Embraer receberá financiamento do BNDES para alta tecnologia, diz ministro Padilha

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O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, declarou nesta segunda-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está prestes a anunciar um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a Embraer até o final desta semana.

Durante uma entrevista no Ministério da Fazenda, Padilha explicou que o financiamento será destinado a fomentar a produção de alta tecnologia no Brasil.

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Gus

Será que conseguiram algum bom contrato do KC e vão aproveitar e anunciar na feira internacional? Fumaça…

Marcelo

O lula cobrou o presidente italiano a aquisição da italia do kc-390 depois que o exercito escolheu o guarani,o centauro e o lince italiano nas trocas comerciais entre os países.

Jagdverband#44

Kkkkkk

Dudu

Cobrança mais do que justa: os italianos deveriam comprar pelo menos uns 30 kc 390, para tentar retribuir os € 6 bilhões ( mais de R$ 30 bilhões) investidos na Iveco. O que a Itália, faria com 30 kc 390 não sei, mas ela tem que tentar compensar os lucros da IDV em Sete Lagoas..

Filipe Prestes

Naaah, pelo que se fala são mais E2 pra Azorra, uma empresa de leasing. Esse deve ser o anúncio em Farnborough.

Sobre o KC, os indícios de boas notícias é que além de Suécia e Uzbequistão, agora também Polônia e Tailândia estão em negociações com a Embraer. Se futuramente incluirem a Itália será perfeito mas eles tem Hércules de sobra no momento e tão tentando se livrar dos mais surrados.

Willber Rodrigues

Ótimo, o BNDES finalmente uso a grana do contribuinte com algo REALMENTE útil, e que realmente formenta a indústria nacional.

PS: sobre aquela última matéria sobre o programa FX-2 e seus atrasos de pagamento, o BNDES poderia ser usado nisso?

Leandro Costa

Não sei. Mas o governo poderia fomentar produção de alta tecnologia no Brasil ao liberar a grana para os Gripens. E encomendando mais.

Mas não apostaria nem meio centavo furado nisso.

Fernando Vieira

Acredito que colocar grana do BNDES na linha de Gripen da Embraer não seja errado.

Mas eu também não apostaria nada nisso.

ATS

Lei Complementar 101/2000:
Art. 36. É proibida a operação de crédito entre uma instituição financeira estatal e o ente da Federação que a controle, na qualidade de beneficiário do empréstimo.

Rinaldo Nery

Traduza.

Samuel Asafe

O estado não pode financiar uma compra pra si mesmo com o banco estatal.

Jaguar

O estado está liberando crédito para a Embraer (empresa privada)

ATS

Mas no caso em tela o cliente da empresa não pode ser a União.

Lopes

Os principais objetivos do BNDES são: apoiar programas, projetos, obras e serviços que se relacionem com o desenvolvimento econômico e social do País; e. estimular a iniciativa privada, sem prejuízo de apoio a empreendimentos de interesse nacional a cargo do setor público.

Rinaldo Nery

Ah, entendi. Grato. Refere-se às compras da FAB.

ATS

Este artigo da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF foi criado para coibir uma prática muito comum principalmente entre os estados. Estes entes financiavam seus gastos através dos seus bancos estaduais, não os pagavam, assim, as suas instituição financeira “quebravam” e tinham que ser socorridas pelo Banco Central. Na prática estavam “terceirizando” o orçamento a expensas da União. O caso mais paradigmático foi o do Banespa. De qualquer forma, a LRF coibiu esta prática nos três níveis da federação, portanto, ficando a União impedida de contratar operações de crédito com o BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. A… Read more »

carcara_br

Ok, se aplica ao Gripen correto?

Last edited 1 mês atrás by carcara_br
ATS

Sim, o BNDES não pode financiar a venda de Gripens para FAB. O BNDES poder financiar a venda dos Gripens feitos pela Embraer no Brasil para outras Forças Áreas, mundo afora, mas para a nossa não.

Palpiteiro

Seria melhor ainda se o banco vendesse as ações que possui da Embraer e usasse o dinheiro para financiar mais projetos industriais. Geraria mais empregos

Santana

Tá com cara de e vendas isso

Leandro Costa

Acredito que sim. Talvez um cliente que precise de financiamento do BNDES. Qualquer venda é positivo.

Nilo

Pode ter haver com vendas na exposição de Farnboroughde, são os E-Freighter, KC390, A-29N, próxima semana, de 22 a 26 de julho, na Inglaterra.

Santamariense

A ver*

Fernando Vieira

Pode ser para os A-29 Uruguaios. O BNDES paga a Embraer pelos aviões e o Uruguai paga ao BNDES pelo empréstimo. Semelhante ao contrato do Brasil para a compra dos Gripen.

Nilo

Farnboroughde, as expectativas de anúncio das vendas são grandes, mais que a venda para Uruguai e que assim seja rsrsrsr

Vitor Botafogo

O Uzbequistão havia pedido financiamento do BNDES e pode ser algo também para Holanda/Austria.

Diego Tarses Cardoso

O governo deveria dar um jeito de por dinheiro no programa do Gripen, não ficar inventando novidades para ficar bem na foto.

Fabio Araujo

Isso sim é um investimento bem feito, que vai render bons frutos!

Nilton L Junior

Alem de ficar anunciando financiamento, deveria botar bun… na estrada e sai procurando cliente.

JT8D

A Embraer vai muito bem. E que planos o governo tem para a Avibras? Vai ter alguma ajuda ou o governo vai deixar quebrar?

Aéreo

Boa pergunta

No caso da Avibras é uma tempestade perfeita.
Governos ruins nos últimos 40 anos.
Empresa que também não produz nada de novo e inovador nos últimos 40 anos.

