Suécia está aberta a enviar Gripens para a Ucrânia após ‘programa de F-16 ser concluído,’ decisão cabe a Kyiv

92

Estocolmo está aberta a fornecer caças Gripen para a Ucrânia após a “conclusão do programa de F-16,” mas os próximos passos dependem de Kyiv, disse o Ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Billstrom, à Voice of America em uma entrevista publicada em 10 de julho.

Anteriormente, o Ministro da Defesa da Suécia, Pal Jonson, disse que outros parceiros pediram a Estocolmo para esperar com os possíveis planos de enviar caças Gripen para a Ucrânia, já que o foco agora é fornecer aeronaves F-16 a Kyiv.

De acordo com Billstrom, o governo sueco não se recusou a enviar os Gripens junto com os caças F-16 de outros aliados, mas a Ucrânia concluiu que adotar dois sistemas de aeronaves simultaneamente seria difícil de gerenciar.

“Estamos falando sobre sistemas. Não se trata apenas de obter aeronaves e treinar pilotos. Estes são sistemas complexos, e seria muito difícil implementar dois ao mesmo tempo,” disse Billstrom na entrevista.

“Mas isso não significa que a Suécia não esteja aberta a continuar com os Gripens se e quando o programa de F-16 for concluído.”

Espera-se que Kyiv receba pelo menos 79 F-16 dos Países Baixos, Dinamarca, Bélgica e Noruega. O suposto prazo para concluir o “programa de F-16” não está claro, pois a Bélgica planeja continuar entregando seus aviões até 2028, por exemplo.

O primeiro lote de aviões está a caminho dos Países Baixos e da Dinamarca para a Ucrânia e chegará neste verão, disse o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em 10 de julho. As entregas devem continuar nos próximos anos.

No final de maio, a Suécia anunciou o maior pacote de ajuda militar, no valor de $1,3 bilhão, para Kyiv, que inclui duas aeronaves de reconhecimento e controle de radar ASC 890.

FONTE: The Kyiv Independent

Subscribe
Notify of
guest

92 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
NUNES-NETO

Podiam “enviar” parte dessa diação para o Brasil….flopou mesmo o gripen nem se fala mais dos que deveriamos receber esse ano, ainda tem do ano passado.

francisco

O cara foi se postar do lado contrário, quer receber avião com tecnologia, peças e fabricado por membro da OTAN?

Moriah

Gerenciar 2 sistemas realmente não dá em tão pouco tempo. Os Gripen devem ser do modelo A.

Neto

Acredito que todos os A’s foram convertidos em C’s na Suécia.
.
Em tempo, ainda que seja politicamente melhor para a Suécia que seus Gripens estocados sejam usados para degradar equipamento militar Russo numa guerra do lado de casa, essa informação faz crer que existe algum lote de Gripens estocados para alocar para outro lugar.
.
Que venham 12 C’s para o BR.

Rodrigo Maçolla

É se tem 12 modelos C/D disponiveis então que Façam um acordo com a FAB e nos enviem…

Camargoer.

Pois é…. a Ucrânia concluiu que term Gripen e F16 ao mesmo tempo é furada.

Nilo

É o que os Ucranianos estão dizendo, mais será essa a verdade? Ou certas dificuldades que suecos encontram para a entrega e de treinamento que estava em andamento de pilotos ucranianos que tinham já terminado a fase inicial?
A Suécia teria custo com manutenção, treinamento, transferência dos Gripens, no mínimo 10 unidades, que seria alvo principal ao chegarem a Ucrânia, um investimento alto com alto risco, certamente que a oferta e disponibilidade dos F-16 pesaram na decisão de Kiev, um país já acostumado a lidar com diversos sistemas, está mais para uma desculpa, para um ” contudo/porem ”
sueco, rsrsr.

Last edited 4 meses atrás by Nilo
Orivaldo

É só chamar os Indianos. São especialistas nisso

Nilo

O translado mais demorado da história, dos Países Baixo e Dinamarca para Ucrânia, vai entrar para o Guiness B.
Sempre fica uma questão, a Rússia é mais poderosa e letal que a antiga União Soviética, porque na época da guerra fria a Suécia fazia questão de dizer que era neutra, não fazia parte da OTAN.
Certamente a Rússia é o pato da vez, resta saber se o plano vai dar certo.

Last edited 4 meses atrás by Nilo
SteelWing

na verdade, acho que a Suécia percebeu que a OTAN faz pressão em seus países membros pra ficar sempre comprando armamentos e renovar os mesmos, e estes sempre dão preferência a comprar produtos de produtores pertencentes ao bloco. Então, como produtores de caças, os suecos perceberam essa oportunidade de mercado.

