Criado em 1952, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), também conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada no Rio de Janeiro/RJ. Esses instrutores treinavam acrobacias em grupo com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões, preparando-os para a pilotagem militar.

Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, acrescentaram um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça, com o objetivo de proporcionar uma melhor visualização das manobras executadas. Foi assim que os cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de “Esquadrilha da Fumaça”. A primeira escrita foi a sigla “FAB” nos céus da praia de Copacabana. Com o tempo, a “Fumaça” foi aumentando o número de manobras e se popularizou no Brasil e no exterior.

O Esquadrão, situado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP, já utilizou as aeronaves “North American” T-6, T-24 “Fouga Magister”, T-25 Universal, T-27 Tucano e, atualmente, o A-29 Super Tucano.

Com mais de 4.000 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior ao longo de 72 anos, a “Fumaça” tem a missão de realizar demonstrações aéreas a fim de difundir a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB). Cada voo representa um sonho que se tornou realidade e cada acrobacia revela o incrível poder do trabalho em equipe: tornar possível o que parece impossível.

E você? Já assistiu a alguma demonstração da Esquadrilha da Fumaça?

Conte pra gente nos comentários qual foi o momento mais emocionante.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments