Marco histórico abre caminho para campanha de testes

FARNBOROUGH, Reino Unido – 21 de Julho de 2024 – A Eve Air Mobility (“Eve”) (NYSE: EVEX; EVEXW), fabricante de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (“eVTOL”) e fornecedora global de serviços para a mobilidade aérea urbana, anunciou hoje um marco fundamental da montagem de seu primeiro protótipo do eVTOL em escala real. A aeronave, que foi produzida na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, foi revelada durante a 45ª edição do Farnborough Airshow.

“Com dedicação e competência extraordinárias, nossa equipe de engenheiros conseguiu montar com sucesso nosso primeiro protótipo em escala real”, disse Johann Bordais, CEO da Eve. “Esse é um passo importante que reforça o nosso compromisso com a segurança, acessibilidade e inovação. Agora, devemos focar na preparação de uma rigorosa bateria de testes, mas vamos além da criação de uma aeronave – estamos desenvolvendo um ecossistema completo de soluções para modelar o futuro da indústria de Mobilidade Aérea Avançada.”

Além da apresentação de seu protótipo, a Eve também anunciou a conclusão da seleção de fornecedores primários para sua aeronave. À medida que a empresa avança para a próxima etapa de desenvolvimento, o protótipo embarca em uma série de campanhas de testes. Esses testes têm como objetivo avaliar cuidadosamente todos os aspectos operacionais e de desempenho da aeronave, desde suas capacidades de voo até seus recursos de segurança. As informações obtidas terão um papel crucial no aprimoramento do design e funcionalidade da aeronave. “Esta fase intensiva de testes marca o início do próximo passo fundamental em nossa jornada”, afirmou Bordais. “Ela garante que nosso eVTOL atenda aos altos padrões e expectativas que estabelecemos para desempenho e segurança.”

A Eve, em parceria com a Embraer – a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo – utiliza os 55 anos de experiência da empresa em desenvolvimento, design e certificação de aeronaves para aprimorar seu eVTOL. Além disso, os clientes terão o benefício de acessar uma rede global já estabelecida de centros de atendimento e suporte, fundamental para garantir operações seguras, eficientes e confiáveis.

Com cartas de intenção para 2,900 eVTOLs, a aeronave da Eve utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído.

Paralelamente, a Eve continua desenvolvendo um amplo portfólio de soluções agnósticas, incluindo o Vector, um software único de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano para otimizar e expandir as operações de Mobilidade Aérea Urbana em todo o mundo.

Sobre a Eve Air Mobility

A Eve se dedica a acelerar o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer S.A. e com um foco singular, a Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema de UAM, com um projeto avançado de eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. Desde 10 de maio de 2022, a Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações ordinárias e bônus públicos são negociados sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

DIVULGAÇÃO: Eve Air Mobility

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Jaguar

Quanta tecnologia, o futuro esta chegando ! You ready ?

Last edited 1 mês atrás by Jaguar
Rodolfo

Ainda tenho duvidas sobre essa tecnologia. A maioria dos países europeus que queriam 100% eletrificação de novos veiculos sobre rodas ate 2035 ja estao dando pra tras pq o mercado está cada vez crescendo menos. A infraestrutura e o tempo pra recarga de bateria fora o preço dessa têm sido empecilho pra massificação. Quanto a veículo aereo elétrico, a densidade energética da bateria muito menor que de propelente liquido deve aumentar significativamente o peso da aeronave. Fora a questão de range de voo, a empresa pode ate dizer que esse aparelho tenha 200 km de autonomia com a bateria cheia,… Read more »

Nilo

Bom dia.
No caso do eVtol da Embraer ele está sendo pensado para 100km, estudos indicam que esses aparelhos deverão ser usados na sua maioria entre 20 a 30 km, onde seu uso nos grandes centros habitacionais como São Paulo, cidades americanas europeias e asiáticas serão o foco , sendo que ao contrário do carro, empresas deverão prestar serviços de transporte.
Será outro sucesso da Embraer, são 2.900 pedidos.

Rodolfo

Eu vi uma entrevista da Eve quando apresentaram esse prototipo onde eles disseram isso mesmo.
Ainda tem o problema da infraestrutura e tempo de recarga e imagino que o consumo em Kwh pra decolagem ser bem maior. Se a autonomia for de 100km com 100% de carga, teria que ser recarregado a cada duas viagens de 30 km imaginando que a bateria passe a maior parte do tempo entre 20 e 80%.