Last edited 4 meses atrás by SteelWing
Rodolfo

O problema nao é o hardware. Transferir aviao e misseis é facil. O problema é material humano, treinar piloto leva anos até um nivel capaz de operar num esquadrao mesmo sem ser lider, chegar a nivel de weapons instructor entao talvez uma decada. Nao se aprende a dominar os sensores do aviao de caça e gerar a situational awareness capaz de permitir a tomada de decisoes bem como emprego de mísseis em pouco tempo. Mesmo o pouco mais de 2 anos desde o inicio da guerra é o suficiente pra graduar um novato que vai ainda demorar muito pra chegar… Read more »

Nilo

Meu caro, boa tarde , a demora da transferência dos F-16 está a demonstrar as dificuldades, só que o brinquedo agora é bem mas caro para ter e manter, os russos darão prioridade aos F-16 como alvo, como foi os Himars e os Abrams em determinado momento. O momento político de eleição nos EUA, pede uma atitude, fica então justificado rsrsr.

Last edited 4 meses atrás by Nilo
Rodolfo

Pode ser um anuncio politico mesmo que bate com a cupula da OTAN, mas nesse caso possivel que antes da hora certa pois duvido que tenham varias dezenas de pilotos com condições minimas de voo e execução de ataques contra alvo em solo.
De qualquer modo tera nenhum impacto na eleição americana pois crescem as vozes dentro do seu partido pro Biden sair da disputa.

Sergio Machado

EUA colocando mísseis nucleares na Alemanha apontados para a Rússia.
Se Moscou fazer o mesmo em Cuba será acusada de desestabilizar o mundo?
Nessas movimentos que se vê que as colocações de Putin em relação às ações agressiva da OTAN/EUA tem, no mínimo, algum fundamento.

Victor Filipe

Toda moeda tem dois lados, os misseis americanos são resposta as ações Russas, a propria Russia em 2018 falou que possicionou misseis Iskander com capacidade nuclear em kaliningrado que é do lado da alemanha, alem da Russia já ter posicionado armas nucleares na Bielorussia.

Allan Lemos

E isso por sua vez se deu em resposta ao avanço da OTAN.

Sergio

A diferença é que Kaliningrado é Rússia, Alemanha não é Estados Unidos. Seria como proibir os EUA de ter mísseis no Alasca. Pode ser feito, pode mas acho difícil funcionar.

Carlos

Nunca Kaliningrado foi da Rússia porque é o território alemão da Prússia Oriental e a cidade de Kaliningrado, chamava-se Konigsberg, a Doca do Lobo de Hitler situa-se na Polónia muito próximo de Kaliningrado e no final da II Guerra, a URSS invadiu os territórios alemães e foi o caso da Prússia Oriental que a URSS nunca devolveu à Alemanha e cuja a população já tinha fugido na sua maioria para a Alemanha Ocidental, A Alemanha foi dividida em quatro zonas de influência e administração dos vencedores e a cidade de Berlim também ou seja na parte norte da Alemanha a… Read more »

Sergio Machado

kaliningrado é um tanto distante dos EUA, não? Qual seria a ameaça?
Esse é ponto: EUA acusam Moscou de desestabilizar o mundo, mas na prática é os EUA que ignoram suas fronteiras provocando reações de terceiros globo afora com ameaças bem contundentes, quase que em um loop infinito.
Quando os ameaçados reagem, tornam-se o mal ser erradicado.

Leandro Costa

A Alemanha abriga armamento nuclear dos EUA fazem algumas várias décadas, desde a época da Guerra Fria. O que não aconteceu foi os EUA colocarem armamento nuclear em território Alemão que pertencia à antiga Alemanha Oriental.

Rodrigo G C Frizoni

O fim da crise dos misseis de Cuba acabou quando os EUA aceitou retirar misseis balisticos nucleares da turquia. Embora haja bombas nucleares na alemanha, italia e turquia, n são miss

Leandro Costa

Sim.

Rafael

“Estamos falando sobre sistemas. Não se trata apenas de obter aeronaves e treinar pilotos. Estes são sistemas complexos, e seria muito difícil implementar dois ao mesmo tempo”
Essa frase faz muito sentido para a FAB e também envolve Gripen e F16…Ironias do destino!

Nilo

Bem lembrado meu caro, sendo que a aquisição de Gripen E sempre foi para FAB alcance de padronização.

