• Frota comum permitirá que ambas as nações cooperem e se beneficiem de sinergias em áreas como treinamento, logística e crescimento futuro da plataforma

• A Holanda receberá cinco aeronaves e a Áustria, quatro

Farnborough, Inglaterra, 22 de julho de 2024 – O Ministério da Defesa da Holanda assinou hoje o contrato para a compra de nove aeronaves C-390 Millennium da Embraer durante uma cerimônia no Farnborough Airshow. Como parte do projeto ‘Substituição da Capacidade de Transporte Aéreo Tático’, o contrato é uma compra conjunta com a Áustria – cinco aeronaves serão para a Força Aérea Real Holandesa e quatro para a Força Área Austríaca.

Com esse pedido conjunto, ambos os países aumentarão a sua capacidade de mobilizar ou evacuar rapidamente equipamentos e pessoal em todo o mundo, mesmo sob condições operacionais difíceis. A capacidade de transporte aéreo tático oferecida pelo C-390 aumenta a flexibilidade e a capacidade de resposta operacional, fornece suporte logístico em diversas missões e operações, e possibilita a realização de uma ampla variedade de tarefas humanitárias e médicas.

A compra conjunta também permitirá que as nações – bem como os atuais e futuros operadores – cooperem e se beneficiem de sinergias em áreas como formação, logística e crescimento futuro da plataforma, juntamente com outros operadores de C-390 nos países da OTAN. O C-390 Millennium oferece máxima prontidão operacional, permitindo interoperabilidade e conectividade em ambientes em rede e domínios múltiplos.

O C-390 irá melhorar a capacidade operacional ao oferecer melhor desempenho, maior confiabilidade e maior capacidade de carga. Além disso, a escolha pelo C-390 garante que a Força Aérea Real Holandesa e a Força Aérea Austríaca estarão equipadas com tecnologia de ponta para atender às exigências das missões do futuro.

“É ótimo podermos assinar este acordo tanto para a Áustria como para a Holanda. Fico feliz em ver que podemos comprar esses aviões com as mesmas especificações. Este é um bom exemplo de colaboração na Europa entre países. O apoio construtivo da Embraer desempenhou um papel crucial na concretização positiva deste acordo. Agradecemos a contribuição da Embraer e esperamos uma cooperação bem-sucedida”, disse o Vice-Almirante Jan Willem Hartman, Diretor Nacional de Armamentos da Holanda.

“Damos as boas-vindas à Holanda e à Áustria como os mais novos membros do crescente grupo de nações que encomendaram o C-390 Millennium, aeronave de transporte tático militar mais eficiente e moderno atualmente em operação”, disse Bosco da Costa Jr, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Esta aeronave é a melhor escolha do mercado, oferecendo uma combinação imbatível de alto desempenho, tecnologia avançada e baixos custos de ciclo de vida.”

Desde a entrada em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, e na Força Aérea Portuguesa, em 2023, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 13.000 horas de voo, com disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando excepcional produtividade na categoria.

O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho. A aeronave configurada para reabastecimento aéreo, com a designação KC-390, já comprovou sua capacidade tanto como tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 utilizando cápsulas (pods) instalados sob as asas.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nei

Ótima notícia. KC-390 demonstrando ser o melhor em sua categoria!

Marcelo

Aviao espião americano ja tem quatro dias seguidos que invade nossa costa maritima e ninguem fala e faz nada.

Lucas

E vai se fazer oq? Usar f5 pra abater??

Rinaldo Nery

Se estiver em espaço aéreo Internacional não faremos nada.

Jorgemateus77

E se tivesse em espaço aéreo nacional também não faremos nada

Rinaldo Nery

Aviões da USAF não entram no nosso espaço aéreo sem AVOEM. Não somos a Síria. Sabe o que é AVOEM?

Last edited 1 mês atrás by Rinaldo Nery
Groosp

Só entraram sem AVOEM quando vieram buscar a nave do ET de Varginha 😀
https://www.youtube.com/watch?v=x7jz5285ebc

Last edited 1 mês atrás by Groosp
Leandro Costa

Verdade… não é como se já tivéssemos feito algo assim…

comment image

FRANCISCO MARCELIO DE ALMEIDA FARIAS

e o Brasil tem algo a esconder ?

