Comando da Aeronáutica desativa a Base Aérea do Recife, criada em 1941
O tenente-brigadeiro do ar, Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), anunciou que a Base Aérea do Recife (BARF) será desativada na próxima quarta-feira, 24 de julho.
Essa data coincide com o 83º aniversário da base, que foi estabelecida durante a expansão militar da 2ª Guerra Mundial, quando havia preocupações sobre ataques ao Nordeste brasileiro.
Conforme documentos de planejamento da FAB, houve uma redução substancial nas operações realizadas na Base Aérea do Recife.
De acordo com o Comando da Aeronáutica, “devido à ausência de Unidades Aéreas baseadas na localidade, a função desta organização militar passou a ser focada na Segurança e Defesa (SEGDEF) e no suporte eventual a aeronaves militares em trânsito por Recife”.
Assim, “foi decidido desativar a BARF, já que suas operações podem ser transferidas para outras organizações militares locais, que possuem plena capacidade para absorvê-las, garantindo economia e eficiência administrativa”, explicou o comando.
FONTE: veja.com
É, desse jeito vão acabar desativando tb as bases de Fortaleza, Santos, Salvador e Florianópolis….
A base aérea de Fortaleza já foi desativada tem uns 4 a 5 anos. Lá será erguido o novo campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica-ITA.
Acho que você não entendeu a ironia, Mundico. Todas as bases mencionadas pelo Franz, já foram desativadas.
“Pero no mucho”. Ainda tem gente lá fazendo funcionar. Se é pra desativar fecha de vez. A MB solicitou assumir Fortaleza, Santos e Florianópolis e a FAB não concordou. E em Florianópolis construíram um mega hospital, cuja obra está enrolada até hoje. Pra ninguém.
“ E em Florianópolis construíram um mega hospital, cuja obra está enrolada até hoje. Pra ninguém.”
Isso precisa ser investigado detalhadamente.
Sim.
Espero que o caminho pelo paiol de munição para não passar pelo portão sul ainda esteja funcionando para sair a paisana, o tempo bom, domingueira no Avante ate meia noite para pegar o Limonense até a tapera e alvorada com corneteiro fdp que tocava dentro alojamento.
Fiz a prova da EPCAR no cinema, Dezembro de 1979. Meu irmão era soldado, trabalhava no Cassino dos SO/Sgt. Éramos 240 adolescentes. Passamos quatro, somente, na prova escrita. Depois só eu e meu amigo Yoshikatsu Sogo, filho do professor de karatê da PA. Já era faixa preta de judô.
Esse tipo de coisa tem que ser falada e comentada, seguidamente por quem está sabendo e não compactua com os envolvidos $$ e nem deve ficar caladinho coma a imprensa $$, imprensa essa que, recebendo, difama uns promove outros, faz vista grossa aqui, abafa ali, suja outro ali, é só pagar que 70% de nossa imprensa abre as pernas.
Exato. Não entendi o motivo da construção. Quando começaram a construir e passando por lá, dava a impressão que aumentariam a Base de Floripa e logo após desativaram. Quanto a MB assumir a base, não sei o que mudaria. São Pedro da Aldeia é mais que suficiente para MB cuidar. Infelizmente é um local lindo, poderia ser uma grande base mas deve estar abandonada. Nem usar a praia dá.rs
Para a MB a única vantagem que vejo é transferir a Escola de Aprendizes Marinheiros que hoje fica no lado continental de Floripa para lá. Hoje essa escola tem acesso para o mar, mas estão prevendo aterrar a região para construção de avenidas. Logo a Escola de marinheiro não terá mar. Então seria interessante passar a escola para onde é a Base hoje. Pena que onde é a escola é uma baita construção bonita e antiga (datada de 1950). Se passar para iniciativa privada vai tudo para o chão e vão construir kitnet (hj stúdio) de 30m² por 1 milhão… Read more »
O hospital aqui de fln funciona. Ele, praticamente, tem na sua totalidade atendimento aos veteranos. A base de FLN vai ser passada ao Decea e funcionará um órgão de proteção ao voo
Florianópolis como base do DECEA terá um grande futuro!