Janes

Não acho ser o principal motivo para o sueco a dificuldade dos Ucranianos em manejar 2 tipos de armamentos e sim em manter para somente eles os segredos destes, entregar seus armamentos a este país é o mesmo que envia-los a Rússia para desmontar e a China para copiar então é melhor vender as Ucranianos outros tipos de armas deixando a promessa para depois.

francisco

O Grippen é fabricado por um pais que integra a OTAN e o Brasil faz parte dos BRICS. Ocorre que o mundo está em meio a uma guerra não declarada e o Brasil, atualmente, simpatiza com um dos lados. Então, tem vai sofrer as consequências de um embargo econômico e tecnológico, imposto pelo lado contrário..

Kornet

Mas o Brasil assinou um contrato e o valor pago pelos caças?
Se isso for verdade é lamentável e demonstra a nossa irrelevância (com esse governo então).

Fernando Vieira

O BRICS não é inimigo da OTAN. A Rússia é. A China pode vir a ser, hoje é uma rival. Já para o resto do bloco, ser inimigo da OTAN é burrice, ainda mais para o Brasil que fica na esfera de influência dos EUA. Nosso atual e último governo arrastaram asa para o Putin mas o preponderante é o interesse econômico. Precisamos do fertilizante e do Diesel russos. O resto do mundo também, mas todo mundo é hipócrita, faz sanção a Rússia mas continua comprando mercadorias russas por meio de atravessadores. O Brasil é historicamente neutro e deveria se… Read more »

Bardini

O BRICS é o inimigo definitivo da OTAN.
.
comment image

Fernando Vieira

Estou esperando a OTAN posicionar forças para atacar a África do Sul. Onde está o grupo de Porta Aviões da Marinha americana que ruma para o Cabo da Boa Esperança? E o que deveria estar tomando conta da Costa Brasileira?

Foto do Putin na frente de bandeiras não prova nada. A menos que todos esses países representados por aquelas bandeiras declarem apoio militar ao Putin, coisa que não fizeram. Quem fez mesmo não está ali: A Coreia do Norte.

Leandro Costa

E no momento em que um Putin ou Xi da vida disserem aos outros membros dos “BRICS” que estão nessa para fazer aliança militar para contrabalancear a OTAN, esse negócio devaneio de BRICS, oficialmente se desfaz rapidinho.

Allan Lemos

Acho que uma aliança militar entre os membros seria o próximo passo lógico se Índia, China e Rússia não tivessem disputas territoriais entre eles. Mas o mimimi aqui seria grande, então o Brasil com certeza ficaria de fora mesmo.

Janes

Talvez em uma 3 guerra mundial, mas de amigos a questão de poucas décadas poderão tb se tornarem inimigos assim que conseguirem destronar a maior nação econômica do planeta.

Janes

BRICS só para lembrar é um bloco de cooperação econômica e não militar, poderá um dia tb se transformar em militar mas acho muito difícil pois no fundo, fundo cada país tem seu interesse engemonico.

Bardini

Uma foto do Putin propondo a criação de um parlamento do BRICS, para estabelecer maior integração dos países em termos de cooperação economica e defensiva, para “tornar o mundo mais seguro”, óbviamente não prova nada.
.
Quanto “a OTAN posicionar suas forças para atacar a África do Sul”, o que você tem de esperar, é a África do Sul atacar um membro da OTAN…
.
Todos os países ali representados, estão alinhados a causa da Rússia, no contexto da guerra da Ucrânia.

Last edited 4 meses atrás by Bardini
Allan Lemos

Todos os países ali representados, estão alinhados a causa da Rússia, no contexto da guerra da Ucrânia.

Só se você se refere a um apoio tácito, porque nem a China veio publicamente declarar apoio à Rússia.

Rodolfo
Iran

Qualquer fórum de defesa sobre a Índia você vai ver que todos eles defendem que a Índia integre uma defesa conjunta com a OTAN contra a China, Brasil é completamente alinhado com a OTAN, chegou a ter o status de ‘aliado preferêncial’, Arábia Saudita é depois de Israel o maior aliado dos EUA no Oriente Médio, Egito faz jogo duplo, etc. Tá longe de ser isso aí q vc disse, coisa que inclusive quem propaga é propagandista russo

Allan Lemos

Brasil é completamente alinhado com a OTAN

As forças armadas sim, o povo é indiferente, a diplomacia é neutra e o governo tem ojeriza aos EUA/Ocidente, então não sei qual Brasil seria “completamente alinhado com a OTAN”.

