Força Aérea do Peru prepara concorrência para substituir os MiG-29 e Mirage 2000
Segundo o Comandante da Força Aérea do Peru, General Chávez Cateriano, em entrevista ao site Pucará, a FAP está em processo de recuperação de capacidades para enfrentar desafios como a proteção do espaço aéreo e o combate ao crime organizado.
Destaca-se o processo de seleção de novos aviões de combate para substituir os antigos MiG-29 e Mirage 2000. Três modelos foram pré-selecionados e a decisão final será tomada pelo governo, com uma competição pública internacional para garantir transparência. O comandante da FAP preferiu não informar, na entrevista, quais são os três concorrentes pré-selecionados. A FAP também está evitando intermediários nas negociações, economizando recursos.
O General Carlos Enrique Chávez Cateriano cita a criação do Comando Espacial e Ciberespacial, em parceria com a Força Espacial dos EUA, e o desenvolvimento do “Puerto Espacial Peruano”. A FAP também está modernizando o satélite Perusat e planeja adquirir um satélite de telecomunicações.
Um ponto importante é a recuperação de ativos, como a modernização de aviões Twin Otter 300 e a recuperação da capacidade de reabastecimento em voo com aviões KC-130H. A FAP está expandindo sua frota logística com a aquisição de Boeing 737-800 e mais unidades C-27J Spartan.
Além disso, há colaborações internacionais, como a produção de peças para o FA-50 com a Coreia do Sul. A FAP também participa de exercícios internacionais e reforça a integração regional contra atividades ilícitas. A modernização inclui a adaptação dos currículos acadêmicos para preparar oficiais e técnicos para novas tecnologias.
Será que cabe uma oferta de Gripen aí ❔ Alô FAB/Saab, a hora é agora
FAB?
Pensei o mesmo, nossa linha de produção mal está dando conta da FAB que dirá mais encomendas. Os suecos que se empenhem na empreitada …
Se a Fab pagar a Saab, aí vem, se não….
Essa é a diferença entre vc comprar um caça e vc fabricar um caça, abrir mão das suas entregas em prol de conseguir mais venda oque é melhor ? e outro detalhe a capacidade de produção esta aumentando diferente do números de aeronaves vendidas.
Caro. O Nunão fez uma matéria sobre a produção do Gripen na Embraer que tem capacidade de ampliar a produção havendo demanda
Ou eles não leem ou optam por não lembrar…
O famoso ‘o que não entra na minha narrativa, eu ignoro, e quem sabe as pessoas esquecem.’
A FAB não tem nada a ganhar com vendas do Gripen para outros países, no máximo ter mais garantias de ter um produto com mais países usando, mais tempo de fabricação e peças de reposição, mais conhecimento sobre o produto e do uso.
Quem ganha dinheiro é a Saab, a Embraer e Akaer e AEL se forem vendas na América do Sul.
Olá Cris. Você tem razão, mas é razoável lembrar que as força aéreas dos países fabricantes de aeronaves servem como vitrine de venda.
Neste aspecto, considerando que qualquer exportação resulta em ganhos para o governo central se sendo a FAB um órgão do governo, ela pode participar do esforço para a venda do Gripen
Bom, se isso garantir “mais tempo de fabricação e peças de reposição, mais conhecimento sobre o produto e do uso.”, então não é correto dizer que a FAB não tem nada a ganhar.
É só lembrar porque o A-1 está saindo de serviço.
Peru é um bom cliente da Coréia do Sul, tanto a Força Aérea (treinadores KT-1) quanto a Marinha (corvetas) já tem contratos com a Coréia. Eu apostaria em caças FA-50 (talvez a inédita versão monoposta) e mais para frente o KF-21. Também era um bom cliente da Rússia, mas as sanções ocidentais fecharam esse mercados para os russos.
Também penso isso.
O Peru está ocidentalizando seu arsenal , e tendo em vista o mercado de defesa e levando em consideração a relação custo beneficio das opções … O KF-21 faz bastante mais sentido. Em 2040 ( sendo otimista) caças de 4,5 geração estarão obsoletos como vetores de superioridade aérea , ou seja, em apenas 16 anos!
