Kremlin não confirma relatos de abate de drone RQ-4 Global Hawk americano por caça MiG-31 sobre o Mar Negro
As autoridades em Moscou disseram na terça-feira que não podem confirmar relatos de que um caça russo derrubou um drone de vigilância americano sobre o Mar Negro após a Ucrânia lançar um ataque mortal contra a Crimeia anexada, que teria sido realizado com mísseis fornecidos pelos EUA.
Blogueiros russos pró-guerra afirmaram na noite de segunda-feira que um caça MiG-31 “derrubou” um drone de reconhecimento Global Hawk sobre o Mar Negro. Um oficial militar dos EUA, que pediu anonimato, negou o incidente relatado, segundo o correspondente do Pentágono da Reuters, Idrees Ali.
“Para ser honesto, não tenho esse tipo de informação,” disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos repórteres em um briefing diário, quando questionado sobre a suposta derrubada de um drone americano.
O Ministério da Defesa da Rússia não emitiu nenhuma declaração sobre um incidente envolvendo uma aeronave Global Hawk e seus aviões de guerra sobre o Mar Negro.
As autoridades russas alegam que um ataque contra a cidade portuária de Sevastopol, na Crimeia, no domingo, foi realizado com mísseis ATACMS fornecidos pelos EUA, carregados com uma ogiva de fragmentação.
Quatro pessoas, incluindo duas crianças, foram mortas nesse ataque com mísseis e mais de 150 outras ficaram feridas.
Moscou culpou tanto Washington quanto Kyiv pelo ataque, acusando os militares dos EUA de ajudar a direcionar os mísseis ATACMS e fornecer outros dados cruciais à Ucrânia.
O Pentágono respondeu dizendo que os ucranianos “tomam suas próprias decisões” na escolha dos alvos a serem atacados com as armas fornecidas pelos EUA.
A Reuters, citando um oficial americano anônimo, relatou que os mísseis ATACMS podem ter tido como alvo um sistema lançador de foguetes, mas explodiram sobre uma praia após serem interceptados pelas forças de defesa aérea russas.
O assessor presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, acusou a Rússia de “tentar cinicamente esconder e encobrir” alvos militares na Crimeia com civis.
FONTE: The Moscow Times
O Kremilin geramente gosta de se vangloriar desse tipo de situação, lembrem que eles até condecoraram o Piloto Russo que se chocou com o drone americano no ano passado.
Se nem o Kremilin e nem os EUA confirmaram o fato é que provavelmente não aconteceu mesmo.
O fato é que houve uma ligação do secretário de defesa dos EUA para O Russo, para abafar o caso, porque pegaria mal os EUA dando suporte e armamento para atingir civis numa praia. O acordo foi, eu não reclamo que vocês derrubaram nosso Globalhawk de USD 100 milhões e vocês não reclamam de nosso ataque à civis na praia.
E esse ‘fato’ foi confirmado por quem?
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/chefes-de-defesa-dos-eua-e-da-russia-conversam-pela-1a-vez-em-mais-de-um-ano/
Fonte: Vozes da minha cabeça
CNN serve?
Não
Acompanho no TG canais da RF e nem todos os canais postaram algo nesse sentido, vi só Militar Maps, meio nebuloso, agora é aquela história, não confirmo mas também não afirmo, por outro lado os americanos também não dizem nada.
Russos andaram ate estuprando mulheres e sequestrando crianças na Ucrânia… Mas não perdem a oportunidade de reclamar qdo civis são mortos.
Vitimismo faz parte da tragédia… Creio que eles diriam, se fosse verdade.
Se vc ta dizendo, é pura verdade.
Força para a família dos aviadores.
????
Quais aviadores? O RQ-4 é um drone … aeronave remotamente pilotada, conforme denominação da FAB. Os pilotos de um RQ-4 estão a milhares de quilômetros da aeronave.