Studio é menor que kitnet. Em um kitnet você ainda consegue morar, studio é eufemismo pra cativeiro.
Em Floripa a Marinha colocou um 225 baseado lá e usando as instalações da FAB. Se pensar como Ministério da Defesa, tudo é de todos, agora Recife tinha um PAMA de respeito. Já foi também, ou vai junto agora? Alguém sabe?
Sergio, veja os demais comentários.
O PAMA foi fechado há anos.
Lembro que a previsão de fechamento, depois de ter virado núcleo, era por volta de 2017, mesmo ano da saída do 1º/6º GAV.
Neubert, da minha turma, foi um dos últimos Diretores lá. Hoje é cmt do COMGAP.
Não sei se esse H225M da MB continua baseado lá.
Abandonada não está. Mesmo não tendo mais nenhum esquadrão aéreo baseado lá, os esquadrões de asas rotativas e de busca e salvamento operam seguidamente lá. Mas, construir um hospital novo em uma base que teria, logo em seguida, seu efetivo reduzido enormemente, é algo por demais lesivo ao dinheiro público.
É o que sempre falo. Dinheiro para a atividade fim não tem mas hospital e escola continuam sendo construindo, mesmo estes sendo objetivo fim de outros ministérios
Ouvi uma história à época, mas não tenho como confirmar a veracidade. Tenho até vergonha de postar aqui.
Praticamente fui criado nas bases de REC e FOR e te digo que há muito tempo que aquilo ali, assim como muitas outras instalações das três armas, era um deposito de intendentes que não tinham muito o que fazer. A tarde só o que se via era gente matando o tempo esperando a hora de ir embora.
A base de santos seria muito útil para a MB instalar o salvamar sul-sudeste com helicópteros de resgate para atuarem nos litorais de São Paulo e Paraná,a FAB deveria parar com esse ego e ceder para a MB bases que ela não quer mais.
Concordo.
A MB certamente faria um bom proveito da base com helicópteros e até usar como apoio aos caças A4 e treinamento para fuzileiros navais que possuem blindados em Santos.
A pista é curta para os A-4.
Deveriam repassar para a MB ou EB.
Para qual finalidade?
Sempre fui da opinião que o Brasil possui uma quantidade absurda de instalações militares.
Com a grana cada vez mais curta, o Brasil deveria fazer algo semelhante ao “BRAC” nos EUA ou programas parecidos em diversos países.
Sim tem em Belo Horizonte base aérea no PLU e o CIAAR que poderia ser transferidos para o PAMA lagoa Santa… bem pertim de mineiro….
Reduzir gastos desnecessários para ter Caça de 1°Linha…
Não política esquece , não vai cortar os gastos deles….
O CIAAR não funciona no mesmo complexo do PAMA-LS?
Do outro lado da avenida. Há anos. O forista aí em cima tá bem desinformado. Devia fazer um passeio em Lagoa Santa.
Sim,Lagoa santa tem um complexo enorme da aeronáutica pode até virar uma base aérea.
O NE não tem uma unidade de aeronaves do EB ou MB.
Se a FAB não acha mais serventia nessas bases poderia repassar(com exceção da BAFL).
A MB precisa aumentar sua presença no maior Porto da América latina e o 8DN ainda tem Paranaguá na sua jurisdição e já tem um grupamento de patrulha naval com quatro navios patrulha e um grupamento de fuzileiros navais em Santos e agora é necessário um esquadrão de helicópteros para a MB monitorar esse litoral junto a ações de resgate e a base de santos é fundamental para isso e se a FAB não usa muito a MB certamente usaria para posicionar helicópteros e montar um esquadrão aeronaval para o 8DN e também ações com drones e outros equipamentos provenientes… Read more »
Muito pelo contrário, significa muito….