Dificilmente países sul americanos terão acesso a aviões de 5o. geração em um futuro próximo. Lembrando que o KF-21 é uma aeronave da mesma geração que o Gripen. E francamente, não acho que o avião coreano seja superior ao brasileiro.
Nem os americanos pretendem abandonar aeronaves da geração 4,5 a curto e médio prazo e eles serão usados por muitos anos ainda. E o mais importante: não há dados confiáveis sobre a utilização de aviões de quinta geração em combates de alta intensidade.
Ocidentalizando por uma questão econômica mais que técnica, se a China chegar com uma proposta com os dois quesitos, eles levam.
O Peru tem experiência com material não ocidental, então trocar Rússia por China, não e difícil
Eles sempre compraram dos Rússia, mesmo em tempos de união soviética em plena guerra fria, não acho que as sanções contra a Rússia, que vamos ser sinceros, sempre teve, só aumentaram por enquanto, vá ser decisivo na escolha.
Não digo que o caça seja russo, mas pode ser da china, pois tem tecnologia similar e os peruanos ja tem experiência com material militar não ocidental.
Caber cabe mas eles vão de F-16 mesmo.
“ Três modelos foram pré-selecionados e a decisão final será tomada pelo governo…”
Se o Gripen E/F está entre os 3 finalistas, é porque a SAAB já fez o que precisava, que era apresentar o avião, suas características e capacidades, além de uma proposta de negócio. Se o avião sueco não está entre os 3 finalistas, sinto muito, não tem chance. Portanto, a hora não é agora…em qualquer das situações, essa hora já passou.
Gripen, F-16V e Rafale geralmente são os finalistas
Bonjour Iran,
Concordo com você nesta suposição em relação aos finalistas.
Especialmente se os líderes peruanos não quiserem ficar demasiado dependentes da indústria aeronáutica sul-coreana.
Não devemos esquecer que eles já possuem o avião de treinamento KT-1P Woongbee e em breve terão o F/A-50 Fighting Eagle.
Não coloque todos os ovos na mesma cesta (?) lol
Acho que tem um chinês aí, a China e importante parceiro comercial e o Peru tem problemas com vizinhos, não sei se outra guerra estourar, eles vão querer depender tanto da boa vontade do ocidente!
Problemas por problemas, o Peru teve e tem alguns com a China por conta da pesca predatória que esta pratica em águas peruanas ou em suas imediações.
Política e economicamente falando, os finalistas e um americano(F-16), um Chinês(J-10), e um europeu (gripe). A Coreia do Sul, assim como a Rússia, não teriam como oferecer compensação econômica comercial para um negócio desse tamanho. Se bem que o Peru sempre foi cliente dos Russos, até em plena guerra fria e nunca foi um país de esquerda, não sei qual era a troca comercial com a Rússia e se ela ainda existe, acredito que era por combustível e também para ter certas independência do ocidente, pois o Peru tem problemas com os vizinhos, já teve até uma guerra recente, e… Read more »
Acho bem mais provável o KF21 no lugar desses J10.
Seria uma boa, se no Peru tivesse uma saqueadora de poder pro americano. Sem a menor chance para os gripens, ela está no colo dos americanos.
Acho que a Saab fará uma oferta. Seria razoável que o governo brasileiro participasse da costura diplomática.
Estou na torcida para os sul coreanos com o “boomarae”.
É como torcer contra a seleção Brasileira em uma Copa do Mundo por pura birra, ou como um amigo fez, porque apostou uma grana contra (e ele ganhou!)
Torcer contra por qual razão?! Um Peru com força aérea inoperante beneficia aos negócios de quem? A mim é que não é…
Ele quer dizer que seria mais sensato torcer pelo Gripen, pois beneficiaria a linha de produção da Embraer…
Olá Leandro, com a vantagem do Gripen ser muito melhor que o Neymar…
Um é fly by wire e o outro está sempre caindo
“Boramae”
Duvido que comprem bimotores. Aposto no F16 Block 70, e poucas unidades, talvez 14 ou 16.