Lucas

Pergunta boba mas com curiosidade real..Alguem sabe dizer se o nosso 390 é por alguma alfinetada no 130? Tipo 3x melhor ou algo do tipo igual falam do nome do su-57 ser resultado da soma 22+35??

Last edited 1 mês atrás by Lucas
Reginaldo

Segundo meus conhecimentos o 300 é da série militar da Embraer, ex; o A-29 é EMB-314, o T-27 é o EMB-312, etc… Já o 90 vem do EMBRAER 190 do qual a proposta inicial da aeronave se basearia tecnologicamente. A aeronave evolui muito mas o nome se manteve este.

Filipe Prestes

É exatamente isso mesmo.

Lucas

Agradeço a resposta detalhada! Tomara que no fim das contas tenha sido tb um presságio de que vai vender 3x mais!

Carlos Pietro

Obrigado por esclarecer, era uma dúvida que eu também tinha. Pensava que era por causa do Hercules: C130 +C130+C130. Obrigado.

André Bueno

On the road!

Matheus

Excelente!! Dia triste para o Roberto Santana…🤭

Last edited 1 mês atrás by Matheus
Demolidor

Você é norte-americano?

Maurício.

Acho que o Roberto é brasileiro mesmo, nem acho que ele é daquele tipo de pessoa que só gosta de equipamento americano e o resto é porcaria, como alguns aqui da trilogia, o caso do Roberto, na minha opinião, é que ele é um mega fã do C-130 e do F-16, só isso. E claro, ele deve dar uma provocada cada vez que pode! 😂

Last edited 1 mês atrás by Maurício.
Camargoer.

Eu gosto do Xavante, do M2000, do Lightingi (inglẽs) e do bombareiro Victor.

André Bueno

O HP Victor é fantástico; sua asa, sua empenagem…

Elintoor_

Gosto do RAC MIG-21 e do Dassault-Breguet Super Étendard !!!

FernandoEMB

Completando com os números de série…
 
Super Tucano PT-ZTW – serial 312.161, apelidado de Ana Raio
(preservado no MAB em SJC).
Super Tucano PT-ZTV – serial 312.454
Shots Tucano PT-ZTC – serial 312.007 que virou o G-BTUC e hoje está
num museu (Ulster Aviation Society Heritage Center
Langford Lodge)

Rinaldo Nery

Voei no Ana Raio com o TCel Schittini, em 1992. Ganhei uma sacola de capacete muito bonita, da EMBRAER, com o meu nome. Tenho até hoje.

André Bueno

O Xingu também é um dos meus.

Alexandre Costa

Deve ser difícil ser torcedor do C130 hoje em dia.

Orivaldo

Eu adoro seu comentários. Nunca pare, por favor

Last edited 1 mês atrás by Orivaldo
Willber Rodrigues

Ótimo.

Tomara que tenha mais uma venda até o final do ano.

Ouví um amém?

André Bueno

Cheio que algumas vendas menores virão. Quem sabe, também, alguma encomenda robusta da Índia?

Daniel

Acho que se o Brasil comprasse alguma coisa deles, é bem provável que eles comprassem o KC390. Talvez o Akash II ou o Arjun Mark II . . .

Nilo

Acho que essa venda sai de qualquer jeito rsrsrs o governo está facilitando entrada de empresas indianas no mercado brasileiro, o jogo já deu início…..

Iran

Se for pra comprar blindado, que seja aquele novo de 26T, perfeito para operar em regiões com menor infraestrutura aqui no Brasil, e sem munições nem nada dá para provavelmente transportar no KC-390, como o Caiafa Master falou. Inclusive, mesmo pesando apenas 26T (vazio) ele seria de longe o blindado mais moderno da América Latina, tem mais medidas hardkill e softkill do que qualquer coisa aqui tem, além do sistema de EW contra drones, provavelmente inspirado no que os russos fizeram na Ucrânia. Claro, eles não substituem MBTs puro sangue.

