Atraso no fornecimento de motores F404 afetam entregas do caça indiano Tejas Mk1A
O programa do Avião de Combate Leve (LCA) Tejas Mk1A da Índia enfrenta atrasos devido a problemas contínuos no fornecimento de motores F404 pela GE Aerospace, que podem empurrar as entregas por mais de 10-12 meses, segundo o site indiano idrw.org. O Tejas Mk1A foi projetado especificamente para este motor, e alternativas como o motor Kaveri ainda estão longe de estar prontas.
A Hindustan Aeronautics Limited (HAL), responsável pela fabricação do Tejas, continua a produção e espera retomar as entregas assim que os motores forem fornecidos, com previsão para setembro de 2024.
Esses atrasos impactam os planos da Força Aérea Indiana (IAF) de modernizar e expandir sua frota de caça. A IAF pode ter que continuar operando por mais tempo aeronaves antigas, que são menos eficientes e mais caras para manter. Isso compromete a eficácia operacional a curto prazo e aumenta a dependência de soluções temporárias, enquanto a espera pelo Tejas Mk1A continua.
A HAL e a GE Aerospace estão trabalhando para resolver as restrições na cadeia de suprimentos e retomar as entregas dos motores, tentando mitigar os impactos dos atrasos.
Enquanto isso, a IAF deve adaptar suas estratégias para manter a capacidade de combate e continuar a operar com os recursos disponíveis, na expectativa de que os problemas de fornecimento sejam resolvidos e as entregas do Tejas Mk1A sejam normalizadas.
Estranho esse atraso nas entregas, mas é sabido que os USA jamais permitirão que surja uma nova China, principalmente em termos econômicos.
Na verdade estão procurando uma nova China para substituir a produção dos chineses.
Concordo.
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Ué, a India não estava produzindo sobre licença esse motor?
Pelo visto, não.
Fabricação na Índia pela GE. Talvez seja e se problema.
Você acreditou mesmo nisso?
Os americanos ensinando os indianos a fabricar essa turbina sobre licença automaticamente estaria ensinando o pulo do gato para os indianos que iria replicar o conhecimento na sua turbina kaveri e deixaria de ser dependentes dos americamos,russos,frances e ingleses.
Se algum ensinar o pulo do gato aos indianos estara perdendo bilhoes de dolares um excelente cliente e um futuro concorrente porque com certeza os indianos desenvolveram uma turbina mais potente de fabricação nacional.
Largaram o russos para evitar isso e agora vao comer na mao dos americanos,isso vai custar caro para os indianos kkk.
Por isso os indianos diversificam suas aquisições.
Os americanos, vivem disso manipular seus aliados, e deixa los na mãos, que o diga a Europa ea Ucrânia só agora melhoraram ajuda na guerra contra Rússia, e se a calopsita Trump ganhar, vai ser o melhor aliado de putin contra a Europa e a Ucrânia, vai deixar todos nas mãos vazias, coitado do mundo com Trump no poder., a Rússia é China , Coreia do Norte e Irã, vão deitar e rolar.
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E compram dos franceses também.
Eles poderiam ter negociado a fabricação licenciada do motor do Rafale em troca de mais aquisições do caça.
Bonsoir Regis,
Safran propôs o M-88 como parte de uma transferência de tecnologia, mas sem acompanhamento.
Pelo que me lembro, a França até ofereceu uma transferência completa de tecnologia (ToT) para um novo design e adaptação do motor Kaveri para o LCA Tejas. Mas a oferta não foi seguida (muito cara)
Quem te disse que eles largaram os russos? Leu as últimas notícias?
Os indianos conseguem chegar no lado oculto da lua e não produzem motores de caças?????
Todos os fabricantes de Motores estão enfrentando ainda problemas na cadeia logistica. Se observa o mesmo com Aeronaves da Embraer da area comercial e imagino que na defesa e no programa Gripen também.
Isto que pensei.
Este seria mais um dos itens que justifica o atraso das entregas do Gripen para o Brasil, Nunão?
É provavelmente mais um dos itens (está mencionado no artigo de ontem a o impacto da pandemia nas cadeias de fornecimento globais, por exemplo), porém não é o principal problema, pois as mudanças de cronograma de entregas do Gripen começaram alguns anos antes da pandemia. A principal questão, até onde consegui pesquisar para a publicação do artigo, é a execução financeira abaixo do necessário ao longo de quase todos os anos desde o início do contrato. Desde a assinatura do empréstimo há quase 9 anos, na média foram desembolsados, anualmente, recursos em coroas suecas e dólares equivalentes a 1,5 bilhão… Read more »
Entendi, virou uma bola de neve, atrasos de todas as ordem, difícil de falar em uma solução que nao somaria em mais divida e provável mais atrasos , ou o Governo corte gastos desnecessários ou ficaremos sem a quantidade adequada de Caças já que a baixa dos AMX e F-5 esta à porta
Um belo Mirage…
Ué, mas fornecedor dos EUA atrasa entrega de algo? Tem uma galerinha ali, na outra postagem, em relação ao Gripen, dizendo que se a opção fosse pelo SH (ou pelo Rafale), o mundo seria lindo, florido, sem atrasos, sem percalços, mesmo se o pagamento, por parte do contratante, atrasasse…inclusive tem um insistindo em dar a entender que a Dassault teria entregue os Rafales mesmo em cenário de atraso de pagamentos por parte da FAB…Alguém explica? Vendo o cenário lindo que pintaram, achei que isso não acontecia com fornecedor dos EUA ou da França. Passada a ironia, é isso aí. Atrasa… Read more »