PS: Produzir é diferente de construir protótipos e mockup, que estão a muita distância de poderem ser vendidos e empregados em cenário de combate.

Fernando Vieira

Mas dá para entender a não produção em série. Seu cliente principal tem que ser as forças armadas do seu país. Você gasta desenvolvendo um míssil, testa, ajusta, homologa, faz lote de pré-produção, vai lá as forças armadas e compram… cinco unidades. Como você vai amortizar custo de desenvolvimento aí?

Olha o Mansup: Se a Marinha resolver armar as quatro Tamandarés com eles, ela vai comprar 16 unidades. E olha que isso seria um número recorde.

Last edited 1 mês atrás by Fernando Vieira
Aéreo

Eu concordo que a demanda interna as vezes torna o projeto inviável. O MSS1.2 é um exemplo disso. O míssil já foi re-projetado umas 3 vezes para atualizar componentes que não são mais produzidos. Falando da Avibras em mim, eu acrescendo dois pontos que são normalmente pouco discutidos. O primeiro é sob a incapacidade da empresa de produzir algo guiado. O FOG-MPM‎‎ ‎(Fiber Optics Guided Multiple Purpose Missile) tem uns 35 anos que só passou de protótipo de ensaio aerodinâmico em voo. Até hoje não existe uma única imagem do buscador do míssil travando em um alvo demonstrando uma missão… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Aéreo
Santamariense

A Embraer pode receber dinheiro do BNDES, ela própria, para investir em algum novo produto. Mas, a pergunta é? Ela está com todas suas obrigações tributárias, em todas as esferas, em dia? Esse é pré-requisito básico para obter um financiamento do BNDES.

Last edited 1 mês atrás by Santamariense
Nilo

Uma empresa mesmo em recuperação judicial desde que apresente um plano factível de uso do empréstimo e capacidade de pagamento e com as autorizações necessárias não vejo porque não.
Não é o caso da Avibras no momento.
Em caso da Avibras estar no Cadin, a dever com tributos, o estado retém os pagamentos, os créditos da Avibras, para ressarcir a dívida tributária.

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Santamariense

Cada instrumento de financiamento do BNDES se destina a um ou mais perfis de clientes, dentre os quais: empresas sediadas no Brasil; empresários individuais (pessoa física com CNPJ) microempreendedores individuais (pessoa jurídica); entidades ou órgãos públicos, da administração direta e indireta, das esferas Federal, Estadual, Municipal e do Distrito Federal; fundações e associações de direito privado; cooperativas; pessoas físicas domiciliadas e residentes no país, desde que exerçam atividades econômicas e sejam devidamente registradas, como por exemplo caminhoneiros e produtores rurais; consórcios e condomínios que exerçam atividade produtiva; e sindicatos e clubes Para pedir um financiamento com recursos do BNDES, o… Read more »

Jhon Carter

A questão é; que alta tecnologia seria essa?
Alguma tecnologia disruptiva para o Brasil ?
Espero que a Embraer esteja entrando para a área de turbinas em cooperação com a Turbomachine ou outra empresa nacional.
Assim como o desenvolvimento e fabricação do drone C em parceria com a MB, já que a FAB vive de “namoricos” com os Israelis !

Underground

EVE!

Gabriel BR

Eu acho que será para a área Civil da Embraer , Taxi aéreo e etc.

Jagdverband#44

Maracutaia à vista.

Guacamole

Espero que o BNDES lembre da AVIBRAS.
Ainda há tempo.

Stemp

Eu só acho – e é “achismo” – que se continuar com esta política de apoio a Irã, China e Rússia, vai acabar levando um “gancho” de Tio Sam… E aí a coisa pode complicar para a EMBRAER. Só acho…

Luciano

Não existe essa politica que tu alegas. O Brasil tem boa relação com todos, e ponto. Mas, se tu achas que os yanks estão dispostos a nos sancionar ou sabotar, dá uma olhada no comercio Brasil/EUA, nos últimos 1 ano e meio. E de quebra, estão nos vendendo os Black Hawk(e talvez o F16?). Nada é o que parece.

Quanto a Embraer…não se trata de uma venda. É investimento no “desenvolvimento de tecnologia”. Então, é algo meio que extraordinário, não simples, uma novidade, talvez não esperada. Vamos torcer pelo Brasil e pela Embraer.

Stemp

Não existe a política que eu alego? Olha, eu juro que vi um Destróier chegar no Rio e rolar uma “festinha” por lá… Aliás, o apoio à entrada do Irã no BRICS não é um exemplo do que eu disse? É, eu devo estar vivendo em Marte. Obrigado por me avisar!

Stemp

E sobre a EMBRAER: Os caras estão felizes em ver nosso KC390 dando um baile no C130… Eles nem vão querer uma desculpa pra nos boicotar, não é? Eu tenho certeza que não. Confia.

Fernando

Joby Aviation H2FLY voou está semana com um EVTOL a baterias de hidrogênio. Um vôo de 800km. Isso é virada tecnológica. A EVE voa 250km máximo. Precisa de dinheiro para acompanhar a transição tecnológica.

Fabio Araujo

Olha o KC-390 sendo destaque!
Avião fabricado no Brasil é eleito o mais elegante do mundo em festival do Reino Unido | Mundo | G1 https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/07/20/aviao-fabricado-no-brasil-e-eleito-o-mais-elegante-em-festival-do-reino-unido.ghtml

Avião fabricado no Brasil é eleito o mais elegante do mundo em festival do Reino Unido
Aeronave vencedora é da Força Aérea Portuguesa, primeiro país fora do Brasil a encomendar o KC-390.
Por g1