Acho difícil também. Uma coisa é um bimotor rústico e simples, como o MIG-29, outra bem diferente é um bimotor high tech, como Rafale e Typhoon. Apostaria em uma disputa entre Gripen E, F-16 Block 70 e uma versão mais parruda do FA-50 ou algum chinês, como o J-10 ou JF-17.
Eu penso justo o contrário , FA-50 provavelmente substituirão o SU-24. E o novo vetor deve substituir os Mirage e MIGs 29 em um numero parecido com os atuais. O Peru é vizinho do Chile e do Equador …os chilenos em breve devem estar negociando F-35.
Você é otimista demais, amigo. F-35 é para aliados próximos e membros da OTAN.
foi oferecido a nós!
Nunca foi. Não houve nenhuma proposta formal. O avião oferecido pela Lockheed Martin no F-X2 foi o F-16BR, versão customizada do F-16C/D Block 50/52.
F-35 não está disponível para a América Latina.
Foi oferecido à nós sim, mas de prateleira, por fora do FX2.
Está enganado, amigo.
Foi oferecido, por venda direta, de prateleira. Isso ocorreu na época que o Jobim era MD e o Santa o Comandante da Aeronáutica.
Saito*
Olá Alex… quando a FAB abriu o Fx2, a Lockheed ofereceu o F16 e a Boeing ofereceu o F18. Na primeira etapa de avaliação, o comandante da FAB e o ministro da defesa visitaram todos os fabricantes. Durante a visita na Lockheed para ver a linha de produção do F16, a comitiva brasileira foi convidada para visitar a linha do F35. Neste momento, o F35 foi oferecido para a FAB. Esta oferta era para a compra direta do F35, uma importação simples, mais ou menos como foi oferecido para a Polônia. Sem ToT, sem participação da Embraer na produção de… Read more »
https://www.aereo.jor.br/2009/12/01/o-dia-em-que-o-ministro-jobim-descartou-o-f-35/
Foi migué essa oferta, EUA jamais nos ofereceriam algo que eles tem de mais moderno. Na concorrencia para os caças no final dos anos 60, vencida pelos Mirage III, eles nem ofereceram os F-4…
Bem…. temos as declarações do Jobim e do Saito afirmando que o F35 foi oferecido… o que você tem para afirmar o contrário?
Foi oferecido ao Chile também em 2015 se não me engano
Na verdade, foi um jornalista que falou que tinha sido oferecido. Mas não há nenhuma posição oficial. Apenas boatos.
Olá Dan. Tem a declaração do Jobim dizendo que o valor pedido pela Lockheed para a exportação do F35 para o Brasil sem ToT e sem participação da industria brasileira na sua produção seria muito caro para o Brasil.
Perceba que Jobim destaca o fato do preço ser para uma importação direta. Poderia ter sido diferente se o F35 tivesse sido oferecido nos termos do Fx2, ou seja, acesso ao código-fonte, Offset e participação da Embraer na fabricação do avião.
Não sei de onde você tirou essa informação, amigo. Até onde sei, os EUA nunca ofereceram o F-35 para o Brasil.
Olá Dan.
Tem uma matéria na FSP com as declarações do Jobim e do Saito
https://www.aereo.jor.br/2009/12/01/o-dia-em-que-o-ministro-jobim-descartou-o-f-35/
Su-25, não 24.
Su-22. Nem um nem outro.
Os Peruanos tem SU-25 também.
Su -22 já foram desativados pelo Peru há muitos anos. Os Su-25 eles operaram até o ano passado, pelo menos é parece que estão sendo modernizados.
Também acho que você está muito otimista. O Peru já recebeu oferta de Typhoons de segunda mão e não teve grana, imagine para comprar – e manter – qualquer bimotor no estado da arte zero km. O KF-21 não deverá ser muito mais barato que isso não… Sobre o Chile e F-35, acho o mesmo. Os chilenos não conseguiram comprar mais do que 10 F-16 novos, e recentemente fizeram uma modernização bastante simples neles. Provavelmente eles só terão F-35 quando algum país resolver se desfazer e surgir a oportunidade de compra de segunda mão por um preço baixo, coisa pra… Read more »
Vão acabar comprando é F16 usados
E os três modelos pré_selecionados?
