O programa do Avião de Combate Leve (LCA) Tejas Mk1A da Índia enfrenta atrasos devido a problemas contínuos no fornecimento de motores F404 pela GE Aerospace, que podem empurrar as entregas por mais de 10-12 meses, segundo o site indiano idrw.org. O Tejas Mk1A foi projetado especificamente para este motor, e alternativas como o motor Kaveri ainda estão longe de estar prontas.

A Hindustan Aeronautics Limited (HAL), responsável pela fabricação do Tejas, continua a produção e espera retomar as entregas assim que os motores forem fornecidos, com previsão para setembro de 2024.

Esses atrasos impactam os planos da Força Aérea Indiana (IAF) de modernizar e expandir sua frota de caça. A IAF pode ter que continuar operando por mais tempo aeronaves antigas, que são menos eficientes e mais caras para manter. Isso compromete a eficácia operacional a curto prazo e aumenta a dependência de soluções temporárias, enquanto a espera pelo Tejas Mk1A continua.

GE F404

A HAL e a GE Aerospace estão trabalhando para resolver as restrições na cadeia de suprimentos e retomar as entregas dos motores, tentando mitigar os impactos dos atrasos.

Enquanto isso, a IAF deve adaptar suas estratégias para manter a capacidade de combate e continuar a operar com os recursos disponíveis, na expectativa de que os problemas de fornecimento sejam resolvidos e as entregas do Tejas Mk1A sejam normalizadas.

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