Um vídeo impressionante gravado pelo navegador de um caça multifuncional Su-30SM da Aviação da Marinha Russa capturou um encontro próximo com caças EF-18A Hornet da Força Aérea Espanhola sobre o Mar Báltico. Os caças espanhóis estão envolvidos em missões de Policiamento Aéreo no Báltico, operando a partir de Šiauliai, na Lituânia.

As imagens mostram os modernos EF-18As (EF-18Ms) da Força Aérea e Espacial Espanhola voando em formação com os caças Su-30SM da Marinha Russa. Este encontro aéreo ocorreu há alguns dias, destacando a crescente atividade militar e as tensões na região.

FONTE: @BabakTaghvaee1, no X

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antunes 1980

“Modernos EF-18As (EF-18Ms)” ?.
A versão mais moderna não seria o Superhornet?

Underground

Depende se esses F18 foram modernizados ossos ou não.

Santamariense

No texto não está escrito que é a mais moderna. Fala que é moderna (talvez seja, ou não), visto que possui o sufixo M, de modernizado.

Welington S.

Pareceu o início de um dogfight.

Last edited 1 mês atrás by Welington S.
Santamariense

Pareceu mesmo. Um cruzamento de abertura para um dogfight, por parte do F-18, seguido logo por um mergulho em perseguição, por parte do Su-30.

Welington S.

Hehehe, top!

Chris

Cedo ou tarde… Vão começar a atirar… Alegando risco a segurança da aeronave !

Willber Rodrigues

Não entendí o “tenso”.

Caças soviéticos / russos e ocidentais se encontrando sobre o Báltico é mais comum do que andar pra frente. Os dois lados já devem ter até um grupo de whattsapp pra marcar encontro.

gordo

De fato esses encontros são comuns, a questão aí é o atual contexto. A invasão da Ucrânia pela Rússia e o apoio da OTAN aos ucranianos da o tempero mais caliente a esses encontros comuns.

Willber Rodrigues

Esses “encontros” já aconteceram durante ocasiões MUITO piores, como a Crise dos Mísseis e aquele abate do U-2 sobre a URSS.
Comparado a isso, o cenário atual é de “paz”.

gordo

A quanto tempo foram esses outros encontros tensos ocorreram? Esses eventos que o Sr cita já tem mais de 50 anos, a TV era de tubo. Estamos no século 21 e acho que estamos vivendo o pior momento desde a queda da URSS lá no início dos anos 90. A guerra na Ucrânia é um sinal claro da mudança de ânimos entre a Rússia e OTAN.

Cristiano ciclope

Quando que a situação foi diferente na época da guerra fria?

Nilo

Era antes relatos que tomávamos conhecimento de naves russas e americanas agora com a OTAN na porta da Rússia, esses pinscher ainda irão se envolver em M#$&@.

Leandro Costa

Nilo, a OTAN faz o policiamento aéreo do Báltico desde 2004. Todos os países membros participam em um rodízio. Isso não é novidade.

Nilo

Tô ficando velho, essa é a prova jovem Leandro 😂😂😂😂😂

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Clésio Luiz

Esse vídeo mostrou algo interessante: é possível sim ouvir o barulho do motor de outra aeronave de dentro do cockpit de um caça. Existe uma discussão no meio dos entusiastas se isso realmente ocorria. Agora está aí a prova cabal.

Nos simuladores isso raramente é implementado, e quando é, fica à dever no efeito.

Rinaldo Nery

Com o capacete vc não ouve nada.

Plinio Jr

Algumas fontes citam como finlandeses estes F-18s, não sei se procede …

Cristiano ciclope

Normal, a volta ao velho jogo da guerra fria!

Rodrigo Maçolla

Chamaram os Russos pro pau !

BraZil

Gente o Hornet é bonito, mas o Suckoy é estragado de lindo. Que curvas e linhas elegantes e encantadoras e de qualquer ângulo…

BraZil

Com relação ao encontro, concordo com o Wilber que é comum, sem falar no fato de que ambos já sabiam das presença uns dos outros a milhas de distância. para os leigos, a forma como a matéria é posta (sempre provocativa e com pitadas de humor) dá a impressão de que os caças se esbarraram e foi um Deus em acuda…que é lindo e curioso é. Mas nada perigoso. Para haver um confronto aí, teria que alguém fazer uma cagada daquelas….

Marcos Silva

Além de que não teríamos um dog-fight à moda antiga. Quem emitisse um sinal aí primeiro seria abatido por um missíl de médio alcance.

BraZil

exato, para ter dog fight, todos os sistemas BVR e de médio curto alcance, teriam que errar o alvo…

Santamariense

Quantos aos mísseis de curto alcance, os do tipo WVR, não precisariam estar indisponíveis, pois dogfight não é sô com canhão, também é possível com mísseis de curto alcance.

