Paraguai adquire seis aviões Super Tucano da Embraer com financiamento do BNDES
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, formalizou a aquisição de seis aviões Embraer EMB-314 Super Tucano para a Força Aérea Paraguaia, em um acordo que totaliza US$ 100 milhões. Esse investimento será financiado através de um empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) do Brasil. As informações foram divulgadas pelo site Pucará Defensa.
Ao anunciar a compra nas redes sociais, Peña enfatizou a determinação do governo em intensificar os esforços na luta contra o crime organizado transnacional. Ele destacou que os aviões são ferramentas essenciais para garantir a segurança do país.
Os decretos 2162, 2163 e 2165, assinados pelo presidente, autorizam o Ministério da Defesa do Paraguai a proceder com a aquisição das aeronaves Super Tucano, delegando ao Ministério da Economia a responsabilidade de iniciar as negociações necessárias para a compra.
Conforme antecipado pelo Pucará Defensa, o Paraguai havia assinado uma carta de intenção em 2 de maio para a compra dos seis aviões, no valor de US$ 100 milhões, com financiamento do BNDES. Esse acordo visa substituir os antigos EMB-326 Xavante, melhorando a capacidade de vigilância, interceptação e defesa aérea da Força Aérea Paraguaia.
O contrato inclui a construção e entrega das aeronaves, além de um simulador e o treinamento de dez pilotos e doze mecânicos. Originalmente, o pacote valia US$ 121 milhões, mas foi reduzido ao remover itens como a modernização de seis aviões Embraer EMB-312 Tucano, que será contratada diretamente com a Força Aérea Brasileira a um custo significativamente menor, de cerca de 300 mil dólares por avião, em vez de um milhão de dólares.
FONTES: Pucará Defensa, redes sociais do presidente paraguaio Santiago Peña e Portal de Normas e Decretos da Presidência do Paraguai (links na matéria)
Ahhhh agora tá explicado!²
BNDES véio de guerra.
Agora, financia umas coisas aí para a MB, EB e FAB.
Não pode.
Olá RInaldo. O banco pode financiar o estaleiro ou a fabricante de aviões ou carros de combate, por exemplop para aquisição de bens de capital, ampliação das instalaçoes e até para capital de giro.
Mas não pode financiar equipamentos para as Forças Armadas que foi a origem do assunto.
Agora é torcer para eles pagarem.
Paga com energia Limpa kkk
O Paraguai não é um mal pagador. Nunca teve confisco no Paraguai …
Se for ver o que o Brasil paga ao Paraguai pela energia de Itaipu já dá pra pagar esses aviões rapidinho.
O Paraguay recebe pela energia de Itaipu, porque a parte dele produz mais energia do que consome e eles vendem para o Brasil. Até o termino do financiamento, o Brasil compensava o custo de construção com energia, mas salvo engano, esta operação encerrou-se há 2 anos.
Exatamente. Se o Paraguai não pagar os A-29, o Brasil não paga a energia. Vai ser pior pro Paraguai.
O Brasil entre aspas, quem compra somos nós, nós pagamos o consumo.
EDITADO
LEIA AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Ο estado não pode financiar o próprio estado
Agências de fomento financiarem exportações nacionais é a coisa mais comum no mundo capitalista desde pelo menos, meados do sec. XX. Ver, por exemplo, o funcionamento do EXIMBANK, dos EUA
Pode. Por exemplo, o BNDES financia prefeituras e governos estaduais para obras de infraestrutura. Isso inclui obras de saneamento, transporte (metro e sistemas viários), construção de hospitais e projetos ambientais e sociais.
Bom demais!
Ótimo dia para Embraer, a galera que torce contra as empresas nacionais deve estar espumando de raiva kkkkkkk
Muito bom, primeiro Uruguai e agora Paraguai, estes países estavam precisando para ontem de aviões para patrulha aérea do país! E com os ST parsguaios atuando vai ficar mais difícil para os voos do narcotráfico vai ter mais patrulhamento na região!
Uruguai confirmou também?
Anunciou a compra, tal qual o Paraguai fez agora.
https://www.aereo.jor.br/2024/07/08/uruguai-decide-comprar-6-super-tucanos-por-us-100-milhoes/
Gostaria de acreditar nisso, mas o narcotráfico está em todas as esferas do governo paraguaio. Infelizmente.
Acho que de todos os governos, colega. Trem tá feio.
Poderias escrever exatamente o mesmo sobre o governo brasileiro.
É pior. Aqui cidadãos consideram delinquentes e bandidos outros cidadãos que tem pensamentos críticos e diferentes, enquanto os verdadeiros criminosos são beneficiados por várias medidas e, aproveitando a complacência do Estado (aí incluo todos os Poderes) nos últimos 25 anos, vem assumindo papéis (cargos) e adquirindo influência tanto política quanto jurídica.
Essa venda aí vai ajudar a baixar o estoque de Super Tucanos white tails.
Vendendo mais seis para o Uruguai, o estoque fica zerado.
