Senado dos EUA avalia transferir jatos de ataque A-10 Thunderbolt II aposentados para a Jordânia

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O Comitê de Serviços Armados do Senado dos Estados Unidos instruiu o Secretário de Defesa, Lloyd Austin III, a explorar a possibilidade de transferir os Fairchild Republic A-10C Thunderbolt II aposentados para a Jordânia.

No projeto de lei da Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA) do ano fiscal de 2025, divulgado em 8 de julho, o Comitê delineou a potencial transferência da aeronave de ataque para a Jordânia com a exigência de que o Secretário de Defesa também avaliasse a capacidade da Jordânia de manter a aeronave por conta própria.

Aviões de ataque A-10 Thunderbolt II desdobrados na Jordânia em 2023

FONTE: The Aviationist

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Leandro Costa

Eu aceitaria um. Seria ótimo quando o RJ finalmente fizesse eu surtar.

Amaury

kkkk, não deixa de ser um lindo avião… (gosto é gosto)

Leandro Costa

Concordo totalmente.

Antônio jose

12 unidades para o Brasil, seria maravilhoso.
Mas a “parceria estratégica” tipo senhor escravo entre E.U.A e Brazil , não para nós, meros paus mandados !

Felipe M.

Pra que?

Nenhum tipo de aplicabilidade no contexto atual ou visualizável, para se pensar em um avião desses, que continua cumprindo sua missão com excelência, mas deve ser extremamente caro de se manter e operar.

Temos o ST para as missões que esse avião poderia desempenhar aqui e estamos muito bem, obrigado, com ele.

Santamariense

Acho que não tem a menor lógica um avião desses na FAB. Mas, quanto ao custo, talvez esse esteja aumentado hoje, com todo o tempo já decorrido de serviço e sua alta utilização, que causam maiores custos de manutenção. Até porque não tem nada de grande complexidade. Talvez o que seja mais caro é o próprio canhão e sua munição, até porque pode-se dizer que o A-10 é um avião feito ao redor do canhão.

silvom

mais sucata…

RDX

A Jordânia está querendo o A-10 para realizar tarefas COIN. A Jordânia percebeu que seus F-16 além de inadequados para tal função estão sofrendo desgaste excessivo. Lembrando que a nossa aeronave COIN é o A-29.

Welington S.

Não ironicamente, a EMBRAER já disse que existem outros países interessados no A-29N. Pode ser que a Jordânia seja um desses.

Rommelqe

Concordo. Liberar o A-10 é uma forma de dificultar a a venda dos A29N

Alexandre

Mas os EUA também vendem o Super Tucano – montados a partir de kits CKD pela Sierra Nevada Corporation e financiados via FMS – para países parceiros, como a Nigéria.

Santamariense

Os A-29 construídos nos EUA são montados na planta sa Embraer de lá. Depois, são levados para a Sierra Nevada, onde recebem seus sistemas.

109F-4

BB (bruto e bonito).

vendéen

Bonjour le Brésil,

Esta aeronave projetada em torno de um canhão que pode disparar mais de 3500 projéteis/min ainda merece respeito. A “grande fera” cuja principal missão era quebrar os veículos blindados do Pacto de Varsóvia continua a ser o avião emblemático da Guerra Fria.
O A-10 pode ser interessante para a Jordânia se o ambiente em que opera não for muito contestado (?).
Resumindo, caso o negócio se concretize, a manutenção ainda será complicada (disponibilidade de peças (?)).

Felipe M.

continua sendo um baita avião.
Manter isso que deve ser dose ($).
Para os jordanianos, não deve ser problema.

Tomara que deixem isso de lado e olhem para o ST.

NUNES-NETO

Esse ainda faz muito estrago..

JuggerBR

Num mundo de drones e manpads descartáveis, com MBT se tornando alvo fácil, faz sentido esse avião?