Akhinos

Já é temerário comprar artilharia indiana, um risco enorme, dada a qualidade dos produtos indianos. Comprar blindado é tacar fogo no dinheiro do contribuinte. Se informe melhor sobre o que foi e é o programa Arjun. Tipico desenvolvimento de arma indiano, com prazo de 40 anos no programa. Um verdadeiro Frankstein com equipamentos de varias geraçoes diferentes e mudanças constantes de projeto. O Akash NG e o Barat até onde sei tem a mão dos israelenses, comprar o Arjun que aliás tem 65t seria um desastre. Nem a Índia está comprando esse tanque, fechou rececntemente uma compra volumosa de T90… Read more »

Maurício.

Vida longa ao C-390!

Ozawa

O vídeo institucional, pelo estilo e fotografia, até parece um trailer de Missão Impossível:

Sua missão, caso deseje aceitar, Senhor Hunt, é vender o máximo de C-390 na Europa antes dominada pelo consagrado cargueiro tático da Lockheed …

Dudu

Só acho o tempo entre a assinatura do contrato e a entrega do avião demorado: 3 anos é muito tempo. Deveria ser 2. Tá na hora de acelerar a produção, EDS.

Underground

No vídeo aparece e a Coeeia do Sul. Já foi assinado o contrato com os coreanos?

GFC_RJ

Nope.

Dudu

O que os sul-coreanos negociam é a licença para a KAI montar 3 KC 390, para absorver alguma coisa e tentar desenvolver o MC-X. Por isso essa indefinição.

FernandoEMB

Não serão montados lá já que não tem sentido montar localmente apenas 3 aeronaves. Não sei onde leu que as 3 aeronaves seriam montadas lá, mas acho que isso está incorreto.

Dudu

” O que eles realmente querem é um avião comercial, algo em uma classe de 80 a 100 assentos. Como o impulso para um programa de avião comercial financiado pelo governo está morto agora, sua única opção é desenvolver uma aeronave de transporte, cuja demanda dentro da faixa AF é de cerca de 30 a 35 fuselagens. Como todos sabemos, um projeto de aeronave de transporte militar é um pesadelo em termos de eficiência de combustível devido às rampas traseiras, eles gostariam de primeiro desenvolver um MPA que tenha uma nova fuselagem, mas asas e motores comuns para o transporte,… Read more »

FernandoEMB

Aí vc acordou e viu que estava em Nárnia!!!

E a pergunta, persiste, vc disse que os aviões seriam montadas lá. Onde isso está escrito.

Last edited 1 mês atrás by FernandoEMB
Dudu

Quem disse que os sul-coreanos estariam negociando a licença para montar esses 3 KC 390, foi o Pedro Paulo Resende, jornalista veterano em assuntos de Defesa e proprietário e editor da revista Arsenal Geopolítica e Defesa.

FernandoEMB

Velho conhecido que já postou muita informação furada.

Rinaldo Nery

Eles acreditam nessas “Mãe Dinah” de canais de defesa. Igual esse tal de Caiafa. Sabe mais que o AltCom.

cipinha

Desculpa, Rinaldo, mas o “tal de Caiafa” é um jornalista serio de defesa, agora se o cara fala uma coisa e as pessoas interpretam outra, ai não é culpa do profissional. Recomendo que assista ao canal dele, não é desses cara que viajam na maionese, é trabalho de profissional serio

Dudu

O problema do Caiafa é que ele é um Pepe Escobar às avessas: mistura jornalismo com propaganda do EUA.

Nem tudo que ele fala pode ser levado a sério. Só 50% no máximo.

Fernando "Nunão" De Martini

Senhores,

Mais uma vez solicitamos que críticas (preferencialmente construtivas) a outros sites, portais e canais de Defesa, assim como aos jornalistas responsáveis, sejam dirigidas aos mesmos em seus próprios espaços de comentários.

Santamariense

Fernando, bem-vindo ao clube daqueles que tentam argumentar com esse cidadão. É uma batalha perdida…kkkkkkkk

Santamariense

Perfeito.

EduardoSP

Achar que a Coréia precisa fazer engenharia reversa de algum produto brasileiro me parece um exagero. Tecnologicamente eles estão muito à frente do Brasil, em diversas dimensões.

O que a Embraer tem, e que é difícil de conseguir, é expertise no desenvolvimento e construção de aeronaves certificáveis. E isso não pode ser obtido por engenharia reversa.