Essa venda para o Uruguai também deve ter o “apoio” do BNDES.
https://aviationweek.com/shownews/singapore-airshow/embraer-assembled-nearly-dozen-29-white-tails-2023
Interessante! Devem ter feito pra não perder a linha em pronto emprego.
Os holandeses demonstraram interesse no ST também
Líbano também deseja comprar mais um esquadrão de Super Tucano,
“o anunciou dessa intenção foi feito durante a Global Air & Space Chiefs Conference, em Londres”
https://aviationweek.com/shownews/gascc-riat/lebanon-eyes-more-super-tucanos-surveillance-systems
Como está a linha de produção do A29 e quantas aeronaves conseguem entregar por ano? A tendência é aumentar muito a demanda por este tipo de aeronave. Portugal também quer e o Lebanon quer mais um lote.
O Paraguai vai precisar atualizar o sistema de detecção e controle aéreo do país também. Esses aviões sem radares em solo, são somente para pilotos passearem.
Tem radar lá. E o país é pequeno. Falta radar é na Argentina.
Esses dias eu assistia uns videos sobre o assunto no YouTube, e numa entrevista como ministro da defesa do Paraguay, ele afirmou que o país também estpa adquirindo radares para dar cobertura completa para seu território, e que a aquisição dos Super Tucanos é algo intrínseco: os radares só virão porque os ST(s) foram comprados, e vice-versa!
E coincidentemente, foi o mesmo discurso que veio de autoridades uruguaias, quando também anunciaram a adquisição da mesma qunatidade de aeronaves brasileiras.
Está correto, o presidente confirmou os radares, mas ainda não foram definidos modelos e preços.
O investimento orçado é de 500 milhões de dólares para às forças armadas, depois dos tucanos ainda 400 milhões de dólares, a prioridade é atacar a produção de maconha e evitar a passagem de cocaína que vem através da Bolívia de avião.
Esse movimento de combate às drogas e corrupção é essencial para continuem crescendo, o PIB per cápita deles passou de 1.400 dólares em 2003 para 6.400 em 2023. Subir 4,5x em uma geração é algo fantástico.
Realmente, todas as noticias que tenho do Paraguay são neste sentido, existe um grande esforço nacional para que o país mantenha o crescimento economico.
Fazia quase 20 anos que o Paraguai “namorava” o Super Tucano que foi a escolha mais lógica para a FAP, seja em função das necessidades da força, seja em função das qualidades do Super Tucano e da longa relação entre a Embraer e a FAP que remonta há 45 anos atrás.
A Venezuela tentou comprar mas os EUA vetaram a venda, motor e avionicos são deles……..
Igual fizeram com o AMX-T
E por que foi vetado? Esse é o ponto colocado pelo Roberto.
Geopolítica com inteligência dá nisso. Construir pontes ao invés de muros. Dialogar ao invés de arrumar brigas com aliados/clientes/fornecedores como se fazia até 2 anos atrás.
Parabéns ao BNDES!!! Mais uma conta estrangeira que nós iremos pagar!!! Aí vem mais taxas…. Kkkkkk…. Só pergunto uma coisa….. Esses países não tem como financiar as suas compras???! Tem que ser com dinheiro nosso??!!!
EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
Na Suécia deve ter tido um Williansson que publicou no Aereosson que era mais uma conta estrangeira que eles irão pagar quando o Brasil comprou os Gripen financiados pelo banco sueco. Nos EUA também deve ter um Willian que comenta no Air Power sempre que algum país compra algo dos EUA via FMS. Essa é uma transação normal entre países, não é só o Brasil que faz. Todo mundo que produz bens de grande valor na verdade precisa fazer. Como a maioria dos cidadãos não tem dinheiro pra comprar carro a vista, os países também não tem para comprar aviões… Read more »
Praticamente todos os aviões vendidos pela EMBRAER tem, de alguma forma, financiamento pelo BNDES, é algo muito comum em todos os países que vendem produtos navais e aeroespaciais ter um órgão financiador de exportações.
Melhor o BNDES financiar a industria nacional que porto em Cuba e metro em Caracas
Olá Willian… toda exportação é financiada pelo país exportador. Pode ser por um banco privado ou um consórcio de bancos privados, por bancos públicos ou por bancos de fomento que atuam como ExIm Bank (bancos de exportação e importação).
Até os EUA possuem este tipo de banco que financia a exportação de produtos produzidos nos EUA e financiam as empresas sediadas no país a importar tanto bens de consumo como bens de capital.
Como as taxas de juros são equalizadas para o comércio exterior, o mais comum é que o agente financiador seja do país exportador.
Excelente vender aviões da Embraer, mas nunca com financiamento do BNDES….
Isso é ingerência…
Com certeza tem legislação que proibe isso…
EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.
Proibido vender aviões com financiamento, que renderão juros ao BNDES, produção à EMBRAER e empregos aos brasileiros e brasileiras? Proibido um banco de fomento ao desenvolvimento fazer fomento ao desenvolvimento? Tem lei que proíbe isso? Qual?
Para nos conseguirmos um financiamento no BNDS e um parto, agora vem o Paraguai comprar avião do Brasil, com dinheiro do Brasil e piada, desculpa esse país tá uma piada