possui o conceito de manutenção simples, que oferece altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e resistência estrutural com baixos custos de ciclo de vida.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Parabéns á FAP.

Acho que a venda de A29 para a FAP era um dos poucos consensos aqui na trilogia.

Defendi inclusive que a FAB cedesse alguns dos seus A29 caso existisse algum excedente.

Minha curiosidade é sempre o valor e o tipo de financiamento do contrato.

Nilo

Se e quando precisa de uma manutenção é só ir em uma consercionaria autorizada mais perto rsrsrs
Parabéns a Força Aéreo Paraguaya, vão precisar de radar

Rinaldo Nery

Creio que já tem. Em Assunção, com certeza.

Nilo

Sim artigo que segue confirma sua afirmação:
https://www.h2foz.com.br/fronteira/congresso-paraguai-aprova-compra-radares/
BRasil e Argentina tiveram reforçando vigilância aérea na fronteira com Paraguai mas vi em um vídeo paraguaio que eles precisam, pois os que tem não tem cobertura suficiente para auxiliar aos STs:
https://www.defensa.com/paraguay/paraguay-creara-sistema-radarico-vigilancia-control-espacio.

Camargoer.

Oĺa Bob. O Brasil tem uma tradição de fornecer material excedente para os países da América do Sul… creio que até mesmo alguns países da África já receberam excedentes do Brasil.. mas teria que checar isso para afirmar categoricamente.

Nenhum problema em ceder material excedente, já que mantê-los em estoque representa um custo.

Além disso, é do interesse do Brasil que os países vizinhos tenham sistemas de defesa operacionais, seja nos aspectos operacionais (como na repressão ao tráfico de drogas) seja no aspecto estratégico (a defesa continental é uma tarefa coletiva)

Rodrigo Hemerly

O Brasil forneceu veículo blindado M60 ao Uruguai.

Leandro Costa

Até onde eu sei foram ‘M41C’ ao invés dos M60. Mas posso estar enganado.

Camargoer.

Creio que forma M41 e outros coisas, inclusive teve um helicóptero que era da MB e foi doado para o Uruguai.

Leandro Costa

O Esquilo, um dos poucos biturbina que a MB tinha, foi doado anos antes dos M41C. Foi acho que no primeiro mandato do atual.

Camargoer.

Acho que era isso mesmo… acho que era o único biturbina da MB.. depois a MB comprou aqueles outros para operar na Antártica, mas um deles acho que se acidentou também

Santamariense

A MB chegou a operar 9 Esquilo biturbina, mas quando eles foram desativados, substituídos pelos H135, eram 3 células.

Santamariense

M41C, após desativados pelo EB. Os M60, para serem doados, só com autorização dos EUA, pois assinamos o termo de usuário final quando do recebimento desses blindados e eles continuam em uso no EB, no 20° RCB.

Santamariense

Doa aquilo que não usa mais. Super Tucano não é o caso. E nem sei de algum item que as Forças Armadas brasileiras possuam em uso e que tenham exemplares excedentes.

Camargoer.
Carlos Campos

A gente podia doar eles também

Kornet

Brasil,República Dominicana,Colômbia,Chile,Equador,Angola,Mali,Mauritânia,Burkina Faso,Senegal,Nigéria,Líbano,Indonésia,Filipinas,Turcomenistão e Paraguai.
Portugal e Uruguai serão os próximos usuários desse fantástico avião .
Sem esquecer que Afeganistão e EUA foram usuários.

Rogério Loureiro Dhierio

Sonho em ver Suécia, Países Baixos, México, Austrália, África do Sul, Itália, Grécia dentre inúmeros países com os produtos de defesa Embraer ou mesmo da indústria nacional.

Palpiteiro

México e Grécia já tem

Willber Rodrigues

Falando nisso, e aquela conversa de que Portugal estaria interessado no ST? Alguma novidade?

Last edited 1 mês atrás by Willber Rodrigues
Fernando "Nunão" De Martini

Tem matéria de duas ou três semanas atrás. Não adianta esperar que haja novidade toda semana a respeito.

Alex Tiago

Boa tarde pessoal. Será que com esses valores tanto para Uruguai quanto para o Paraguai, será que essas 12 unidades vendidas serão as mesmas produzidas em posse da Embraer???

Camargoer.

Olá Alex. O valor do contrato do Uruguai e do Paraguai parecem ter o mesmo valor US$ 100 milhões. Acho que ambos serão via BNDES também

Alex Tiago

Acredito que ambos serão, financiamento via BNDS mas a dúvida é se a Embraer vendeu os 12 que ela tinha em estoque já produzidos para vendas futuras???

Last edited 1 mês atrás by Alex Tiago
Rodrigo LD

Atualizaram a aeronave, falta atualizar a camuflagem. Se adotarem esse mesmo padrão de pintura que utilizaram nos T-27, anos 80, vai ficar ridículo. Isso sem falar dos emblemas nacionais, que poderiam ser em um padrão de baixa visibilidade.

Rodrigo LD

Momento Wikipédia: algum entusiasta do A-29 conseguiria listar os 18 usuários e as quantidades adquiridas?

