O programa do Avião de Combate Leve (LCA) Tejas Mk1A da Índia enfrenta atrasos devido a problemas contínuos no fornecimento de motores F404 pela GE Aerospace, que podem empurrar as entregas por mais de 10-12 meses, segundo o site indiano idrw.org. O Tejas Mk1A foi projetado especificamente para este motor, e alternativas como o motor Kaveri ainda estão longe de estar prontas.

A Hindustan Aeronautics Limited (HAL), responsável pela fabricação do Tejas, continua a produção e espera retomar as entregas assim que os motores forem fornecidos, com previsão para setembro de 2024.

Esses atrasos impactam os planos da Força Aérea Indiana (IAF) de modernizar e expandir sua frota de caça. A IAF pode ter que continuar operando por mais tempo aeronaves antigas, que são menos eficientes e mais caras para manter. Isso compromete a eficácia operacional a curto prazo e aumenta a dependência de soluções temporárias, enquanto a espera pelo Tejas Mk1A continua.

GE F404

A HAL e a GE Aerospace estão trabalhando para resolver as restrições na cadeia de suprimentos e retomar as entregas dos motores, tentando mitigar os impactos dos atrasos.

Enquanto isso, a IAF deve adaptar suas estratégias para manter a capacidade de combate e continuar a operar com os recursos disponíveis, na expectativa de que os problemas de fornecimento sejam resolvidos e as entregas do Tejas Mk1A sejam normalizadas.

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Regis

Estranho esse atraso nas entregas, mas é sabido que os USA jamais permitirão que surja uma nova China, principalmente em termos econômicos.

Underground

Na verdade estão procurando uma nova China para substituir a produção dos chineses.

Andiere

Concordo.

Nereu

______

COMENTÁRIO APAGADO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados

Fabio

Ué, a India não estava produzindo sobre licença esse motor?

Marcelo Bardo

Pelo visto, não.

Underground

Fabricação na Índia pela GE. Talvez seja e se problema.

Marcelo

Você acreditou mesmo nisso?
Os americanos ensinando os indianos a fabricar essa turbina sobre licença automaticamente estaria ensinando o pulo do gato para os indianos que iria replicar o conhecimento na sua turbina kaveri e deixaria de ser dependentes dos americamos,russos,frances e ingleses.
Se algum ensinar o pulo do gato aos indianos estara perdendo bilhoes de dolares um excelente cliente e um futuro concorrente porque com certeza os indianos desenvolveram uma turbina mais potente de fabricação nacional.

Marcelo

Largaram o russos para evitar isso e agora vao comer na mao dos americanos,isso vai custar caro para os indianos kkk.

Underground

Por isso os indianos diversificam suas aquisições.

Moacir Medeiros

Os americanos, vivem disso manipular seus aliados, e deixa los na mãos, que o diga a Europa ea Ucrânia só agora melhoraram ajuda na guerra contra Rússia, e se a calopsita Trump ganhar, vai ser o melhor aliado de putin contra a Europa e a Ucrânia, vai deixar todos nas mãos vazias, coitado do mundo com Trump no poder., a Rússia é China , Coreia do Norte e Irã, vão deitar e rolar.

AVISO DOS EDITORES A TODOS: A DISCUSSÃO ESTÁ FUGINDO TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Underground

E compram dos franceses também.

Regis

Eles poderiam ter negociado a fabricação licenciada do motor do Rafale em troca de mais aquisições do caça.

vendéen

Bonsoir Regis,

Safran propôs o M-88 como parte de uma transferência de tecnologia, mas sem acompanhamento.
Pelo que me lembro, a França até ofereceu uma transferência completa de tecnologia (ToT) para um novo design e adaptação do motor Kaveri para o LCA Tejas. Mas a oferta não foi seguida (muito cara)

Luciano

Quem te disse que eles largaram os russos? Leu as últimas notícias?

Jlcpsilva

Os indianos conseguem chegar no lado oculto da lua e não produzem motores de caças?????

Vitor Botafogo

Todos os fabricantes de Motores estão enfrentando ainda problemas na cadeia logistica. Se observa o mesmo com Aeronaves da Embraer da area comercial e imagino que na defesa e no programa Gripen também.

Bueno

Isto que pensei.
Este seria mais um dos itens que justifica o atraso das entregas do Gripen para o Brasil, Nunão?

Fernando "Nunão" De Martini

É provavelmente mais um dos itens (está mencionado no artigo de ontem a o impacto da pandemia nas cadeias de fornecimento globais, por exemplo), porém não é o principal problema, pois as mudanças de cronograma de entregas do Gripen começaram alguns anos antes da pandemia. A principal questão, até onde consegui pesquisar para a publicação do artigo, é a execução financeira abaixo do necessário ao longo de quase todos os anos desde o início do contrato. Desde a assinatura do empréstimo há quase 9 anos, na média foram desembolsados, anualmente, recursos em coroas suecas e dólares equivalentes a 1,5 bilhão… Read more »

Bueno

Entendi, virou uma bola de neve, atrasos de todas as ordem, difícil de falar em uma solução que nao somaria em mais divida e provável mais atrasos , ou o Governo corte gastos desnecessários ou ficaremos sem a quantidade adequada de Caças já que a baixa dos AMX e F-5 esta à porta

JuggerBR

Um belo Mirage…

Felipe M.

Ué, mas fornecedor dos EUA atrasa entrega de algo? Tem uma galerinha ali, na outra postagem, em relação ao Gripen, dizendo que se a opção fosse pelo SH (ou pelo Rafale), o mundo seria lindo, florido, sem atrasos, sem percalços, mesmo se o pagamento, por parte do contratante, atrasasse…inclusive tem um insistindo em dar a entender que a Dassault teria entregue os Rafales mesmo em cenário de atraso de pagamentos por parte da FAB…Alguém explica? Vendo o cenário lindo que pintaram, achei que isso não acontecia com fornecedor dos EUA ou da França. Passada a ironia, é isso aí. Atrasa… Read more »