KC-390 da Força Aérea Portuguesa conquista o prêmio ‘Concours d’Elegance’ do Royal International Air Tattoo
No festival aéreo Royal International Air Tattoo, na Inglaterra, o Embraer KC-390 da Força Aérea Portuguesa (FAP) venceu o prêmio “Concours d’Elegance”, que distingue as aeronaves melhor preparadas e apresentáveis em exposição estática, o prêmio mais importante da categoria.
O Royal International Air Tattoo (RIAT) é um dos maiores e mais prestigiosos eventos de aviação do mundo. Realizado anualmente na Base Aérea de Fairford, no Reino Unido, o RIAT reúne entusiastas da aviação, militares, e civis de diversas partes do globo para celebrar a aviação em todas as suas formas.
Este evento oferece uma oportunidade única para ver de perto algumas das aeronaves mais avançadas e históricas em ação.
DIVULGAÇÃO: Força Aérea Portuguesa
Mais do que merecido. Isto mostra a força do povo brasileiro em construir maquinas incríveis. E na minha opinião o Super Tucano e o C390 millenium são a maior representação da força e garra desta nação, um ‘Salvator mundi’ da arte ! Orgulho de Ser brasileiro ! Avante Embraer, Avante Brasil !
Parabéns à FAP e, logicamente, à Embraer.
O KC 390 tem um belíssimo design mas acredito que a camuflagem cinza adotada nessa aeronave ajudou muito sua estética, enfatizando suas elegantes superfícies aerodinâmicas.
Ao contrário, a despeito das razões técnicas que tenham, não me agradam os tons cinza-verde dos nossos KC 390. Fico pensando se venceriam esse prêmio com a roupagem brasileira…
Beleza é subjetivismo. Padrão de medida, proporção, isso e aquilo é nada mais que isso, um padrão. Uma convenção. A avaliação em si, fica a cargo do subjetivismo da percepção de cada um. Não fosse assim, concursos similares seriam metrificados com critérios e pontuações a serem atingidas, de forma objetiva. Atingiu, ganhou. O que ganhasse mais pontos, levava o prêmio. Mas não. Uma análise subjetiva de quem avaliou e atribuiu mais beleza a quem ganhou. Muitos aqui, por exemplo, sempre tecem elogios à beleza estética do Mirage. Eu já acho que um caça feio. E não há padrão disso e… Read more »
Digamos que sua predileção pelo C-130 impede que você perceba a beleza do KC-390 🙂
“Beleza é subjetivismo.”
É, mas nem tanto. Há sempre alguma coerência.
Ninguém acha o Tiririca mais bonito que o Brad Pitt.
Nem vc.
Nem a Maria do Rosário mais bela que a Angelina Jolie…
“Então eu Roberto, analisei subjetivamente e digo que o KC-390 é horrível, o avião mais feio do mundo. Você aceita isso?”
Sim, aceito. Opinião Subjetiva sua.
Baseada em subjetividade, não em métricas matemáticas passíveis de se tornarem um modelo de percepção para outras pessoas, além de você mesmo.
Eu acho a camuflagem cinza mais bonita e até mais funcional que a adotada pela FAB.
A da FAB é mais funcional vista de um avião que está acima dela, por exemplo, um caça ou um bombardeiro, o KC-390 da FAB, em tese teria essa vantagem da camuflagem voando baixo ou estacionado em alguma pista perto de uma mata. Mas eu concordo que a de Portugal é mais bonita, mas gosto é gosto.
Tem gente aqui se mordendo de inveja… Fazer o quê né…. é o KC-390 dando show por onde passa. Sim, ele numa primeira olhada parece um pouco desproporcional, numa segunda olhada fica simpático, numa terceira lindo!!! Roberto… pode falar o que for, isso só mostra seu inconformismo com o crescente sucesso daquele que foi desacreditado por ti, mas que está mostrando a que veio. A verdade é óbvia, o C-130 é um ícone da aviação, mas já tem um design antigo. Agora o mundo tem um opção mais moderna e com melhor desempenho, o C-390. Isso não tira o mérito… Read more »
“…a entrada de ar do heat exchanger ao pé da deriva do novo Gripen, era para resfriar o núcleo da turbina do avião!” Sério?? Meu Deus….talvez ele pense que o Gripen use um reator nuclear…para ter que resfriar seu núcleo….hehehehe O problema da Internet é que dá voz a todo topo de gente. Eu não passo de um entusiasta, mas só escrevo aquilo que sei. Não dou chute ou fico colocando invencionices sobre nada. O cidadão ir para o YouTube, falar e divulgar um amontoado de bobagens, que tira sei lá de onde….e o fim sa várzea. E a Internet… Read more »
“Observe essa antiga pintura de um dos nossos C-130, belíssima pintura herdada da Força Aérea Italiana.”
Roberto, eu já te disse que você é um dos caras que mais entendem de aviação aqui no aereo, tecnicamente falando, tu já tem até teus haters por aqui…Rsrsrs.