José de Souza

Exato, puro delírio pseudo-inforamado do forista acima…

Charle

E por acaso o Brasil era merecedor de algum resquício de respeito com o governo anterior completa e totalmente alinhado aos interesses dos EUA?

Nilo

O Brasil como qualquer país é merecedor de respeito, mais sem o alicerce de uma Forças Armadas capaz de estar a altura dos grandes, o respeito tem uma linha divisória.

Last edited 4 meses atrás by Nilo
Charle

Sim, mas é isso que víamos no governo anterior? A sua resposta deveria ser conhecida pelas Nações que não nos respeitam.

Refazendo a pergunta. O Brasil mesmo com seu alinhamento automático aos EUA durante o governo anterior era mais respeitado internacionalmente?

Iran

O governo anterior era alinhado ao Trump e Putin, EUA não é um bloco uníssono de poder, nem a UE, vide le Pen, Orban, etc

Rodolfo

Brics nao é aliança militar. A propria India esta numa aliança com Japao, Australia e EUA pra conter a China. O risco de conflito com os chineses no Himalaia pra controlar fontes de agua é alto.
Alias essa postura ideal do Brasil, ser independente como a India, fazer negocio com todos, e nao ter compromisso ideologico com ninguem alem do seu proprio povo.

Kornet

Marketing arriscado e perigoso para as vendas do Gripen.
A não ser que seja usada a tática pelos ucranianos de atirar de longe e fugir o mais rápido possível(a mesma coisa será com o F16)
E claro muitos vídeos de sucesso,pois se algum for derrubado será por culpa de acidente.

Bueno

Isto não seria uma grande oportunidade para queimar ainda mais o Gripen ou seria um Marketing reverso?
Os F-16 já é consolidado e esta no fim de produção o Mirage fim de carreira.

Sei que não é a Versão E, mas é o Gripen, um caça que esta em evolução tentando se firmar no mercado,

Last edited 4 meses atrás by Bueno
Luciano

Já podemos esquecer o Gripen CD, como complemento econômico do Gripen EF na FAB. Não tem de onde tirar Gripens CD. E vai apertar ainda mais as opções, nos próximos 2 ou 3 anos. Se quisermos encontrar aviões por menos da metade do preço do F39, mas com capacidade de combate grande, dependeremos da “caridade” dos F16 da USAF. Não há saída, é matemática…comprar mais Gripens, além dos adicional de 25% do contrato, vai ficar difícil, e sem tempo hábil. Então,…50 Gripens, fabricados até 2030, é suficiente? Entendem porque o Comandante da FAB é obrigado a considerar um outro avião,… Read more »

Fernando Vieira

Bom, eles cavaram a cova que se meteram. Se vai ter que atravessar esse período com meia dúzia de Gripen a culpa é deles.

Se comprarem qualquer outra coisa usada só vão mostrar que acharam a cova rasa demais e vão cavar mais um pouco. Ou enterraram o defunto de bruços.

Rafael

Talvez no futuro o Brasil adote a mesma estratégia da Suécia, e sinceramente não acho tão ruim.
Caças novos adquiridos em quantidades pequenas ao longo de muitos anos, sem periodicidade definida, para manter a linha de produção aberta e a cadeia logística e de manutenção atualizada.

Charle

Mas que país é esse sem personalidade que precisa adotar a estratégia de outra nação cuja extensão territorial não é muito maior do que o Estado de S.P.?

Vamos falar a verdade. Esse programa FX não sei das quantas foi um GRANDE VEXAME; o mundo está assando, e os europeus estão se importando com a mútua defesa.

E ainda levaram um dinheirão dos sul-americanos.

Mas é aquilo que sempre se ouve,”o Grippen foi a melhor escolha”. Foi sim é uma grande furada.

Fernando Vieira

Se fosse você a tomar a decisão no FX2, o que teria escolhido? E por quê?

Charle

Eu teria entrado de cabeça no projeto do caça sul-coreano. A zona de poder econômico, político e cultural está voltando para o Oriente.

Leandro Costa

Você tinha um DeLorean com capacitor de fluxo na época em que estava sendo definido o programa FX2? Porque o projeto KF-21 só começou em 2011. Talvez desse tempo de acelerar até as 88mph, ver no que se tornaria o KF-21 em 2024, e depois voltar no tempo lá quando o FX2 teve início e falar para eles esperarem os Coreanos iniciarem o programa do KF-21.