O último que sair apague a Luz
Talvez o desativamento tenha ocorrido por falta de aeronaves.
… e “recolha” a bandeira!
Tem gente que acha que “otimizar” e “economizar” são sinônimos de melhorar….
Manter algo sem uso prático é sinônimo de “melhor”?
Esquece. Esse aí é um dos “anti FAB” aqui. Não jogue pérolas aos porcos.
Esta certo que estamos ficando sem aviões, para tantas bases…
Mas voce anda precisando de umas aulas bem basicas de economia e administração !
E oq farão com o lindo B17 na frente da base? Vai virar panela… ou vão restaurar e expor em museu?
Ou pelo menos vendam pra algum museu nos EUA, que fará melhor cuidados do que nossa FAB…
Provavelmente continuará lá, apenas deixará de ser responsabilidade da base, a partir da desativação da mesma, e passa a ser responsabilidade do Cindacta III que fica bem ao lado do monumento.
Acredito que permanecerá lá. O local não vai ser desmontado e nem demolido. Continuará contando com um efetivo mínimo para segurança e para apoio à aeronaves militares em trânsito.
Podiam espetar um icônico Xavante – que tem uns monte por aí – que o PAMA era o responsável pela “ave” e colocar o B-17 no Musal, lugar fas “aves” raras e que falta na coleção.
Se olhar com atenção a foto de abertura da matéria, verá um Xavante.
Não tinha percebido.
Sr. Marcelo , meus cumprimentos do Dimas Santana. Sua observaçao e correta , acertada e contumaz. Esse B_17 carrega na sua historia participaçao nos bombardeios no cenario europeu e talvez ate participaçao no Desembarque da Normandia que esse ano comemora os 80 anos do Dia D. Devemos repeito a essa aeronave. Ela nao pode ser destinada ou fadada a destruiçao a golpes de unha de retroescavadeira conforme fizeram com um DC _ 3 (?) exposto em frente a antiga Base Aerea do Galeao no RJ.Um aviao que provavelmente participou do citado desembarque despejando paraquedistas. Quem ja esteve frente a frente… Read more »
Gostaria de saber o que será feito lá. Sou urbanista, para mim essa informação é fundamental, isso terá um impacta no tecido urbano monstruoso. Pode ser para melhor na dinâmica urbano ou pior. Por isso saber o que será da área me parece fundamental, extrapola a análise meramente administrativa orçamentários.
Mas por que o impacto será monstruoso?
Até onde sei a área ocupada pela base não é monstruosa. O aeroporto de Recife continuará a usar a pista, que é compartilhada com a base, e continuará respondendo pela maior parte da ocupação do terreno.
Nunão uma dúvida quando uma base é desativada, o que se faz com o espaço e infraestrutura que ela tem ?
Depende do caso.
Em Salvador, o espaço ocupado pela base está virando um polo de indústria aeronáutica.
Em Fortaleza, uma nova unidade do ITA.
Lembrando que essas duas bases compartilhavam as pistas com os aeroportos de Fortaleza e Salvador, que continuam lá.
Acho que muita gente ainda confunde fechamento de base com o aeroporto inteiro, sendo que grande parte das bases da FAB compartilha as pistas com aeroportos civis.
Eu entendo que deixará de ter status e denominação de Base Aérea, mas permanecerá com efetivo mínimo para segurança e para apoiar aeronaves militares em trânsito pela região.
E ai Nunão!!! 🙂
Trabalho aqui pelo aeroporto de Fortaleza! Já tem alguns anos que não dividimos pista ou terreno junto a base aérea, inclusive a área restritra do aeroporto já está delimitada e sem contato com o terreno da BAFZ.
Saúde e sucesso por ai. 😀
Saúde e sucesso pra você também!
A área foi repassada à INFRAZERO, para ampliação do aeroporto. Talvez façam uma nova pista, paralela à atual, cuja necessidade já é sentida há anos. Operei muito em REC pela Azul.
