A China está planejando sua primeira missão de impacto em um asteroide como parte da defesa planetária. A missão terá um duplo propósito: uma espaçonave impactará o asteroide enquanto sua parceira observará a rocha espacial para aprender mais sobre o sistema solar e sua formação.

A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) pode ter selecionado o alvo — o objeto próximo à Terra (NEO) 2015 XF261, um asteroide de cerca de 30 metros de diâmetro. Segundo o banco de dados de pequenos corpos do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, o 2015 XF261 passou a cerca de 50 milhões de quilômetros da Terra em julho de 2023.

A Sociedade Planetária relatou que este é o mais recente desenvolvimento nos planos de missão de impacto de asteroides da China, que recentemente tem mostrado maior interesse em defesa planetária. Um artigo no Journal of Deep Space Exploration discutiu a missão proposta, destacando que será uma demonstração de defesa contra o risco potencial de asteroides próximos à Terra.

A missão planejada segue os passos da missão de defesa planetária da NASA, o Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo (DART), que em setembro de 2022 impactou o pequeno corpo do sistema binário de asteroides Didymos. O impacto do DART foi considerado um sucesso ao desviar a órbita dos asteroides.

Em outubro de 2024, a Agência Espacial Europeia (ESA) lançará a espaçonave Hera para o sistema Didymos para avaliar ainda mais o impacto da missão DART. A missão chinesa combinará o trabalho do DART e da Hera, impactando o NEO e observando seu alvo por um período entre seis meses a um ano após a colisão.

Asteroides como o 2015 XF261 são vistos como materiais não alterados desde a formação dos planetas há 4,6 bilhões de anos, oferecendo a oportunidade de estudar os blocos de construção originais do sistema solar. A missão da CNSA deve ser lançada antes de 2030, com a escolha final do alvo dependendo do cronograma de lançamento.

A missão inicial de defesa planetária da CNSA, planejada para 2025, tinha como alvo o asteroide 2019 VL5, de tamanho semelhante ao 2015 XF261. No entanto, a CNSA parece ter mudado seu foco para o 2015 XF261, que estará mais próximo da Terra em diversas ocasiões entre 2027 e 2030, proporcionando oportunidades ideais para a missão de impacto.

FONTE: Space.com

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis

OFF Topic :
Gostaria de saber como faz para sugerir uma reportagem.
Queria sugerir uma reportagem sobre os detalhes daquela quase venda da Embraer para a Boeing.
Achei pertinente e extremamente importante tratar desse tema neste site que conta com editores e leitores com vasto conhecimento na área. Vou deixar abaixo o endereço da reportagem que li. Desde já agradeço a atenção.

https://www.defesanet.com.br/demb/como-a-embraer-foi-salva-da-destruicao/

Santamariense

Tem montes de artigos aqui mesmo no Poder Aereo sobre isso, publicados naquela época.

Charle

A fina ironia do milênio seria essa. O Ocidente fomentando uma guerra na Europa que já deveria ter cessado ao mesmo tempo em que prepara um problema grande com a China e então, de repente, o mundo se vê confrontado com uma ameaça de proporções cósmicas e cataclismicas.

Last edited 1 mês atrás by Charle
André Bueno

Que colcha de retalhos…

Fernando Vieira

Ainda temos o Bruce Willis. Não sei como ele está mas se a Terra precisar acho que ele não se negará.

Willber Rodrigues

Bruce Willys está com uma doença degenerativa, e o Aerosmith se separou, então tambem não teremos a trilha sonora pra isso.

Teremos que achar um substituto.

Leandro Costa

comment image

Willber Rodrigues

Esse aí eu tô “guardando” na esperança de que, um dia, o Del Toro faça um Hellboy 3.

Por gentileza, ache outro ator. Talvez o Tom Cruise?

Comenteiro

Vai ter um novo Hellboy sem nenhum deles no barco… O trailer já está nos Youtube da vida e parece que desagradou até quem nem ligava para o personagem.