Mas, agora eu tenho que discordar, a pintura do KC-390 é mais bonita do que essa herdada da Força Aérea Italiana, mas, gosto é gosto!
“*Aí entra uma infinidade de fatores como história pessoal, experiência, cultura e por aí vai…” Só para deixar claro, esses dias eu disse que tinha um pessoal que era contra o KC-390 só porque ele não era “Made in USA”, mas, na minha opinião, tu não entra nesse balaio, até porque, teus argumentos em favor do C-130 ser uma aeronave de transporte tático melhor, ou mais apropriado, faz sentido, embora eu ache que cada um tem suas vantagens e desvantagens, talvez o C-130 ganhe na parte mais tática, até porque, são aeronaves com motores diferentes, com capacidades diferentes, o que… Read more »
Só acha que tem que fazer retournement com potência. E maior velocidade diminui o raio de curva porque tem mais G disponível….
Faz assim: tem um aplicativo chamado Pilot Prepware, pra Android e IOS. Custa só R$ 32,00. Baixa e responde as questões de aerodinâmica. Daí aprende algo. E não estou lhe ofendendo nem debochando. E, de acrobacia entendo bastante, com 2.334:00h de T-27 mais 259:00h de T-25, mais 70:30h de Xavante. O que mais fiz na AFA foi ensinar Cadete a fazer retournement.
O KC-390 é bonito sim, mas quer ver ele ficar lindo? Alonga ele um pouco mais com pequenas seções a frente e atrás das asas, coloca um receptor tipo UARRSI em um bulbo acima da cabine e pinta ele de AMC Grey.
Existe um equívoco histórico quanto às esculturas gregas. Elas em seu original eram coloridas, com camadas de cera de diversas cores sobre sua superfície de marmoou rocha calcária, e que desapareceram com o passar dos séculos, bem como seus adornos de metais e pedras preciosas. Na redescoberta dessas peças durante o Renascimento, ficou então a impressão de que elas eram monocromáticas, e assim foram reproduzidas, dentro de outro padrão de beleza que não o original. Então o conceito de beleza monocromática é muito mais um conceito contemporâneo, e como todo conceito subjetivo, é idiosincrático em sua essência. Em engenharia o… Read more »
O projeto resultou num avião muito bonito, parabéns Embraer!
Não podemos deixar nossas indústrias de segurança, como a AVIBRÁS, à mercê do mercado. Porém, o ideal não seria a estatização, ainda mais se o “invasor” tomar as rédeas do processo…
Justo!
Como disse Marcel Dassault:
Se é bonito, voa bem.
Nem tanto. O Pinguim é uma ave. O Pinguim é lindo. O Pinguim é fofo. O pinguim não voa.
Na água, o pinguim “voa”.
O pinguim conseguiu a grande façanha de ser uma ave com ótima hidrodinâmica e mais veloz que muitos peixes. Ele é o estado da arte, se podemos dizer assim, de uma ave adequada, totalmente, para seu principal alvo, os peixes. A manobrabilididade, ou melhor, a agilidade e destreza, de um pinguim em baixo da água é absurda.
Fora da água o pinguim é muito lento e não “decola”, mas na água, ele é muito rápido.
Merecido, o aviões tem linhas magníficas, voa bem e é o melhor da categoria. Vai conquistar muitos mercados excetuando claro o clube da luluzinha
Fábio, com certeza.
Merecido!
É unanimidade aqui no Aéreo: todos preferem esta pintura. Parabéns à FAP, que vem cuidando muito bem destes bichões (Já são dois agora!). Estive num evento em Beja e pude visitá-lo. Lindo avião. E claro, parabéns à Embraer pelo projeto incrível. Que venham mais vendas!
“É unanimidade aqui no Aéreo: todos preferem esta pintura.”
Fala por ti. Eu não me incluo nessa unanimidade.
O Air Tatto foi idealizado para arrecadar fundos para os veteranos da RAF, da Segunda Guerra. A FAB já participou, algumas vezes. Em 2007 enviamos um E-99.
Preferir um esquema de pintura por achar mais ou menos bonito é questão de gosto.
Se a camuflagem “A” funcionará melhor que a “B”, dependerá do ambiente onde a aeronave irá atuar.
A melhor camuflagem será aquela que se confundir mais com fundo predominante onde estará operando.
O C-390 tem algum sistema que “baixa” a parte traseira, para que fique mais próxima do chão e facilite o embarque/desembarque da carga (tipo o An-124, que baixa a parte dianteira)?
Pergunto porque em determinadas fotos tenho a impressão de que ele, quando parado, está mais inclinado, outras parece estar menos, mais num plano totalmente horizontal.
Lindo ,lindo d+!
Parabéns FAB!!
Parabéns EMBRAER!!
Parabéns Portugal !
Muitos Prémios Virão , junto com as vendas !!