Não é mais viável um novo aeroporto mais distante da cidade? Esse é o grande problema, foi realizado a concessão e aeroportos como os de Confins, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba,Salvador já estão saturados e com exceção do aeroporto de Confins os demais estão em área altamente povoadas e sem possibilidade de construção de uma segunda pista com distancia suficiente para operações simultâneas. Enquanto a China construi 200 aeroportos de grande porte, o Brasil só construi o novo aeroporto de Natal e a segunda pista do DF.
Não só isso, mas diversos aeroportos possuem uma infra estrutura ruim.
Seja terminal de passageiros e carga, pistas curtas, falta de taxiways, transporte público deficiente entre outros problemas.
O novo aeroporto de Natal mostrou-se inútil, e deficitário. Estão pensando em fechar. Sim, não discordo, se houver área na região metropolitana. Mas não pode ser como São Gonçalo do Amarante, distante demais.
Vai ficar aquele elefantão branco lá?
Garibaldi Alves já ganhou o seu dinheiro.
Falando dos aeroportos de Salvador e Fortaleza especificamente, não há área suficiente para um novo aeroporto dentro desses munícipios ou nas RMs a menos de 20 Km de onde estão agora os atuais. Se deixarem o local ou diminuirem a frequência de voôs para esses aeroportos, não há pra onde ir.
A pista auxiliar de Salvador tem 1500 metros e não pode ser ampliada por causa dos eco chatos.
Não tem nada a ver, é falta de espaço total. Numa cabeceira da pista auxiliar, a menos de 500 m está a Av. Carybé e na outra, dá para os fundos de alguns condomínios na R. Augusto Tourinho e a praia do flamengo. Além disso, o benefício seria muito pouco, aumentar em apenas 500 m a pista auxiliar, para 2,0 Km apenas.
Cel.
Falando em Azul, o que dirá de Viracopos, com o hub que virou, mais carga, manutenção e uma única pista? É uma aberração. Se uma “ave” tiver uma pane séria na pista, a Azul toma na cabeça.
Já há um projeto da segunda pista. Mas a concessionária anterior não a fez. Áreas já foram desapropriadas. Mas a nova concessão está num imbróglio. A Azul já tomou com a interdição da pista por um MD-11 da cargueira Martinair, anos atrás. 20 milhões de prejuízo.
Manaus sofre do mesmo problema. É o aeroporto mais movimentado da Região Norte e tem grande movimento de carga. Tem uma pista só. O dia que um ATR da Map interditou a pista teve 767 alternando pra Santarém.
Posso estar enganado pois já se passou muito tempo.
Mas pelo que me lembro, um dos problemas de VCP foi a falta de equipamento adequado para remover o MD11 da pista.
Tiveram que enviar o equipamento de GRU.
Sim, também. Agora há equipamentos. Mas há a necessidade da segunda pista.
Sim, com certeza!!
Assim como CWB, IOS, BPS ou VIX precisam de pistas mais longas.
Aliás, havia um projeto de um novo aeroporto ser construído em BPS….mas creio que o projeto foi engavetado!
O pior é que com o crescimento das cidades em volta dos aeroportos, poucos tem uma “reserva” para crescer….as únicas exceções que me lembro de cabeça seriam CNF e MAO.
Acredito que os comprimentos de CWB e de VIX (pista nova) são adequados.
Realmente VIX ainda vai….
Mas CWB numa elevação de 3.000 pés e 7.200 pés de pista acho deficiente.
Cargolux LH Cargo suam para operar lá.
O prezado se equivoca, os terrenos das bases de REC e FOR, entraram no escopo da concessão dos respectivos aeroportos para as empresas FRAPORT e AENA. A Infraero nunca recebeu a posse de tais áreas para explorar comercialmente, o que acontecerá a partir de agora. Em fortaleza, se planejam construir galpões logísticos, hipermercados e hotéis na área livre da antiga base. Os hangaretes servirão para a aviação geral, e as demais edificações que já existiam, servirão para uso diversos, como a instalação do ITA, Hospital Militar entre outros.