Rinaldo Nery

Tem gente que nem calendário olha antes de postar… Eu entrava no programa da Millenium Falcon!

Charle

Talvez fosse uma boa para você. Já pensou? Teríamos uma nave (velha) na FAB e um piloto espacial.

Last edited 4 meses atrás by Charle
Charle

Quanto tempo levou para a escolha desse caça sueco? Era melhor ter esperado os rumores se confirmarem para entrar no projeto.
Agora temos meia dúzia de caças sem a certeza de que virão mais a não ser que sejam F-16 usados.

Leandro Costa

Temos a certeza que virão 36 caças. Caso forem contratados mais caças, virão mais caças. Simples assim.

E política de defesa não se faz com rumores, se é que haviam esses rumores em 2006, mas sim com dados sólidos. Esse negócio de futurologia é boa para quem não é sério. Não existem dados que possam sustentar isso, e pelo que me lembro, nem a Coréia do Sul chegou à oferecer o KF-21 quando o projeto se tornou maduro o suficiente. Então a sua crítica continua sem fazer sentido cronológico.

Charle

Rapaz, nem precisa disso.

Foi só acompanhar pelas reportagens durante decênios esse programa de aquisição de caças suecos para saber que teríamos disponíveis mais de 100 deles atualmente. Incluindo 20 na versão naval. Deu tudo certo.

Deu tão que agora precisar-se-á de F-16 sucateados para compor uma força aérea.

E sobre Delorean com capacitador de fluxo e relógio temporal embutido, guarde-a para você.

Quem sabe você não irá utilizá-la daqui a 100 anos para saber como o projeto FX-10.000 escolherá um novo caça no ano de 2124?

carvalho2008

Se a critica ao Gripen era de ser um caça de papel, porque não existia…quanto mais o projeto Sul coreano…..que somente agora é qe está saindo….

e o GAP? se os F5 nem AMX vao conseguir esperar o Gripen, o Sul Coreano tem cronograma 10 anos mais atrasado….e?………

Charle

Pode ser. Mas agora corre-se o risco do mesmo jeito de ficar sem caças. Pelo menos talvez com muita sorte venham os velhos F-16.

Nilo

Entre a indústria aeronáutica sueca, tradição em inovação tecnologica e originalidade e a cópia e cola e engenharia reversa sulcoreana sou mais a Sueca.

Charle

Compreendo. Eu prefiro o copia-cola de alta qualidade sul-coreana.

Last edited 4 meses atrás by Charle
Moacir Medeiros

Sem dúvida o grippen é o melhor jato em disponibilidade no momento, super moderno, ágil, eficiente, manutenção barata e fácil, o Brasil poderia ter comprado 100 desses jatos estaríamos bem guarnecidos nossa soberania. Custo-benefício sem sombra de dúvida.

Marcelo Tatsch

Como ficarão os suecos ao ver partes de Gripen C/D abatidos, sendo expostos em frente ao Kremlin. Um caça que ainda é o ponta de lança das defesas suecas.

Fora, o marketing negativo contra o novo Gripen E. Os futuros clientes e os atuais, vão adorar!!!

Last edited 4 meses atrás by Marcelo Tatsch
António Rodrigues

Só um aparte da discussão, já foi dada autorização para negociações para o A29N para Portugal

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-conselho-ministros/88-2024-871763926

Heinz

Do mesmo jeito que ficou o SU35, SU34, A50 dos russos quando foram abatidos, vão continuar sendo a ponta de lança

Bruno

Isso aí Heinz!

Pet

Agora era a hora da Suécia como parceiro do Brasil no projeto do Gripen NG, ser maleável e negociar esses Gripens C/D para caça tampão em vez do F-16. Seria mais vantajoso para ambos!

Matheus R

Ao que parece, nem FAB, nem governo cogitaram esses Gripens.

Bardini

Uma década atrás, se discutiu abertamente a necessidade de caças para atuar como tampão durante o longo período de implementação do F-X2, que tinha escolhido o Gripen. . E esta questão de demonstrar a necessidade por um tampão, se deu dentro do contexto e ilusões do cronograma original, em que no ano de 2024, uma década depois, estes caças deveriam estar operacionais e com FOC sendo estabelecido, em conjunto com a finalização das entregas do primeiro lote. . Dentro de tudo o que foi tratado, a Suécia não cedeu um mísero punhado de Gripen C/D para o Brasil, ao longo… Read more »

Last edited 4 meses atrás by Bardini
Matheus R
Last edited 4 meses atrás by Matheus R
Bardini

Isso aí era o leasing, onde eles jogaram o preço na Lua e a FAB simplesmente não teria como bancar. Aquilo custava tanto dinheiro, que seria mais factível modernizar todos os Mirage 2000 dentro da oferta oferecida pela Dassault…

Last edited 4 meses atrás by Bardini
Camargoer.