Os coreanos já alisam essa concorrência há anos.
Quais os 3 modelos que disputarão?
Na entrevista original, o comandante da FAP preferiu não informar, conforme o trecho abaixo. “PD: ¿Puede decir qué modelos son los tres que ya están preseleccionados? GCC: En algunos medios ya han dicho varios nombres, pero yo prefería no mencionarlos en este momento, porque la política es finalmente la que decide el equipamiento para la defensa del país. A pesar de que la Fuerza Aérea ya tomó una decisión de carácter técnico y operacional y tenemos que esperar nosotros la decisión política, porque hay seguramente otros elementos de juicio no a mi nivel y que pueden alterar el curso de… Read more »
Aí o político não libera o dinheiro e fecham f16 usados e tocam a vida….
Fiquei curioso agora…
Creio que não demora muito para os Chilenos abrirem licitação também , na qual o F-35 deve ser favorito.
Difícil que F-35 seja oferecido a país da América Latina.
Chile não tem dinheiro para comprar e manter o F-35 é um caça muito caro.
Concorrência com cheirinho de marmelada, principalmente se o KF-21 participar e ganhar.
Espero que a EMBRAER consiga vender Gripens aos peruanos . . .
Vou dar um chute sobre os pré-selecionados: F-16 Americano da nova versão, Rafale Frances e Gripen Sueco. Considerando que eles vão dar preferencia a modelos de quarta geração e meia.
Pelo grau de parceria recente na área de aviação com a coreia é muito mais plausível no lugar do Rafale estar o KF-21 ou K-50, lembrando que dessas 3 o mais caro é o Rafale, e não acredito que a verba para essa compra seja muito grande.
E o KF-21 seria mais barato que o Rafale por que?
O Peru era alinhado ao bloco soviético para operar MIG-29 e depois para a Otan para possuir Mirage 2000?
Salvo engano, os Mirage 2000 foram adquiridos nos anos 80 e os Mig-29 após a dissolução da URSS dos excedentes de alguma das ex-nações soviéticas.
Negativo! O Perú começou a comprar armas da extinta União Soviética na década de 70. Naquele tempo eles lutavam contra o Sendero Luminoso, guerrilha comunista financiada pelos chineses que, na época, eram grandes rivais dos soviéticos por questões fronteiriças, influência na África, que estava lutando pela independência das potências europeias, etc. . A geopolítica da guerra fria era muito mais abrangente do que os maniqueísmo de “bem” e “mal” de hoje. Exemplo: os soviéticos forneceram mísseis antiaéreos para que os argentinos lutassem contra os ingleses, em 82, por meio da Líbia de Al-Kadafi. Mesmo sabendo que os argentinos perseguiam os… Read more »
Os Su-22 peruanos foram recebidos, novos de fábrica, em 1977. Já os Mig-29, a partir de 1996, e os Su-25, em 1998, foram adquiridos usados, da Bielorrússia.
Huuuummmmmm deixa eu adivinhar, o vencedor vai ser o FA 50 da KAI que vai preparar o caminho para KF 21.
Show!
Creio que o FA50 não seja um avião apropriado para substituir os Mirage2k. Os países que adotarm o FA50 possuem uma primeira linha de maior desempenho.
Verdade mas manteria a frota atualizada, com um grau razoável de capacidade, ao mesmo tempo em que mantém a proficiência dos pilotos e economiza dinheiro para uma futura aquisição do KF21.
Se conseguirem impor um ritmo de renovação, seguindo essa linha, estarão melhor que nós.
.
Não digo no aupertrunfo entre as aeronaves, falo do fluxo de substituição de meios.
Esquece gripens gente, eles vão de f16 resta saber o block, gripen E é um recém nascido em fase terminal.
Não têm almoço gratis eles vãp produzir peças p F-50 , vcs acham que na negociação nao entrou a compra de algumas unidades?Peru tá alinhado com a Korea.
