BNDES financia a exportação de 32 jatos E175 da Embraer à American Airlines

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São José dos Campos – SP, 19 de julho de 2024 – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concluiu o contrato de financiamento para exportação de 32 jatos comerciais E175 da Embraer para a American Airlines. A operação, da ordem de R$ 4,5 bilhões, ocorre por meio do BNDES Exim Pós-embarque, linha de crédito direto do Banco para comercialização de bens nacionais destinados à exportação.

O anúncio foi realizado hoje em cerimônia na sede da Embraer em São José dos Campos, interior de São Paulo, que teve a participação do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do Vice-Presidente Geraldo Alckmin, do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, entre outras autoridades.

O apoio do BNDES tem sido fundamental para a indústria aeronáutica nacional, considerada estratégica por ser intensiva em tecnologia, geradora de empregos de alta qualificação e inovações com impactos positivos para a sociedade.

“Este financiamento vai contribuir para acelerar a produção e exportação das nossas aeronaves à American Airlines e impulsiona o processo de neoindustrialização do Brasil, aumentando a inovação e competitividade do país”, disse Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer. “O BNDES, com sua visão estratégica, tem sido fundamental para o desenvolvimento da indústria nacional por meio do financiamento a exportações, do acesso a recursos de capital de giro e no investimento em pesquisa e desenvolvimento.”

No início do ano, a American Airlines anunciou um pedido firme de 90 jatos E175, com direitos de compra de outros 43 jatos do modelo. As aeronaves serão entregues com 76 assentos. Caso todos os diretos de compra sejam exercidos, o acordo superará o valor de US$ 7 bilhões, conforme preço de lista. O valor referente aos pedidos firmes foi incluído na carteira de pedidos da Embraer no primeiro trimestre de 2024.

“O BNDES é o maior parceiro da Embraer e já apoiou a exportação de mais de 1.300 aeronaves desde 1997. São financiamentos que ultrapassam a soma de US$ 25 bilhões ao longo dos anos. A manutenção desse apoio, no governo do presidente Lula, contribui para que a empresa brasileira continue sendo uma das três maiores do mundo em produção de aviões, gerando empregos qualificados e renda no Brasil”, afirma o presidente do Banco, Aloizio Mercadante.

Além de exportações, o BNDES apoia a Embraer no plano de investimentos em inovação. Em fevereiro deste ano, o Banco aprovou financiamento no valor de R$ 500 milhões, por meio do BNDES Mais Inovação, para a empresa desenvolver novos produtos, processos e tecnologias digitais para ganhos de eficiência, produtividade e, também, para mobilidade aérea sustentável, com foco em transição energética e redução das emissões de carbono.

“O BNDES tem compromisso com a inovação na indústria aeroespacial nacional para torná-la cada vez mais competitiva e sustentável, e com capacidade de ampliar os mercados e desenvolver novas tecnologias, alinhado com o Plano Mais Produção do governo federal, no eixo de indústria mais exportadora e inovadora com foco em produtos de maior valor agregado”, explica o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior, José Luís Gordon.

Historicamente, países com indústrias aeronáuticas de ponta financiam suas respectivas fabricantes nacionais de forma perene, por meio de bancos de desenvolvimento (BDs) e agências de crédito à exportação (Export Credit Agencies) dos seus respectivos países. No Brasil, esse papel é desempenhado pelo BNDES. Os financiamentos do BNDES complementam o financiamento provido pelo mercado privado e possibilitam à Embraer concorrer no mercado externo em igualdade de condições com suas concorrentes.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sobre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

O BNDES foi fundado em 20 de junho de 1952, uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, sendo o principal instrumento do Governo Federal, único acionista, para financiamento de longo prazo e investimento nos diversos segmentos da economia brasileira.

O Sistema BNDES é formado por três empresas: o BNDES e suas subsidiárias – a BNDES Participações S.A. (BNDESPAR), que atua no mercado de capitais, e a Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME), dedicada ao fomento da produção e da comercialização de máquinas e equipamentos.

Atua em todo o território nacional, a partir do escritório no Rio de Janeiro (RJ), onde estão concentradas as suas atividades, tem sede oficial em Brasília (DF), e de representações regionais em São Paulo (SP) e no Recife (PE).

FONTE / FOTOS: Embraer

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André

Pergunta: são aeronaves adicionais ao grande pedido do início do ano?

André Bueno

Houve um contrato de compra de 90 unidades. Esses 32, certamente, estão no rol das opções.

Fernando EMB

É parte do financiamento da aeronaves contratadas no início do ano.

Gabriel

Finalmente o BNDES sendo usado em benefício do Brasil, bom demais

Aí Lula, aproveita a viagem em SJC e dá um pulinho na Avibras, nada que uns 400 milhões (dinheiro de pinga rs) não resolvam. Aproveita e chuta a diretoria pra fora, a incompetência deles já deu…

Fernando "Nunão" De Martini

Finalmente?

Esse tipo de financiamento de exportações da Embraer é feito há mais de 25 anos, desde 1997. Está até escrito na matéria (declaração do Mercadante), mas a informação também consta em notícias anteriores do próprio site do banco (https://www.bndes.gov.br/):

“Desde 1997, ano do primeiro apoio do BNDES à Embraer, o Banco financiou cerca de US$ 25,4 bilhões em exportações de aeronaves da fabricante. No período, as operações contratadas possibilitaram à empresa concorrer no mercado externo em igualdade de condições com suas concorrentes. O apoio do Banco complementa o financiamento provido pelo mercado privado.”