É só trocar INFRAZERO por Fraport.
Então, como disse temos que saber o que será da área. Se você diz que nada mudará no que se refere ao uso do solo, muito bem, nada muda impacto zero. Mas se ampliarem o aeroporto é outro impacto, se destinar como área de uso comercial ou residencial ou mista? Isso que estou questionando.
Titan
Me diga por favor onde está escrito, em meu comentário, que “nada mudará no que se refere ao uso do solo”?
Leia de novo, acho que você não entendeu.
Eu questionei o que você escreveu sobre “impacto monstruoso”.
Complementando,
Aqui dá pra ter uma ideia da área ocupada pela base em relação ao aeroporto no total:
https://www.google.com/maps/place/Base+Aérea+de+Recife+-+Av.+Maria+Irene,+s%2Fn+-+Ibura,+Recife+-+PE,+51250-020/@-8.1331839,-34.9213272,15z/data=!3m1!1e3!4m6!3m5!1s0x7ab1e243e300ca1:0x6b55076e74a8a3ca!8m2!3d-8.1374771!4d-34.9221947!16s%2Fg%2F12195_y5?hl=pt-br
E nesta outra matéria da imprensa dá pra ver mais detalhes do que deverá mudar:
https://g1.globo.com/google/amp/pe/pernambuco/noticia/2024/07/18/inaugurada-na-2o-guerra-mundial-base-aerea-do-recife-sera-desativada-pela-aeronautica.ghtml
Alguns trechos do texto desta matéria do G1:
“ Com a desativação, as atividades da Barf serão distribuídas pelas seguintes organizações:
Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – Cindacta III, no Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes;
Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar), em Boa Viagem, na Zona Sul;
Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF), também em Boa Viagem”
Deveriam aproveitar e enviar o B-17 para o Musal.
Fernando, o MUSAL já tem um B-17. Porém está desmontado em um hangar. Última notícia que eu tive, ainda faltavam peças para montá-lo.
Mas se quiserem trazer esse B-17H para cá, eu dou o maior apoio ehehehehe
SIm, eu mesmo já visitei este B-17 nas oficinas do Musal. Mas está a séculos lá… Seria bom levar este outro e dos dois fazerem um para exposição em lugar coberto, sendo melhor preservado.
Eu concordo. Nunca vi o de Fortaleza, mas pelo menos está montado. Talvez fazer uma nova montagem com as melhores partes de ambos.
Voando? Seria um espetáculo e tanto.
Voando eu duvido. O que está no MUSAL está sem os motores, até onde eu lembro. E com certeza os motores do que está em Fortaleza não estarão nem perto de estado de uso, tendo ficado ao relento todos esses anos. Também não acho que estruturalmente a aeronave aguentaria. E também tem o fato de que acho muito difícil ter alguém por aqui com know-how para fazer um B-17 voar de novo. Para o P-47 do MUSAL já foi beeeeem difícil.
Mas à título de curiosidade, tem P-47D ex-FAB voando hoje em dia nos EUA.
Falar que ele viria voando foi mais uma brincadeira mesmo.
Mas se fosse nos EUA perigava ir uns malucos entusiastas lá, olhar as condições e, se fosse minimamente possível, fazer uma restauração, catar peças por aí e colocar ele condições de voo. tudo fazendo um excelente documentário para a TV / Streaming. “O último voo da Fortaleza voadora” (Eu sei que tem umas voando até hoje nos EUA).
Depois daquele P-38 “Glacier Girl” eu não duvido de mais nada.
Não não já tiraram o T33 de frente de casa tira o B17 deveria ser crime….