BraZil

Verdade, Santa, mas dog fight raiz é só com canhões. A expressão surgiu antes do advento dos mísseis e eu me referia a esse fato. Sou um purista, para mim, combate com mísseis, mesmo os de curta distância, nem é dog fight..

Santamariense

Te entendo, mas combate à curta distância, com mísseis, também é dogfight, mesmo o termo tendo sido criado antes. Mas, te entendo, sim.

BraZil

Eo vídeo do chega pra lá de um Suckoi em um F15. Que barato, em um momento, parece que o caça Russo empurra o Eagle. Lindas imagens…e os pilotos de ambos os lados, devem curtir demais esses momentos. Depois é só lavar o traje e vida que segue..

Bispo de Guerra

Então nesta distância…quem bate em quem ou ambos irão para o abate…rs

Voto no SU…voltando chamuscado e o F imitando a espiral da cadeia do DNA em queda…rs

Sergio Machado

Se for espanhol mesmo, esta bem longe de casa. É o cerne da questão dos conflitos.

Fernando "Nunão" De Martini

É só ler o texto para entender o que os espanhóis estavam fazendo lá:

Os caças espanhóis estão envolvidos em missões de Policiamento Aéreo no Báltico, operando a partir de Šiauliai, na Lituânia.”

Esse tipo de missão é realizado em rodízio por países da OTAN há muito tempo. Caças portugueses, franceses, belgas, húngaros, tchecos, italianos, britânicos, e mais. Tem dezenas de matérias aqui:

https://www.aereo.jor.br/?s=Báltico

Sergio Machado

Entendi isso colega. A questão é mais profunda.
Se cada macaco cuidasse de seu galho, a possibilidade de conflitos cairiam consideravelmente.
A OTAN, nem ninguém, é patrulha do mundo. Jatos espanhóis, franceses, americanos e afins estão muito longe de casa arrumando confusão em fronteiras de outrem.
Não consta que jatos russos ou chineses “patrulharam” a costa americana ou espanhola.

Fernando "Nunão" De Martini

Sergio, Então tem que combinar com os russos… Os três países Bálticos, Estônia, Letônia e Lituânia entraram para a OTAN mas não têm caças em suas forças aéreas, pois são pequenos, com orçamentos modestos, e focaram em refazer suas forças terrestres primeiro. Assim as forças de outros países da OTAN se revezam no alerta de defesa aérea. E não faltam incursões russas na beira dos espaços aéreos dos três países bálticos, assim como não faltam incursões junto aos países escandinavos. Ainda sobre jatos russos, eles fazem sim incursões bem mais longe de casa do que isso. Volta e meia eles… Read more »

Paulo

Exatamente, essa é a questão muito bem colocada por você!

Bispo de Guerra

Sendo a OTAN não vejo contrassenso algum a Espanha agir nos céus de outros países membros e vice-versa.

Agora essa reiterada alegação que a OTAN é uma aliança exclusivamente defensiva,…ok, meus dentes só servem para sorrir …confia, rs.

Prevejo nos próximos 5 anos, novíssimos mísseis nucleares com até 5.000km de alcance… e….Irã / Coreia do Norte consolidando seus ingressos no “nós temos a Bomba”, e vários meios de “entrega”.

Santamariense

Acontece que outrem, no caso, Letônia, Estônia e Lituânia, pediram que caças de outros países da OTAN fizessem a patrulha de suas fronteiras. Os países pediram e existe um tratado que lhes dá essa prerrogativa. Não há o que discutir.

Mimo

Se cada “macaco” cuidasse do seu galho a OTAN não faria sentido, se fosse cada um por si a Rússia já teria deitado a Ucrânia a baixo, em seguida iriam os restantes países, essa é a diferença entre ser 1 contra 1 “lei do mais forte” ou 1 grande potência contra uma aliança… A verdade é que nenhum país da Europa aguentaria uma invasão Russa no 1 contra 1… É fácil dizer que os restantes países se metem onde não são chamados e esquecer o que aconteceria depois… Sendo assim os EUA anexavam todos os restantes países por perto, a… Read more »

BraZil

Nunão, aproveitando sua aparição esfuziante por aqui, sugiro colocar o vídeo do SU x F15. É um dos melhores vídeos de “encontros imediatos de primeiro grau” entre caças antagônicos. que eu já vi e para quem ama aviação militar vai curtir, independente de lado A ou B. Coloca vai…

Fernando "Nunão" De Martini
BraZil

Nunão, frequento aqui a apenas 02 anos e vários outros foristas devem participar também a menos de 05 anos, por isso o meu educado pedido, afinal se publica matérias antigas, sempre que relevantes e interessantes. Não vejo problema nisso. Vejo vários pedidos, feitos educadamente por clientes como eu, por temas relacionados a aviação e achei que não teria problema em pedir também. Algumas das matérias antigas recentemente publicadas, foram bem interessantes e para os aficionados pelo tema, qualquer acontecimento curioso, mesmo que antigo é bem vindo. Fica a dica…