Elintoor_

E o Japão também está muito a frente em tecnologia! Uma pena que o páis é tão pequeno que cada vez que nasce um japonês, cai outro na água…

FernandoEMB

A Embraer nunca projetou uma aeronave de transporte militar tático…

Por acaso ela comprou um C-130 e desmontou???

Dudu

Mas a Embraer já tinha a expertise na construção de avioes de médio porte. O KC 390 foi um novo degrau. A KAI não tem essa expertise.

FernandoEMB

A questão não é tamanho.

Marcos Silva

Que viagem…

Marcos Silva

Ainda essa estória???

Joaquim Araujo

Já foi assinado o contrato, conforme anúncio da Embraer de 4/12/2023: “De acordo com o contrato celebrado, a Embraer fornecerá um número não revelado de aeronaves C-390 Millennium ajustados para atender aos requisitos específicos da ROKAF. O acordo também inclui a prestação de serviços e suporte, incluindo treinamento, equipamentos de apoio em solo e peças de reposição. O valor do contrato estará incluído na carteira de pedidos da Embraer no quarto trimestre de 2023.” O numero de aeronaves, apesar de não ter sido revelado, são três e o prazo final do contrato é 2026 (não sei onde li isso, mas… Read more »

vendéen

Bonsoir le Brésil,

Talvez também a Índia como futuro novo cliente (?):
Salvo engano, o C-390 é frequentemente citado como sendo a aeronave que corresponde perfeitamente às avaliações do programa Indian Air Transport (MTA).
Portanto, normalmente uma aeronave muito bem posicionada para substituir os antigos Antonov An-32 indianos.
Em suma, a Embraer conseguiu construir uma aeronave cujas capacidades em sua categoria são ideais para muitos exércitos.
Muito bom trabalho!

Sávio Ricardo

C390 é praticamente o “Uno com escadinha no teto” da aviação militar.

vendéen

Bonsoir Sávio Ricardo,

Ok, no Brasil com Peugeot não é possível lol

Dudu

As chances do KC 390 na Índia melhoraram porque sua capacidade de carga permite transportar o Zorawar, o novo carro de combate leve indiano para montanha. Vamos esperar pra vê no que dá.

FernandoEMB

Infelizmente contratos militares não dependem somente das qualidade do avião, tem muita política e outras razões em jogo.

A Lockheed já demostrou que vai entrar pesado nesta briga pelo contrato indiano.

Quem diria a Embraer forçando a Lockheed a se mexer para não perder mercado.

Carvalho2008

O único lado bom da Índia é que eles costumam ser inversamente flexíveis se alguém os pressionar….diversificam bem….e hoje em dia, é meio arriscado a Lockheed usar táticas como foi para o F104….acho que nossas chances lá são muito boas…

Gabriel

AVANTE BRASIL E EMBRAER! Novamente calando a boca de traidores e críticos vazios. Nada como um dia após o outro

Ei lockheed, de “Hercules” esse seu teco-teco não tem nada…vem aprender com quem sabe 😉

Alô boeing, seus aviões já pararam de cair ❔ Os nossos nunca caíram 🤭

Kleber Peters

Calma lá bro… Os caras já fizeram mais de 13.000 C-130. Acho que eles sabem… E sobre a queda de aviões, José Newton já dizia, se subiu tem que descer. Então é melhor não cuspir pra cima…

No mais, excelente notícia e que possamos ter 13.000 C-390 fabricados também.

EduardoSP

Nelson Rubens, a Lockheed entregou o Hércules número 2.700 no final de junho passado

Kleber Peters

Sorry… fui trolado pela Wiki…

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lockheed_C-130_Hercules

Período de produção1954-presente
Quantidade produzidaAté 2015 +13450″

Gabriel BR

Show! Aqui É tanto orgulho da Embraer que nem cabe no peito

Rinaldo Nery

Excelentes países para os militares do 1°/1° GT e do 1° GTT fazerem intercâmbio. Inveja…

Nilo

Vc está vendo Nunao em tudo que é foto rsrsr

Antonio Palhares

Com a palavra aqueles que desdenharam das qualidades deste avião. O melhor da sua categoria. Vendas técnicas sem imposições.