Marcos Silva

Nunão vc está sabendo alguma coisa sobre a Áustria pedir ajuda à Embraer sobre um empréstimo do KC-390?

Fernando "Nunão" De Martini

Não sei mais do que o pouco que se fala por aí

Last edited 4 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
LUIZ

“Finalmente?

Esse tipo de financiamento de exportações da Embraer é feito há mais de 25 anos, desde 1997. ”

Toma distraído,kd a investigação do gv anterior sobre a caixa preta do BNDES? Arquivaram quando viram que não tinha nenhuma irregularidade.

Essa turma só se informa pelos grupos de WhatsApp e Telegram e toma invertida.

C G

Essa da caixa preta do BNDS foi pra fazer todo mundo de edeota, nossas horas a memória seletiva funciona que é uma beleza!

Leandro Costa

É o famoso ‘aaahh… agora está explicado!’

Ozawa

Quando lembro do quão perto a Embraer ficou de ser extinta com seu patrimônio intelectual sequestrado por interesses internos e externos típicos do anárquico capitalismo brasileiro que ainda domina a Avenida Paulista e a Praça dos Três Poderes não tenho só raiva mas nojo…

Um dia alguma testemunha (in)ocular daquela época irá lançar um livro dando nomes aos bois… Sem perdão dessa expressão… A Embraer ainda não está salva dessa gente, ou desses bois, que ainda estão pastando por aí… Mas, ao menos daquela vez, aqueles que pastam não puderam destruir o que voa…

Nilo

Mestre tem gente que quer que se esqueça ” Como a Embraer foi salva da destruição “.
https://www.defesanet.com.br/demb/como-a-embraer-foi-salva-da-destruicao/

NaRonaldo Rangel Pires

São os mesmos que estavam lá nessa visita.

Underground

É só o Estado brasileiro não conspirar contra (cpção, burgacia, impstos, +cpção), que o risco disso diminui.

NaRonaldo Rangel Pires

Sim, Osawa. Mas nessa visita aí tinha alguns bois velhos visitando a Embraer.

Willber Rodrigues

Não foi o pedido que esperávamos ( a venda de mais 390 ), mas mesmo assim, é uma boa notícia.

Fernando EMB

Não se anunciam financiamentos antes das vendas…
Este é um acordo de financiamento para aquele contrato de venda anunciado no início do ano para 90 E175.

André Bueno

Farnborough está logo ali. Quem sabe?

Gabriel

Calma cara, tudo a seu tempo
A Embraer botou tudo que tinha lá em Farnborough junto com a FAP, tenho certeza que coisa boa vai sair de lá

André Bueno

Lembrando que as vendas eventualmente anunciadas em uma feira aérea são fruto de negociações realizadas bem antes.

Magno

Seria louvável se o BNDES tivesse dinheiro em caixa para isso. O governo tá captando dinheiro a 11% e emprestando a a 3, 4%. Quem vai ficar com o prejuízo? O tesouro, ou seja, nós pagadores de impostos.

Camargoer.

Então abaixa o juros de 11% para 3%

lembra que o empréstimo será pago em moeda estrangeira….

Rommelqe

Então abaixa o custo BRASIL…..os juros são apenas uma consequencia..

Rafael Oliveira

Já pode ser o novo presidente do Banco Central.

Sensato

Para Camargo. Não é tão simples como você dá a entender, você sabe disso e todo mundo sabe que você sabe.

Fernando "Nunão" De Martini

Olá Camargo.
Você fez falta na discussão dessa matéria publicada na última segunda-feira:

https://www.aereo.jor.br/2024/07/15/financiamento-do-gripen-apos-quase-9-anos-de-carencia-hoje-so-faltam-9-meses-para-comecar-a-pagar/

Rommelqe

Lembrar que o fato de ser financiado pelo BNDES não significa que a EMBRAER será isenta de ser taxada. Os impostos que incidem nas aeronaves , entre outros, são: a.ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços): Este imposto é estadual e pode variar de acordo com o estado onde a venda é realizada. b. IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados): Este é um imposto federal aplicado sobre produtos industrializados, incluindo aeronaves; c. PIS/PASEP e COFINS: São contribuições sociais federais que incidem sobre a receita bruta da venda. d. Impostos de Importação: Caso o avião seja vendido para o exterior, pode… Read more »

Rafael Oliveira

Teoricamente as exportações não são taxadas no Brasil.

EduardoSP

Tudo isso é teórico. Para saber o nível de tributação é necessário ver o setor e a legislação específica aplicável. Há inúmeras isenções, não incidências, regras específicas, etc. que devem ser consideradas. O item d, por exemplo, é de responsabilidade do país importador, não tem nada a ver com o Brasil. Existe ainda o sistema de drawback pelo qual não incide impostos sobre produtos importados que são insumos de produtos exportados.
Ocorre o mesmo na indústria automobilística. Reclamam o tempo todo dos altos tributos e, simultaneamente, não pagam nada do que reclamam.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Só no ano passado o BNDEs repassou 50 bilhões de reais para o Tesouro Nacional, de L U C R O das suas operações!

Juggerbr

E o 175 E2 segue sendo provavelmente o maior fracasso da Embraer, zero vendas… Nem o CBA 123 foi tão mal.

Fernando EMB

Seria interessante você se informar melhor sobre o contexto do seu desenvolvimento…