Peru com um PIB que é menos que 20% do PIB Brasileiro, em franco fortalecimento efetivo de suas forças armadas (Construção de 6 Fragatas, Caças de 5° geração, substituição dos Miragem 2000 e MIG 29) enquanto nós com 8 SAAB Gripen. Que papelão.
De tudo que você listou a única coisa de concreto é a aquisição de uma fragata, que acho que nem começou a ser construída ainda. As outras 5 são um mero plano de aquisição, tal qual nossas escoltas de 6 mil ton, e nenhum caça foi adquirido ainda, muito menos de quinta geração.
FA-50 ou F-16
Bonjour je suis francais et en France on parle d une commande pour 20 à 24 rafales par le Pérou
C’est trôp cher par le Pérou.
C´est possible!
É a imagem do Papa abaixo da bandeira do Peru ali no Mirage 2000?
Eu acho que é. kkkkkkkk
América Latina sendo América Latina. 🫠
Será que foi da visita do Papa em 2018?
Bem lembrado.
A FAB ostentou um selo do Santos Dumont durante o centenários do 14Bis
Podem ter sido as escoltas do Aeropapa.
Chuto no Mig 35, Rafale e F-16 nessa final aí..
MiG-35 é irreal, uma vez que os próprios peruanos já disseram que o país começará a comprar equipamentos militares americanos, europeus ou asiáticos. É meta, das forças armadas peruanas, deixarem de utilizar equipamentos russos.
MiG-35???? Mais fácil que seja o Qaher-313 iraniano.
Oportunidade para a FAB comprar Mirages.
Os Mirage 2000 do Peru têm mais “relógios” no Cockpit que a quantidade de relógios que o Maradona usava.
Não fala isto, vai que alguém FAB vê e se empolga
Só se for no sentido original do termo, de miragens mesmo.
Riso… cuidado que tem gente que vai levar a sério..
a cada dia que passa, parece mais necessário avisar quando se faz uma piada
Verdade Professor.
O Mirage 2000P nada mais é do que um Mirage2000C RDI tal como os que a FAB já desativou a 11 anos…
Nem isso. Os Mirage 2000P peruanos são a versão de exportação do Mirage 2000C. As versões de exportação não contavam com o radar RDI e sim, o RDM, mais simples e menos capaz que o RDI.
Recentemente assinaram a papelada para a construção de peças do FA-50. Está se construindo, para o futuro da FAP, o KF-21; é somente uma questão de tempo. A meu ver, é extremamente capaz de vermos os peruanos operando caças de 5ª geração, do que vermos, a FAB, operando caças de 5ª geração; na matéria relacionada a assinatura eu disse isso. Na FAB, é F-39 Gripen pelos próximos 30 anos e olhe lá, se não levarem o caça ao extremo, como os F-5s, por exemplo. No mais, veremos como irá desenrolar.
O KF21 não é de quinta geração e não se tem ideia ainda de quando a versão 5G estará operacional.
Off topic: a FAB criou o Centro de Defesa Cibernética. Matéria boa pros marretas.
Olá Rinaldo Isso é bom, mas creio que há uma dispersão de esforços. O EB já tem isso e creio que a MB também…
Sempre defendo que estas ações devem estar subordinadas ao MinDef e integrando as três forças.
Seria se o MinDef fizesse seu papel!
Algumas mídias estrangeiras indicam que os 2 grandes favoritos são: Dassault Rafale e KF-21 Boramae. Alguns até indicam a possibilidade do Rafale substituir a frota de Mirage 2000 e o Boramae substituir os MiG-29, mas eu acho muito difícil isso. Matérias recentes indicam o interesse do Peru em fechar a compra de 20 ou 24 FA-50. Resta saber se esses caças entrariam como candidatos ou se são vistos no Peru como um caça mais leve e inferior, para substituir os Su-22 e além destes adquirirão Rafale ou KF-21. Caso o Peru adquira 24 FA-50 + 24 Rafale ou Boramae, terá… Read more »
O Peru não tem recursos para adquirir e operar o Rafale. KF-21 é um devaneio. O mais provável é a aquisição de até 24 FA-50. Outras fontes citam o interesse no F-16…mas não esclarecem se são aeronaves novas ou usadas.