=D
Eu ri.
kkkkkkk eles devem ter voltado para casa depois de um dia quente em algum container no deserto de nevada
Por curiosidade fui verificar no Flighradar a região e tinha o plot de um A320 da S7 passando pela Crimeia kkkk, claro que foi um erro do rastreio, já voltou ao normal.
Quando surgiu a notícia de que um Global-Hawk teria sido abatido os americanos mostraram os dados dos sites que fazem acompanhamento de navegação aérea onde tem toda o voo do Global-Hawk desde a decolagem até o pouso na volta para a base, e Kremlin sabe que não houve abate e que confirmar o abate que não aconteceu será rapidamente desmascarado, então é melhor deixar a notícia só por conta dos blogueiros.
Na escoridão os mortais não tem acesso.
Meio estranho o porquê de Moscou ainda não ter começado a derrubar drones que vetoram alvos para Kiev. Há um nexo causal direto: sem vetoração, não há alvos. É um envolvimento direto e explícito de Washington/OTAN contra a Rússia. Em tese, a resposta poderia ser direta também. Seria do jogo. De qualquer forma, se houve abate tanto Moscou quanto EUA ficariam em silêncio a fim de não elevar a temperatura. Cada um fez o seu, mas um passo a mais dos EUA/OTAN no conflito o qual não lhe diz respeito. Imagina-se se Moscou usa da reciprocidade nos conflitos os quais… Read more »
Tenho impressão que esse pode ser o próximo passo a ser adotado por Moscou após os ataques em Sebastopol…
Agora vai…
Os ataques aos comandos navais, aos diversos navios e submarino, às bases de aviação, baterias AA, outros postos de comando, etc… é algo de pouca importância mas com este ataque é que a Rússia vai reagir e finalmente fazer um desembarque anfíbio em Odessa e colocar a Ucrânia de joelhos…
????
Opa , derrubei sim mas foi sem querer .. ( desculpa)
E segue o jogo , afinal esse drone está bem longe de casa ..
Pode ter sofrido interferência eletrônica tb…
Na verdade a Crimeia foi dada pra Ucrânia mas não foi o Putin que deu, ele só recuperou k .
Que sutileza….muitos precisam conhecer um pouco da história.
Um pouco de História. A Criméia é russa. Foi doada por Catarina a Grande, para Ucrânia, que é a mesma Rússia. Já a Ucrânia, traiu a Rússia, se debandou para Ocidente… A Rússia, simplesmente tomou o presente de volta.
Esse site tá bem atrasado com as notícias
“ As autoridades em Moscou disseram na terça-feira ”
Que día que é hoje mesmo? Quarta? Ah tá.
Acredito que abateram sim. Claro que nem a Rússia e nem o titio do norte não vão confirmar pra não gerar uma escalada.
Nada de novo. Um ataque Ucraniano bem sucedido é sempre seguido de notícias falsas.
Parece que os generais da OTAN, os HIMARS, tropas da OTAN, foram todos intercetados, etc… já não resulta.
Mas, desta vez, forçaram a barra. As autoridades Russas nem se deram ao trabalho de fazer o “teatro” do nem confirmo e nem desminto…
Aí sabe tudo…
O, e como! inclusive sabe mais que o alto comando Russo.
Se tem aí gente que acredita sem haver qualquer prova e alguns mesmo com provas em contrário… Mas acredita na coincidência que depois de um ataque Ucraniano, há um ataque Russos. Na semana passada não destruíram por completo uma base com centenas de soldados da OTAN? Isto depois de baterias AA serem destruídas e os ataques com drones a refinarias e bases aéreas? O SU-57, etc… E tudo comprovado, exceto o ataque Russo. Nem umas imagens por satélite, que estão disponíveis para qualquer um? Não há nenhum apoiante Russo que vá procurar essas imagens? É mais fácil inventar algo à… Read more »
Tem que começar a abater os drones no Mar Negro sem dó. Os EUA vão começar a terceira guerra por causa de drones? Duvido.