Péssima notícia, mas compreensível pela penúria e mediocridade que enfrentamos, mas quem aposta, como eu, que será reativada, pois algum gênio perceberá que foi um erro desativá-la?. me refiro ás várias decisões estratégicas tomadas em anos recentes, sobre bases, esquadrões e alas, que foram revistas, e não só na FAB o EB reativou divisões e unidades. Gente pra resumir, país que não tem projeto de Estado, vive ao sabor dos ventos. Aqui tudo é improvisado. mas somos o “país do futuro” e do destino “manifunesto”
Eu achei uma ótima notícia, já que desde a mudança do 1º/6º GAV para Anápolis em 2017 (acabou sendo desativado alguns anos depois) e da redução do PAMA-RF. que apoiava o AT-26 Xavante, para núcleo (há 10 anos), não fazia mais sentido algum manter a base aberta. Outras aeronaves que também eram apoiadas ali foram repassadas a outros parques ou foram desativadas há tempos. Em caso de necessidade, aeronaves de caça, transporte, patrulha etc podem ser desdobradas no local, ou em Salvador, Fortaleza e outros aeroportos da região. A principal base no Nordeste é a BANT (Natal) e eu gostaria… Read more »
Só uma contribuição: o 2° ETA operou em Recife até janeiro de 2018, quando foi transferido para Natal.
Já eu gostaria é que as bases de Recife e Fortaleza, além de Natal, permanecessem ativas e com esquadrões baseados nelas e isso é perfeitamente possível, o problema é “o fator Brasil”. A área sobre responsabilidade das forças baseadas ai é descomunal COMARES e SALVAMAR e como a Marinha não tem aeronaves de asa fixa, Sobra pra FAB. o Nordeste é uma porta aberta para o caso de invasões por ar e mar. Mas cada um tem seu nível de exigência para o Brasil. O meu é alto e não me conformo com as “contingências de momento” ou de governo.… Read more »
Há tempos o setor imobiliário de Recife almeja colocar as mãos nesse terreno. Ali fica a entrada do bairro do Jordão, um bairro relativamente pobre. Sei porque morei lá. Esse terreno vai até outro bairro chamado Ibura, tão pobre quanto o Jordão. Ali, onde é a base aérea, já se falava há anos em fazer uma extensão do bairro de Boa Viagem. Sim, uma extensão, porque do outro lado da avenida que sai do aeroporto você tem a entrada para Boa Viagem. Na foto é possível ver, do lado direito, o próprio bairro de Boa Viagem. Minha primeira visita dentro… Read more »
Belo relato, Emmanuel!
Engraçado que aqui em Salvador o Mirrage na base de Ondina também virou ponto de referência pros ônibus e ubers
Coisa mais bizarra(mas o Mirage ali é imponente),colocaram o nome da praça da prefeitura da Aeronáutica de Orungan, em homenagem ao 1/7,mas o espetado é o Mirage.
Só quando o Bandeirulha for desativado e coloca o Mirage em frente ao Elevador Lacerda,rs.
Eu pensava que ela já havia sido desativada desde que o último esquadrão deixou de ser sediado lá. Na prática, vai deixar de ter status de Base, mas continuará com um efetivo da FAB sediado lá, para manter a estrutura vigiada e apoiando aeronaves militares que passem por lá.
Um B-17 em exposição no Brasil é raríssimo!!! Tomara que consigam preservar e um espaço bem massa pra ele. :o)
Se conseguirem usar a área da base para construirem uma pista menor para o uso de aeronaves particulares e, quem sabe, oportunizarem para da área para empresas de manutenção será de grande valor ao ecossistema aéreo de Recife. . Um novo aeroporto internacional em Pernambuco jamais poderia ser em Recife, não há espaço. Jaboatão, Olinda e demais municípios ao redor são demaseadamente conurbados a Cidade e possuem o mar de morros como sua geografia principal. . Na altura da Fábrica da Jeep em Goiana há uma área plana de canavial, não sei se possui largura suficiente ou comprimento suficiente alinhado… Read more »
Esses dias deu treta na fonia da aproximação de Recife porque ele é o único homologado ILS no estado. Aí tinha um cara fazendo touch and go com um bimotor, treinando aproximação ILS, os caras da comercial ficaram xingando o cara na frequência.