Nilo

👍

Diogo de Araujo

Parece pouco, mas ele pode voar em linha reta né? Kkkk vai vender igual água.

Bispo de Guerra

Não é um carro e sim um “shuttle aéreo” até o aeroporto mais próximo…no máximo uns 15/20minutos de voo ponto a ponto…

Você não poderá ligar do interior de SP pedindo o serviço … decolara de pontos específicos.

Last edited 1 mês atrás by Bispo de Guerra
Matheus

Acho que no futuro esse projeto possa servir de começo para um drone de carga, talvez?

fewoz
fulcrum

Esse troço não vai vingar. Corporate scam finance. Embraer resolveu delirar depois de ser passada pra trás pela airbus(a220) e pela china. Matrix bcg. Vai virar abacaxi.

Jhonatan

Achei que estavam desenvolvendo um carro voador e não um helicóptero multi motor.

Para mim parece mais que pegaram o desenho de um helicóptero mais o de um avião e juntaram os dois, adicionando mais alguns motores/hélices para ter sustentação em voo, normalmente as pás de um helicóptero são gigantes justamente para conseguir ter um bom fluxo de ar.

Se fazer a manutenção de 1 a 2 motor já é trabalhoso, imagine fazer a manutenção de 8 motores.

Rodolfo

Motor eletrico tem manutenção mais simples e da bem menos problema. Provavelmente separaram em menores por peso e redundancia. O maior problema ainda é o peso da bateria vs autonomia visto a densidade energética das baterias atuais.

LucianoSR71

O provável procedimento será a simples troca do conjunto motor elétrico/rotor por outro já em estoque do operador, a princípio isso seria muito simples e rápido: fixação mecânica por parafusos e parte elétrica de alimentação e sensores por conectores elétricos, depois seriam feitos alguns testes de desempenho auxiliado por software e liberado.

Zehpedro

Pq essa necessidade de ser um “carro voador”? Onde isso atende uma necessidade maior? Eu acredito que ser maior barato que um helicóptero e mais fácil de voar (não necessariamente precisa de um piloto) é muito mais interessante do que ser um carro que voa. Um drone é muito mais fácil de pilotar do que um aeromodelo a combustão. Uma evolução é, às vezes, muito maior do que a gente espera ou acredita,

Last edited 1 mês atrás by Zehpedro
Gabriel

Olhando para o protótipo me recorre uma sacada genial da EVE; visto de cima, é um avião, com asas retas.
Ao meu entendimento essa aeronave deverá decolar na vertical utilizando os rotores verticais, e voará como avião valendo-se da propulsão traseira, onde nesse caso, aproveitando de momentos como a descida (em potencia reduzida), tendo a velocidade e um provável efeito autorrotação para eventualmente regenerar as baterias.
Me reservo o direito de estar falando bobagem, mas parece fazer algum sentido.

Rodolfo
LucianoSR71

Assistindo c/ atenção o vídeo divulgado pela Embraer, observei 3 pontos interessantes: – Em relação ao protótipo em escala p/ testes de voo apresentado há 3 anos, há uma enorme diferença e não relativa apenas a escala. – Esse é um protótipo p/ ser operado remotamente, eliminando o risco de acidentes c/ pilotos de teste nessa fase mais crítica de experimentação de um conceito totalmente novo. – Os rotores de elevação estão ligeiramente inclinados direcionando o fluxo de ar p/ direção oposta de onde fica a fuselagem, ou seja este fluxo não está a 90° do solo. Gostaria de saber… Read more »

LucianoSR71

Na visão por trás percebe-se bem isso, está no ponto:
https://www.youtube.com/watch?v=i3O5FqUSV5A&t=92s

Bispo de Guerra

É maior do que eu esperava. Parece ser bem sólido (resistente).

Uma dúvida ?… com 08 hélices na horizontal.,,

Se sustenta no ar (até um pouso de emergência) …com lotação máxima… com “no mínimo “ quantas hélices funcionando ?

adriano Madureira

Isso para passar de uma aeronave civil para militar e policial não será improvável.

Luiz Carlos Marinho

Isso não é um prototipo.. isso é um PoC (Proof of Concept)