Senhor(a) jornalista,

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informa que não foi afetada pelo apagão cibernético, ocorrido nesta madrugada (19/07), que atingiu alguns países.

A FAB destaca, ainda, que o sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, incluindo todos os equipamentos e softwares utilizados pelo DECEA, permaneceu operando normalmente durante o período.

Dessa forma, não houve impacto nos serviços de navegação aérea providos, mantendo-se o elevado nível de segurança das operações.

Atenciosamente,

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo

Nos somos excelentes neste quesito. E ninguém dá o devido valor.
Parabéns a todos envolvidos!

Joao

👏👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

RenanZ

Me pergunto se estamos à frente tecnologicamente nesse quesito, ou se escapamos por termos um sistema considerado “obsoleto”……

Joao

Muito recalque né?

RenanZ

Não, dúvida mesmo, se alguém souber esclarecer melhor me ajudaria a entender…..

Leandro Costa

Até onde eu sei, os sistemas dos controladores são totalmente feitos no Brasil. São sistemas em tempo real que recebem elogios por serem claros, fáceis de serem usados pelos controladores. Inclusive é algo que foi elogiado por outros lá fora, pelo que eu me lembro. Eu não acredito que nenhum desses sistemas rode windows nem nada parecido. A maior parte do problema causado (aonde houve impacto desse ‘apagão’) parece ter sido na parte de emissão de passagens ao invés de controle de tráfego aéreo em si. Não acho que alguém seria louco de rodar windows server nesses sistemas. Tem que… Read more »

Rinaldo Nery

Não temos nada obsoleto em controle do tráfego aéreo. Controlamos uma área maior que a Europa inteira. E somos auditados anualmente pela ICAO.

Emerson

Linux das FA´s salvando o dia.

Vinicius Momesso

A Rússia também não sofreu este apagão justamente por usar Linux e BSD e não Windows.

MSOMOZ

Parece SOLARIS (unix) e JAVA. O sagitário foi feito em JAVA?

Rinaldo Nery

Não sei dizer. Vou perguntar.

Willber Rodrigues

“A FAB destaca, ainda, que o sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, incluindo todos os equipamentos e softwares utilizados pelo DECEA, permaneceu operando normalmente durante o período.”

Esse software é BR?

Leonardo Cardeal

A questão não é o Software.. e sim o SO

Carlos

SO é um software.

Carlos
Last edited 1 mês atrás by Carlos
Victor

A FAB utiliza o SO Linux (base unix) para seus sistemas de operação. E sua rede intraer, que é muito bem estruturada.

Nativo

Boa nota.
Pois na imprensa somente o aeroporto de Belo Horizonte apresentou alguns problemas, por conta desse estranho bug.

Pablo

Skynet aqui nao se cria 🤣🤣

Aéreo

Hoje não teve problema em função do “Apagão Cibernético”, mas ontem teve problema sim (de outra origem) que atrasou decolagens em Goiânia.

Jorgemateus77

Isso explica pq nos EUA um órgão oficial ficou pagando por anos o para manter o Windows XP funcional na década de 2010-20

Vitor Botafogo

Depois vem um monte de gente falar que o orçamento da FAB é consumido com salários e aposentadorias e que não sobra nada pra material, quando esquecem que a FAB também faz o controle de aviação civil em diversos aeroportos no país, entre outras funções que não é a só a de combate, transporte e patrulha.

Rinaldo Nery

Mais de 21 mil militares no DECEA.