Uma segunda pista homologada ILS ajudaria.
Rodou entre todos os pilotos da comercial. Os fodões da Azul foram bem infelizes.
Eu vi no canal da Jovem Pan. A emissora não identificou a companhia. Teve um até que respondeu “pessoal aí já nasceu no Airbus”. Mas é isso aí, infeliz é a palavra para o que fizeram.
A de Guarujá foi desativada????
Leu os comentários? Sim, foi, há bastante tempo. Chama-se Base Aérea de Santos.
Esse B-17 deveria estar em um museu, não sob o sol escaldante do Nordeste.
https://www.youtube.com/watch?v=RdhtQ0Dph-E
E esse B-17 na entrada? Vão fazer o que com ele? Espero que não fique abandonado a própria sorte.
Fernando,
Vai passar a ser cuidado pelo Cindacta III, ao lado do próprio monumento.
As bases darão lugar a outros empreendimentos, continuando como área federal e militar!
Não precisa tanto alarde dos pessimistas, já aue tecnologias novas, e de longo alcance, substituem, temporariamente, suas funções; considerando até à questão econômica, podendo inclusive investir em outros setores estratégicos.
Toda a estrutura será mantida, e em caso de necessidade, reativa-se!
Tem que ter mais bases e não desativa não podemos deixar a soberania vulnerável e comprar mais caças e drones e formar mais pilotos .
Uncle Sam and his friends at NATO says “Thanks”… quanto menos capaz melhor pra noiZ!
Sem aeronaves de caça, sem sistema de defesa área, sem MBT, sem IFV, sem helicópteros de ataque, sem drones armados… a lista que compõe a nossa miséria é GIGANTE.
Bancada política está “programada” para tratar a defesa nacional como crime, desperdício de recursos.
A mídia apoia isso e age como inimigos da pátria.
Se a localização for boa pode virar um resort
Até um leigo como eu sabe que as alegações da FAB para o fechamento da Base não são verdadeiras. Todos sabemos que o real motivo é o pouco investimento na Defesa.
Boa tarde, essa B-17 ainda esta la na entrada da base, ou essa foto é antiga??
https://www.google.com/maps/place/Base+Aérea+do+Recife+-+Av.+Maria+Irene,+s%2Fn+-+Ibura,+Recife+-+PE,+51250-020/@-8.1385897,-34.9222019,18z/data=!3m1!1e3!4m6!3m5!1s0x7ab1e243e300ca1:0x6b55076e74a8a3ca!8m2!3d-8.1374771!4d-34.9221947!16s%2Fg%2F12195_y5?hl=pt-br
Porque não fecham a Base Aérea de Brasília e mandam tudo para Anápolis, que pode tranquilamente suprir essa Base?
O Nordeste é a porta de entrada para quem vem do Pacífico, e simplesmente não tem proteção aérea, por que suas bases foram desativadas.
Na hora da pronta resposta, quando mandarem os nossos caças para estas bases, poderão achar caças americanos, franceses ou ingleses, nas bases desativadas.
Sinto informar que vim do futuro para dizer isto.
Bando de irresponsáveis. Gastam bilhões na política sem nenhum retorno, mas não investem na defesa nacional.
Pobre Força Aérea.
Sandro, não entendi muito bem. Vindos do Pacífico? Quem vem do Pacífico para o Nordeste ou vem do Canal do Panamá, ou do Canal de Beagle (ou Estreito de Magalhães) ou vem do Índico e depois Atlântico. Em qualquer das opções, há tempo suficiente para monitorar essas ameaças e desdobrar caças no Nordeste. Mesmo porque uma escalada de tensões que levasse países dotados de caças embarcados a ameaçar o Nordeste não surgiria do nada, de surpresa. E a Base Aérea de Natal continua bem ativa no Nordeste. Esta sim eu gostaria de ver um dia abrigando um esquadrão de caças… Read more »