FernandoEMB

1- Brasil …………………….99
2- Angola …………………. 06
3- Burkina Fasso ………. 03
4- Chile ……………………. 22
5- Colômbia ……………… 25
6- Equador ……………….. 18
7- Filipinas ……………….. 06
8- Indonésia ………………. 16
9- Mauritânia ……………… 04
10- Mali …………………….. 04
11- Republica Dominicana 08
12- Turkomenistão ……….. 05

Via Embraer US – Sierra Nevada

13- Afeganistão …………… 25
14- Líbano ………………….. 06
15- Nigéria …………………. 12
16- USAF …………………… 04

e ainda um exemplar para a Sierra Nevada e 2 para a Embraer (demo e ensaios).

E encomendados:

17- Paraguai ……………… 06

Rommelqe

Meu caro FERNANDO, faltou o Uruguai ou vamos esperar a confirmação?

Fernando EMB

Aguardemos a confirmação.

Kornet

Faltou o Senegal que comprou 3 e agora só tem 2.
Tem os ST do Afeganistão que fugiram para o Turcomenistão.

Fernando EMB

Senegal não opera super tucano

Fernando EMB

Não, não opera. Esta venda nunca foi finalizada.

Kornet

E o que caiu lá era o quê?

Kornet

Você tem razão,o vídeo que eu vi foi da queda dum ST do Mali,fiz confusão .

Welington S.

Kkkkkkkkk

Victor

Alguns foram para o Uzbequistão, mas não todos. Alguém pode confirmar se a Força Aérea Uzbeque está os utilizando normalmente?

Alex Tiago

Boa Noite Fernando. Dúvida. Embraer tinha 12 unidades já produzidas na embraer??

Dudu

Essa camuflagem da arte tá show!

Rodrigo LD

Material de divulgação/folder da Embraer file:///tmp/mozilla_S4_040/Super-Tucano-Portugues.pdf

Renan

Aqueles que perguntam sobre radares, vale lembrar que o Brasil possuí grandes radares em toda fronteira com o Paraguai (Corumba, Porto Murtinho e Ponta Porã). Óbvio que haverá uma troca de informações e parcerias de inteligência entre a FAB e a FAP. O avião que decolar da Bolívia rumo Paraguai será denunciado pela pelos radares da FAB e o serviço a diante será da FAP.

Fora isso, o Paraguai possui uma boa cobertura radar em seu centro-oeste.

Renan

E apenas complementando, é um velho desejo da FAB que a FAP ajude nesse policiamento aéreo, e que não fique só a cargo da FAB ter que combater o narcotráfico. Essa parceria será muito benéfica. Se antes os narcotraficantes desdenhavam de serem interceptados por velhos Hueys, agora a conversa mudou totalmente.

Rinaldo Nery

A FAB realiza exercícios de Defesa Aérea com países vizinhos, a fim de definir regras para a troca de informações sobre tráfegos ilícitos. PARBRA, BOLBRA, COLBRA, VENBRA. Como exemplos.

Nilo

Se o Brasil ofertar radares quais seriam: Saber da Embraer ou  Omnisys?
vídeo a 01:45 depois a 19:00 – Radares.
https://www.youtube.com/watch?v=TRxPbieAqAQ

Rinaldo Nery

O SABER é um radar anti aéreo, o 60. Não é de vigilância.

Nilo

Câmara dos Deputados do Paraguai aprovou, maio2023, o projeto de lei que implementa a obrigatoriedade da compra e instalação de um sistema de radares.
Estudo inclui a instalação de nove radares primários que teriam alcance de 150 quilômetros.
Os principais pontos críticos para sua implantação incluem Mariscal Estigarribia, Pozo Colorado, Fuerte Olimpo (região do Chaco). Além de Assunção, o setor Caazapá e a região que abrange o Departamento de Amambay.
Necessida em razão das acões de organizações nacionais e internacionais de tráfico de drogas, armas, contrabando, crimes ambientais e tráfico de pessoas.

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Orivaldo

Boa notícia. Essa aeronave, junto com o KC390 cairia como uma Luva para os Indianos e Coreanos. Vamos onde há Plata

A6MZero

Coreia do Sul tem o KT-1 Woongbi que apesar de ser menos capaz que o Super Tucano, os coreanos tentam vender sua versão armada como concorrente direto do ST, então é bem improvável eles comprarem.

Já os Indianos tem encomendados 70 unidades do HAL HTT40 que apesar de ser um treinador básico (provavelmente terá uma versão armada), mais uma vez é uma aeronave inferior ao super tucano em todos os aspectos, mas provavelmente eles vão preferir um vetor local mesmo que seja inferior.

Orivaldo

Ruim para eles. Os nossos são melhores. Obrigado pelas informações

A6MZero

Realmente o ST é muito superior a esses concorrentes e na verdade superior a todos os atuais concorrentes, já que é um vetor criado para a função enquanto os outros são treinadores adaptados.

Diego Tarses Cardoso

Esses aviões serão totalmente novos, que serão fabricados, ou são aquelas doze células da FAB estocadas ?