O Su-22 foi desativado há mais de uma década.
Opa, errei. O correto é Su-25. Obrigado
Os FA-50 caem bem para substituir os Su-22/25, A-37s entre outros, para substituir os Mirage 2000 e Mig-29 precisa de algo melhor em termos de desempenho , sim concordo que o Rafale seja um dos favoritos pelas relações entre os dois paises.
Acho dificil o KF-21 emplacar pelo fato de ser um produto novo , precisa provar muito em termos de desempenho entre outras coisas …complicado jogar todas as fichas somente nele como vetor, isto abre caminho para outras possibilidades como o Gripen…
Olá MH. Considerando as tendências no mundo, creio que o Peru também irá unificar a frota, talvez adotando a “solução chilena”, que seria a compra de um esquadrão de aviões novos mesclando com um grupo de aviões de segunda mão, talvez padronizando a aviônica. Neste caso, o favorito seria o F16. Suponha a aquisição de 12 ou um pouco mais de aviões novos e que a própria LM faria uma modernização de um número parecido de aviões de segunda mão para o mesmo padrão. Eu não acredito que o Peru irá usar um avião birreator como o Rafale, Eurofighter ou… Read more »
Sim, mas existe a questão da rivalidade com o Chile. Dependendo de como está esta “rivalidade” na cabeça dos políticos peruanos, o F-16 perde força e um caça bimotor, mesmo sendo mais caro, ganha força, pois o desejo pode ser justamente um caça que “prometa” ser mais capaz que os F-16 chilenos.
Então faz sentido os relatos de algumas mídias peruanas que o Rafale é um dos favoritos.
Segundo essa entrevista do Comandante da Força Aérea do Peru foram avaliadas aeronaves norte americanas, europeias, russas e chinesas. Aparentemente não foram consideradas as opções sul coreanas. “Nesse contexto. Que medidas estão sendo tomadas para recuperar as capacidades da Aviação de Combate? Concluímos o Estudo Definitivo para aquisição de novos caças. As apresentações correspondentes ao setor de defesa foram feitas e aguardamos uma definição. Existe, o que não havia há muito tempo, vontade política ao mais alto nível de governo para renovar estes sistemas, entendendo que o ciclo de vida da nossa Aviação de Combate já está próximo. Foram avaliados… Read more »
Notícia interessante
https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4902210/seman-peru-producira-250-piezas-caza-ligero-kai-fa-50
Pqp, o Peru, país muito mais pobre que nós opera (e já quer substituir) Mirage 2000 e Mig-29. Enquanto nós ficamos 50 anos voando F-5, que nem no seu auge foi um caça de 1a linha.
Isso tem muito tempo. O Peru comprou seus Mirage 2000 na década de 80 e os MiG-29 na década de 90.
Atualmente, a FAP possui 11 Mirage 2000 e cerca de 10 Su-25 (recentemente modernizados e reintegrados ao serviço ativo). Os últimos Mig-29 (cerca de 7 da versão SMP) foram retirados do serviço ativo.
MiG-29, Mirage 2000 e F/A-18 são excelentes plataformas, mas não possuem um programa de modernização do mesmo nível do F-16.
Bem, se a opção for por vetores novos, provavelmente a melhor venda de prateleira seria o Gripen E/F da Embraer/Saab.
Além da consolidação de uma parceria estratégica em nível continental, a possibilidade de aumentar a integração em exercícios e treinamentos, como o Cruzex.
É hora de envio de cartas por parte da Embraer e do comércio de relações exteriores.
Em termos de custoxbeneficio e de capacidade/ tecnologia, a melhor opção é o Gripen E. O problema é se a FAP vai seguir a visão técnica. O Gripen é muito subestimado, enquanto que o Radale, o Typhoon e o F15 são superestimados.
Cara, um país que está em 51° lugar na lista de PIB quer comprar um caça que custa tão caro que o Brasil descartou pelos custos p operar?