Welington S.

Que f***! Fico feliz demais por isso.

Iran

KC-390 orgulho nacional!

Charles

Excelente noticias de muitas que ainda viram, vai vender mais sim…
Agora a pintura em cinza ou tom único dá um ar mais imponente ao avião, mas é opinião própria, não que o tom camuflado seja “feio” adotado pela FAB

Marcos Silva

“não que o tom camuflado seja “feio” adotado pela FAB…”
Tem razão,não é feio,é horrível!

deadeye

Agora eu me pergunto. Qual equipamento militar Brasileiro Rússia e China compram? Nenhum. A OTAN é mais relevante nisso.

Victor

Hoje esses países compram quase que em sua totalidade equipamentos de fabricação própria, salvo algumas demandas emergenciais como a russia vem fazendo adquirindo coisas do Irã e da Coréia do Norte

Sergio Cintra

Mencionando OTAN os KC’s autriacos não terão exatamente as mesmas especificações no tocante às comunicações dos holandeses, uma vez q não são parte da “thuurma”. Será q há diferenças no preço?

Iran

E tem gente falando para pararmos nossos projetos militares com países da OTAN e comprarmos armas russas e chinesas kkk, fazer isso prejudicaria todos nossos programas estratégicos; a propaganda russa de mundo multipolar destruiu a mente de muita gente

Victor

Sucesso total! Gostaria muito de vê-lo também nas cores de alguma outra força aérea Latino-americana, além da FAB.

Victor

Off-Topic: Pucará Defensa publicou que o Paraguai vai comprar 6 Super Tucanos

Ivan herrera

Já tem reportagem aqui amigo.

Fernando "Nunão" De Martini

Quando ele comentou o Poder Aéreo ainda não tinha publicado.

Nilton L Junior

Um negócio que todos ganham, a Embraer por ter um produto de excelência e as Forças Aéreas da Holanda e Austria que passam a contar com uma plataforma moderna de transporte, é uma notícia muito boa, só falta a Avibrás.

Nilo

https://www.camara.leg.br/enquetes/2450048/resultados
Srs voto Avibras
2000 assinaturas até o momento

Nilton L Junior

Jah votei e estou compartilhando.

Emmanuel

O Brasil bem que podia usar esse padrão cinza de pintura.
Coisa linda.

Fabio Araujo

E segue o KC-390 mostrando sua força e conquistando novos clientes!

Paulo R. T. Fernandes

Foi noticiado em alguns sites de aviação (Aviation Week, por exemplo) que a Áustria estaria em negociações para tentar arrendar um dos 2 protótipos do KC 390 que vem sendo utilizados pela Embraer, como solução imediata até a chegada dos KC cuja assinatura de contrato foi formalizada hoje (em razão da baixíssima disponibilidade dos C-130 da Força Aérea Austríaca).

Bispo de Guerra

Parabéns Embraer !🍾

Chora Boeing …rs

Heinz

Excelente notícia!

Jorgemateus77

Ótima notícia.
Agr é o Chile deixar de ** doce e comprar meia dúzia de KC-390 sendo que eles precisam muito desse tipo de vetor para as missões na Antártida

Dr. Mundico

Parabéns a Embraer, reforço no caixa e mais grana para investimento e consequente crescimento.
Dinheiro acima de tudo, lucro acima de todos!

Bavarian Lion

A Embraer está de parabéns. Produziu um avião muito bom, haja vista a carteira de clientes que vêm crescendo, em forças militares tradicionalmente bem equipadas. Imagino eu que haja espaço no arsenal de aeronaves (principalmente no E195-2) para a criação de um patrulheiro formidável. Talvez o custo de p&d não seja baixo, mas é uma coisa que eu gostaria de ver, uma vez que o P-8 vem de uma família de aeronaves semelhante. Ademais, mercado consolidado com os Super Tucanos, e com possibilidade de fabricar e vender os Embraer Gripen por aqui no cone sul da América Latina. Eu só… Read more »

Rodrigo LD

Material informativo/folder da Embraer file:///tmp/mozilla_S4_040/C-390-Millennium-Brochure-2023-Portugues.pdf