KF-21

A Hanwha Aerospace construirá um primeiro lote de pelo menos 40 motores F414 em sua Planta 1 em Changwon, sob licença da empresa aeroespacial americana GE Aerospace.

As aspirações da Coreia do Sul de ter um primeiro lote de 40 caças KF-21 Boromae entregues até 2028 foram respaldadas por um contrato anunciado entre a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) e a Hanwha Aerospace para a construção de pelo menos 40 motores F414 entre 2024 e 2027.

Em um comunicado de 25 de junho, a Hanwha Aerospace informou que o contrato para “mais de 40 motores F414 e módulos de reposição para o KF-21”, avaliado em cerca de $401 milhões. O período do contrato vai de junho de 2024 a dezembro de 2027, durante o qual a Hanwha Aerospace também fornecerá manuais de manutenção de motores e suporte técnico no local.

Os motores fornecidos serão instalados no primeiro lote do KF-21, pois a Hanwha Aerospace é obrigada a fornecer motores até o final da produção do KF-21, sendo a única fabricante de motores de aeronaves do país.

Desde 1979, a Hanwha Aerospace tem fornecido motores para aeronaves militares coreanas, incluindo o F-4, KF-5, KF-16, F-15K e T-50, através da produção licenciada no exterior. O motor F414 para o KF-21 será produzido na Planta 1 da empresa em Changwon, utilizando uma licença da GE Aerospace.

A Hanwha Aerospace afirmou que o contrato “serve como um trampolim” para os planos da empresa de desenvolver “tecnologias de motores de próxima geração”, especificamente para plataformas de sexta geração.

F414-GE-400

Desenvolvimento e Parcerias do KF-21

O caça KF-21 é um potencial caça de 4.5+/5ª geração em desenvolvimento pela Korea Aerospace Industries, com o trabalho no programa começando em 2021. A Força Aérea da República da Coreia espera receber até 120 caças KF-21 Boromae até 2032, com os primeiros 40 chegando até 2028.

Em fevereiro de 2023, a DAPA anunciou a conclusão do primeiro teste de voo do quarto protótipo do caça KF-21 Boromae, seguido pelo primeiro voo do sexto protótipo em novembro do mesmo ano.

Como parte do desenvolvimento da plataforma, a Coreia do Sul buscou parcerias com a indústria europeia para fornecer capacidades aprimoradas de combate aéreo, assinando acordos com a Diehl Defence e a MBDA para a integração dos mísseis IRIS-T e Meteor, respectivamente.

Testes de disparo do IRIS-T foram realizados pelas aeronaves KF-21 em 2023 e confirmados em maio de 2024.

Em novembro de 2023, a fabricante europeia de mísseis MBDA declarou que estava trabalhando com a KAI para integrar seu míssil ar-ar de longo alcance Meteor no caça KF-21, como parte de um acordo mais amplo para aprofundar a cooperação industrial.

Características e Futuro do KF-21

O caça também contará com radar AESA para ajudar na consciência situacional e no combate aéreo, com seu design de cauda dupla e fuselagem lembrando o caça stealth F-35, liderado pelos EUA, uma verdadeira plataforma de quinta geração.

A provável frota de 120 aeronaves será entregue em dois blocos distintos, com o Bloco 1 sendo um caça de superioridade aérea e o Bloco 2 adicionando capacidades de combate multirole. Este roteiro segue programas como o Eurofighter europeu, que teve tranches iniciais especificamente voltadas para a superioridade aérea antes de adicionar funções de ataque ao solo em iterações posteriores.

FONTE: Airforce Technology

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