Fernando Vieira

Mas ainda temos o intrépido cosmonauta Lev Andropov?

Leandro Costa

Acho que ele foi suicidado por dinossauros em algum Jurassic Park da vida.

Nossa única esperança acho que é….

comment image

Jorge Cardoso

Plunct, plact, zuuum, eu vou acender mais um…

Fernando Vieira

Só que até selar, carimbar, avaliar e rotular o asteróide já caiu aqui.

Leandro Costa

Burocracia, meu caro! C’est la vie!

Deutsch

Kkkkk essa foi boa

Felipe M.

Podemos tentar enviar o Mike Baguncinha nessa missão.
No mundo da lua, ele já vive!

Groosp

CNSA, Space Command…sempre um Trekker fazendo o logo.

Fernando Vieira

Vida longa e próspera

Marcelo Andrade

Ja vão mexer com que esta quieto!!!!

Jmgs

O chineses são muito bonzinhos.

Felipe M.

olha lá hein chineses, não vão vacilar e desviar esse negócio pro rumo da terra!

JHF

Eles já cultivaram soja no solo lunar, na parte quase escura. Vão tentar fincar uma base perto de crateras cheias de água e vivem fazendo filme com a terra cheia de jatos para viajem interestelar….. Se piscar chegam a Marte antes do Elon e ainda vão arrumar treta defensiva com quem começar a minerar do de eles decidirem prospectar. O 2050 já está ahi na volta da esquina….

willhorv

Olha…sabemos da história que de tempos em tempos, algo cósmico se choca com a terra e um exemplo de maior magnitude, foi responsável pela extinção dos dinossauros e início da era glacial….posto isto…meus parabéns aos chineses….possivelmente vamos agradecer a eles por estarem se desenvolvendo nisto e se colocando na vanguarda. Rezar para qualquer religião não vai ajudar em situações como estas…é sim ter a capacidade de agir!!

Leandro Costa

Na vanguarda? Você leu a matéria?

willhorv

Olha..se tem algum país que vai ter esta plena capacidade operacional até 2030…não duvido que seja a China. Passando por cima de todos os outros…e acho que devemos agradecer isto…pois algo de sinistro esta por vir.

Leandro Costa

Will, a NASA já fez teste assim anos atrás, e a Agência Espacial Européia vai lançar o teste deles antes da China. Tudo inclusive escrito na matéria.

Fosse por mim, todo Mundo que tivesse foguete com capacidade de ir ao espaço teria essa capacidade. A China não está na vanguarda, mas espero que o teste deles obtenha sucesso, assim como desejo o mesmo para o teste Europeu.

Welington S.

Se tratando de um asteroide, deveria englobar vários países nessa missão; obviamente, os que detêm capacidades para tal.

Tutor

Para esse tipo de coisa não deveríamos ter um projeto chinês, projeto norte-americano, projeto russo etc; para isso, deveríamos ter um projeto terráqueo.
Mas, eu sei, é utopia, as bestas dos líderes humanos preferem a extinção da humanidade por meio de um meteóro, que compartilhar seus segredinhos foguetóides uns com os outros.

Jhonatan

Estou achando estranho estas missões de desviar asteroide, esta já é a quinta noticia neste ano que leio sobre este assunto (todos sobre diferentes países/organizações), o curioso é que todos apontam 2030 como a data limite para os testes.

Lembrei de uma noticia onde a NASA pagou R$5 bi para um cientista bolar uma forma de desviar um asteroide em rota de colisão com a terra.

Fabio

É simples, toda missão espacial sempre envolve um projeto militar bilionário por trás, como a pouco tempo, o pouso a lua pelos Indianos, uma semana depois anunciaram seu míssil intercontinental com o mesmo sistema de propulsão, ninguém fala mais da lua.

Last edited 1 mês atrás by Fabio