A FAB não precisa de Gripen C. Precisa de Gripen E novos

Jagder#44

Fala isso pro Haddad.

Camargoer.

Creio que, neste caso, o problema é na FAB. O MInFaz, MinPlan e Senado vão avaliar o que for proposto pela FAB.

Mas a ideia de enviar uma mensagem para o Mucio, Haddad e para a Tebete de devolver qualquer proposta de F16 ou outra coisa de segunda mão parece boa.

Infelizmente, eu tinha acesso ao Ministro do MCT que substitui o Pontes (na época eu ocupava cargo de chefia). Agora não não mais.

Fabio Araujo

Quantos Gripens C/D estariam disponíveis para serem enviados para a Ucrânia? Com a chegada dos Gripens E esse número vai aumentar, então esperar um pouco vai terminar sendo positivo.

Fabio

EUA querendo queimar F16 e Gripen para depois empurrar F35 pra repor. É só a $$máquina$$ de guerra americana em ação.

Last edited 4 meses atrás by Fabio
Willber Rodrigues

Duas coisas:

1- se nem o F-16, cujo pilotos ucranianos, supostamente, estão sendo treinados desde a invasáo da Criméia, tem data concreta pra serem enviados, quanto tdmpo demorará pra disponibilizarem esses Gripens pra Ucrânia?

2- a Suécia / SAAB estão preparados pra terem as imagena de um Gripen sendo abatido rodando o mundo?

Bruno

Qualquer fabricante está preparado pra isso. É equipamento militar e não equipamento indestrutível. Que coisa difícil de entender!

Dudu

Só acredito vendo.

Orivaldo

Falaram isso dos Himars Atcm, F16 ………

Last edited 4 meses atrás by Orivaldo
Infocosta

Mexer com quem está quieto da nisso. A Rússia precisa entender de uma vez por todas que não tem direito nenhum sobre a Ucrânia. Atacar uma nação com argumentos mentirosos não lhe dá direito nenhum. Só desejaria que os Países da Otan armasse a Ucrânia até os dentes só para ver o Putin com cara de derrotado, talvez assim aprenda uma lição e que somente pela razão nunca nem pensar invadir uma nação soberana.

Fabio

ui… já se perguntou o porquê da otan não fazer isso se eles podem, preferiram deixar 600mil ucranianos morrerem no conflito.

Last edited 4 meses atrás by Fabio
Jaguar

OFF TOPIC : https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/07/12/jato-de-guerra-cai-e-explode-durante-treinamento-na-polonia.ghtml

M-346 caiu durante treinamento na Polônia. As imagens são assustadoras, Acho que não houve ejeção.

Matheus R

O piloto se ejetou, mas morreu por conta dos ferimentos.

Last edited 4 meses atrás by Matheus R
Fabio

Tá igual ao treinamento daquele leopard 2 que perdeu a torre batendo o cano numa árvore.

Last edited 4 meses atrás by Fabio
vendéen

Bonsoir le Brésil, Parece que li que os pilotos ucranianos tiveram a oportunidade de testar o Gripen C/D na Suécia (a ser verificado?). Ignorando (alguns segundos haha) a complexidade representada pela manutenção (MCO) de ter vários lutadores diferentes. Entendo perfeitamente que este caça representa um certo interesse para o exército ucraniano porque o Gripen C/D no contexto do conflito tem algumas vantagens significativas: Sua dependência de bases aéreas pode ser reduzida (ser usado a partir de uma estrada ou rodovia bastante larga — A manutenção pode ser simplificada tanto quanto possível). Além disso, entre outros mísseis, pode disparar mísseis Meteor… Read more »

Fábio

Americanos: ” como assim enviar caças gripen? A guerra é nossa, somos os donos da Otan, a prioridade são nossos caças $, não venham furar nossos olhos, cai fora”
A guerra é altamente lucrativa e quando a Ucrânia acabar, tem Taiwan pra continuar com os lucros.

Bruno

Que comentário bizarro.

Heinz

Excelente notícia, assim poderemos saber como o gripen se sairá num ambiente altamente contestado

Desc

Suécia quer mostrar que o Gripen também é bom de briga.