Fernando "Nunão" De Martini

Agradeço a dica. A republicação de matérias é uma ação muito pontual. Mais frequentemente, colocamos links em matérias novas para acessar outras mais antigas, mas não temos como adivinhar preferências individuais por este ou aquele acontecimento específico. Por isso mostrei a você que já havíamos publicado, há anos, o vídeo que você sugeriu publicar. São mais de 18.000 matérias já publicadas até hoje no Poder Aéreo. Mais fácil para os leitores, ao menos na minha opinião, é criar o hábito de procurar por matérias antigas usando o campo busca (lupa no canto superior da página) ou mesmo no google. Uma… Read more »

BraZil

Minha dúvida é: como eu procuraria? Ex: vídeo SU x Eagle, Su x F15, são inúmeras as possibilidades, mas vou tentar lembrar dessa lupinnha…

Fernando "Nunão" De Martini

Dica: use palavras-chave mais simples no campo busca do blog, ou várias no caso do Google. O encontro entre os caças se deu no Báltico (não é difícil fazer a correlação já que estamos aqui debatendo numa matéria sobre encontro de aviões russos e da OTAN no Báltico, e ao vê-la você se lembrou de vídeo de outra interceptação, também de aviões russos e da OTAN – com grandes chances de também ser no Báltico). Por isso mesmo, no link que te passei, a palavra-chave que usei foi Báltico. Se seu interesse fosse outro, por exemplo, os problemas orçamentários do… Read more »

Bueno

Os 2 modelos são Caças Navais ?

Santamariense

Os F-18 espanhóis são da versão naval padrão, capaz de operar embarcada. Os Su-30SM são utilizados tanto pela força aérea como pela marinha russas. Até onde sei, no podem operar embarcados, sendo o Su-33 a versão embarcada utilizada pelos russos.

Bueno

Valeu!
Entendi, Não significa que estando operando sobre o mar que é restritamente naval, se fosse todos naval a matéria poderia ter sido publicada no poder naval ! rsrs
Só para eu postar dizendo que o F-18 do Kuwait poderia vim para a Marinha do Brasil rsrs
Vai que consegue pagar com frango e carne de boi! 🙂

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Santamariense

Esses F-18C/D do Kuwait estão bem disputados. Tunísia, Malásia e até o USMC querem ou mostraram interesse. E, até a MB voltar a ser uma marinha minimamente crível, quero aviões de caça bem longe dela.

Bueno

seria bem mais mais caro do que so F-16 para substituir os A-1?
Manutenção e hora de vos deduzo que é por ser bi motor

Santamariense

A hora de voo do F-18 é mais cara que do F-16, com certeza.

Romão

Não. Apesar de o SU-30MS em questão pertencer a Marinha Russa, ele não é um caça embarcado.
A frota do Báltico usa o MIG-29K como caça naval. Parece um MIG-35 mas é um pouco maior.

comment image

Júlio Cesar

Se estão espaço aéreo internacional, ninguém tem que achar ruim com ninguém

Joao

Depois dizem que os russos que são agressivos. A Espanha fica há centenas de milhares de kms dali. Se os caças russos tivesse perto do mediterrâneo espanhol, creio que nenhum espanhol iria gostar. Mas, o mundo é dos hipócritas.

Santamariense

Pelo jeito, tu não leu o artigo para entender o motivo dos aviões espanhóis estarem naquela região.

Fernando "Nunão" De Martini

Só pra avisar: volta e meia jatos russos fazem incursões no Mediterrâneo, consideravelmente longe da Rússia. Isso já incluiu interceptações por parte dos russos.

https://www.aereo.jor.br/2019/06/05/interceptacao-de-p-8a-por-su-35-russo-foi-insegura-diz-marinha-dos-eua/

LeoRezende

Mas infelizmente,são os ignorantes que abundam.

Last edited 1 mês atrás by LeoRezende
Groosp

O Hornet está carregando apenas Sparrows? Dá pra ver o que parece uma atleta do míssil no ponto conformal na fuselagem.

Fernando "Nunão" De Martini

Pode ser AMRAAM também, não sei se dá pra ter certeza qual está naquela estação (ainda que as aletas da cauda do Sparrow sejam maiores que as dos AMRAAM, a resolução das fotos não ajuda). No site do Ejercito del Aire constam os dois tipos de mísseis BVR para os Hornets espanhóis.

Groosp

Pode ser um Amraam. Apostei no Sparrow pq achei a aleta grande mas não dá pra ter certeza.

Santamariense

Sparrow, não. São AIM-120 AMRAAM.